QUEM FEZ ESSE TREM DA ALEGRIA??? PSDB E PT!!!!

Governadores do PT, PSDB e PSB defendem transformação na carreira pública

Artigo assinado por representantes do Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe cita exemplo de Cingapura e temas como recrutamento sem viés ideológicos Três governadores de partidos distintos saíram neste domingo em defesa de uma transformação no formato de gestão de pessoas na administração pública no Brasil.

Camilo Santana (PT), do Ceará, Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, e Paulo Câmara (PT), de Pernambuco, citam a experiência de Cingapura para embasar a tese de que é possível tornar a carreira estatal mais atraente, ao valorizar a missão do servidor, com medidas como salários competitivos com os da iniciativa privada e critérios claros de recrutamento.

Os argumentos foram apresentados em um artigo publicado na edição deste domingo do jornal O Globo.

O texto é assinado também pela vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT). Os autores fazem menção a uma visita técnica feita a Cingapura em setembro do ano passado, ao lado de outros gestores públicos.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), é um dos autores do artigo

A discussão sobre revisões nas carreiras públicas vem ganhando corpo nos estados em meio à crise fiscal. O governo federal vem prometendo uma reforma na estrutura de carreiras desde o ano passado.

Com semanas de atraso, o presidente Jair Bolsonaro assinou, na sexta-feira, o projeto de reforma administrativa montado pela equipe econômica. O texto, que diminui o número de 300 para cerca de 20 os tipos de cargos, deve chegar ao Congresso após o carnaval.

No artigo publicado neste domingo, os representantes dos estados brasileiros atribuem o avanço de Cingapura à iniciativa de valorizar o profissional do serviço público.

Em 50 anos, diz o texto, transformou-se de um país pobre num dos mais ricos do mundo.

“A aposta foi ver no seu povo, na sua gente, o principal ativo que o país possuía”, escrevem.

Entre os exemplos citados, está a capacidade de estabelecer competências de forma clara para o servidor público e as habilidades necessária para a realização dos trabalhos, “em especial das lideranças do governo.”

Para os governadores, as experiências de Cingapura podem ser adaptadas à realidade brasileira. “Podemos construir um serviço público de melhor qualidade e mais duradouro se mudarmos a lógica de atrair e selecionar pessoas, garantir a capacidade técnica desses profissionais e inovar nos estímulos dados aos servidores. Com critérios claros de recrutamento que independem de viés ideológicos dos governos.”

Além de Cingapura, outros países são citados como referência na gestão de pessoas no serviço público: Reino Unido, Estados Unidos, Portugal e Austrália, onde as vagas no Estado são “tão concorridas como um emprego no Google.”

“Pessoas são o que fazem qualquer setor ou organização ter sucesso”, afirma o texto.

“É preciso mudar o paradigma atual das lideranças públicas para entregar serviços públicos cada vez melhores para a população e esse tem que ser um compromisso de todos nós”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também defende mudanças na gestão de pessoas estatal

Nota do divulgador:- ENGRAÇADO QUE SÃO OS MESMOS QUE CRIARAM O TAL TREM DA ALEGRIA... COLOCANDO SEUS PUXA-SACOS EM CARGOS QUE JAMAIS FORAM QUALIFICADOS E APENAS ASSINAM O PONTO... E MUITAS VEZES ESTÃO DE LICENÇA NAS FÉRIAS EM MIAMI???? ISSO É UMA VERGONHA!!! ASSUMIRAM A MEA CULPA????