O caso Bob Kennedy

Os últimos desdobramentos do caso Bob Kennedy podem ter encerrado definitivamente qualquer possibilidade de novo julgamento. O presente continua influenciando o passado. Em maio de 2018, o ambientalista Bob Kennedy Jr., filho de Bob Kennedy, visitou Sirhan Bishara Sirhan na prisão. Após a conversa, ele saiu de lá convencido de que havia um segundo atirador. Em setembro de 2019, Bob Kennedy Jr. postou na internet que havia vários elementos apontando que Thane Eugene Cesar participou na morte do pai dele.

Bob Kennedy levou três tiros no Ambassador Hotel, em Los Angeles, em 5 de junho de 1968. O presidente Lyndon Johnson desistira de disputar a reeleição em março daquele ano. O jovem senador Bob Kennedy disputava as primárias democratas contra o vice-presidente Hubert Humphrey que, posteriormente como candidato democrata, perderia a eleição para o republicano Richard Nixon.

Bob Kennedy saiu do palco montado, onde comemorava a vitória nas primárias da Califórnia, e entrou pela cozinha do hotel para chegar à sala de imprensa. Estava cumprimentando as pessoas. Havia 77 pessoas no local. Uma delas era Sirhan Sirhan que, estando a pouco mais de um metro de distância e de frente para Bob Kennedy, apontou uma arma calibre 22 e deu dois disparos. O atirador foi agarrado e derrubado ao chão, mas continuou segurando a arma com a mão e com o dedo no gatilho seguiu atirando contra a multidão. Bob Kennedy levou um terceiro tiro. Outras cinco pessoas foram atingidas, cada uma com um tiro. Total de oito tiros. Compatível com o pente de oito balas da arma calibre 22. Sirhan Sirhan foi condenado à pena de morte. Em 1972, a Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu a aplicação da pena capital em todo o país. Todos os condenados no corredor da morte tiveram a pena comutada para prisão perpétua. Desde então, seu pedido de liberdade condicional foi negado 15 vezes. Não havia dúvidas de que o palestino atirou porque era contra a venda de caças americanos para Israel, após a Guerra dos Seis Dias (1967). O caso estava encerrado.

Ao longo do julgamento, e mesmo posteriormente, várias dúvidas começaram a surgir e formar linha de investigação paralela que era incompatível com um único atirador. Foram encontradas marcas compatíveis com tiros no batente da porta, na trajetória de tiros efetuados por Sirhan Sirhan. O estudo de acústica de som do microfone do palco indicava mais de oito tiros, fato confirmado pelo menos por quatro testemunhas (Jesse Unruh, Frank Mankiewicz, Estelyn Duffy LaHive, e Booker Griffin). Várias testemunhas indicaram que o segurança Thane Eugene Cesar, atrás de Bob Kennedy, sacou a arma durante os tiros de Sirhan Sirhan. A testemunha Dol Shulman estava a pouco mais de três metros de distância dele e afirmou que o viu disparar contra Bob Kennedy. Ao vivo, Dol Shulman foi entrevistado por uma repórter da CBS e, posteriormente, sempre manteve a sua versão dos fatos. O jovem fotógrafo Scott Enyart corroborou esta versão e teve seu filme confiscado pela polícia para análise das fotos. O legista Thomas Noguchi apontou em seu laudo que o tiro dado abaixo da orelha direita de Bob Kennedy foi à queima-roupa e havia resíduos de pólvora. Os negativos das fotos tiradas por Scott Envart foram destruídos. Ele recebeu apenas fotos antes dos tiros e depois dos tiros. No total, a polícia destruiu cerca de 2400 fotos tiradas naquela noite. Foram realizadas 3470 entrevistas, mas apenas 301 foram liberadas para o público.

O jornalista investigativo Dan Moldea escreveu um livro defendendo Thane Eugene Cesar e rebatendo vários pontos. As marcas no batente da porta não eram sinais de tiros. Várias testemunhas indicavam ter ouvido apenas oito tiros e o estudo de acústica não era conclusivo. Kennedy virou-se após levar os dois primeiros tiros e, portanto, a terceira bala acertou por trás da orelha direita. Em entrevista para Dan Moldea, Thane Eugene Cesar negou ter atirado. O acusado realizou um teste de polígrafo que o inocentou do crime.

Thane Eugene Cesar afirmou que, naquela noite, portava arma calibre 38 (fornecida pela empresa de segurança) e que a arma pessoal calibre 22 não estava com ele. Afirmou que já a tinha vendido para um colega, mas o registro da venda para Jim Yoder mostrava data posterior ao crime. Esta arma foi roubada e não passou por perícia pela polícia.

Thane Eugene Cesar deixou os Estados Unidos e foi morar nas Filipinas. Ele morreu em 11 de setembro de 2019. Ao tomar conhecido do ocorrido, Bobby Kennedy Jr. postou sua versão dos fatos. Duas semanas antes, Sirhan Sirhan tinha sido esfaqueado na prisão e ainda se recupera dos ferimentos. Não foi estabelecida nenhuma relação do ocorrido com o caso Bob Kennedy. Com a morte de Thane Eugene Cesar, não há mais motivos para se reabrir o caso e realizar novo julgamento. Sirhan Sirhan continua cumprindo prisão perpétua na Califórnia.