Lula Livre é medo da verdade

Inventou-se um controverso artifício, 6X5 no STF, para soltar Lula. Ele, que alguns consideram o maior estadista do Brasil, deve estar com um sentimento ambíguo: alegre por estar solto, triste por não reconhecerem o que sua prisão significa.

Lula foi solto por uma divergência de entendimento sobre uma jurisprudência e o que reza a Constituição. E o parecer de que ele estava preso indevidamente prevaleceu por pouco. Faz pensar que o erro jurídico era uma questão difícil, passível de equívoco.

Vamos a outra interpretação. Lula foi solto porque nossos vizinhos sul-americanos, Chile, Argentina, Equador, Bolívia, Uruguai, estão dando mostras que lá a população não aprova as mesmas medidas entreguistas que estão sendo implantadas no Brasil. E pode revoltar-se ferozmente. É crescente o temor que a população do Brasil acorde. A revolta explosiva depende de uma gota d’água depois que o copo já está cheio: pode ser o aumento da tarifa do transporte público, do combustível, o arrocho salarial, o desemprego. Mas o que enche o copo d’água até que uma gota baste para fazê-lo transbordar?

No caso do Brasil, muitos eventos têm enchido o copo d’água. A começar pelo injustificado golpe que depôs Dilma. A seguir veio a questionável condenação de Lula, contestada por juristas internacionais de renome, que apontaram falta de provas, facciosidade, atropelamento do processo e motivação política. Depois a posse de Temer que traiu o programa que o elegeu, e entregou o País à sanha transnacional. Depois a eleição de Bolsonaro graças a crimes digitais que nunca foram devidamente apurados. Depois as denúncias do laranjal do PSL que elegeu Bolsonaro. Depois as denúncias do The Intercept Brazil comprovando o facciosismo da Lava Jato. Depois os indícios de envolvimento da família Bolsonaro com milícias e o crime organizado. No meio de tudo isso, as incentivadas queimadas na Amazônia, as trapalhadas diplomáticas com parceiros comerciais importantes, os discursos de ódio, as mentiras, as declarações cada vez mais frequentes de autoridades nacionais e internacionais de que temos um presidente que não está à altura do cargo.

Tudo isso é mais que suficiente para encher o copo d’água. Soltar Lula talvez dê a falsa impressão de que o copo não está tão cheio. Só impressão. Porque se nos lembrarmos que durante essas trapalhadas todas o desemprego, a concentração de renda e a miséria cresceram, a economia cambaleia, não há investimento, direitos trabalhistas estão sendo aviltados, o pré-sal, estatais de energia, de aviação e outras estão sendo rifados, a Petrobras e grandes empreiteiras brasileiras foram sangradas gravemente, o povo brasileiro está dividido, odiento e desorientado, então percebemos que já há água mais que suficiente para transbordar.

Que o Brasil acorde para a verdadeira razão da soltura de Lula: é confundir sobre a verdadeira razão de sua prisão. Que é a sabotagem de um país que ensaiava assumir um protagonismo inadmissível para o poder hegemônico mundial.

Publicado no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/ em 08/11/19