Ideologia eu quero uma pra viver
“Meu partido é um coração partido e as ilusões estão todas perdidas, os meus sonhos foram todos vendidos, tão barato que eu nem acredito... Ideologia eu quero uma pra viver” - Cazuza.
Ideologia é a ciência que atribui às origens das idéias, as percepções sensoriais do mundo externo, proposta pelo filosofo francês Destutt Tracy. Ela nunca em tão pouco tempo esteve tão em ascensão em nosso território. Quem diria que num lapso de tempo um conjunto de idéias legitima um poder econômico e é sentida na carne das pessoas?
Ao contrario desta, insurge num caldeirão em ebulição de intrigas; insensatez, palavras obscenas, controle de costumes, violências absurdas, interesses diversos e obscuros. O que não se viu nas campanhas políticas, hoje predomina em todo o pais, nas famílias, igrejas, escolas, botequins e por que não dizer movimenta-se o mundo. Este conjunto sistêmico de idéias, muitas das quais contraditórias; pois vai no sentido contrario do consenso geral amplamente discutido , pior sufragado na coerência e na aplicação da pratica. Renegar o consenso geral é um retrocesso. Como atraso é voltar a praticar e exigir que todos cumpram a cartilha das idéias (ideologias) antiqüíssimas e retrogradas. Ideologia se eu a tenho, de que maneira eu as pratico; filtrando aquilo que esta de acordo com o que eu acredito e cumpro ao pé da letra. Dai fazer com que todos acreditem e passem a executar e caminhar da maneira que quero e exijo é despotismo que já foi banido há muito tempo em nossa seara política. Estamos vivendo tempos intranqüilos por conta de ideologias. Mergulhamos no pântano da ignorância. Quem é meu adversário é meu inimigo! Quem é contra mim é petista comunista. Somos uma sociedade dividida e antagônica. Somos uma sociedade pobre com tendência a miserabilidade intelectual, existencial. Perdemos o senso e o bom senso. Entre nós há algo intrigante que polariza empobrece, faz crescer a maledicência, a discórdia e a total falta de debate, diálogo, resiliencia. Até onde vai esta ruptura, ou ainda aonde vai dar se continuarmos neste caminho? É de se pensar, refletir, refletir, refletir...