O fingimento vai mudando e a verdade aparecendo

A. Nós passamos a vida inteira ouvindo nas escolas e universidades que o "Europeu explorou o Brasil no passado" e que há um "Imperialismo Americano no presente". Súbito, é-nos dito que temos que recorrer a estes mesmos Europeus e Americanos para salvar a Amazônia de um desmatamento desmedido levado a cabo por um "facínora" eleito no governo brasileiro. E aí eu não sei se vocês entendem... Quando é para criar um ressentimento contra caucasianos, arrumar um bode expiatório eterno para nossa pobreza (quando a verdadeira causa dela é a corrupção), e pregar o fechamento do nosso mercado diante de uma "ameaça imperialista", aí os Europeus e os Americanos são os demônios. Mas quando é para boicotar um presidente que quer assumir a responsabilidade sobre nosso ambiente e nossas riquezas, que quer peitar a intervenção interesseira de ONGs internacionais e devolver o Brasil para os brasileiros, aí os Europeus e Americanos são os anjos que vão nos salvar de nós mesmos. A narrativa muda, a gosto do freguês... Resta saber quem é o freguês que paga por todo este fingimento. (RM)

B. Nióbio = Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais… praticamente tudo o que é eletrônico fica melhor com um pouco de nióbio. Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio. O LHC, maior acelerador de partículas do planeta, e o D-Wave, primeiro computador quântico, também. Todo mundo quer o mineral Nióbio, poucos tem, pois quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. Nós temos o equivalente a 842 milhões de toneladas de Nióbio, que valem inacreditáveis US$ 22 trilhões: o dobro do PIB da China, ou duas vezes todo o petróleo do pré-sal. Por isso, há quem diga - Presidente JB - que o Nióbio pode ser a salvação do Brasil, a chave para o País se desenvolver e virar uma potência global. Entendeu pq existem tantas ONGs na Amazônia? (HSV)

C. Marcelo Freixo convoca para manifestação “em defesa da educação”.

O ponto de encontro é na beira da piscina do Copacabana Palace?

(diária: 7 mil reais). O deputado é do Rio, e a praia (gratuita) fica logo ali em frente. Apesar disso, sou o primeiro a reconhecer que cada um pode gastar seu dinheiro com o que quiser.* Só nos poupe do discurso hipócrita, senhor Freixo. Desde já, agradecemos.

* a não ser com relação aos 10 agentes que fazem a segurança do deputado - esses somos nós que pagamos. (MRM)

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 13/08/2019
Reeditado em 13/08/2019
Código do texto: T6719397
Classificação de conteúdo: seguro