Em nome do pai, dos filhos e do Carvalho: eu vos declaro fascistas!

"'Se há dez pessoas numa mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa”. Ditado alemão.

Certa vez, eu trabalhava como caixa em uma pizzaria da família de uma ex-namorada, todos negros. Um homem chegou até a mim e perguntou como eu conseguia trabalhar no meio daquela gente, que eu estava muito além daquelas pessoas.

Disse isto e foi embora. Eu não entendi na hora, o que levava uma pessoa, sem nenhum contexto específico, era 2012, simplesmente chegar em um caixa, desconhecido, para pagar suas contas e lhe "confidenciar" seus preconceitos.

É algo que, a não ser que você esteja habituado com racistas e congêneres, te deixa pensando se entendeu aquilo mesmo ou se esta exagerando suas conclusões.

Não é algo que dá pra tolerar, como toleramos uma opinião diferente sobre futebol ou política. Por que uma coisa é discordar, outra é querer eliminar ou calar a parte discordante.

Por isto reitero que quem apoia este governo também compartilha de seus valores. Quem se encontra indiferente a violência cotidiana do preconceito e da pobreza também se senta com ele. Sem aqueles que se calam e simplesmente cumprem as ordens não seria possível toda esta violência e desigualdade.

Até hoje, não consegui acreditar que a opinião do sujeito lá na pizzaria era uma opinião qualquer, que é tolerável tolerar o intolerante. É possível defender um regime de tolerância, democrático, e ao mesmo tempo permitir que os intolerantes minem os fundamentos desta tolerância: tais como o respeito às diferenças e ao espaço público?

É possível vomitar Olavo de Carvalho em comentários e discussões por aí e ao mesmo tempo defender democracia? Ou não conhece o Olavo ou não sabe o que é democracia.

Não há como tolerar a mentira e ao mesmo tempo não fazer concessões a mesma. Será que estamos dispostos a fazer concessões ao racismo, a intolerância religiosa e autoritarismo político?

***

Infelizmente, o brasileiro escolheu um governo com tais características, mas para nossa sorte ou azar, ainda não conseguimos ao certo avaliar, ele também é cercado de ineptos como ele. Vide as medidas provisórias, as trapalhadas com o Ministério das Relações Exteriores e por aí vai.

Para o nosso azar ou sorte, os únicos que sabem o que fazem ali são o Sérgio Moro e o Paulo Guedes, enquanto o resto delira sem objetivos claros. As ambições políticas de Sérgio Moro, mostraram que a ética não se impõe como limite e quanto ao Paulo Guedes, sabemos em quem ele pensa quando procura melhorar a economia.

Há quem se iluda quando alguém que sabe o que esta fazendo, o chama de competente e se esquece como os nazistas foram competentes para assassinar milhões de judeus, ciganos, homossexuais, deficientes, dissidentes políticos, etc.

Psicopatas também são muito eficientes para cometer suas barbaridades, o que não abona a ação deles e nem o sofrimento das vítimas.

Nossa cegueira, burrice mesmo, para os aspectos humanos e valorativos de qualquer ação, nos faz iludir que eficiência significa que esta tudo bem. Como se esta fosse um valor em si.

O resto é bando de lunático que mal administra a própria pasta, perdidos em devaneios conspiratórios e selados na ignorância pelo próprio pedantismo. Perderam o senso de realidade, por esta ser dura demais com suas ilusões olavistas a respeito de educação, meio ambiente, relações internacionais e em qualquer outra coisa que resolvem tratar.

De astronomia a biomedicina, é sempre o mesmo "know-how" crítica relativista dos fatos, teorias da conspiração e uma confiança corajosa e fundamental na ingenuidade das pessoas. Não se concorda com eles sem ser antes manipulado por eles.

Mesmo o manipulador sabe que não consegue obter nada sem trabalhar o material consciente e inconsciente na sua vítima. Isto é fundamental para dar realidade ao que diz e eficiência na comunicação.

No Brasil, o racismo persistente em muito da classe média, assim como seu desprezo pelos mais pobres, os tornam facilmente manipuláveis por gente de valores desprezíveis que flertam com o fascismo, ainda que disfarçado de conservadorismo.

Não há meio termo, se não te incomodam às desigualdades, a miséria, o racismo, a violência como solução, autoritarismos e as injustiças sociais em geral, você está mais próximo de aspirações fascistas do que imagina. Só te faltou um empurrãozinho!

Quem sabe daqui a pouco surge alguém que te fará pensar com mais carinho sobre Hitler e Mussolini. Afinal, hoje não falamos em "ditabranda" e achamos o Ulstra um heroi? Há 15 anos atrás qualquer um que falasse coisas deste tipo era tomado como louco ou delirante, motivo de chacota, hoje elegemos para presidente o mesmo cara do qual não levaríamos a sério nem para ser palhaço.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 07/01/2020
Reeditado em 08/01/2020
Código do texto: T6836493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.