Deixando claro

Polarização não é, nem nunca será, um problema sério. As democracias mais antigas do mundo funcionaram nessa base por séculos, sem grandes problemas.

No Brasil, o problema sempre foi, por décadas, a falta de polarização, isto é, a ausência completa de um partido de direita com programa, agenda, capilaridade etc.

Ou seja, quem tinha agenda era a esquerda, sempre em frente ampla, tendo o PT como o partido hegemônico nessas disputas. E o PSDB como uma alternativa soft.

Por outro lado, infinitamente pior do que qualquer polarização é o problema da multiplicação de partidos sem identidade, que vivem para disputar recursos do fundo partidário, trocando tempo de televisão por vantagens escusas.

Mais ainda, esses mesmos partidos sem identidade só tem entre si o desejo comum de chantagear governos com ameaça da ingovernabilidade caso alguém recuse a pagar o pixuleco.

O simples fato de grande parte dos analistas políticos brasileiros deixarem esse tema de lado para lamentar a polarização entre petismo e bolsonarismo já mostra que estão de sacanagem. (Eduardo Matos de Alencar)

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 25/11/2019
Código do texto: T6803220
Classificação de conteúdo: seguro