Engulam a China!
Vi há pouco um vídeo, em um canal do YouTube sobre assuntos militares, que tratava da expansão militar e territorial da China, destacando suas posições avançadas sobre o Mar da China e a sua diplomacia econômica e estratégica em diversos países.
Tal "imperialismo" estaria deixando países como Estados Unidos, Índia, Austrália, Filipinas e Vietnã preocupados, fora os países subalternos aos EUA como o Brasil.
A presença econômica e tecnológica da China no mundo, a dependência do mundo de seus produtos e investimentos é vital para o capitalismo globalizado de hoje.
Pois bem. Vejo alguns liberais, como o dono do referido canal preocupado com a crescente expansão da China sobre mercados e diplomacia.
Vamos a história. A China expandiu muito sua economia principalmente oferecendo parcerias com multinacionais em seu território trocando mão de obra barata e disciplinada e facilidades burocráticas por tecnologia e investimentos.
Um paraíso para investidores "cansados" de direitos trabalhistas, sindicatos, esquerda enchendo o saco,leis ambientais e altos impostos. Foram pra lá e hoje não conseguem fazer ou produzir nada sem que a China esteja presente com dinheiro, serviços e produtos.
Em outras palavras, querendo explorar mais o trabalho foram para um país, que é uma ditadura, mas muito "generoso" com investidores.
Agora o polo político e econômico se divide entre um país protecionista "America
First" e um país que joga o tempo todo com o mercado e não pelo mercado para se tornar um novo império.
Os liberais perderam novamente o trem da história, foram feitos de bobo. E agora estão com medo da China...Ora não era este país a oferecer ótimas condições para os negócios?
Os liberais acreditam que o dinheiro move o mundo. Tolos !É o mundo que se move através do dinheiro. Vão continuar acreditando que o problema é o Estado...as duas maiores potências econômicas e militares do mundo são intervencionistas e com um enorme Estado.
Vou desenhar mais um pouco. A ganância em explorar a mão de obra chinesa fugindo do Estado malvadão e regulamentador esta colocando o Ocidente cada vez mais nas mãos da ditadura mais poderosa que o mundo ainda vai conhecer.