Bolsonarismo ameaça imagem internacional e soberania do Brasil

Neste momento, Bolsonaro coloca nossa soberania sob ameaça ao se mostrar não só incapaz, mas conivente com as agressões ao meio ambiente*1.

A Floresta Amazônica é um patrimônio mundial e extremamente importante para qualquer discussão sob o futuro da nossa espécie diante de mudanças climáticas e suas consequências para a vida na Terra.*2

Para enriquecer centenas de bandidos que vivem de se enriquecer aniquilando a floresta e tomando posse de terras indígenas, Bolsonaro afrouxou controles e estimulou crimes ambientais ao desmoralizar órgãos fiscalizadores e de vigilância, além de emparelhar de idiotas ministérios e secretarias.

Trata-se de um crime político contra o meio ambiente, que poderá nos custar sanções internacionais e mesmo acordos econômicos. Isto para não falar na desmoralização diplomática que este energúmeno provoca a cada palavra proferida.*3

Com o intuito de agredir o bom senso, a inteligência e o consenso democrático, onde seu ódio, burrice e radicalismo não tinham obviamente voz, este indivíduo arrasta pelos esgotos a imagem do Brasil.*4

Bolsonaro representa os fracassados politica e academicamente. Culparam a hegemonia de esquerda por seu ostracismo, quando era a própria limitação intelectual que lhe erguiam barreiras intransponíveis ao pensamento acadêmico e ao debate público das grandes questões.

Estes perdedores como políticos e pseudo intelectuais estavam a parte de um sistema, que entrou em crise quando a esquerda se viu abandonada pelo centro e sem confiança do mercado: as pedaladas, kits gays, doutrinação nas escolas, ideologia de gênero e outras fake news eram o teatrinho, que enganou muitos indigentes intelectuais, para esconder o verdadeiro jogo.

Os otarios e uma multidão de analfabetos políticos elegeram o elemento certo para o momento em que o capital deseja menos empecilhos ao seu crescimento: direitos sociais, seguridade, políticas públicas e salariais para o trabalhador; restrições ambientais e de saúde pública que prejudicam lucros as custas de proteger a qualidade de vida dos demais.

O país com uma das maiores concentrações de renda do mundo esta convencido pela Rede Globo e redes de milícias digitais que o problema do Brasil é excesso de direitos trabalhistas e políticas públicas de redistribuição e investimento estratégico (estatais).

Esta massa de manobra, que chamamos de bolsonaristas, foram junto com seu discurso envenenado de ódio e ignorância o instrumento destes interesses econômicos imediatistas e ameaçadores ao próprio sistema.*5

Será preciso, como feito na Alemanha logo após o nazismo, desbolsonarizar a população, apontando sua responsabilidade em relação a crise em que estao enfiando o Brasil, a radicalização e polarização que promoveram, ao ataque às normas básicas de convívio representadas pelos direitos humanos. *6

Olavo de Carvalho e sua turma deverão ser lembrados pelo estrago que fizeram, mas não só isto: deveremos pensar em como coibir o veículo principal da guerra ideológica deles: fake news, teorias da conspiração e relativização da ciência moderna e pesquisa acadêmica.

Será preciso não errar como feito na ocasião da anistia: que dure mais dez ou vinte anos, os responsáveis serão expostos e seu discurso venenoso devidamente esquadrinhado e repelido como antidemocrático e anti humanitário.

Isto por que Jair Bolsonaro não faz mais que dar corpo a tendências e formas de vida autoritárias ainda persistentes, cujas as raízes remontam a escravidão negra e indígena e a colonização de exploração.

Destas raízes brotam o ditador que prefere o cheiro do cavalo ao do povo, o entusiasta de torturadores e execuções públicas, o cidadão de bem incomodado com pobre e negro em aeroportos e universidades.

Destas raízes brotam a conivência de um país com violência policial e a pobreza nas favelas. Com a educação de baixa qualidade aos mais carentes. Com o sucateamento de serviços públicos e da seguridade aos mais necessitados. Com a violência como forma principal de resolver os conflitos, principalmente quando envolvem mulher, negro, pobre, LGBTs.

*1https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/06/03/15-pontos-para-entender-os-rumos-da-desastrosa-politica-ambiental-no-governo-bolsonaro.ghtml

*2 https://g1.globo.com/natureza/noticia/por-que-a-amazonia-e-vital-para-o-mundo.ghtml

*3 https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/08/22/macron-diz-que-amazonia-esta-queimando-e-cobra-acao-urgente-do-g7.htm

*4https://noticias.r7.com/brasil/declaracoes-de-bolsonaro-ganham-repercussao-internacional-22082019

*5 https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/08/agronegocio-sente-pressao-internacional-e-ja-procura-se-afastar-de-bolsonaro/

*6 https://aosfatos.org/todas-as-declara%C3%A7%C3%B5es-de-bolsonaro/

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 22/08/2019
Reeditado em 22/08/2019
Código do texto: T6726805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.