A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (21ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... (21ª parte).

UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (Considerações Finais) + (Outras Considerações Curiosas) – (13ª parte).

MONARQUISTA e MARECHAL, o Alagoano MANUEL DEODORO da FONSECA, foi PRESSIONADO para PROCLAMAR a REPÚBLICA no BRASIL pelos Grandes Latifundiários, pela “ELITE dos BACHARÉIS”, e, com o forte apoio da esquisita MAÇONARIA.

A 1ª ELEIÇÃO PRESIDENCIAL no BRASIL aconteceu no dia 25 de fevereiro de 1891. No entanto a ELEIÇÃO foi INDIRETA.

Ver artigo principal: - Eleição Presidencial no Brasil em 1891.

“Foto: - Última fotografia do MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca, tirada em 1891”.

Em 20 de janeiro de 1891, todo o MINISTÉRIO do MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca havia se DEMITIDO, incluindo o MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto, que substituía o MILITAR Fluminense Benjamin Constant no MINISTÉRIO da GUERRA.

De acordo com uma Disposição Transitória da CONSTITUIÇÃO de 1891 (1ª CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA), o Presidente e o Vice-Presidente do primeiro período REPUBLICANO (Governo Provisório REPUBLICANO) deveriam ser excepcionalmente ELEITOS pelo CONGRESSO CONSTITUINTE.

O MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca apresentou-se como candidato a PRESIDENTE, tendo, como candidato a VICE, na mesma chapa, o ALMIRANTE Fluminense Eduardo Wandenkolk. Presidente e Vice seriam ELEITOS separadamente.

Como já havia forte OPOSIÇÃO ao MARECHAL Deodoro da Fonseca, a OPOSIÇÃO articulou a candidatura do Senador e ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, que era o Presidente do CONGRESSO, tendo o MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto como candidato a VICE.

O MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto, além de candidatar-se a VICE-PRESIDENTE, na chapa do Senador e ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, apresentou, também, candidatura própria à PRESIDÊNCIA.

Apurada a votação, em 25 de fevereiro de 1891, foi obtido o seguinte resultado na ELEIÇÃO para PRESIDENTE: - O MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca - eleito com 129 votos – (55,13%) - (sem filiação partidária). O Senador e ADVOGADO Paulista Prudente de Morais - 97 votos (41,45%) - (Partido REPUBLICANO Paulista – PRP). O MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto - 3 votos (1,28%). O ADVOGADO Pernambucano Joaquim Saldanha Marinho - 2 votos (0,85%). O ADVOGADO Pernambucano José Higino Duarte Pereira - 1 voto (0,42%). Cédulas em Branco – Duas (0,85%). Total de CONGRESSISTAS presentes – 234. Total de Congressistas ausentes – 34.

01 – ADVOGADOS – Três.

02 – MILITARES – Dois.

03 – Total de Candidatos – Cinco.

Para VICE-PRESIDENTE foi eleito o candidato da OPOSIÇÃO, o MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto, com 153 votos (65,38%), contra 57 recebidos pelo ALMIRANTE Fluminense Eduardo Wandenkolk (24,36%). E ainda: - ADVOGADO Paulista Prudente José de Morais e Barros – 12 votos (5,13%). MILITAR Cearense Antônio Carlos da Silva Piragibe (Coronel) – 5 votos (2,14%). MILITAR Paraibano José de Almeida Barreto (General) – 4 votos (1,71%). MILITAR Baiano Custódio de Mello (Almirante) – 1 voto (0,42%). Cédulas em Branco – Duas (0,85%). Total de CONGRESSISTAS presentes – 234. Total de CONGRESSISTAS ausentes – 34.

01 – ADVOGADO – Um.

02 – MILITARES – Cinco.

Total de Candidatos – Seis.

REGIÃO NORDESTE – Nove Candidatos – Ceará - Um. Paraíba – Um. Pernambuco – Dois. – Alagoas – Quatro. – Bahia – Um.

REGIÃO SUDESTE – Dois Candidatos – São Paulo – Dois.

Relembrando que um candidato podia disputar simultâneamente o cargo de Presidente da REPÚBLICA e o cargo de Vice-Presidente da REPÚBLICA.

Terminada a apuração dos votos, o PARLAMENTAR e ADVOGADO Baiano Antônio Eusébio Gonçalves de Almeida anunciou: - “Está ELEITO Presidente da REPÚBLICA dos Estados Unidos do BRASIL o Senhor Manuel Deodoro da Fonseca”.

“Foto: - Alegoria referente à ELEIÇÃO PRESIDENCIAL de 1891”.

“Foto: - Posse do MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca, por Eliseu Visconti”.

A vitória do MARECHAL Deodoro explica-se pelo temor de que o Velho MARECHAL desse um Novo GOLPE MILITAR, fechando o CONGRESSO e Restaurando a MONARQUIA.

Mesmo os Líderes da OPOSIÇÃO haviam resolvido que, numa eventual vitória do ADVOGADO Paulista Prudente de Morais, o CONGRESSO lhe daria imediatamente posse do cargo, instalando-se sem demora o GOVERNO no próprio EDIFÍCIO do PARLAMENTO, onde esperariam os acontecimentos, convocando para as Imediações do Prédio as Forças Militares com cuja lealdade podia contar.

Terminava, assim, o GOVERNO PROVISÓRIO e iniciava-se o 1º GOVERNO CONSTITUCIONAL REPUBLICANO.

Durante o Governo CONSTITUCIONAL o Gabinete MINISTERIAL do MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca (eleito INDIRETAMENTE) - (26 de fevereiro de 1891 a 23 de novembro de 1891), teve uma pequena redução e passou a ter sete (7) MINISTÉRIOS.

No entanto o PODER EXECUTIVO começou a contar com a presença do Vice-Presidente, o Marechal Alagoano Floriano Vieira Peixoto (também eleito INDIRETAMENTE): - (1ª Fonte: - A WIKIPÉDIA).

Presidente da REPÚBLICA – Marechal Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca (eleição indireta).

Vice-Presidente da REPÚBLICA – Marechal Alagoano Floriano Vieira Peixoto (eleição indireta).

01 - Ministério da Justiça — ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena e ADVOGADO Baiano Antônio Luís Afonso de Carvalho.

02 - Ministério da Marinha — MILITAR Fluminense Fortunato Foster Vidal (Marinha).

03 - Ministério da Guerra — MILITAR Fluminense Antônio Nicolau Falcão da Frota (General de Divisão).

04 - Ministério das Relações Exteriores — ADVOGADO Paraense Justo Leite Chermont.

05 - Ministério da Fazenda — ADVOGADO Cearense Tristão de Alencar Araripe e ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena.

06 - Ministério do Interior — ADVOGADO Cearense Tristão de Alencar Araripe.

07 - Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas — ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena e ADVOGADO Pernambucano João Barbalho Uchôa Cavalcanti.

Observação do escriba: - O Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos “foram extintos”.

01 – ADVOGADOS – Oito. (67%).

02 – MILITARES – Quatro. (33%).

TOTAL – Presidente + Vice-Presidente + Dez Ministros = Doze Autoridades. (100%)

01 - REGIÃO NORTE – Um. – Pará (PA) – Um.

02 - REGIÃO NORDESTE – Nove. – Ceará (CE) – Dois. Pernambuco (PE) – Quatro. Alagoas (AL) – Dois. Bahia (BA) – Um.

03 - REGIÃO SUDESTE – Dois. - Rio de Janeiro (RJ) – Dois.

Pela 1ª vez aparece um MINISTRO da REGIÃO NORTE. E, apenas dois MINISTROS da REGIÃO SUDESTE. A explicação plausível é que o Presidente e o Vice da REPÚBLICA eram Alagoanos (REGIÃO NORDESTE). E, infelizmente os dois eram MILITARES, e, certamente com pouca habilidade política.

No Governo CONSTITUCIONAL, o GABINETE MINISTERIAL do Marechal Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca (agora eleito INDIRETAMENTE), teve uma redução e passou a ser composto por (7) sete MINISTÉRIOS. – (26 de fevereiro de 1891 a 23 de novembro de 1891). - (2ª Fonte: - Almanaque Abril de 1977).

Presidente da REPÚBLICA – Marechal Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca (eleição indireta).

Vice-Presidente da REPÚBLICA – Marechal Alagoano Floriano Vieira Peixoto (eleição indireta).

01 - Ministério da Justiça - ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena {Barão de Lucena (interino)} e ADVOGADO Baiano Antônio Luís Afonso de Carvalho.

02 - Ministério da Marinha - MILITAR Fluminense Fortunato Foster Vidal (Almirante).

03 - Ministério da Guerra - MILITAR Alagoano Floriano Vieira Peixoto (Marechal) e o MILITAR Fluminense Antônio Nicolau Falcão da Frota (General de Divisão).

04 - Ministério das Relações Exteriores - ADVOGADO Paraense Justo Leite Chermont.

05 - Ministério da Fazenda - ADVOGADO Cearense Tristão de Alencar Araripe, ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena (Barão de Lucena), ENGENHEIRO Gaúcho Antão Gonçalves de Faria (interino) e ADVOGADO Paulista Francisco de Paula Rodrigues Alves.

06 - Ministério do Interior — ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena (Barão de Lucena) e o ADVOGADO Cearense Tristão de Alencar Araripe.

07 - Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas — ADVOGADO Pernambucano Henrique Pereira de Lucena (Barão de Lucena) e ADVOGADO Pernambucano João Barbalho Uchôa Cavalcanti.

01 – ADVOGADOS – Dez. - (62,50%).

02 – MILITARES – Cinco. - (31,25%).

03 – ENGENHEIRO - Um. – (6,25%).

TOTAL – Presidente + Vice-Presidente + 14 Ministros = Dezesseis Autoridades. - (100%).

01 – REGIÃO NORTE – Um. – Pará (PA) – Um.

02 – REGIÃO NORDESTE – Onze. - Ceará (CE) – Dois. Pernambuco (PE) – Cinco. Alagoas (AL) – Três. – Bahia (BA) – Um.

03 – REGIÃO SUDESTE – Três. - São Paulo (SP) – Um. Rio de Janeiro (RJ) – Dois.

04 – REGIÃO SUL – Um. – Rio Grande do Sul (RS) – Um.

O tal do ADVOGADO Pernambucano BARÃO de LUCENA ou era um gênio, ou, era o “cão chupando manga”, ou, era o “cão que não largava o osso” de jeito nenhum. O BARÃO foi Ministro da Justiça, Ministro da Fazenda, Ministro do Interior e Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Caramba! Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais é FREUD!

A FASE CONSTITUCIONAL do Governo do MARECHAL Deodoro da Fonseca foi de fevereiro a 03 de novembro de 1891, quando o MARECHAL Deodoro deu um GOLPE de ESTADO.

Havia, naquele momento histórico, um conflito entre os MILITARES e os POLÍTICOS CIVIS.

Observação do escriba: - Não é muito diferente do que está acontecendo nos dias atuais. De um lado o Presidente e o Vice-Presidente são dois MILITARES. Só que o 1º MANDATÁRIO do BRASIL, o Presidente JAIR MESSIAS BOLSONARO foi ELEITO DIRETAMENTE com quase 58 milhões de Votos Válidos, da população brasileira. Do outro lado uma SOCIEDADE CIVIL, com milhares de CORRUPTOS e CORRUPTORES.

Os MILITARES queriam continuar na POLÍTICA e eram favoráveis a uma Centralização Absoluta e a Concentração do Poder Político, enquanto os CIVIS desejavam a volta dos MILITARES aos QUARTÉIS e lutavam por um Governo Descentralizado e FEDERALISTA.

Durante sua estadia na Presidência, o MARECHAL Deodoro da Fonseca foi nomeado Grão-Mestre do Grande Oriente da Maçonaria do Brasil.

Os REPUBLICANOS de São Paulo apoiavam o MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto, apesar das tendências centralizadoras deste.

Devido ao apoio de São Paulo, os MILITARES ficaram divididos, e isso veio mais tarde a provocar a Queda do MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca.

O FECHAMENTO do CONGRESSO e o ESTADO de SÍTIO.

Ver artigo principal: - Golpe de Três de Novembro.

“Foto: - Fechamento do Congresso”.

ELEITO pelo CONGRESSO NACIONAL (portanto INDIRETAMENTE), o MARECHAL Deodoro da Fonseca iniciou seu mandato sob forte tensão política.

Tinha a OPOSIÇÃO do CONGRESSO e da POPULAÇÃO devido à Crise Econômica.

Tal ato gerou violenta reação, fazendo com que, entre agosto e novembro de 1891, o CONGRESSO tentasse aprovar a "LEI de RESPONSABILIDADES", que reduzia os Poderes do Presidente.

O MARECHAL Deodoro contra-atacou a decisão do CONGRESSO e, em 03 de novembro de 1891, Decretou a Dissolução do CONGRESSO, lançando um "Manifesto à Nação" para explicar as razões do seu ato.

Enquanto isso, Tropas Militares cercaram os Prédios do LEGISLATIVO e prenderam Líderes Oposicionistas e a Imprensa do Distrito Federal foi posta sob censura total, decretando, assim, o ESTADO de SÍTIO no país.

Este fato entrou para a história como o Golpe de Três de Novembro e foi o último feito do MARECHAL Deodoro em sua carreira política, pois, dias depois renunciaria ao mandato de Presidente.

A PRIMEIRA REVOLTA da ARMADA.

Ver artigo principal: - Revolta da Armada.

A 1ª Revolta da Armada ocorreu no dia 23 de novembro de 1891, quando o ALMIRANTE Baiano Custódio de Melo, foi acionado pelo MARECHAL Alagoano Floriano Peixoto, que, a bordo do Encouraçado Riachuelo, na Baía da Guanabara, ameaçou bombardear o Rio de Janeiro caso o MARECHAL Deodoro não renunciasse.

O MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca, então, cedeu às pressões e renunciou ao cargo de Presidente da República, entregando o poder ao Vice-Presidente, o MARECHAL Alagoano Floriano Peixoto.

O RESTABELECIMENTO do CONGRESSO.

Ao assumir, em 23 de novembro de 1891, o MARECHAL Floriano Peixoto anulou o Decreto de Dissolução do CONGRESSO e suspendeu o ESTADO de SÍTIO.

Entre novembro de 1891 e março de 1892, Floriano Peixoto afastou os “PRESIDENTES” dos ESTADOS, que haviam apoiado o Golpe do MARECHAL Deodoro, substituindo-os por aliados.

DEPOIS da PRESIDÊNCIA.

“Foto: - Monumento-Túmulo ao Generalíssimo Deodoro da Fonseca, na Praça Paris, Rio de Janeiro.

O MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca faleceu no Rio de Janeiro, em agosto de 1892.

Pediu para ser enterrado em trajes civis, no que não foi atendido. Seu enterro teve toda a pompa e honras MILITARES.

O MARECHAL que Proclamou a REPÚBLICA no BRASIL, fato histórico este que é, atualmente, FERIADO NACIONAL, era acometido de fortes Crises de Dispnéia, popularmente conhecida como "Dificuldade de Respiração" ou "Falta de Ar", o que impedia o Primeiro Presidente do BRASIL de dormir.

Foi enterrado num jazigo familiar no Cemitério do Caju, mas teve seus restos mortais exumados e transferidos para um Monumento na Praça Paris, no Rio de Janeiro, em 1937.

REPRESENTAÇÕES na CULTURA.

“Foto: - O Primeiro Presidente do BRASIL, o MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca numa nota de 20 mil réis de 1925”.

O MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca já foi retratado como personagem no Cinema e na Televisão, tendo sido interpretado pelo ATOR Paulista Castro Gonzaga nas minisséries Abolição (1988) e REPÚBLICA (1989).

Também teve sua efígie impressa nas notas de 20 cruzeiros de 1950, nas de 50 cruzeiros de 1970 e nas de 500 cruzeiros de 1981, e cunhada no verso das moedas de 25 centavos em circulação atualmente no Brasil.

MEMORIAIS sobre DEODORO da FONSECA.

Na Praça da REPÚBLICA, no Rio de Janeiro há o memorial denominado Casa Histórica de Deodoro, um sobrado onde o MARECHAL Alagoano morou.

A instituição é aberta ao público com uma exposição permanente sobre Deodoro da Fonseca.

Na sua terra natal, hoje município de MARECHAL DEODORO (no Estado de Alagoas), na casa onde nasceu, existe o Museu MARECHAL Deodoro da Fonseca.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis duas Notas, 45 Referências e 12 Bibliografias sobre o MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca.

VER TAMBÉM.

Ministros do Governo Deodoro da Fonseca.

Panteão da Pátria.

Linha do Tempo do Governo Deodoro da Fonseca.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1827.

Mortos em 1892.

Naturais de MARECHAL Deodoro (Alagoas).

CATÓLICOS do BRASIL.

Presidentes do BRASIL.

MARECHAIS do BRASIL.

MILITARES de Alagoas.

REPÚBLICA da Espada.

MAÇONS do BRASIL.

HERÓIS NACIONAIS do BRASIL.

Governadores do Rio Grande do Sul (Império).

Sepultados no Cemitério do Caju.

POSITIVISTAS do BRASIL.

Políticos do BRASIL que renunciaram.

Esta página foi editada pela última vez às 12h53min de 29 de setembro de 2019.

UMA VERSÃO RESUMIDA.

O Primeiro Governo da nascente REPÚBLICA BRASILEIRA foi comandado provisoriamente pelo MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca, que havia liderado o Levante Militar que derrubou a MONARQUIA e Proclamou a REPÚBLICA.

Por ter sido controlado por MEMBROS do EXÉRCITO, o período compreendido entre a PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA, em 1889, e a ELEIÇÃO de Prudente de Morais, em 1894, ficou conhecido como a REPÚBLICA da ESPADA.

O GOVERNO PROVISÓRIO do Marechal Deodoro da Fonseca deveria ainda garantir a realização de uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE e criar novas Instituições REPUBLICANAS em substituição às que existiam durante o IMPÉRIO.

Tinha o apoio dos CAFEICULTORES Paulistas, dos LEITEIROS de Minas Gerais e dos CHURRASQUEIROS do Rio Grande do Sul, principalmente, além do EXÉRCITO.

Observação do escriba: - Entendam-se (Latifundiários Paulistas, Latifundiários Mineiros e Latifundiários Gaúchos, - alguns deles Bacharéis ou tendo os filhos como Bacharéis, e, com o apoio da maioria da ELITE dos BACHARÉIS -, além do Exército (MILITARES de Alta Patente em pequeno número), e ainda com o apoio da esquisita MAÇONARIA.

Essa última Instituição (o Exército) estava dividida entre duas alas principais: - Uma ligada ao MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca, cujos membros não tinham uma forte Convicção REPUBLICANA (eram simpatizantes da MONARQUIA), e, os ligados ao General Alagoano Floriano Peixoto, formada por POSITIVISTAS que viam uma Clara Função para o EXÉRCITO: - A de garantir a Existência da REPÚBLICA e fomentar o desenvolvimento do país, principalmente com a INDUSTRIALIZAÇÃO, através de um Governo Centralizado.

Apesar das diferenças, os grupos se mantinham unidos em prol do Projeto REPUBLICANO.

O que não acontecia com a MARINHA, pois era fortemente influenciada por OFICIAIS MONARQUISTAS.

Politicamente, o MARECHAL Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca extinguiu inicialmente as Instituições do IMPÉRIO:

1ª- A CONSTITUIÇÃO de 1824.

2ª - O CONSELHO de ESTADO, ou seja, o GABINETE MINISTERIAL.

3ª – O SENADO do IMPÉRIO.

4ª – A CÂMARA dos DEPUTADOS do IMPÉRIO.

5ª – As ASSEMBLÉIAS PROVINCIAIS (ou seja, as Assembléias Estaduais).

6ª - As CÂMARAS MUNICIPAIS.

7ª – Baniu a FAMÍLIA IMPERIAL do BRASIL.

8ª - Promoveu a Separação entre o ESTADO e a IGREJA.

9ª - Realizou ainda a “Grande Naturalização”, concedendo Cidadania Brasileira a todos os Estrangeiros que residiam no País naquele momento.

Quanto à Política Econômica, o Marechal Deodoro da Fonseca nomeou como MINISTRO da FAZENDA o ADVOGADO Baiano Rui Barbosa (1849-1923), que defendia ideias próximas às dos POSITIVISTAS.

A principal medida do ADVOGADO Baiano Rui Barbosa foi tentar estimular a Industrialização no Brasil, configurando o primeiro Esforço Estatal no estímulo a esse setor econômico.

O objetivo era angariar recursos para o Financiamento da Industrialização e da Agricultura, munindo o mercado de MOEDA para atender as necessidades surgidas com o fim do ESCRAVISMO e a adoção do TRABALHO ASSALARIADO.

Para realizar essa proposta, o governo decidiu pela concessão do direito a alguns BANCOS PRIVADOS em Emitir o PAPEL-MOEDA.

Criou ainda LEIS para facilitar a formação de Sociedades Anônimas, empresas cujas ações eram negociadas na BOLSA de VALORES, e também Taxas Alfandegárias Protecionistas, que visavam a impedir a entrada de Mercadorias Estrangeiras, estimulando a Produção das Indústrias.

O ADVOGADO Baiano Rui Barbosa, MINISTRO da FAZENDA no Governo Provisório, foi um dos responsáveis pelo ENCILHAMENTO*.

O resultado foi catastrófico. A INFLAÇÃO no Brasil passou de 1,1% em 1889 para 89,9% em 1891, já que a Emissão de MOEDA não foi acompanhada do fortalecimento de seu LASTRO, uma quantidade em OURO que sustentasse essa emissão, de acordo com as Diretrizes Econômicas Financeiras do CAPITALISMO naquele momento.

A Especulação na BOLSA de VALORES também cresceu, gerando posteriormente uma série de Falências.

Essa crise econômica ficou conhecida como *ENCILHAMENTO, devido ao fato da palavra se referir ao Local em que os Cavalos de Corrida se preparam antes dos Páreos, no momento em que são feitas as Apostas.

As OLIGARQUIAS pretendiam manter o FEDERALISMO, assegurando a manutenção de seus Poderes Regionais.

Para isso, pressionaram pela realização de uma ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE, medida que vinha sendo Postergada pelos MILITARES.

As ELEIÇÕES para a ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE ocorreram em 07 de setembro de 1890, iniciando os debates em novembro de 1890.

O resultado foi a Promulgação da CONSTITUIÇÃO em 24 de fevereiro de 1891 e a ELEIÇÃO INDIRETA do Marechal Alagoano Manuel Deodoro da Fonseca para Presidente da REPÚBLICA e do Marechal Alagoano Floriano Peixoto como seu Vice-Presidente da REPÚBLICA, dando início ao Primeiro GOVERNO CONSTITUCIONAL da REPÚBLICA.

Por Tales Pinto.

Embora a Constituição de 1891, elaborada pelos PARLAMENTARES ELEITOS pelo ELEITORADO BRASILEIRO, determinasse que o Presidente da REPÚBLICA fosse ELEITO DIRETAMENTE pelo POVO, as suas Disposições Transitórias previam que, para o Primeiro Período Presidencial, o Presidente fosse ELEITO pelo CONGRESSO CONSTITUINTE, logo depois de Promulgada a CONSTITUIÇÃO.

Tal dispositivo já fora previsto no artigo 62 do chamado "Regulamento Alvim", o Decreto de 23 de junho de 1890, que dispunha: - "Aos cidadãos eleitos para o Primeiro Congresso, entendem-se conferidos poderes especiais para exprimir a vontade nacional acerca da Constituição publicada pelo Decreto nº 510, de 22 de junho do corrente, bem como para ELEGER o Primeiro Presidente e o Vice-Presidente da REPÚBLICA".

Desde que a REPÚBLICA foi Proclamada e o MARECHAL Alagoano Deodoro da Fonseca assumiu o Governo Provisório, a relação do Presidente com as OLIGARQUIAS foi tensa.

Isto porque com a Ascensão das OLIGARQUIAS ao PODER nos ESTADOS, o Presidente precisou decidir a que lado daria seu apoio.

Assim, conquistou inimizades que, no momento da ELEIÇÃO, demonstraram seu descontentamento ELEGENDO para o cargo de VICE-PRESIDENTE o Candidato da Oposição, o MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto.

Em seu curto período de governo, nove meses, o MARECHAL Alagoano Deodoro destituiu todos os Presidentes de Oposição e nomeou para seus lugares políticos nos quais confiava.

Entretanto, as Bancadas Estaduais do CONGRESSO não mudaram de posição e continuaram contra o Presidente.

Enfrentando uma CRISE ECONÔMICA, o CONGRESSO tentou aprovar a "LEI de RESPONSABILIDADES”, que diminuía os Poderes do Presidente.

Em resposta, o MARECHAL Alagoano Deodoro Decretou a Dissolução do CONGRESSO, Prisão dos Líderes Oposicionistas, Censura à Imprensa e o País entrou em ESTADO de SÍTIO.

Durante 20 dias o BRASIL foi Governado somente pelo PODER EXECUTIVO.

Insatisfeitos com a situação, a oposição e uma parte da ARMADA BRASILEIRA, se revoltaram.

Ao pedido do MARECHAL Alagoano Floriano Peixoto ao ALMIRANTE Baiano Custódio de Mello, que estava a bordo do ENCOURAÇADO RIACHUELO na BAÍA de GUANABARA, o ALMIRANTE ameaçou Bombardear o RIO de JANEIRO, na época Capital da NAÇÃO, caso o MARECHAL Alagoano Deodoro não renunciasse.

Cedendo às pressões, o Presidente renunciou ao cargo, que foi assumido pelo MARECHAL Alagoano Floriano Vieira Peixoto.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, quinta-feira, 03 de outubro de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – “Chatô” o Rei do Brasil – Autor: - Fernando Morais. (5) – Livro – Minha Razão de Viver – Autor: - Samuel Wainer. (6) – Livro – O que é isso, companheiro? – Autor: - Fernando Gabeira. (7) – Almanaque Abril – Editora Abril – 2ª Edição – 1977 - Página 77. (8) – SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STF). (9) - Outras Fontes.