A LIBERDADE... O TEMPO... A VONTADE... "Um MINISTRO que OUVIA o suficiente, que FALAVA muito pouco, que não AGRADAVA a quase NINGUÉM e que CALAVA a TODOS". - (1ª parte + "n" partes).

A LIBERDADE... O TEMPO... A VONTADE... “Um MINISTRO que OUVIA o suficiente, que FALAVA muito pouco, que não AGRADAVA a quase NINGUÉM e que CALAVA a TODOS”. – (1ª parte + “n” partes).

Observações do escriba:

1ª - Para não acontecer como ACONTECEU anteriormente, cujo texto deveria ser de uma parte apenas (e terminou sendo cinco partes) “tomamos” a decisão de colocar (1ª parte + “n” partes) nos atuais artigos. O problema é que cada descoberta RELEVANTE nos leva a outra descoberta ainda mais IMPORTANTE. Uma coisa puxa outra coisa, e, por aí vai. Outro aspecto é diminuir o tamanho dos textos.

2ª - Não se trata aqui de uma novela imbecilizante da GLOBOLIXO, por exemplo. Tratamos aqui de fatos reais, que envolve pessoas reais e que lamentavelmente envolve fatos graves, incluindo ASSASSINATOS de pessoas reais.

3ª - Por uma questão de praticidade, continuaremos a utilizar como fonte de pesquisa principal a INTERNET, e, dentro da INTERNET a WIKIPÉDIA, tendo em vista os trilhões de “elementos” disponíveis. “Elementos” aqui são acontecimentos, datas, locais, pessoas, etc., sempre em busca da verdade ou das verdades. Naturalmente outras fontes de informações serão utilizadas tanto quanto possível, e, por uma questão de honestidade intelectual serão mencionadas. Poderemos cometer falhas. E, se isto acontecer, dou total liberdade aos leitores para que me corrijam.

4ª - Várias séries de artigos anteriores continuam inconclusos. Mais cedo ou mais tarde – de preferência mais CEDO -, iremos concluí-los. Tenho muita pressa. Porém a pressa parece ser inimiga da perfeição.

Coisas do passado mais distante no BRASIL.

O Governo Democrático do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Dornelles Vargas, (ele foi eleito) - foi de 31 de janeiro de 1951 a 24 de agosto de 1954. A biografia do Presidente Getúlio Vargas é ainda repleta de fatos que são alvos de estudos constantes. Sua personalidade é um enigma.

Sendo enigmático ou não, ele foi Presidente do Brasil durante 18 anos e mais alguns meses. (1930 - 1945) + (1951 - 1954). O mais longevo poder de mando Presidencial (de um cidadão) durante toda a história do Brasil REPUBLICANO.

A IMPRENSA brasileira da época era dominada pelo ADVOGADO Paraibano Assis Chateaubriand um notório chantagista, mentiroso e velhaco. Também JORNALISTA e Empresário, era dono dos Diários Associados – uma rede de jornais, de emissoras de rádio, algumas revistas – inclusive O Cruzeiro -, e uma rede incipiente de televisão – a TV Tupi.

Principalmente ele (Assis Chateaubriand), juntamente com o empresário e JORNALISTA Fluminense Carlos Lacerda, foram os principais responsáveis através da IMPRENSA, de terem realizado uma campanha difamatória contra Getúlio Vargas, culminando com uma expressão que ficou famosa: - Getulio Vargas governa sobre um “MAR de LAMA”. Na verdade um “MAR de MENTIRAS” dos dois JORNALISTAS. Sabemos hoje através de dezenas de Biógrafos e de Historiadores.

Coisas do passado menos distante no BRASIL.

ARMANDO FALCÃO.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Armando Ribeiro Severo Falcão (Fortaleza, 11 de outubro de 1919 - Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2010 – 90 anos) foi um político brasileiro, mais conhecido por ter sido Ministro da Justiça do Brasil durante a ditadura militar, no governo Ernesto Geisel (1974-1979) como sucessor de Alfredo Buzaid.

BIOGRAFIA.

Filho de Edmundo Falcão e Laura Ribeiro Falcão. ADVOGADO, com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou junto ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos e também do Instituto do Sal, e foi Gerente da Companhia Nacional de Álcalis.

Foi presidente do Instituto do Sal e do Instituto dos Marítimos (1949-1950) até que ingressou na vida política ao filiar-se ao PSD pelo qual foi eleito Deputado Federal pelo Ceará em 1950, 1954, 1958 e 1962, e nesse ínterim foi candidato a Governador do Estado em 1954, porém foi derrotado pelo ADVOGADO Cearense Paulo Sarasate (1908 – 1968 – 59 anos – também jornalista e político), candidato da UDN.

Em 1959 foi designado para substituir o ADVOGADO Paranaense Carlos Cyrillo Júnior (1886 -1965 – 78 anos – também professor e político) no MINISTÉRIO da JUSTIÇA no Governo de Juscelino Kubitschek (MÉDICO Mineiro - 1902 – 1976 – 73 anos – também político e Presidente do Brasil), onde também foi Ministro interino das Relações Exteriores em lugar do ADVOGADO Paulista Horácio Lafer (1900 – 1976 – 65 anos – também empresário, diplomata, filósofo e judeu).

Renunciou ao mandato de Deputado Federal para assumir a Secretaria de Justiça da Guanabara em 1960, no governo do ADVOGADO Mineiro José Sette Câmara Filho (1920 – 2002 – 82 anos – também político e diplomata).

Ocupou interinamente o Ministério da Saúde no Governo do ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros (1917 – 1992 – 75 anos – também professor), mas afastou-se logo após a posse.

Com a renúncia do Presidente em 25 de agosto de 1961, manifestou-se em desfavor da posse do ADVOGADO Gaúcho João Goulart (1919 – 1976 – 57 anos – também político e estancieiro), e, alinhou-se entre os Partidários do Regime Militar de 1964, filiando-se a ARENA com a instauração do Bipartidarismo.

Em 1966 foi eleito suplente de Deputado Federal e convocado a exercer o mandato.

Ficou afastado da vida pública até que o Presidente e GENERAL Gaúcho Ernesto Geisel (1907 – 1996 – 89 anos – de religião luterana) o nomeou para uma segunda passagem pelo MINISTÉRIO da JUSTIÇA.

Por conta da derrota maciça do governo frente ao MDB nas eleições de 15 de novembro de 1974, foi o artífice da Lei Falcão que limitou drasticamente o acesso dos Políticos ao Rádio e a Televisão com o fito de evitar a vitória oposicionista nas eleições municipais de 1976 e nos pleitos vindouros, sendo revogada apenas por ocasião das Eleições Municipais de 1985.

Armando Falcão foi também quem providenciou a elaboração do Projeto de Lei para a Fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, que passou a vigorar em 15 de março de 1975.

Sob sua coordenação foi também elaborado o Projeto de Reforma do Poder Judiciário, que incluía os Anteprojetos de Reforma do Código Civil, do Código de Processo Penal e da Lei das Contravenções Penais.

Em 1977, ao ser decretado o recesso do Congresso Nacional, foi aprovado pelo Executivo o conjunto de leis que se tornou conhecido por Pacote de Abril.

Em 27 de novembro de 1978, Armando Falcão sancionou uma nova Lei de Segurança Nacional, um primeiro esboço do projeto de retorno da vida política do país à Normalidade Democrática, e que pôs fim à Pena de Morte, à Prisão Perpétua e ao Banimento, além da redução da incomunicabilidade de dez para oito dias, restabelecimento do habeas-corpus e devolução do julgamento dos responsáveis por Assaltos a Banco à esfera do Código Penal.

Deixou o MINISTÉRIO da JUSTIÇA ao final do Governo Geisel.

Fora do governo, não deixou de participar da política de bastidores e fez uso de entrevistas e artigos publicados na imprensa para exaltar as suas Posições Conservadoras, como contra a Legalização dos Partidos por ele chamados de Extremistas e contra a Reforma Agrária.

Em 1989 publicou um livro de memórias, “Tudo a declarar”. O título fazia uma brincadeira com a frase "nada a declarar" que caracterizara sua relação com a IMPRENSA, quando era MINISTRO da JUSTIÇA e se recusava a comentar qualquer assunto considerado Confidencial ou Polêmico.

Morreu em sua casa, no bairro carioca de Botafogo, aos 90 anos de idade, devido a uma pneumonia. Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São João Batista.

Foi casado em primeiras núpcias com Maria Ilná Bezerra Falcão, com quem teve seis filhos. Tendo ficado viúvo casou-se em segundas núpcias com a também viúva Aline Tereza Saboya Montenegro.

Foi citado no álbum do CANTOR Pernambucano Luiz Gonzaga (1912 – 1989 – 76 anos - anos – também compositor) "Volta Pra Curtir", de 1972, como Presidente da República de Estudantes na qual Luiz Gonzaga fora convidado a tocar.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis quinze Referências e quatro Ligações Externas, sobre o MINISTRO da JUSTIÇA Armando Falcão.

2ª – A Rede Globo de Televisão foi inaugurada em 1965, um ano após a Contra-Revolução de 1964, esta, organizada por muitos empresários ricos e com dinheiro de multinacionais, e, como não poderia deixar de ser, com o apoio de BANQUEIROS Nacionais e Internacionais. A maioria dos Militares, mais uma vez foram usados como bucha de canhão.

3ª – Embora adoentado, o ADVOGADO Paraibano Assis Chateaubriand (1892 – 1968 – 75 anos – também jornalista e empresário), e, os “Diários Associados”, - incluindo a “TV Tupi” -, o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda (1914 – 1977 – 63 anos – também jornalista, empresário e de religião católica) e o seu jornal “Tribuna da Imprensa”, o Empresário Fluminense Roberto Marinho (1904 – 2003 – 98 anos – também jornalista e de religião católica) e o seu jornal “O Globo”, entre outros empresários dos meios de comunicação até então disponíveis, deram total apoio à Contra-Revolução de 1964.

4ª – O BANQUEIRO Americano David Rockefeller (1915 – 2017 – 101 anos – também financista) era muito amigo de Assis Chateaubriand, e FINANCIOU fortemente muitas das suas aventuras empresariais durante muito tempo. David Rockefeller era um BANQUEIRO e era um BILIONÁRIO. Como costumam dizer: - Amigos e Amigos, Negócios à Parte. Mas...

5ª – Em 1961 - (aproximadamente) -, vitimado por uma repentina trombose cerebral, Assis Chateaubriand ficou praticamente tetraplégico durante o resto da vida. Para um homem que tinha uma vida extremamente frenética, a “pancada” foi muito forte. Como é natural acontecer em muitos casos semelhantes, a maioria dos seus “amigos” tomaram um chá de “sumiço”. Apesar do jornalista adoentado, David Rockefeller continuou a amizade com o empresário. Todavia os negócios financeiros entre os dois foram diminuídos drasticamente. Chateaubriand faleceu em 1968.

6ª – Mesmo antes da morte de “Chatô”, Roberto Marinho aproximou-se de Nelson Rockefeller ou vice-versa. Motivo? DINHEIRO! O homem não era BANQUEIRO? O homem não era um FINANCISTA? Assim ou assado o Grupo Americano Time-Life entra na jogada. Só de fachada... O BANQUEIRO e FINANCISTA DAVID ROCKEFELLER era o principal financiador. O grupo Time-Life foi fundado em 1961, e sua sede atual fica no Edifício Time-Life, no ROCKEFELLER CENTER, em Nova York.

7ª – Se a GOLPISTA Rede Globo foi inaugurada em 1965, o Jornal Nacional da mesma emissora foi ao ar em 1º de setembro de 1969, menos de um ano após entrar em vigor o Ato Institucional nº 5 (AI - 5). Havia censura? Havia! De araque... Pelo menos para a Rede Globo, pois, as maiores patentes militares sabiam que BANQUEIROS Americanos, estavam por trás das mais diversas formas de financiamento.

8ª – Os anarquistas, comunistas, socialistas, progressistas, trabalhistas, intelectualistas e outros istas, - que parecem não se cansar nunca -, - os conservadores também não -, além das atividades clandestinas ou “subversivas”, começaram a se infiltrar nos meios culturais – inclusive na Rede Globo – seguindo as pregações de Antônio Gramsci: - “Não ataquem os TANQUES e nem combatam os SOLDADOS, corrompam as MENTES”. Isto é uma das maneiras de destruir os valores do “Mundo” Ocidental judaico e cristão. Corrompendo as MENTES. Tal estratégia faz parte do Socialismo Fabiano, e, a Rede Globo e a Fundação Rockfeller fazem parte do SOCIALISMO FABIANO.

9ª – Depois de algumas brigas e reclamações por parte de um grupo de Militares, o próprio Roberto Marinho teria dito em certa ocasião: - “Dos meus COMUNISTAS quem cuida sou eu”. E, enquanto esteve vivo deu cobertura a vários COMUNISTAS declarados ou não, principalmente os mais “intelectualizados”.

10ª – O MINISTRO da JUSTIÇA Armando Falcão, embora conservador, e, embora com o apoio de baionetas e canhões, não iria poder conter sozinho a avalanche dos Gramiscianos. Um dia o dique iria romper...

11ª – Contam que Armando Falcão, para conter as investidas dos jornalistas dizia sempre diante das várias perguntas: - POR ENQUANTO, NADA a DECLARAR! Independente das perguntas era sempre a mesma resposta: - POR ENQUANTO, NADA a DECLARAR! Um belo dia – minhas “estórias” têm que ter um belo dia -, um jornalista mais afoito disse: - Senhor Ministro. Já sei o que o senhor vai dizer: - Por enquanto, nada a declarar! Até aí tudo bem! Mas, este POR ENQUANTO vai demorar quanto tempo? O Ministro não se abalou muito e foi ainda mais curto: - NADA a DECLARAR! Até o final de Mandato Ministerial a resposta passou a ser SEMPRE – NADA a DECLARAR! Se a “estória” é verdadeira ou não, eu não sei. No entanto, após deixar a Pasta da Justiça ele escreveu um livro intitulado: - TUDO a DECLARAR! Nunca o li. Quem sabe um dia...

12ª - Os jornalistas e repórteres sabiam que não adiantava insistir, por vários motivos, entre os quais destacamos três: 1º - O homem era de direito e de fato o MINISTRO da JUSTIÇA do BRASIL. 2º - Os comunistas brasileiros e estrangeiros tinham uma vasta rede de informação, e sabiam que Armando Falcão era Conservador até a medula. 3º - Um grupo de Militares da chamada “Linha Dura”, vigiavam e davam apoio incondicional ao então Ministro.

13ª – Então, aqui vai uma sugestão para o nosso atual Presidente da REPÚBLICA Federativa do BRASIL, o Capitão Jair Messias Bolsonaro. A maioria da EXTREMA (de extremismo mesmo) IMPRENSA BRASILEIRA e até do EXTERIOR está querendo atrapalhar a vida do Presidente, e, por tabela do povo brasileiro e do Brasil. O objetivo óbvio desta IMPRENSA idiota é irritar o Presidente e desmoralizar o seu trabalho. Todos nós sabemos que, mesmo com os salários astronômicos e todas as mordomias que os “nobres” deputados e senadores recebem e usufruem, eles só “trabalham” três dias por semana (terça, quarta e quinta-feira). Apenas três dias.

14ª - Eu colocaria um Porta-Voz do Governo para trabalhar na 2ª, 3ª e 4ª feira, e outro Porta-Voz para trabalhar na 5ª, 6ª e sábado. Naturalmente, o 2º Porta-Voz seria outro General de Divisão. Com revezamento mensal. Só para irritar essa imprensa cheia de BABACAS e de BANANAS. Se eu fosse ele eu me limitaria a fazer as lives de quinta-feira. Entrevistas? É com o PORTA-VOZ! E nós temos dois. Os dois são Conservadores e são Militares. Um é de ESQUERDA e o outro é de DIREITA!

15ª - Alguém poderia perguntar. - Presidente, como o Senhor sabe que um é de ESQUERDA e outro é de DIREITA? – “É a DEMOCRACIA! NEM EU SEI!” A resposta seria sempre a mesma. “É a DEMOCRACIA! NEM EU SEI!” Até a exaustão. Como sempre existe um mais afoito, um belo dia iria perguntar: - Presidente, o que “É a DEMOCRACIA?” A resposta? “NEM EU SEI!”

16º - Durante o SAUDOSO Regime Militar, os Presidentes davam entrevistas quando queriam e o Congresso Nacional funcionava bem melhor. Com censura ou sem censura. O resto é lorota.

Tendo visto parte da biografia revelada do Ministro da Justiça Armando Falcão, aqui cabe uma pergunta: - Durante o Regime Militar houve a Pena Capital e a Prisão Perpétua? Não e sim ou Sim e não! É o que veremos logo após as CATEGORIAS.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1919.

Mortos em 2010.

MINISTROS da JUSTIÇA do Governo JK.

Ministros da Saúde do Brasil.

MINISTROS da JUSTIÇA do Governo Geisel.

Ministros do Interior do Brasil.

Deputados Federais do Brasil pelo Ceará.

Membros do Partido Social Democrático (PSD) -1945.

Membros da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

Alunos da Faculdade de DIREITO da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ADVOGADOS do Ceará.

Sepultados no Cemitério de São João Batista (Rio de Janeiro).

Naturais de Fortaleza.

Doutores honoris causa da Universidade Federal do Ceará.

Agraciados com o Troféu Sereia de Ouro.

Ditadura Militar no Brasil (1964–1985).

Esta página foi editada pela última vez às 20h17min de 21 de outubro de 2019.

Veja a História do Primeiro CONDENADO à MORTE no Brasil REPUBLICANO.

BBC BRASIL – Mundo – 28 de abril de 2015 – 09 horas e 10 minutos. Luís Guilherme Barrucho - Da BBC Brasil em São Paulo.

Hoje JUIZ aposentado, Theodomiro Romeiro dos Santos tinha 18 anos quando foi condenado à Pena Capital pelo ASSASSINATO de um Sargento da Aeronáutica durante o Regime Militar.

“Foto: - Hoje JUIZ aposentado, Theodomiro Romeiro dos Santos foi o primeiro brasileiro condenado à Pena de Morte durante o Período REPUBLICANO. (Foto: Criar Brasil/BBC)”.

Com o pulso direito algemado ao de outro MILITANTE dentro de um JIPE não identificado, o jovem Potiguar Theodomiro Romeiro dos Santos Sacou o Revólver Calibre 38 que estava escondido em sua Pasta Preta e, com a mão esquerda livre, Disparou contra os Agentes da Ditadura Militar que o haviam capturado momentos antes, MATANDO um SARGENTO da AERONÁUTICA.

Preso no dia 27 de outubro de 1970, o então MILITANTE do PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO REVOLUCIONÁRIO, o PCBR, seria Condenado Meses Depois à Pena de Morte, tornando-se o primeiro brasileiro a receber a sentença desde a PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA. Outros dois MILITANTES de ESQUERDA também receberiam a Pena e Escapariam da Execução.

O veredicto apontava para um cenário inédito: - A última execução do tipo havia sido registrada em 1876.

Atualmente, a Pena Capital ainda é prevista na Constituição Brasileira, mas somente para Crimes Militares Cometidos em Tempos de Guerra.

"Nunca achei que seria executado. Nem eu nem meus companheiros de cela. Eu tinha todas as circunstâncias atenuantes: - Era menor de 21 anos, não tinha antecedentes criminais e estudava", diz Romeiro dos Santos, hoje com 62 anos e JUIZ do TRABALHO aposentado, à BBC Brasil.

"Não fiquei aflito ou angustiado. Os próprios Agentes da Ditadura não acreditavam que a Sentença seria cumprida. Tanto é que não me destinaram nenhum tratamento especial, apesar de o Código de Processo Penal Militar estabelecer um Regime Carcerário Diferenciado a quem recebia esse tipo de condenação", acrescenta.

Seguiu-se à Divulgação da Sentença de Romeiro dos Santos uma onda de protestos, envolvendo as principais entidades da época, o que acabou, em sua opinião, "desgastando politicamente a ditadura".

"Foi a primeira grande campanha contra a ditadura militar depois do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Todas as forças políticas e as entidades organizadas desse país, como a Igreja Católica, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Jornais (ABJ), a Confederação Brasileira dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mesmo a IMPRENSA Conservadora fizeram campanha contra a Pena de Morte", lembra.

FUGA.

Em poucos meses, a Pena de Morte acabou Convertida em Prisão Perpétua e, posteriormente, a 16 anos de prisão, dos quais Romeiro dos Santos cumpriu apenas nove.

Em 1979, ele fugiu da Penitenciária e exilou-se na França, voltando para o Brasil apenas em 1985, após a Expiração de sua Condenação.

"Como a extrema-direita se recusava a conceder anistia ampla, geral e irrestrita, o expediente usado pela ditadura foi a readequação das penas para permitir libertar aqueles que não seriam soltos pela Lei da Anistia, como era o meu caso”.

“Após nove anos preso, pedi Liberdade Condicional, o que foi negado pelo JUIZ Auditor da BAHIA, apesar de eu ter todos os pareceres favoráveis", explica Theodomiro Romeiro dos Santos.

"O JUIZ alegou que não poderia assumir sozinho a Liberdade de me devolver ao Convívio Social. Foi um ato covarde, torpe, da pior qualidade. Não fui solto e decidi fugir".

Na França, Romeiro dos Santos diz ter trabalhado como pintor de paredes e, mais tarde, metalúrgico. De volta ao Brasil, fez Concurso Público para JUIZ de TRABALHO e tomou posse em 1993.

Chegou a Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e aposentou-se em 2012 - por decisão da Comissão da Anistia. Os nove anos que passou preso foram contabilizados como tempo de serviço para fins previdenciários. Romeiro dos Santos nunca pediu indenização pelo tempo em que passou na prisão e pela tortura que sofreu.

“POSIÇÃO HUMANISTA”.

Perguntado sobre o brasileiro Marco Archer, executado na INDONÉSIA por Tráfico de Drogas, e o brasileiro Rodrigo Gularte, aguardando a iminente execução pelo mesmo crime, Theodomiro dos Santos diz ser contrário à Pena de Morte.

"Minha discordância fundamental contra a Pena de Morte em nada tem a ver com a minha condenação, mas decorre das minhas posições humanistas. Sou um defensor da vida e, em segundo lugar, tenho profunda preocupação com a irreversibilidade da punição. Se uma pessoa for executada por um crime que não cometeu, como haverá reparação?", questiona.

"Não há como corrigir um erro judiciário numa condenação à Pena de Morte consumada", acrescenta.

Romeiro dos Santos diz ainda que vê com "tristeza" o forte apoio demonstrado por muitos no país à Pena Capital.

"É errado pensar que o Agravamento das Sanções possa consertar o estado das coisas. Defender a Pena de Morte é uma demonstração da nossa incapacidade de fazer com que as pessoas compreendam que essas medidas não vão resolver os problemas de segurança, todos os problemas que elas gostariam de ver resolvidos", diz.

"Infelizmente, essa parcela da população não é só a favor da Pena de Morte, mas é a favor de que os marginais sejam torturados, espancados e mantidos em condições execráveis na prisão”.

“Quando alguém, por exemplo, reclama que presos têm direito a assistir TV na cela, eu retruco imediatamente 'Mas eles estão condenados à Privação de Liberdade, e não de Informação'. Não se trata de um privilégio", acrescenta.

ARREPENDIMENTO?

Questionado se possui algum arrependimento por ter participado da Luta Armada contra a ditadura e MATADO um MILITAR, Romeiro dos Santos é certeiro. "Não tenho arrependimento de nada do que fiz".

"Todo povo tem direito à sua Liberdade. Na época e ainda hoje, acho que não era somente uma escolha, mas um dever meu lutar contra a ditadura que havia se instalado no país. Não havia oposição legal. A única possibilidade de oposição era a clandestina, pacífica ou não", defende.

"Havia pessoas, partidos e organizações que achavam que a luta contra a ditadura deveria ser pacífica. Outros acreditavam que o regime só seria derrubado por meio da Luta Armada."

"E essa foi a alternativa que me pareceu mais correta, mais adequada, a que eu escolhi e da qual não tenho nenhum tipo de arrependimento. Pelo contrário, tenho grande orgulho de ter lutado contra a ditadura militar. Todas as formas de resistência foram legítimas, eficazes e instrumento da mudança que permitiu que hoje, apesar de todos os problemas que temos no país, possamos viver numa DEMOCRACIA".

Em entrevista concedida quando Romeiro dos Santos voltou do Exílio, Geralda Sandré Xavier, VIÚVA do SARGENTO MORTO por ele, Walder Xavier de Lima, afirmou que o EX-GUERRILHEIRO era "um homem perigoso, um assassino frio". Ela protestou contra o que chamou de "Recepção de Herói" dada a Romeiro dos Santos.

"Não sei como vou contar a meus netos, quando eles crescerem, que seu AVÔ foi ASSASSINADO por um LADRÃO de BANCO, um BANDIDO que não foi punido pelo CRIME COVARDE que cometeu. A derrota da minha família e a minha própria agradecemos a Theodomiro", disse ela.

Observação do escriba: - O (s) entrevistador (es) cometeram um grande erro. Revelaram o nome da VIÚVA (Geralda Sandré Xavier) e não revelavam o nome do SARGENTO da AERONÁUTICA ASSASSINADO COVARDEMENTE. Sendo assim a reportagem parece não ser verdadeira. Porém, se for verdadeira, o (s) entrevistador (es) agiram com desonestidade intelectual ou atuaram também COVARDEMENTE.

Existem 81 comentários sobre a reportagem. Selecionamos algumas delas. Praticamente todos os 81 comentários condenam o JUIZ ASSASSINO e COVARDE. Iremos transcrever alguns.

Oão Silva - há 05 anos.

Meu amigo com certeza você faz parte da COMISSÃO das MENTIRAS ou do pt (minúsculo mesmo porque é assim que o pt está "muito pequeno e grande corrupto"). O cara é um ASSASSINO CONFESSO, mata um INOCENTE e ainda se diz orgulhoso em ter cometido um CRIME tão bárbaro, e fica orgulhoso de dizer que matou UM SARGENTO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. CADÊ A COMISSÃO DA VERDADE PARA OUVIR ESTE ESDRÚXULO SOBRE SEUS ASSASSINATOS? Não é à toa que a Dilma chora quando é lembrada da época em que os Militares Governavam. Pois com certeza a consciência dela deve doer muito pelas barbaridades cometidas pelos COMUNISTAS.

Cid Alcântara - há 05 anos.

O cara é um tremendo DEMAGOGO, MATA uma pessoa sem necessidade, não cumpre a PENA que deveria cumprir, vira JUIZ, diz que não se ARREPENDE e ainda diz que é a favor da VIDA?

Helliton Mesquita - há 05 anos.

Militante de um PARTIDO COMUNISTA e lutava pela LIBERDADE? Só se ele fosse um IDIOTA ÚTIL.

André Laranjo - há 05 anos.

Meus pais e tios viveram na ditadura militar. Contam-me que nesse período SOMENTE quem tinha ideais socialistas/comunistas e que tentavam de alguma maneira pregar essas ideologias malignas é que eram perseguidos. Para os cidadãos de bem, trabalhadores que andavam dentro da lei, apesar de serem pobres nesta época, se vivia com muito mais qualidade de vida do que se vive hoje. A educação era muito melhor (e isso eu comprovei, pois, estudei em 1980 em escola pública), a violência também era muito menor. Então procurem entender os motivos de quem defende esta época! Ignorância é não entender isso.

Sergio Pg - há 05 anos.

Sou de 1973. Foi a melhor época.

Adailson Santos - há 05 anos.

Meus pais diziam a mesma coisa. Quem trabalhava e seguia sua vida normal não tinha que se preocupar com ditadura... Aqui no sul era crime gritar VIVA Brizola kkkkkkkk... Mas no geral eles sempre diziam ser uma boa época da vida.

Wellington Almeida - há 05 anos.

Engraçado. O cara é contra a PENA de MORTE, e MATA! TRAFICANTE também é contra, e também MATA! Controverso, não?

Philipe Souza - há 05 anos.

O cara MATOU um SARGENTO, foi PRESO, FUGIU, diz não ter se ARREPENDIDO, e fala que é a FAVOR da VIDA! E ainda vira JUIZ. Você tinha que ter MORRIDO seu COVARDE... Você é da mesma cria da Dilma e do Lula...

Verinaldo - há 05 anos.

Pelas ideias dá pra ver o que pensa um ESQUERDISTA... Estava PRESO por Autoridades Constituídas, MATA um SARGENTO a SANGUE FRIO e diz que não se ARREPENDE de nada que fez. Em outras palavras ele queria estabelecer um REGIME COMUNISTA e se acha no direito de TIRAR a VIDA de quem lutava pela LIBERDADE, ou não é?

José Vieira - há 05 anos.

Desde quando COMUNISTA luta pela LIBERDADE? Eles lutavam para tomar o lugar dos Militares. Só isso. Porque se não fosse a ditadura militar, ia ser uma DITADURA COMUNISTA, e, convenhamos, prefiro a Militar. COMUNISTA deveria ser FUZILADO.

Gilberto Mendes - há 05 anos.

Ele é contra a Pena de Morte (dele): É BANDIDO, e, MATA COVARDEMENTE os outros. LIXO. O inferno te espera.

Lesta - há 05 anos.

Bandido bom é bandido morto! É dever dos homens de bem, pais de famílias lutarem contra a DITADURA CLANDESTINA que foi instalada no Brasil, na guerra vale tudo.

João Finholdt - há 05 anos.

LIXO HUMANO. Devia ficar na Europa para as traças consumirem ele.

Augusto Cesar - há 05 anos.

Na INDONÉSIA não tem DITADURA. Tem um Governo cuidando do seu povo. Que o BRASIL o transforme num SANTO e teremos mais um feriado.

Yordanna Moreno - há 05 anos.

"HIPÓCRITA"!

João Finholdt - há 05 anos.

Pena que não foi EXECUTADO. Não se arrependeu de uma VIDA que TIROU de uma PESSOA que estava CUMPRINDO ORDENS.

Fogareu Botafogo - há 05 anos.

Estava lendo outro dia na INTERNET que os REGIMES COMUNISTAS tornaram o crime em massa uma forma de governo. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões.

A estatística do número de mortes é a seguinte: 20 milhões na União Soviética, 65 milhões na República Popular da China, 01 milhão no Vietname, 02 milhões na Coréia do Norte, 02 milhões no Camboja, 01 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu, 150 mil na América Latina, 1,7 milhões na África, 1,5 milhões no Afeganistão.

Nos regimes ditatoriais de Lênin e Stalin causaram a morte de mais de 20 milhões.

Daniel Medeiros - há 05 anos.

Pega o TRAFICANTE e leva para a sua CASA e o EDUCA. Você fez um Tribunal de Exceção. MATOU sumariamente um PROFISSIONAL que estava apenas CUMPRINDO ORDENS. Você procurou a FAMÍLIA do SARGENTO para pedir desculpas depois?

Marco Bento - há 05 anos.

Seu HIPÓCRITA de TOGA. Acha que com palavras e fingimento pode consertar alguma coisa? Jamais poderá, pois sua alma continua suja e seus olhos contaminados.

Cesar Fernando - há 05 anos.

GABRIEL, VOCE TEM RAZÃO! COMISSÃO DA VERDADE! É QUE QUEM ESTAVA DO OUTRO LADO ERAM ROBÔS. ENTENDEU?

Observações do escriba:

1ª - O escriba não chegou a ler a Constituição de 1967. Provavelmente tanto a Pena de Morte, como a Prisão Perpétua devem constar no Texto Constitucional, como também no Código Penal.

2ª - O que consta na Wikipédia é que o Ministro Armando Falcão coordenou um Projeto de Reforma do PODER JUDICIÁRIO alterando o Código de Processo Penal, etc. E, em 27 de novembro de 1978 sancionou uma nova LEI de SEGURANÇA NACIONAL. Mas, quem sanciona LEIS era e é o Presidente da REPÚBLICA...

3ª - Armando Falcão era ADVOGADO e foi MINISTRO da JUSTIÇA do BRASIL, durante uma parte do Regime Civil e durante uma parte do Regime Militar. Ele sozinho não mudou a Constituição, não mudou o Código Civil, não mudou o Código Penal e nem mudou a LEI de SEGURANÇA NACIONAL. Outros ADVOGADOS, MAGISTRADOS e JURISTAS devem ter participado das respectivas mudanças, para o bem ou para o mal.

4ª - Ao que parece, embora na Constituição de 1967 constasse a Pena de Morte e a Prisão Perpétua, ninguém foi executado e ninguém foi preso perpetuamente. No Brasil, durante o Regime Militar, a censura foi uma ternura e a ditadura foi uma ditabranda. Nos dias atuais, a depender da gravidade do crime, milhares de brasileiras e de brasileiros estão desejosos de que entre em vigor a Prisão Perpétua e até a Pena de Morte.

5ª - Nos Estados Unidos da América, que é um país “mais desenvolvido” e democrata, a depender do Estado existem os dois tipos de pena. A prisão perpétua e a pena de morte.

6ª - Nunca fizeram um plebiscito ou um referendo sobre o assunto no Brasil. Num país em que existem 60.000 ASSASSINATOS por ano, no entanto, a Pena de Morte Informal já existe. E, a maioria dos ASSASSINATOS atinge os mais pobres. Na verdade, no Brasil, quem tem medo de Pena de Morte são os mais RICOS e/ou os mais PODEROSOS. O resto é hipocrisia ou lorota.

7ª - As RELIGIÕES, todas elas criadas pelos HOMENS, e, todas elas IMPERFEITAS, não se metam no assunto, pois o ESTADO é LAICO. O meu DEUS é JUSTO e é inclusive ONISCIENTE. Não sei o de vocês...

8ª - As manifestações previstas para o dia 15 de março de 2020 (hoje) no BRASIL é uma forma de protesto pacífico, contra o STF e contra o Congresso Nacional, tendo em vista a INSTABILIDADE JURÍDICA criada pelos dois poderes mencionados.

9ª – O Presidente da República, o Capitão Jair Messias Bolsonaro, em rede nacional solicitou que os organizadores ADIASSEM as MANIFESTAÇÕES. No entanto, o nosso presidente não PROIBIU as Manifestações.

10ª – O Governador do Estado de São Paulo, do PSDB, eleito na condição de BOLSODÓRIA, quer impedir INCONSTITUCIONALMENTE, a realização das MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS em uma UNIDADE da FEDERAÇÃO, da qual ele se acha PROPRIETÁRIO, o que absolutamente não é verdade.

11ª – Se acontecer qualquer acidente ou qualquer incidente com os PACÍFICOS MANIFESTANTES, o suposto DONO de SÃO PAULO, deverá responder CRIMINALMENTE pelo seu ato absurdo, arbitrário e completamente TOTALITÁRIO.

12ª – O tal BOLSODÓRIA, se julga superior ao atual PRESIDENTE da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL, o Capitão JAIR MESSIAS BOLSONARO que foi eleito CONSTITUCIONALMENTE com quase 58.000.000 milhões de votos válidos.

13ª – A população está ficando, dia a dia, cada vez mais impaciente com as malandragens do CONGRESSO NACIONAL e do STF. Não custa lembrar ou relembrar o que aconteceu no dia 31 de março de 1964. E, estamos apenas em 15 de março.

14ª - A PETRALHADA, os demais partidos ESQUERDOPATAS e a IMPRENSA amestrada, não passam de marionetes nas mãos de BANQUEIROS INTERNACIONAIS. Continuamos ESCRAVOS dos BANQUEIROS ou COLÔNIA dos BANQUEIROS!

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

Aracaju, domingo, 15 de março de 2020.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.