Pandemia do novo coronavírus: o que o Governo Federal deveria estar fazendo x o que ele está fazendo de fato contra a Covid-19
Sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil, um comparativo...
O QUE O GOVERNO FEDERAL DEVERIA ESTAR FAZENDO:
1) Investir dinheiro público em massa no SUS (alguns economistas sugerem 4% do PIB ou mais). Construir leitos de emergência temporários.
2) Investir na pesquisa científica, visando a descoberta rápida de vacinas/remédios para combater o Covid-19.
3) Aumentar o Bolsa Família.
4) Instituir renda mínima para dezenas de milhões de brasileiros pobres e autônomos que, sem poderem trabalhar, cairão na desgraça e no desespero.
5) Interromper a agenda de reformas (como a trabalhista e da previdência) que retiram o poder de compra e não resolvem o problema do desemprego (que só diminuiu um pouco devido ao avanço da informalidade). Rever a dívida pública, que onera o orçamento do Estado. Investir no consumo das famílias (real motor da economia do país).
6) Buscar uma relação harmoniosa com os demais poderes para conseguir a liberação e a destinação de recursos para a saúde pública, o combate à pandemia e a valorização da Ciência.
7) Valorizar a figura do Ministro da Saúde (que é médico e assumiu a pasta sob desconfiança oriunda de denúncias de corrupção), cumprindo suas recomendações, mantendo um contato sério e responsável com a população.
8) Colocar o país em quarentena mas, de forma proativa e em paralelo, criar incentivos financeiros para o país ficar parado tais como: salário humanitário para desempregados/autônomos/informais, interrupção temporária de cobrança de água, luz, financiamentos, parcelamentos. Incentivos fiscais e benefícios para as empresas não irem à falência por interrupção de suas atividades.
9) Estabelecer uma relação harmoniosa com países que são parceiros comerciais, para não ter prejuízo na balança comercial. Estabelecer cooperação na área médica com países que fornecem médicos e/ou que estejam lidando bem com a pandemia.
10) Estabelecer medidas para impedir que a pandemia impeça o fluxo e saída de mercadorias, dentro e fora do país, para evitar o desabastecimento geral. Buscar uma forma de controlar a alta do dólar para tornar nossos produtos competitivos.
O QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ FAZENDO:
1) Está buscando a privatização de serviços públicos e, em paralelo, sucateando o SUS, com corte de recursos.
2) Está cortando investimentos públicos nas faculdades federais, responsáveis pela maior parte da pesquisa científica no Brasil. Ofendeu tais instituições, chamando-as de produtoras de balbúrdia.
3) Está cortando 158 mil benefícios do Bolsa Família, sendo 61% do Nordeste.
4) Paulo Guedes quer oferecer R$ 200,00 (duzentos reais) para trabalhadores autônomos e informais durante a crise.
5) Está mantendo a agenda de reformas (as próximas são a tributária e a administrativa) que, sem investimentos no consumo das famílias (real motor da economia), não gerarão a retomada do crescimento.
6) Instigou multidões a irem às ruas pedirem o fechamento do congresso, do senado e do STF e a instauração de uma ditadura militar. Tal atitude passível de impeachment. Está provocando crises semanais com os demais poderes por meio de insultos e provocações.
7) Está indo à público minimizar o problema da pandemia, chamando-a de "gripezinha", usando máscara de forma errada. Viajou em comitiva para os EUA e, mesmo com integrantes apresentando sintomas, retornou ao Brasil sem respeitar os protocolos de segurança, possivelmente disseminando o novo vírus.
8) Está pedindo que todo mundo fique em casa, dando liberdade para os Estados e Municípios gerirem a crise, sem apresentar medidas de incentivo para compensar o estrago na economia.
9) Destruiu o programa Mais Médicos, oriundo de parceria com Cuba, deixando milhões de brasileiros sem atendimento médico durante a pandemia. Permitiu que pessoas ligadas à Presidência ofendam a China, nosso maior parceiro comercial. Não está realizando contatos estratégicos com países que estão lidando bem com a questão, tais como a própria China, a Coreia do Sul, o Japão, etc.
10) Não está apresentando planos claros para impedir o desabastecimento. Risco grave de falta de produtos básicos caso a crise persista por várias semanas. Não ter medidas fortes para a alta do dólar, que superou o patamar dos cinco reais - não tiraram o PT para impedir que isso ocorresse?)
Boa sorte, visto que estamos todos no mesmo barco, pilotado às cegas.