NÃO EXISTE TRAGÉDIA NO BRASIL.

(Milton Pires)

Não existe "Tragédia" no Brasil. Toda verdadeira Tragédia é:

1. Imprevisível. O que acontece no Brasil NÃO é.

2. Inevitável. O que acontece no Brasil NÃO é.

3. Geradora de um sentimento de comoção nacional duradouro. O que acontece no Brasil NÃO é.

CONCLUSÃO: Não existe "Tragédia" alguma no Brasil. Existe um desespero verdadeiro e às vezes eterno por parte daqueles que perderam pessoas queridas na "Tragédia" ou que se feriram ou que perderam bens, mas isso não é "Tragédia" nenhuma. A Nação não pensa nisso nem vive isso como Tragédia.

Vou dar um exemplo da diferença: O Terremoto de Lisboa em 1755 x O Incêndio da Boate Kiss no Rio Grande do Sul. O que aconteceu em Lisboa foi imprevisível, foi inevitável e foi gerador de um sentimento de comoção nacional que mudou toda História da Cultura e da vida em Portugal.

Tome agora 242 pessoas mortas em Santa Maria no incêndio de 27 de janeiro de 2013. É uma FALSA TRAGÉDIA porque destruiu a vida das pessoas que morreram, dos familiares e amigos que ficaram e marcou, para sempre, a vida de um médico (por exemplo eu) que viu as pessoas que sobreviveram na UTI. Mas isso NÃO é tragédia nenhuma. Isso não mudou NADA no Brasil e as pessoas nem lembram mais disso nem dão mais a MÍNIMA para o processo contra os responsáveis. Simplesmente "não é problema delas". O Brasil nem pensa mais nas pessoas que morreram.

Só existe TRAGÉDIA num país que sabe o significado da palavra CARIDADE. Não existe CARIDADE no Brasil, existe uma coisa nojenta chamada SOLIDARIEDADE e que não tem NADA a ver com CARIDADE. A diferença entre CARIDADE e SOLIDARIEDADE eu já expliquei em outro texto.

Porto Alegre, 15 de outubro de 2019.

cardiopires
Enviado por cardiopires em 15/10/2019
Reeditado em 15/10/2019
Código do texto: T6770680
Classificação de conteúdo: seguro