OS DÓRIOS VOLTARAM!

OS DÓRIOS VOLTARAM!

VALÉRIA GUERRA REITER

A escrita foi banida de uma Grécia Creto-micênica, isto ocorreu na Idade Antiga, lá por volta de 2000 A.C – tais precursores do povo grego propriamente dito fundaram uma sociedade que culturalmente era rica com a prática de uma escrita linear.

A invasão dos dórios, povo guerreiro e violento, mais tarde fez nascerem os espartanos, que ao contrário dos atenienses; que primavam pela cultura e filosofia: tinham um cunho fortemente militar e lacônico dentro do mundo grego.

Com a dominação de dórios sobre os aqueus, jônios e outros que dantes dominavam aquele admirável mundo novo: houve depressiva regressão social, em função dos novos administradores rejeitarem a cultura e diplomacia, com consequências extremas para a população: Com a extinção da escrita.

Houve trevas durante três séculos, no que ficou conhecido como a “Idade das trevas da Grécia” – O resplandecer de uma Grécia livre e democrática só ressurgiria especialmente no período Clássico, que viu nascer à filosofia, o teatro, a arquitetura, a poesia, e a democracia, que de forma direta se exercia na tribuna de rua, na cidade-estado de Atenas.

Nós, brasileiros, estamos vivendo um período de invasão dória: com seres hediondos que querem a cabeça do povo numa bandeja, e que se pudessem além de todas as atrocidades que executam como venda do pré-sal, corte nos salários dos funcionários públicos, agressão ao meio ambiente e etc.; também baniriam a escrita como forma de expressão da vida deste povo pacífico e desafortunado.

O povo precisa de uma Ágora para todos e para todas, sem misoginia, sem xenofobia, ou qualquer outra forma de exclusão em termos de cidadania.

Seriam potestades aqueles que tomaram as rédeas do poder executivo neste Brasil/continental, ou o povo foi envenenado por um antipetismo virulento que subjuga uma sociedade na qual os últimos dados estatísticos (de março de 2019) apontam que existem mais de doze milhões de almas desempregadas neste imenso território desgovernado – que ruma para a degeneração.

#POVONARUA

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 10/11/2019
Reeditado em 10/11/2019
Código do texto: T6791600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.