A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (8ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... (8ª parte).

UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (Considerações Finais) + (Outras Considerações Curiosas) – (1ª parte).

Do ponto de vista “CRONOLÓGICO” o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Dorneles Vagas (1882-1954) atuou como POLÍTICO antes do MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976).

Do ponto de vista “PUBLICITÁRIO” o ADVOGADO Gaúcho ficou mais conhecido como Getúlio Vargas. Também do ponto de vista “PUBLICITÁRIO” o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek ficou mais conhecido como JK.

Ainda podemos acrescentar que, o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, “POLITICAMENTE”, foi um poderoso “padrinho político” do MÉDICO Mineiro JK.

Do ponto de vista “PROFISSIONAL”, de um lado um ADVOGADO muito esperto, e, do outro lado um MÉDICO esperto. Curiosamente, os dois tinham também alguma formação “MILITAR”.

A história nos ensina que, no Brasil, a “PROFISSÃO” de MÉDICO surgiu antes da profissão de ADVOGADO. A “história” também nos ensina que a profissão mais antiga da humanidade é a de “PROSTITUTA”. Do ponto de vista Bíblico e Científico, discordo completamente dessa imbecilidade. Por isto, quando estou com muita raiva, prefiro usar a expressão fio do puto ou filho do puto. Menos machismo OK?

A primeira FACULDADE de MEDICINA no Brasil foi instituída no dia 18 de fevereiro de 1808, em Salvador (BA), logo após a chegada do PRÍNCIPE-REGENTE Português João VI (1767-1826) ao País. O PRÍNCIPE-REGENTE Português João VI, chegou ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, na Baía de Todos os Santos (BA).

A segunda FACULDADE de MEDICINA no Brasil foi criada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no dia 05 de novembro de 1808, portanto, aproximadamente nove meses após a criação da primeira. O PRÍNCIPE-REGENTE Português João VI (1767-1826) chegou à Baía da Guanabara (RJ) no dia 07 de março de 1808.

A terceira FACULDADE de Medicina no Brasil foi fundada em 1902, em São Paulo (SP), durante o “governo” do ADVOGADO Paulista Rodrigues Alves.

A quarta FACULDADE de MEDICINA no Brasil foi fundada em 05 de março de 1911, em Belo Horizonte (MG), durante o “governo” do MILITAR, o Marechal Gaúcho Hermes da Fonseca.

A primeira FACULDADE de DIREITO no Brasil foi instituída no dia 11 de agosto de 1827, em Olinda (PE) no “governo” do IMPERADOR Português Pedro I (1798-1834).

A segunda FACULDADE de DIREITO foi criada também no dia 11 de agosto de 1827, em São Paulo (SP), no Largo de São Francisco. Por conseguinte, no mesmo dia da criação da primeira. Acho que diferença de horas. Não tenho certeza.

A terceira FACULDADE de DIREITO instituída no Brasil aconteceu no dia 15 de abril de 1891, em Salvador (BA), agora no “governo” do IMPERADOR Fluminense Dom Pedro II (1825-1891).

A quarta FACULDADE de DIREITO criada no Brasil, aconteceu em 1891, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por conseguinte, também no “governo” do IMPERADOR Fluminense Dom Pedro II. Deve ter sido dias após a inauguração da terceira. Também não tenho certeza.

Nas duas primeiras FACULDADES de MEDICINA, (a da Bahia e a do Rio de Janeiro – instituídas em 1808), a maioria dos professores de MEDICINA eram Portugueses.

Como a fonte principal da atual pesquisa é apenas a Wikipédia, as terceiras e quartas colocações ficam em dúvida. Mas, não parece estar distante da realidade.

O que é importante é que, os Estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, saíram na frente em termos de MEDICINA e de DIREITO. Dois Estados do Nordeste e dois Estados do Sudeste.

A ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA (ANM) foi fundada no dia 30 de junho de 1829, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Já o INSTITUTO dos ADVOGADOS BRASILEIROS (IAB) para uns, ou INSTITUTO dos ADVOGADOS do BRASIL (IAB), para outros, foi inaugurado em 1843. Mais uma vez, em termos de entidades de classe, nessa “corrida Profissional” os MÉDICOS saem na dianteira dos ADVOGADOS. Isto, durante o Brasil Imperial. Mas... Vejamos o que aconteceu logo adiante.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de IMPRENSA (ABI) foi fundada em 1908.

Na maioria dos casos, os MÉDICOS dedicam-se a ler artigos relacionados à sua profissão, não tendo propensão para a literatura, para o jornalismo e nem para a escritura. Já a maioria dos ADVOGADOS, além de se dedicarem aos artigos pertinentes à sua profissão, são bem mais dedicados à literatura, ao jornalismo e à escritura, talvez porque tenham de usar as TRIBUNAS para defenderem os seus clientes. Geralmente os ADVOGADOS se tornam muito bons “ORADORES”. Ou não?

Pessoalmente, acredito que, a fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de IMPRENSA (ABI), tenha sido uma idéia dos ADVOGADOS. Também não tenho certeza.

Para fortalecer o “caldo” a favor dos ADVOGADOS, no dia 18 de novembro de 1930, o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas cria a ORDEM dos ADVOGADOS do BRASIL (OAB), através do Decreto Presidencial nº 19.408. Com força de Lei.

Embora a ACADEMIA NACIONAL de MEDICINA (ANM) tenha sido fundada em 1829, parece-me que o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek não andava muito por lá. Também não tenho certeza. Mas, desconfio de que eu esteja certo.

A ACADEMIA BRASILEIRA de LETRAS (ABL) foi fundada no Rio de Janeiro (RJ), no dia 20 de julho de 1897. O MÉDICO Mineiro JK, após deixar a presidência da REPÚBLICA, e, após ter os seus direitos políticos cassados por DEZ anos, em 1965, não perdeu a compostura e, a seguir, tentou ser integrante da ABL, mas, também foi barrado pelos MILITARES. Consta na literatura política, segundo me parece.

Lembrando que o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas e o ADVOGADO Paraibano Assis Chateaubriand fazem parte da ABL. Os dois, embora “imortais”, com o TEMPO, mostraram que não eram “imorríveis”.

Acho que inspirado no que fizera o ADVOGADO Getúlio Vargas, ao criar a OAB em 1930, o MÉDICO JK, talvez para agradar e/ou proteger à classe a que ele pertencia, cria o CONSELHO FEDERAL de MEDICINA (CFM), no dia 30 de setembro de 1957, através da Lei nº 3.268/57, e, no dia 19 de maio de 1958, regulamenta a Lei já em vigor, através do Decreto nº 44.045/58. Ou seja, tudo feito durante o seu mandato como Presidente da REPÚBLICA.

Apesar de todas as mirabolantes “instituições” criadas, ao longo dos séculos XIX e XX, na atualidade, no Brasil, as duas áreas que se encontram mais deploráveis, são exatamente a SEGURANÇA PÚBLICA e a SAÚDE PÚBLICA, nesta ordem, segundo a minha visão. O ENSINO PÚBLICO fica em terceiro lugar. ENSINO é diferente de EDUCAÇÃO. A EDUCAÇÃO começa em casa com os Pais, portanto no ambiente Familiar.

O PROFESSOR é para ENSINAR e não para EDUCAR. Na minha vida nunca desrespeitei um PROFESSOR. E, nunca vi um colega meu desrespeitar um PROFESSOR no Ginásio, no Científico ou na Faculdade. Acho que o mesmo deve ter acontecido com a maioria dos outros Estudantes da minha geração.

Fico às vezes a me perguntar quem foram os responsáveis pelo suicídio do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954, quando ele exercia o cargo de Presidente da REPÚBLICA, cargo este que ele conseguiu através de ELEIÇÕES DIRETAS, por conseguinte com a Força da VONTADE POPULAR.

Entre os culpados, dois irresponsáveis ADVOGADOS, jornalistas e empresários da época, entre tantos outros ADVOGADOS e jornalistas que trabalhavam para eles, a peso de ouro. O ADVOGADO Pernambucano Assis Chateaubriand e o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda, a quem o JORNALISTA Russo Samuel Wainer chamava de “O CORVO”.

A revista “O CRUZEIRO”, dezenas de Jornais e de Emissoras de Rádio, além da TV TUPI, que diuturnamente bombardeavam o Governo de Vargas, inclusive com ataques mentirosos de ordem familiar e até pessoal. Coisa de perigosos pistoleiros intelectuais de baixo nível intelectual. Coisa de vagabundos.

O intrigante é que o mesmo não aconteceu com o MÉDICO Mineiro JK. De alguma maneira, o MÉDICO JK deu um “cala a boca” nos dois ADVOGADOS vigaristas.

Por outro lado, o JORNALISTA Samuel Wainer, deu apoio ao MÉDICO JK (PSD), tendo em vista que o Vice-Presidente de JK era um afilhado político de Getúlio Vargas (PTB), no caso o ADVOGADO GAÚCHO João Goulart (PTB), mais conhecido como Jango, nascido na mesma cidade de Getúlio, no caso São Borja (RS).

Surge no cenário brasileiro da época, outro personagem importante, o EMPRESÁRIO Russo Adolfo Bloch (também gráfico e editor), que em 1952 lançou a revista semanal “A MANCHETE”, de alcance nacional, que passou a ser um defensor intransigente do MÉDICO JK, apoiando todas as suas iniciativas, quer fossem certas ou não. Tornaram-se grandes amigos, e, posteriormente, o EMPRESÁRIO Russo Adolfo Bloch lançou a TV MANCHETE que fez relativo sucesso.

Acrescente-se também que os COMUNISTAS permaneceram calados, devido ao acordo prévio que fora realizado com JK, em 1955. Por outro lado os SINDICALISTAS, ligados ao PTB do ADVOGADO Gaúcho João Goulart, também ficaram mudos, pois eles sabiam que o fundador do PTB em 1945, tinha sido o também ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, considerado por muitos como “O PAI dos POBRES”.

Além do mais, os trabalhadores e os SINDICALISTAS, sabiam que Getúlio tinha criado a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, ou Consolidação das Leis do Trabalho -, que dava uma boa proteção aos trabalhadores de uma maneira geral. Muitos SINDICATOS e muitos SINDICALISTAS, na época, começaram a se aproveitar dos verdadeiros trabalhadores. Ou seja, os repugnantes PELEGOS.

Acrescente-se ainda, o apoio férreo do “Soldado Absoluto”, o MILITAR Mineiro, e seu MINISTRO da GUERRA o Marechal Henrique Teixeira Lott, cuja hierarquia e disciplina foram mantidas exemplarmente, exceto alguns casos isolados.

Desta forma, a maior parte da imprensa CHANTAGISTA ficou praticamente cega, surda e muda, em relação ao MÉDICO Mineiro JK. Ficou mais fácil governar, sem muito barulho e sem muita fofoca, inclusive política.

Na história do Brasil REPUBLICANO, o MÉDICO Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi o único a chegar à Presidência da REPÚBLICA através de ELEIÇÕES DIRETAS. Da mesma forma, não tenho conhecimento de que, algum outro MÉDICO tenha chegado à Presidência da REPÚBLICA através de ELEIÇÃO INDIRETA. Ou tem?

No entanto, pelo menos três outros MÉDICOS brasileiros, foram candidatos ao cargo de 1º MANDATÁRIO da NAÇÃO BRASILEIRA. O caso de um dos MÉDICOS chega a ser hilariante. Vamos ver rapidamente, pois tenho pressa em terminar a presente série de artigos.

O MÉDICO ADEMAR de BARROS tentou ser PRESIDENTE do BRASIL...

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ademar Pereira de Barros {Piracicaba - (SP), 22 de abril de 1901 — Paris, 12 de março de 1969 – 67 anos} foi um MÉDICO, aviador e empresário e influente político brasileiro entre as décadas de 1930 e 1960.

Pertencente a uma família de tradicionais cafeicultores de São Manuel (SP), no interior do Estado de São Paulo, foi Interventor Federal (1938–1941), Governador de São Paulo (1947–1951), Prefeito da Cidade de São Paulo (1957–1961), e novamente Governador de São Paulo (1963–1966). Seus seguidores, até hoje existentes, são chamados de "ademaristas".

Concorreu à Presidência da REPÚBLICA do Brasil em 1955 e em 1960, conquistando, nas duas eleições, o TERCEIRO lugar.

Os bairros paulistanos Cidade Ademar e Jardim Ademar de Barros. A Rua Governador Adhemar Pereira de Barros (da cidade de Itapetininga - SP). A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, no bairro do Campo Limpo. O Hospital das Clínicas da Faculdade de MEDICINA da Universidade de São Paulo. O Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente. O Estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba. A Rodovia Adhemar de Barros são nomeados em sua homenagem.

Observação do escriba: - Não sei se o nome correto é Getúlio DORNELLES Vargas ou se é Getúlio DORNELES Vargas. Também não sei se o nome correto é ADHEMAR Pereira de Barros ou se é ADEMAR Pereira de Barros. Isto é trabalho para um revisor. Ou eu vou deixar um revisor desempregado? O que vocês acham?

FORMAÇÃO ACADÊMICA e a REVOLUÇÃO de 1932.

“Foto: - À esquerda Ademar de Barros na Revolução de 1932”.

Formou-se em MEDICINA em 1923 pela Faculdade Nacional de MEDICINA, (atualmente pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Fez especialização no Instituto Oswaldo Cruz. Estudou lá nos Estados Unidos e fez Residência Médica em várias cidades europeias, onde se tornou aviador, retornando ao Brasil em 1926. Poliglota, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros era fluente em alemão, francês, inglês e espanhol.

Em 06 de abril de 1927 casou-se com a DONA de CASA Paulista Leonor Mendes de Barros, com quem teve quatro filhos: - A EMPRESÁRIA Paulista Maria Helena Pereira de Barros Saad, o QUÍMICO Paulista Ademar de Barros Filho {também empresário e político} (o Ademarzinho), a Paulista Maria Pereira de Barros (a Mariazinha) e o Paulista Antônio Pereira de Barros (já falecido).

O MÉDICO Ademar de Barros clinicou até 1932, quando se engajou nas fileiras da Revolução Constitucionalista de 1932, como o fizeram também grande parte dos jovens paulistas de sua época.

Com a derrota do movimento constitucionalista, exilou-se no Paraguai, onde se alistou como MÉDICO na Guerra do Chaco, e na Argentina.

Nos seus governos sempre procurou beneficiar os ex-combatentes de 1932 com pensões e homenagens, tendo, em 1947, iniciado a construção do MONUMENTO do SOLDADO CONSTITUCIONALISTA, em São Paulo.

Sobre o movimento de 1932, o MÉDICO Ademar discursou, em Santos, em 1934:

“São Paulo levantou-se em armas em 09 de julho de 1932 para livrar o Brasil de um governo que se apossaria de sua direção por efeito de uma revolução… e se perpetuava indefinidamente no poder, esmagando os direitos de um povo livre... e que trazia o sempre glorioso São Paulo debaixo das botas e do chicote do senhor!”

O ADVOGADO Paulista Guilherme Figueiredo (também escritor, autor e dramaturgo) filho do então MILITAR Fluminense Coronel Euclides Figueiredo (também político), que atuou no Comando do EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA (chegou a General), afirmou em uma entrevista, em 1977, que o MÉDICO Paulista Ademar de Barros já era próximo do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas e do ADVOGADO Mato-grossense Felinto Muller (também militar e político) desde aquela época e também atuava como agente do governo federal, servindo como INFORMANTE. Há quem diga que era MILITANTE FASCISTA.

Ele cita como prova, a carta do MILITAR, o Coronel Benjamin Ribeiro da Costa para o MILITAR Gaúcho Coronel Palimércio de Rezende, datada de dezembro de 1932, quando este estava no exílio na Argentina junto aos demais líderes do levante, incluindo o MILITAR Fluminense Coronel Euclides Figueiredo.

O conteúdo da carta era a respeito de informações coletadas pelo ADVOGADO Fluminense Ribeiro da Costa (também juiz, e depois membro do STF) para a elaboração de um plano para novo levante contra o Regime Vargas.

O MÉDICO Paulista Ademar de Barros, na qualidade de mensageiro único, teria sido o responsável pela entrega de uma cópia dessa correspondência a Polícia de Vargas.

Esse fato foi descoberto somente anos depois pelo MÉDICO Fluminense Hélio Silva (também jornalista e historiador), autor de “1932: a guerra paulista”, que estava a pesquisar para o seu livro, e, descobriu a referida carta nos arquivos de Getúlio Vargas.

VIDA PÚBLICA.

PRIMEIROS PASSOS.

“Foto: - Aniversário dos 50 anos da Proclamação da REPÚBLICA. Ademar aparece atrás do ombro direito de Getúlio Vargas”.

Foi lançado na política partidária por um tio, que fora Senador Estadual na República Velha, o Paulista José Augusto Pereira de Resende, chefe político do Partido Republicano Paulista (PRP) da região de Botucatu.

Em 1934 elegeu-se Deputado Estadual Constituinte pelo PRP, fazendo forte oposição ao Governador, o ENGENHEIRO Paulista Armando de Sales Oliveira (também político), denunciando principalmente desmandos na administração do Instituto Butantã na gestão daquele Governador.

A Nova Constituição de São Paulo foi promulgada em 09 de julho de 1935.

Como Deputado Estadual defendeu a cultura do café, apoiou a candidatura, do ADVOGADO Paraibano José Américo de Almeida (também escritor, romancista, ensaísta, poeta, cronista, folclorista e político) que disputava contra o ENGENHEIRO Paulista Armando de Sales Oliveira, a Presidência da REPÚBLICA, nas eleições que deveriam ocorrer em janeiro de 1938.

Defendeu presos políticos, entre eles o ADVOGADO Paulista Caio Prado Júnior (também escritor, historiador, geógrafo, político e militante comunista) e fez oposição ao Governo Federal do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas.

Foi Deputado Estadual até 10 de novembro de 1937, quando Getúlio deu o golpe do Estado Novo e Fechou Todas as Casas Legislativas do Brasil.

INTERVENTOR FEDERAL (1938–1941).

Durante o Estado Novo foi nomeado Interventor Federal no Estado de São Paulo pelo então Presidente Getúlio Vargas, recomendado pelo ADVOGADO Mineiro Benedito Valadares e pelo ADVOGADO Felinto Müller (também militar).

Governou São Paulo, como Interventor, de 27 de abril de 1938 a 04 de junho de 1941.

O ADVOGADO Getúlio Vargas, em 1950, narrou assim, para a Revista do Globo, a escolha do MÉDICO Ademar de Barros:

“A escolha de Ademar de Barros para a Interventoria em São Paulo foi uma prova de meu esforço de dar ao Brasil novos líderes. Ademar fora me apresentado não me recordo por quem (Benedito Valadares) e passara a visitar-me frequentemente no palácio, trazendo notícias de São Paulo. Ora vinha com uma novidade sobre a política ora com detalhes sobre o progresso da indústria no estado bandeirante. Com o tempo as visitas se tornaram mais repetidas de sorte que eu ficava a par de tudo o que acontecia em São Paulo… (Em São Lourenço), convidei-o apenas para Interventor e tracei-lhe as diretrizes que deveria tomar. Não o conhecia muito bem e, era necessário, portanto, fazer-lhe algumas observações. (O repórter pergunta se Ademar foi indicado por alguém): "Não, mas eu suspeito que ele era protegido de Felinto (Müller)!”

“Foto: - A POLÍTICA Italiana Edda Ciano Mussolini, filha do líder fascista, o MILITAR Italiano Benito Mussolini (também jornalista e político), é recebida por Ademar de Barros durante a sua visita a São Paulo, em 1939”.

Inaugurou, neste seu primeiro governo, as visitas frequentes às pequenas cidades do interior do estado, antes ignoradas pelos governadores.

Foram 58 cidades do interior visitadas por Ademar somente nos dois primeiros anos da Interventoria, inclusive visitando, em 1939, no extremo oeste do estado, em Andradina, o Rei do Gado, o PECUARISTA Paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade (também empresário e fazendeiro).

Cabia a Ademar, como Interventor, nomear todos os Prefeitos do Estado, através do "Departamento das Municipalidades" que prestava assessoria às Prefeituras.

Ademar preferiu nomear jovens técnicos para as Prefeituras, demitindo todos os Prefeitos do Estado, logo que assumiu o governo, renovando, assim, o quadro político de São Paulo e preterindo os políticos do antigo PRP.

Observação do escriba: - Continuo em dúvida se o nome correto eram INTENDENTES ou PREFEITOS.

Iniciou, em 1939, a construção do Edifício Altino Arantes - (Altino Arantes (1876-1965), foi um ADVOGADO Paulista e também político) -, sede do Banco do Estado de São Paulo, que foi inaugurado por Adhemar em 1949, no seu segundo governo.

Iniciou a construção do atual edifício-sede da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Criou e organizou em 05 de dezembro de 1938, pelo decreto estadual 9.789, a Casa de Detenção de São Paulo, extinguindo a Cadeia Pública e o Presídio Político da Capital.

Este decreto previa a separação de réus primários dos presos reincidentes e a separação dos presos pela natureza do delito.

Iniciou em 1940 a construção das atuais dependências da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Foram iniciadas, em 1939, as obras da RODOVIA Anchieta, a primeira RODOVIA brasileira com túneis.

Iniciou as obras da RODOVIA Anhanguera em 1940. Ambas as RODOVIAS seriam duplicadas no seu primeiro mandato como governador (1947–1951).

Ampliou o Aeroporto de Congonhas. Iniciou a retificação do Rio Tietê. Iniciou a construção do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros.

Construiu no complexo do Hospital do Mandaqui, um hospital para portadores do pênfigo foliáceo, (fogo selvagem), doença que não recebia, na época, nenhuma assistência.

Para dar impulso às grandes RODOVIAS, reformou o Departamento de ESTRADAS de RODAGEM (DER), e criou, nele, um setor especializado nos grandes empreendimentos RODOVIÁRIOS, pelo decreto estadual número 10.235, de 30 de maio de 1939, a "Comissão Especial para Construção de ESTRADAS de RODAGEM de Alta Classe".

No mesmo ano, instituiu ainda a Diretoria de Esportes do Estado de São Paulo, por meio do decreto número 10.409, de 04 de agosto, nomeando como seu primeiro diretor o então MILITAR Fluminense Capitão Sylvio de Magalhães Padilha (também esportista), Atleta Olímpico Brasileiro que houvera sido o quinto colocado nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

As escolas estaduais, mesmo as rurais, recebiam, no tempo da Interventoria, material escolar para as crianças.

Iniciou a eletrificação da Estrada de FERRO Sorocabana e terminou a Estação Júlio Prestes daquela FERROVIA. Iniciou o prolongamento da Estrada de FERRO Araraquara de Mirassol a Santa Fé do Sul, o que foi decisivo para o povoamento daquela região, a Alta Araraquarense, na década de 1940. O plano de Ademar era estender a Araraquarense até Cuiabá.

Observação do escriba: - Aqui o MÉDICO Paulista Ademar de Barros, agiu corretamente, olhando um pouco para as FERROVIAS.

Construiu o Estádio do Pacaembu, em parceria com o então Prefeito de São Paulo o ENGENHEIRO Paulista Francisco Prestes Maia (também arquiteto e político), para ser utilizado na Copa do Mundo de 1942, a qual acabou não acontecendo devido à Segunda Guerra Mundial.

Também, em parceria com o ENGENHEIRO Paulista Francisco Prestes Maia, realizou o Plano de AVENIDAS de São Paulo, inaugurando, em 1938, com a presença de Getúlio Vargas, o túnel da AVENIDA 9 de Julho, iniciado e praticamente concluído pelo predecessor do ENGENHEIRO Francisco Prestes Maia, o prefeito e ENGENHEIRO Paulista Fábio da Silva Prado (também político).

Construiu e entregou o primeiro AUTÓDROMO brasileiro, INTERLAGOS. Organizou o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo.

Em 1940, confiscou o jornal O Estado de S. Paulo, pertencente à Família MESQUITA e ao seu desafeto político o ENGENHEIRO Armando de Salles Oliveira. O jornal só seria devolvido aos seus proprietários em 1945.

Foi acusado de CORRUPÇÃO, e, exonerado do cargo de INTERVENTOR FEDERAL pelo Presidente da REPÚBLICA, o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, em 1941, mas conseguiu provar sua inocência no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em 1946, no processo 001/1946.

Observações do escriba:

1ª - Podem chamar Getúlio Vargas de todos os “ismos” que quiserem. Mas, do ponto de vista financeiro, sempre foi um homem honesto.

2ª - Falam os demagogos: - “O homem público tem de ser honesto”. Hoje o que não falta são POLÍTICOS LADRÕES. A começar por BRASÍLIA, hoje chamada de “ILHA da FANTASIA”.

3ª – A doença da CORRUPÇÃO é altamente CONTAGIOSA. Nos Estados e Municípios a coisa não é tão diferente.

4ª – Com a chegada dos PETRALHAS ao poder, a doença além de CONTAGIOSA tornou-se LETAL. A PETRALHADA não tem cura. É morte certa.

1945-1951: - O PSP e o PRIMEIRO MANDATO como GOVERNADOR.

“Foto: - Viagem de Ademar Pereira de Barros pelo interior do estado, em 1947”.

Em 1945 foi permitida novamente a existência de Partidos Políticos, os quais haviam sido extintos em 1937.

Ademar se filiou à UDN e apoiou o MILITAR Fluminense Brigadeiro Eduardo Gomes (também político) para Presidente da REPÚBLICA nas eleições de 02 de dezembro de 1945.

Ademar, porém, logo se afastou da UDN, e, em 1946, fundou o Partido REPUBLICANO Progressista (PRP), que pouco depois se fundiu com o Partido Popular SINDICALISTA (PPS) que era liderado pelo ADVOGADO Paulista Miguel Reale (também jurista) e o POLÍTICO José Adriano Marrey Júnior e o Partido AGRÁRIO Nacional (PAN) liderado pelo ADVOGADO Paulista Mário Rolim Teles (também fazendeiro), formando o Partido Social PROGRESSISTA (PSP), que se tornou o maior Partido Político de São Paulo do período de 1947 a 1965, e o único partido político com diretórios em todos os municípios do Estado de São Paulo.

Com o retorno do ENGENHEIRO Armando Sales de Oliveira, do exílio, em 1945, Ademar tentou se reconciliar com ele, porém não conseguiu por recusa da família de Armando Sales.

Foi eleito Governador em 19 de janeiro de 1947, derrotando o EMPRESÁRIO Paulista Hugo Borghi (também aviador e político, e, criador do “Cordão dos Marmiteiros”), o ADVOGADO Paulista Mário Tavares (também jornalista e político) e o MÉDICO Paulista Antônio de Almeida Prado.

Governou São Paulo de 14 de março de 1947 até 31 de janeiro de 1951.

A Coligação PSP-PCB do MÉDICO Ademar obteve 393 mil votos. O EMPRESÁRIO Hugo Borghi, do PTN, recebeu 340 mil votos, o ADVOGADO Mário Tavares, da coligação PSD-PR, obteve 289 mil votos e o MÉDICO Antônio de Almeida Prado, da UDN, recebeu 93 mil votos.

A coligação do PSP com o PCB causou protestos entre os membros da Igreja Católica Paulista.

Observações do escriba:

1ª - A informação acima não deve estar muito correta (questão de datas). O PCB participou das eleições de 1945. Não tenho certeza se o PCB, em 1947, já estava na ilegalidade ou não.

2ª - Os COMUNISTAS (PCB), sempre combateram a Igreja Católica. E, a Igreja Católica sempre combateu os COMUNISTAS. Briga boba. “Quem quiser ser DEÍSTA, ORE e TRABALHE. Quem quiser ser ATEÍSTA, CHORE e não ATRAPALHE”.

3ª – Atualmente, até a Igreja Católica parece estar completamente confusa ou aparentemente completamente dividida. Até o PAPA Argentino parece confuso. Meu querido PAPA Reze por todos nós! Mas, o Estado é Laico!

Neste período tiveram continuidade importantes obras iniciadas em sua época de Interventor, como a construção da SEGUNDA PISTA da RODOVIA Anhanguera e a SEGUNDA PISTA da RODOVIA Anchieta, ambas pavimentadas e que se tornaram as duas primeiras RODOVIAS brasileiras de PISTA DUPLA.

Observação do escriba: - Hajam AUTOMÓVEIS, hajam PNEUS, hajam COMBUSTÍVEIS, hajam VELOCIDADES, hajam ACIDENTES, hajam MORTES e hajam DEFICIENTES FÍSICOS. E eu, doido para andar de TREM e/ou de NAVIO. Até agora nada! Quanta burrice... Ou quantos interesses obscuros...

As RODOVIAS Anhanguera e Anchieta foram as primeiras RODOVIAS brasileiras com DUAS FAIXAS de ROLAMENTO de cada lado.

O MÉDICO Adhemar seguiu uma tradição de Antigos Governantes Paulistas, como o ADVOGADO Fluminense Washington Luís, que dizia que "GOVERNAR é ABRIR ESTRADAS”.

A pavimentação de ESTRADAS, com ASFALTO e CONCRETO, uma inovação na época, feita por Ademar de Barros, era malvista e criticada por muitos políticos, que a consideravam um processo muito caro.

Muitos políticos da época entendiam que os recursos públicos, estariam mais bem empregados, se fossem usados na construção de novas ESTRADAS de TERRA e na manutenção e conservação das ESTRADAS de TERRA já existentes.

Observação do escriba: - Nem tanto ao MAR e nem tanto à TERRA.

Seu lema era "São Paulo Não Pode Parar", que tempos depois seria reiterado pelo ENGENHEIRO Paulista Paulo Maluf (também empresário e político).

Este lema tornou-se ideal da maioria dos políticos de São Paulo, a tal ponto que, em 1973, o então Prefeito de São Paulo, e ex-secretário de obras do MÉDICO Paulista Ademar de Barros, o ENGENHEIRO Paulista José Carlos de Figueiredo Ferraz (também político), foi exonerado pelo BANQUEIRO Paulista, o Governador Laudo Natel (também empresário e político), por ter dito que “SÃO PAULO TINHA que PARAR de CRESCER”.

Neste seu segundo governo estadual, o Prefeito da Capital Paulista era de livre nomeação do Governador do Estado, o que fez com que o MÉDICO Paulista Ademar de Barros controlasse também a Prefeitura de São Paulo.

Em 1947, o MÉDICO Ademar de Barros nomeou para a Prefeitura de São Paulo, o ADVOGADO Paulista Paulo Lauro (também político), que foi o primeiro NEGRO a ocupar o cargo de Prefeito da Capital Paulista.

Criou o Plano Hidrelétrico de São Paulo, base da atual infraestrutura energética de São Paulo. Este plano foi convertido em lei, em 1955.

Criou o Ceasa, Centrais de Abastecimento de São Paulo, para distribuição de alimentos no atacado, administrado atualmente pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

Foi criada, depois de uma violenta greve nos transportes na capital, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), empresa estatal de linhas de ônibus urbanos, em 1947.

Foi inaugurado o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 1948. Foi instalada em 1949, na capital paulista, a primeira linha de trólebus do Brasil.

Foi inaugurada, em 1951, a RODOVIA Presidente Dutra, na época chamada de BR-2, RODOVIA DUPLICADA apenas em um pequeno trecho de São Paulo até Guarulhos, obra iniciada pelo MÉDICO Paulista Ademar de Barros em 1947.

Além disso, foi durante sua gestão que foi construída uma passagem de nível no Vale do Anhangabaú, sob a AVENIDA São João, que ganhou o apelido popular de "Buraco do Ademar".

Investindo muito em Sanatórios, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros torna Campos do Jordão um centro nacional de tratamento da tuberculose.

A primeira-dama a DONA de CASA Paulista Leonor Mendes de Barros cria, em 1947, em Campos do Jordão, o Hospital "Bandeira Paulista contra a Tuberculose". Os sanatórios eram importantes naquela época porque não havia ainda a Vacina BCG contra a tuberculose.

Observações do escriba:

1ª - A informação sobre a Vacina BCG está incorreta. BCG significa Bacilo ou Bacillus Calmette Guérin. A Vacina BCG foi desenvolvida por Camille GUÉRIN e Albert CALMETTE em Paris, e começou a ser produzida a partir de 1921.

2ª - Que Dona Leonor Barros não soubesse do assunto vá lá. Mas, para o MÉDICO Paulista Ademar de Barros, que além de MÉDICO dominava bem o idioma FRANCÊS, a falha chega a ser grotesca.

3ª - Ele agiu, como agem muitos POLÍTICOS hoje em dia, com total desprezo pela SAÚDE PÚBLICA. “PREVENIR é MELHOR do que REMEDIAR”. Mas, prevenir não dá VOTOS, e, a prevenção também não dá LUCROS. Então...

Ao assumir o governo, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros encontrou deficientes mentais misturados aos presos nas cadeias de São Paulo, e os transferiu para HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS. Somente no início de 1947, foram transferidos 947 doentes.

Criou a FEBEM, Fundação para o Bem-Estar do Menor, a Campanha do Agasalho e o "Natal das Crianças Pobres".

Agia, também, diretamente no plano social, como quando recebeu, no Palácio do Governo, segundo depoimento da DONA de CASA Paulista Irene Silveira, de Penápolis, ela e seu marido, que eram pais de uma menina que sofria de HIDROCEFALIA e ordenou, pessoalmente, exames e tratamentos nos hospitais públicos.

Também enviava junto com a primeira-dama paulista, Dona Leonor Mendes de Barros, cartas, agasalhos e presentes para os pacientes dos sanatórios que construiu.

Em 1947, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros terminou o balneário de Águas Terapêuticas de Ibirá, cujas obras, iniciadas por particulares, estavam paralisadas.

Foram desapropriados imóveis e executados projetos para a construção da cidade universitária da USP. Criada a Fau da USP.

Através da Lei Estadual número 161, de 24 de setembro de 1948, leva a USP para o interior de São Paulo, criando, entre outras, a Faculdade de MEDICINA de Ribeirão Preto, e a Escola de Engenharia de São Carlos, (por intermédio do PECUARISTA Paulista, o Deputado Federal Miguel Petrilli, cuja base eleitoral era São Carlos), que deu origem ao Polo Tecnológico de São Carlos.

Oficializou o Palácio do Horto Florestal de São Paulo como Residência de Verão do Governador do Estado.

Criou, em 1948, o salário-família para o funcionalismo público estadual. Iniciou a construção do Aeroporto de Viracopos que foi terminado no seu segundo mandato como Governador.

Criou, em 10 de janeiro de 1948, a Polícia RODOVIÁRIA do Estado de São Paulo, pelo Decreto Estadual nº 17.868, composta inicialmente por 60 ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A Polícia RODOVIÁRIA de São Paulo foi popularizada, na década de 1960, através do programa Vigilante RODOVIÁRIO da TV Tupi.

Criou, em 14 de dezembro de 1949, pelo Decreto Estadual número 19.008-A, a primeira Polícia Ambiental da América do Sul.

Criou, em 16 de agosto de 1950, pelo Boletim Geral nº 182, a Delegacia da Polícia Militar, atual Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Acusado de CORRUPÇÃO na Estrada de FERRO Sorocabana e em obras viárias, por deputados estaduais, entre eles o ADVOGADO e MILITANTE COMUNISTA Paulista Caio Prado Júnior, do PCB, fez sua defesa, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o seu Secretário de Viação e Obras Públicas, Caio Dias Baptista (1909-1969), em 19 de janeiro de 1948, o qual qualificou de caluniosas as acusações.

Observação do escriba: - Segundo o meu entendimento, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros pode ter sido corrompido pelos poderosos “donos” da INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, para que ele sabotasse a construção da FERROVIA Sorocabana. É a versão mais plausível... E, ao que parece ainda hoje vigente!

Em 1950, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros não se candidatou à Presidência. E deu seu apoio, como Governador, ao ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, o que foi decisivo para a ELEIÇÃO DIRETA de Getúlio à Presidência da República em 03 de outubro daquele ano (1950).

O ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas teve, em São Paulo, 25% do total de seus votos. O MÉDICO Paulista Ademar de Barros esperava que, em contrapartida, Getúlio o apoiasse nas eleições Presidenciais de 1955.

Observação do escriba: - Algum tempo após a acirrada disputa eleitoral de 1950, o ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, praticamente já tinha escolhido seus dois “principais afilhados políticos” como o seu sucessor para a Presidência e a Vice-Presidência em 1955: - O MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek e o seu conterrâneo, o ADVOGADO Gaúcho João Goulart.

Outro motivo de o MÉDICO Paulista Ademar de Barros não se candidatar à presidência, em 1950, era que teria que deixar o governo de São Paulo com seu vice-governador e adversário político o MÉDICO Paulista Luís Gonzaga Novelli Júnior, genro do então Presidente da REPÚBLICA, o MILITAR Mato-grossense Marechal Eurico Gaspar Dutra.

O MÉDICO Paulista Ademar de Barros conseguiu eleger como seu sucessor, em 1950, o ENGENHEIRO Paulista Lucas Nogueira Garcez, que governou São Paulo de 1951 a 1955.

Durante seu governo, o ENGENHEIRO Paulista Lucas Nogueira Garcez rompeu politicamente com o MÉDICO Paulista Ademar de Barros, não o apoiando na sua tentativa de voltar ao governo de São Paulo, nas eleições de 1954, as quais foram vencidas pelo ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros. (fim da 1ª parte - aguarde o próximo “capítulo”).

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, domingo, 18 de agosto de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – Chatô – O Rei do Brasil – Autor: - Fernando Morais - 1994. (5) – Almanaque Abril – Editora Abril – 1977. (6) – Livro – “Minha Razão de Viver – Autor: - Samuel Wainer. (7) - Outras Fontes.