Esquerda voltará ao poder no Brasil, nos mostra a Argentina

A derrota no Macri nas prévias eleitorais argentinas nos mostrou o futuro da política ultraliberal de Bolsonaro.

Não trouxe novos empregos, as medidas de auteridade, embora agradem o mercado, não surtiram o efeito sobre as condições de vida do trabalhador argentino ou sobre a economia como um todo:

"Hoje, a menos de cinco meses para as eleições gerais, a inflação acumulada durante o mandato de Mauricio Macri supera os 260% e o peso desvalorizou 360% em relação ao dólar. A construção, o comércio e a indústria, que representam quase a metade do emprego argentino, sofreram uma queda de atividade próxima a 40% durante os já onze meses de recessão".*1

Os indicadores da nossa economia apontam para uma recessão técnica.

"Como o nível de atividade já havia recuado 0,2% nos três primeiros meses deste ano, contra o último trimestre do ano passado, a economia brasileira pode ter entrado em uma "recessão técnica" – que se caracteriza por dois trimestres seguidos de tombo do PIB"*2.

Evidentemente, esta cedo demais para avaliar os impactos das medidas de Paulo Guedes. Mas devemos ponderar, foram dois anos de austeridade do governo Temer. Guedes não herdou a crise do governo PT, recebeu de Temer os fundamentos de austeridade e sem o desgaste que o ex-vice sofreu.

Temos um presidente que pratica o constante exercício de desmoralização do cargo que ocupa: sua estupidez acirra a polarização politica e provoca repúdio da grande mídia.

"Não se esqueçam da Argentina, o que aconteceu nas eleições de ontem. A turma da Cristina Kirchner, que é a mesma de Dilma Rousseff, [Nicolás] Maduro, [Hugo] Chávez e Fidel Castro, deu sinal de vida aqui. Povo gaúcho, se essa 'esquerdalha' voltar na Argentina nós poderemos ter, sim, no Rio Grande do Sul um novo estado de Roraima e não queremos isso", discursou Bolsonaro hoje em Pelotas (RS)"*3

É óbvio que por isto Bolsonaro receberá das ruas uma reação ainda maior que Macri, caso não consiga retomar o crescimento.

A única forma de esquerda brasileira não pegar carona nestes ventos argentinos é se o PT insistir com Lula ou Haddad como candidatos a presidência.

*1https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/31/economia/1559311610_608484.html

*2https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/12/previa-do-pib-do-banco-central-recua-013percent-no-2o-trimestre-e-indica-inicio-de-recessao-tecnica.ghtml

*3https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/08/12/bolsonaro-rs-pode-virar-nova-roraima-se-esquerda-for-eleita-na-argentina.htm

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 12/08/2019
Reeditado em 12/08/2019
Código do texto: T6718754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.