Poder, democracia e direitos humanos.

Poder, democracia e direitos humanos.

O tema proposto é excitante e intrigante, estando alinhado com um estado de coisas complexas no mundo em que vivemos. Não é possível negar que o século XX foi um século de grandes mudanças e embates, sendo que podemos considerar um dos séculos mais marcantes na história geral. Este século marca o fim de um período e o início de outro. Neste século a ideia de democracia e estado de direito foi testada e colocada em xeque de diversas maneiras, sendo que no final de tudo chegamos a conclusão que fora do estado democrático de direito teremos inevitavelmente a barbárie. Embora tenhamos aprendido esta importante lição teimamos muitas vezes em fazer exatamente o contrário, acenando para atitudes autoritárias, despóticas e intolerantes. Patrocinando muitas vezes visões política atrasadas que tendem a nos levar para um caos político iminente.

Vivemos em um período em que os direitos fundamentais são atacados constantemente, em nome do lucro e do comércio. É a era das fake News e dos discursos meramente ideológicos que são na maioria das vezes violentos, contra as minorias, a favor do individualismo exacerbado e dilacerante, negando o que há de mais humano em cada um de nós, muitas vezes em nome do lucro e dos interesses corporativistas que dominam o cenário político. Os direitos humanos são tratados cada vez mais como "artigo de perfumaria", como supérfluo, que a bem da verdade, nem deveria existir.

É cada vez mais necessário e urgente reverter a situação degradante em que nos encontramos politicamente. É preciso que abramos espaço para uma democracia efetiva que tenha a capacidade de atender os verdadeiros interesses da população e as verdadeiras demandas políticas da sociedade civil. É preciso repudiar com todas as forças qualquer tentativa de governo autocrata e que desprezes os pilares do estado democrático de direito moderno, e que queira romper com as leis que foram elaboradas de modo livre e democrático pelos cidadão de um país. É preciso defender os direitos humanos como algo fundamental e inegociável, caso contrários tendemos para um estado de absoluto caos político e social. A reflexão é sempre útil e saudável. As informações precisam ser apreciadas, discutidas e debatidas por cidadão conscientes e autônomos. Só assim construiremos uma sociedade justa e democrática.

Autor: Fabiano Joaquim da Costa. Texto escrito dia 14/08/2019

jcosta
Enviado por jcosta em 14/08/2019
Código do texto: T6720250
Classificação de conteúdo: seguro