Você acha que eles estão brincando?

Ontem fui pesquisar na Wikipedia sobre a quantidade de ministros que os presidentes brasileiros nomearam a partir de Sarney. Um quadro com os ministérios e respectivos ocupantes (quando havia troca) só havia no governo Sarney. Estranho, pois antes havia. Da mesma forma que conseguimos uma lista com todos os reis franceses, ingleses, faraós (com as respectivas dinastias, data de subida ao trono, de morte), não havia mais a tabela de ministros.

Quando abri o Google e digitei "ministros governo FHC", as primeiras matérias eram de "empresas de fact checking": boatos, e-farsas, lupa, estadao verifica etc., dizendo que "é mentira que Bolsonaro trocou menos de ministro que outros presidentes".

Traduzindo: obriga-se o pesquisador a acreditar numa matéria de empresas sabidamente inidôneas, pródigas em fake news, enquanto todos os dados para que você faça sua pesquisa são retirados da rede.

Mas procurei de outras formas e encontrei o número total de ministros, mas não o quadro relacionando os ministérios que ocuparam e nem a quantidade de ministérios que tiveram, como no quadro de Sarney.

Fica assim:

SARNEY

67 ministros

25 ministérios

COLLOR

41 ministros

C. 22 ministérios

ITAMAR

58 ministros

c. 28 ministérios

FHC

97 ministros

c. 30 ministérios

LULA

103 ministros

entre 30 e 35 ministérios

DILMA

119 ministros

entre 35 e 39 ministérios

BOLSONARO:

30 ministros (inclui mudança de cargo em 18 meses)

23 ministérios

Com estes números, que podem não ser muito fiéis porque precisaria de uma pesquisa acurada em matérias mal escritas e não perderei tempo com isso, dá para ver que não existem dados para dizer que JB teve mais ou menos substituições em seu governo.

Todo o meu blablablá é para dizer que Bolsonaro DEVE trocar ministros que não funcionam, não esperar a água cobrir a nossa cabeça, não manter por ser "terrivelmente evangélico" (com todo respeito aos evangélicos, isto jamais deve ser usado como verniz para ocultar a cumplicidade com o mal).

Já deu para ver que Mendonça é uma desgraça, conivente, não cumpre suas funções. Amigo de Toffoli e de Moraes. Que Pazuello não consegue dar conta nem da própria filha e tem por meta agradar comunistas.

Em todos os governos anteriores, o que foi mudado com muita freqüência foi o ministro da fazenda (ou economia), pois não havia plano ou pacote que bastasse numa cleptocracia. Ninguém ouvia falar da pasta da saúde ou da justiça. Como a comunistada não conseguiu pegar este governo pela economia, teve que atacar flancos laterais: justiça e saúde. Estes são os calcanhares de Aquiles deste governo. Algum comuna fala da infraestrutura? Não. Querem tudo arrumadinho para quando tomarem o poder inaugurarem tudo de novo como se fosse feito deles.

Claro que não se pode olvidar da secretaria da cultura e do ministério da educação, o grande desejo de todos os comunistas, onde reside sua capilaridade com milhares de concursados Brasil afora, pastas bombardeadas pela comunistada.

Isto foi só um levantamento, não sei o que os generais vão mandar Bolsonaro fazer (sim, acredito que já tivemos um golpe militar vermelho e mudarei de opinião quando vir uma reação que respeite a agenda eleita). (Lucilia Coutinho)

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 16/06/2020
Código do texto: T6978918
Classificação de conteúdo: seguro