PERFIS DE ALGUNS DEFENSORES DE BOLSONARO

(Por Leon Cardoso)

Durante muito tempo – e agora mais profundamente – procurei entender quais são os perfis de pessoas que defendem Bolsonaro e políticos semelhantes a ele. Primeiro comecei por pessoas que julgo inteligentes, de uma forma geral - estejam elas com diplomas ou não, até porque diploma não é sinônimo de inteligência ou sabedoria -, depois fui até os mais comuns e “desinformados”. Cheguei então a algumas conclusões que enumerei abaixo. Assim, pude constatar que:

1 – MUITOS APOIAM BOLSONARO PELO ESTILO E NÃO PELAS IDEIAS

Esse parece ser o perfil mais comum. Analisemos, por exemplo, a pandemia e tudo o que é feito em diversos países. Quase todos se apoiam no que diz a OMS (Organização Mundial da Saúde), pois esse órgão internacional leva em consideração diversas práticas em diversos países diferentes. Mas nem precisávamos, de certa forma, do que ela diz se nós próprios olhássemos para além de nossas fronteiras. Como não tem uma vacina contra o coronavírus a única forma de combatê-lo é com o afastamento social para que todos não fiquem doentes ao mesmo tempo e com isso colapsar tanto o sistema de saúde, quanto o funerário. No entanto, Bolsonaro sempre se manifesta brigando, impondo seu ponto de vista, sendo radical, fazendo inimigos públicos diante das câmeras, característica que sempre fez parte de sua forma de fazer política.

Isso explica o porquê de tantas pessoas o apoiarem e defenderem seu governo, ainda que esse apoio passe por cima de leis, de princípios, de pessoas, de culturas, de vidas, etc e etc. Portanto, não são as ideias, mas o estilo radical que sai do lugar comum em quase todos os momentos o que impulsiona muitos a defenderem ou venerarem o atual presidente.

2 – MUITOS APOIAM BOSONARO POR ODIAREM O PENSAMENTO DE ESQUERDA

Diversos são as pessoas que criaram ódio ou algo parecido contra Lula, Dilma e seus governos. O maior interesse desses era mudar de ideologia na presidência da república. Juntaram-se com os que já são de direita, que gostam da ideia de ditadura e liberalismo econômico. Depositaram suas forças na campanha eleitoral de Bolsonaro e incitaram outros neutros e sem atitudes próprias (pessoas “fáceis” de serem manipuladas) a os acompanharem. Bolsonaro era a oportunidade perfeita para chegarem ao poder. E assim o fizeram.

3 – MUITOS APOIAM BOLSONARO POR INTERESSE PARTICULAR

Não é o estilo, nem as ideias, muito menos ideologias que movem estes. Tem pessoas assim em todos os governos. Totalmente maleáveis e que podem a qualquer momento mudar de lado, de decisão, de opinião e de posicionamento diante das circunstâncias. Colocam o que podem ganhar acima de qualquer coisa, inclusive acima da vida des seus semelhantes.

4 – MUITOS APOIAM BOLSONARO POR ALIENAÇÃO OU CEGUEIRA RELIGIOSA

Há poucos dias ouvi uma pessoa dizendo: “aí, o presidente é bom, vai dar dinheiro pra ajudar muita gente. Até os que não votaram nele vão ganhar”. Coitada, não sabe ela que o projeto de auxílio emergencial além de ser dinheiro público, portanto, que não sai do bolso do presidente, deve ser para todos os necessitados independentemente de opção política, foi iniciativa da câmara de deputados e não do atual governo. Somemos a esses os religiosos, incluindo os que ficam na porta do palácio do planalto e dizem amém para os pronunciamentos paranoicos do atual presidente. Não são todos os religiosos, ainda bem. Bolsonaro promove ações e discursos que vão de encontro aos ensinamentos de Jesus Cristo e muitos, até mesmo que se dizem cristãos, os segue em procissão. Só estão faltando gritar “viva o segundo Messias!”.

Para finalizar, vou colocar o último perfil de alguns de seus apoiadores. Não precisa de argumentos. A própria definição o qualifica:

5 – MUITOS APOIAM BOLSONARO POR SE ASSEMELHAREM EXATAMENTE COM ELE

Esses têm diante de si uma espécie de espelho refletindo discursos, ideias, estilos e o mais profundo: suas personalidades.

Que pena estarmos todos no mesmo poço vendo pessoas cavarem cada vez mais fundo.

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 30/05/2020
Código do texto: T6962609
Classificação de conteúdo: seguro