Desopilando... Por Que Não Bater Panelas?

Estava o Pedrão pacientemente exercendo a sua função celeste, que era conferir uma-a-uma todas as senhas daquelas duas intermináveis filas dos candidatos ao reino dos céus, quando um dos seus ajudantes; um anjo, demonstrando estar já meio estressado, chegou até ele e falou:

-Chefe, 'PELAMORDOMESTRE'; preciso da sua ajuda porque já não estou sabendo mais como lidar com dois sujeitinhos muito chatos que estão quase 'saindo no tapa' lá no meio da minha fila... E o pedrão, olhando para o anjo perguntou:

-E qual é a sua fila? É a do par, ou a do ímpar? E o anjo respondeu:

-É a do impar e a confusão está sendo causada pelos dois que tem as senhas com final 13 e 17... E o Pedrão falou:

-Eita que com discussão entre esses finais de senha a coisa costuma fica feia; traga os dois até aqui prá gente resolver logo isso.

E quando o anjo chegou como os dois briguentos, o Pedrão já estava com as fichas deles na mão. E ele disse:

-Já sei que vocês vieram lá do Brasil e que viviam discutindo política o tempo todo, cada um querendo convencer o outro de que a razão estava do seu lado... Mas será que nem aqui vocês conseguem parar com essa briguinha idiota? O que interessa agora a vocês, saber quem l dos dois é que está certo? Então um deles diz:

-Pois é, mestre. Nós sempre fomos muito amigos, até mesmo morremos juntos no mesmo acidente de carro, mas realmente nós sempre discutimos muito sobre a política no nosso País; eu defendendo a direita e ele a esquerda... Só que até agora, mesmo depois de mortos, ainda não sabemos quem de nós está certo. Será que o senhor, que sabe de tudo, pode nos esclarecer definitivamente qual dos dois lados está com a razão? E o Pedrão respondeu:

-Pois bem, primeiramente fiquem vocês sabendo que eu não sou O Mestre, portando não sou Aquele que sabe de tudo, mas como já apareceram por aqui diversos militantes de lá de onde vocês vieram, trazendo as mesmas dúvidas, eu consultei o Mestre a esse respeito e ele me disse que a razão está do lado daqueles conhecidos como 'esquerdistas'; aqueles a quem os da direita chamam de 'petralhas'... O que tinha a senha com o final 17 resmungou:

-Mas como isso é possível?... Não é que eu esteja duvidando do nosso Mestre, mas o governo do nosso 'MITO' tem sido maravilhoso; simplesmente mitológico... No seu governo jamais se ouviu sequer um representante do povão bater panelas numa demonstração de sua insatisfação, assim como costumavam fazer aquelas 'secretárias do lar' no governo anterior... E o Pedrão, já se preparando para voltar aos seus afazeres, respondeu:

-Elementar meu caro, não só elas como também muitos daqueles então operários que embora tivessem eles os seus empregos, ainda assim gostavam de bater panelas à noite para protestar, hoje já não podem mais fazer isso; estão totalmente impossibilitados, simplesmente porque eles precisam acordar de madrugada para enfrentar aquelas quilométricas filas de desempregados...

E o Pedrão, já a caminho da sua sala de recepção, ainda completou:

-Aliás, que eu me lembre, fila de desempregados não era tão comum assim, naqueles tempos quando era aquele sujeito da senha 13 que governava o País de vocês ...

E os dois amigos, enfim retornaram em paz para o seu lugar na fila; em um reflexivo silêncio...