A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vierasm os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (6ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... (6ª parte).

UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (continuação).

A ELEIÇÃO do SUCESSOR do MÉDICO JK.

As eleições de 03 de outubro de 1960 foram vencidas pelo candidato oposicionista, o ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros, ex-governador de São Paulo apoiado pela UDN.

O ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros obteve 48% dos votos válidos, em um total de quase seis milhões de votos, a maior votação nominal obtida por um político brasileiro até então.

O MÉDICO Mineiro Juscelino apoiou o MILITAR Mineiro, o Marechal Henrique Teixeira Lott, seu Ministro da Guerra, morto em 19 de maio de 1984, e que havia garantido a posse de JK em 1955.

O MILITAR Marechal Lott era o candidato a presidente pela aliança PSD-PTB que tinha o ADVOGADO Gaúcho João Goulart candidato a reeleição como vice-presidente da república.

A disputa entre o ADVOGADO Jânio e o MILITAR Lott foi chamada de “a campanha da vassoura contra a espada”.

Observação do escriba: - Na eleição anterior (a de 1955), o ADVOGADO Gaúcho João Goulart, foi candidato à eleição de Vice Presidente numa “coligação” com o então Presidenciável, o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek. Os dois foram eleitos, e, curiosamente, o ADVOGADO Gaúcho João Goulart teve o número de Votos Válidos, superior ao do MÉDICO JK. Ou seja, um afilhado político do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas (no caso Jango), tinha sido eleito com uma votação maciça. O “espírito” de Getúlio Vargas parece que estava presente na eleição Presidencial de 1955.

O MÉDICO Paulista Ademar de Barros, novamente candidato, definiu-se como "a candidatura de protesto", e obteve o terceiro lugar. O ADVOGADO Gaúcho João Goulart foi reeleito vice-presidente da república.

Ao passar a faixa presidencial para o ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros, em 31 de janeiro de 1961, o MÉDICO Mineiro Juscelino tornou-se o primeiro Presidente Civil desde o ADVOGADO Mineiro Artur Bernardes, eleito pelo VOTO DIRETO, que iniciou e concluiu seu mandato dentro do prazo determinado pela Constituição Federal.

Após o MÉDICO JK, o primeiro Presidente Civil eleito pelo VOTO DIRETO a cumprir integralmente seu mandato foi Fernando Henrique Cardoso.

Observação do escriba: - O “Príncipe dos Sociólogos” não recebeu o meu voto em nenhuma das duas “eleições” dele.

OS ANOS DOURADOS.

Após a retomada da democracia no Brasil em 1945, o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek como Governador de Minas Gerais, e, na Presidência da República, foram referências para o Brasil entre os anos de 1951 e 1961.

A era JK ficou conhecida como “Os Anos Dourados”. Ao longo da década de 1950, a economia brasileira foi industrializada rapidamente, passando de rural a urbana.

Nessa época foram se popularizando os eletrodomésticos, que prometiam facilitar a vida do lar. Eram de todos os tipos, desde enceradeiras até aspiradores de pó, CARROS, televisores, o rádio, os toca-discos portáteis e o DISCO de VINIL.

Foram criados os objetos de plástico e fibra sintética, além de casas com mobílias com menos adornos.

Este estilo de vida foi criado nos Estados Unidos e recebeu o nome de American way of life, (estilo de vida americano) e, por conta da influência norte-americana durante e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se pelo mundo.

Enquanto tudo isso se consolidava, os meios de comunicações e de diversões se ampliavam. Eram Emissoras de Rádios que através das ondas curtas chegavam à grande parte do interior do Brasil, revistas como Seleções e O Cruzeiro, jornais, radionovelas, o teatro de revista, programas radiofônicos de musicais e os humorísticos, o radiojornal Repórter Esso e as comédias e as chanchadas da Atlântida Cinematográfica do Rio de Janeiro.

O cinema brasileiro teve sua fase dourada, nos anos 1950, com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Paulo, e a premiação do filme O Cangaceiro, no exterior, em 1953.

“Foto: - Placa homenageando JK”.

Os teatros, rádios, especialmente a Rádio Nacional, radionovelas, radiojornais, teleteatros e telejornais na televisão que já atingia a maioria das capitais brasileiras, tinham mais audiência que nunca.

Em 1958, a Música Popular Brasileira (MPB) é sucesso no exterior, especialmente a Bossa Nova, criada naquela época, e com sucessos como “Chega de Saudade” do ADVOGADO Fluminense Vinícius de Moraes (poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor, compositor, MULHERENGO – {casou nove vezes}, UISQUEIRO e TABAGISTA. Pronto! Já falei e tá falado) e do COMPOSITOR Fluminense Tom Jobim (cantor, maestro, pianista e violonista).

O salário-mínimo, em 1959, descontando a inflação, ou seja, em valores reais, é considerado o mais alto da história do Brasil.

APÓS a PRESIDÊNCIA.

Em janeiro de 1960, pouco antes de deixar a presidência, o MÉDICO JK deixou uma mensagem de agradecimento ao PROFESSOR José Antero de Carvalho, na qual resume sua visão sobre seu governo e seu futuro político. A carta tinha o seguinte teor:

“Sinto-me satisfeito em poder proclamar que, na Presidência da REPÚBLICA, não faltei a um só dos compromissos que assumi como candidato. Mercê de Deus, em muitos setores realizei além do que prometi, fazendo o Brasil avançar, pelo menos, cinqüenta anos de progresso em cinco anos de governo. Pude ainda, através da operação Pan-Americana, despertar as esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo comum de combater o subdesenvolvimento. E todo este esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso país apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação política, que me permite encerrar o mandato, num clima de paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais. Sejam quais forem os rumos de minha vida pública, levarei comigo, ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos.”

Observação do escriba: - Não descobri até agora aonde nasceu o PROFESSOR José Antero de Carvalho.

O MÉDICO Juscelino foi eleito Senador pelo Estado de Goiás em 1962. Desejava concorrer novamente à Presidência da REPÚBLICA, nas eleições marcadas para 03 de outubro de 1965.

Sua pré-campanha eleitoral foi chamada de "JK-65: - A vez da agricultura". A candidatura do MÉDICO JK foi lançada pelo PSD, em 20 de março de 1964.

Os outros pré-candidatos eram o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda, o ENGENHEIRO Gaúcho Leonel Brizola e o ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros.

Estas candidaturas foram abortadas pelo golpe militar de 1964, iniciado em 31 de março de 1964.

Em 15 de abril de 1964, o Congresso Nacional elegeu o MILITAR Cearense Marechal Castelo Branco Presidente da REPÚBLICA e o antigo amigo de Juscelino, do tempo do seminário em Diamantina, o ADVOGADO Mineiro José Maria Alkmin, como Vice-Presidente da REPÚBLICA.

O MÉDICO Mineiro Juscelino, na condição de Senador por Goiás, votou no MILITAR Cearense, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e no ADVOGADO Mineiro José Maria Alkimin. Seu voto foi um dos mais ovacionados e aplaudidos da sessão.

Observações do escriba:

1ª - Portanto, um MILITAR, o Marechal Castelo Branco, e um CIVIL, o ADVOGADO José Maria Alkimin, foram eleitos INDIRETAMENTE pelo Congresso Nacional, para a Presidência da REPÚBLICA e para a Vice Presidência da REPÚBLICA, respectivamente.

2ª – A eleição INDIRETA, inclusive contou com o VOTO de um Ex-Presidente da REPÚBLICA, que fora eleito diretamente, e que era Senador da REPÚBLICA por Goiás, também eleito diretamente. Por conseguinte, na ocasião, o MARECHAL e o ADVOGADO contaram também com o VOTO do MÉDICO Juscelino Kubitschek de Oliveira, o famoso JK.

3ª - O VOTO do MÉDICO Juscelino Kubitschek foi mais um, entre tantos outros VOTOS de PARLAMENTARES de todos os Estados, e de todos os Partidos Políticos que estavam na legalidade. O PCB, na ilegalidade, não tinha representante no Congresso |Nacional, portanto, nenhum COMUNISTA votou da dupla MILITAR-CIVIL.

Acusado de CORRUPÇÃO e de ser apoiado pelos COMUNISTAS, teve os direitos políticos cassados, em 08 de junho de 1964, perdendo o mandato de Senador por Goiás.

A partir de então passou a percorrer cidades dos Estados Unidos e da Europa, em um EXÍLIO VOLUNTÁRIO.

Voltou ao Brasil, logo depois das eleições de 03 de outubro de 1965, nas quais dois aliados (um deles parente de Juscelino) do MÉDICO Mineiro JK e adversários do governo do MILITAR Marechal Castelo Branco, o ADVOGADO Mineiro Francisco Negrão de Lima e o ENGENHEIRO CIVIL Mineiro Israel Pinheiro da Silva, venceram as eleições para Governador na Guanabara e em Minas Gerais, respectivamente.

Observações do escriba:

1ª - Mesmo com o “Golpe de 64”, mesmo com a “Revolução de 64”, ocorreram ELEIÇÕES DIRETAS em 03 de outubro de 1965, em muitas Unidades da Federação. Parece-me algo paradoxal... A “DITADURA MILITAR” era uma “DITADURA BRANDA”.

2ª – A ELEIÇÃO DIRETA de dois CIVIS para os Estados da Guanabara e de Minas Gerais, estava desmoralizando “eleitoralmente” o MILITAR, o Marechal Castelo Branco e todos os integrantes das FORÇAS ARMADAS. Era como se um “engravatado de colarinho branco” e CIVIL desse um soco na cara de um GENERAL FARDADO.

3ª – O “sangue esquentou”. MILITARES GRADUADOS e de todas as demais patentes ficaram enfurecidos. Daí surgiu o Ato Institucional número 2, o AI-2, através do qual foi extinto o PLURIPARTIDARISMO. Muita gente mandando demasiadamente não dá certo mesmo... Então surgiu o BIPARTIDARISMO, ou em outras palavras, a ARENA e o MDB. A ARENA deveria apoiar o Governo MILITAR! O MDB que fizesse oposição... A ARENA dizia SIM! O MDB poderia até dizer NÃO. Porém os políticos do MDB, na maioria dos casos, diziam: - SIM! Senhor! Os MILITARES, auxiliados por uma equipe de CIVIS tinham planos de desenvolvimento diferentes dos governos anteriores.

4ª – Então, que fique bem claro que o CONGRESSO NACIONAL não foi fechado. Foi o próprio CONGRESSO NACIONAL que “ELEGEU” o MILITAR, Marechal e Cearense, Humberto de Alencar Castelo Branco, o 26º Presidente da REPÚBLICA, na, agora chamada 5ª REPÚBLICA, conforme a opinião da maioria dos historiadores.

5ª - Banqueiros, Industriais, Proprietários Rurais, Comerciantes, a Classe Média, a Igreja Católica, Políticos Honestos (a maioria civis), Políticos Desonestos (a maioria civis), a Imprensa (os Diários Associados do ADVOGADO Paraibano Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (jornalista, empresário, político e chantagista), o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda (empresário, político e jornalista) o EMPRESÁRIO Fluminense Roberto Marinho (jornalista e depois bilionário {através do jornal O Globo} e, um número limitado de MILITARES, foram os que planejaram e organizaram o que aconteceu em 1964.

6ª – No entanto, na época, em termos de imprensa, quem mais participou da “conspiração de 1964” foi o então imperioso “Diários Associados”, tendo à frente, o ADVOGADO Paraibano Assis Chateaubriand (o proprietário da revista O CRUZEIRO, de um “império” de jornais diários e de dezenas de emissoras de rádio). A TV Tupi, inaugurada por ele em 1950, também atuou na conspiração. Todavia, Chateaubriand estava gravemente adoentado devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofrera anos antes, e que o deixaria tetraplégico e sem poder falar durante o resto da vida.

7ª - Em segundo lugar foi o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda (falastrão e político manhoso que ajudou a “INDUZIR” o suicídio de Getúlio Vargas em 24 de agosto de 1954). Era repórter da TV Tupi, e, depois proprietário do jornal Tribuna da Imprensa. Enfim, era também empresário e político.

8ª – Em terceiro lugar estava o EMPRESÁRIO Fluminense Roberto Marinho atuando conspiratoriamente através do jornal O Globo. Após o movimento de 1964, ele conseguiu inaugurar no dia 26 de abril de 1965 (aproximadamente um ano após o golpe de 64) a TV Globo. Durante o regime MILITAR a fortuna de Roberto Marinho aumentou consideravelmente, chegando a figurar na lista dos homens mais ricos do mundo, segundo várias publicações internacionais. Existe um documentário britânico chamado “Beyond Citizen Kane” (Muito além do Cidadão Kane), que está disponível na INTERNET. Eu ainda não assisti. Mas, vou fazê-lo assim que tiver tempo.

9ª – Em quarto lugar o ADVOGADO Paulista Júlio de Mesquita Filho (também empresário e jornalista), que era dono do jornal o Estado de S. Paulo.

10ª – É possível que tenha havido a participação de outros veículos de comunicação, de menor influência, na conspiração golpista para depor o ADVOGADO Gaúcho João Goulart. O certo é que o grupo os “Diários Associados” era o mais numeroso e mais poderoso antes do golpe. Com a enfermidade e o falecimento de Chateaubriand, o grupo entrou em declínio lentamente, inclusive a TV Tupi. O Grupo Globo sobre se aproveitar da situação vigente e cresceu espantosamente.

11ª – Após a chegada da televisão no Brasil, a maioria dos cinemas espalhados por todas as Unidades da Federação, lentamente, foram fechando as portas. Aqui em Aracaju (SE), por exemplo, a televisão foi inaugurada em 1970, - a TV Sergipe -, afiliada à Rede Globo de Televisão. No Brasil, a maioria das casas cinematográficas, foram compradas pelo falso bispo Edir Macedo, e transformados em Templos Neopentecostais. O entretenimento cinematográfico foi metamorfoseado em entretenimento religioso. E o que é pior, perigoso diante do fanatismo dos seus fiéis. Um alvo fácil para políticos espertalhões. Religião demais ou de menos não me incomoda. O que incomoda é duvidar da origem do dinheiro envolvido na construção dos “Centros” Neopentecostais. Aí deve ter coisa feia e suja...

12ª – Com a chegada da INTERNET e das chamadas Redes Sociais, o que aconteceu no passado com os cinemas, deverá acontecer com as Emissoras de Televisão. A decadência progressiva de todas elas. E, o principal motivo são as Falsas Notícias ou Fake News. Ninguém mais engole tanta desinformação, tanta distorção, tanta hipocrisia, tanta falsidade, tanta mentira, em quase todos os sentidos, principalmente no campo político. É melhor selecionar músicas, gravar em PENDRIVES e ouvi-las com tranquilidade. Mais gostoso ainda é aprender a tocar violão.

13ª – Apenas o jornal “Última Hora” de propriedade do JORNALISTA Russo Samuel Wainer, ficou ao lado do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, e, depois, ao lado do ADVOGADO Gaúcho João Goulart.

14ª – Três Presidentes da REPÚBLICA contribuíram indiretamente para o Movimento MILITAR de 1964, a saber:

A - O MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek (os gastos excessivos e as corrupções na Construção de BRASÍLIA; e, em conseqüência, uma inflação crescente; e, também a amizade com alguns COMUNISTAS).

B - O ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros (uma Política Externa Independente (PEI), chegando a ter um encontro com o AGENTE da KGB Russo Alexander Alexeyev, no dia 05 de maio de 1961, ao qual prometeu restabelecer as relações Brasil-URSS; e, uma homenagem ao MÉDICO Argentino Che Guevara {revolucionário e guerrilheiro marxista}, o qual recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no dia 19 de agosto de 1961; a gritaria de vários Políticos da UDN; e a sua renúncia aloprada).

C – O ADVOGADO Gaúcho João Goulart (a viagem à China {o governo norte-americano deve ter ficado uma jararaca}; as promessas de Reformas de Base; a liberdade excessiva para com os SINDICALISTAS e os CAMPONESES da época; a vista grossa para com muitos COMUNISTAS; a falta de pulso para governar; a bagunça FINANCEIRA e a quebra da hierarquia nas FORÇAS ARMADAS), etc. O barril de pólvora estava prestes a explodir. E, de fato explodiu...

15ª – Talvez não tenha sido por acaso que os três Presidentes foram cassados. O MÉDICO Mineiro JK foi cassado. O ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros foi cassado. O ADVOGADO Gaúcho João Goulart foi cassado. Por quê? Como os três já morreram ficamos sem uma resposta segura. Eu sou apenas um livre pensador. Os historiadores contem suas histórias, mas as leitoras e os leitores do Recanto das Letras, têm todo o direito de opinar. Pois não!

Porém o MÉDICO JK permaneceu pouco no Brasil, logo voltando para o EXÍLIO. Após esse SEGUNDO EXÍLIO VOLUNTÁRIO, regressou definitivamente ao Brasil em 1967.

Posteriormente, o MÉDICO JK tentou articular em 1967 a Frente Ampla de oposição ao Regime MILITAR, juntamente com o Ex-Presidente da REPÚBLICA o ADVOGADO Gaúcho João Goulart e o Ex-Governador da Guanabara, o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda, este último seu antigo adversário político.

Observações do escriba:

1ª - No livro autobiográfico “Minha Razão de Viver” do JORNALISTA Russo Samuel Wainer, ele se manifesta indignado com a “coligação” do ADVOGADO Gaúcho João Goulart com o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda. Para ele, o ADVOGADO Gaúcho João Goulart comportou-se como um “frouxo”, depois de receber tantas mentiras e tanto xingamento do falastrão Lacerda. Fazer acordo com um crápula!

2ª – O JORNALISTA Russo Samuel Wainer era muito amigo do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas – TABAGISTA de Charutos -, e, o JORNALISTA Russo Samuel Wainer, também TABAGISTA de Cigarros. Não adianta GLOBALISTAS! Fumar um Cachimbo da Paz é saboroso. Mas, aí é outra história...

3ª - De mais a mais, no único livro de autoria do JORNALISTA Russo Samuel Wainer, publicado após a sua morte, ele conta a “lambança” para a Construção de BRASÍLIA. A INDÚSTRIA da CONSTRUÇÃO CIVIL não me deixa mentir.

4ª – E foi só a Construção de BRASÍLIA? Coisa nenhuma. Nos chamados “conjuntos habitacionais”, todas ou quase todas as casas, têm uma GARAGEM para um AUTOMÓVEL. Aqui é o conluio da INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA com a INDÚSTRIA da CONSTRUÇÃO CIVIL. Ou não?

O MÉDICO JK pretendia voltar à vida política depois de passados os DEZ anos da cassação de seus direitos políticos.

Para dissuadi-lo, os MILITARES usaram os fantasmas das denúncias de corrupção, buscando desmoralizá-lo politicamente. Eles ameaçavam levar as investigações adiante, caso o MÉDICO Mineiro Juscelino tentasse voltar à cena política.

Apesar dos FORTES INDÍCIOS de CORRUPÇÃO e da pressão de alguns segmentos políticos e da opinião pública da época, o MÉDICO JK nunca chegou a responder formalmente à Justiça pelas acusações de corrupção, porém, respondeu aos Inquéritos Policiais MILITARES a que foi submetido.

Um ano antes de sua morte, seu nome ainda era proibido na televisão brasileira. Assim, a Telenovela Escalada, exibida em 1975, pela Rede Globo, em que era tratado o tema da Construção de Brasília, não pode mencionar o seu nome.

O recurso usado pelo autor o ENGENHEIRO CIVIL Paulista Lauro César Muniz (novelista, escritor e dramaturgo) foi mostrar os personagens assoviando a música "Peixe-Vivo" que identificava o MÉDICO JK.

Observação do escriba: - Se a novela passou na GLOBOLIXO, deve ser um LIXO. LIXOLÂNDIA! Como comecei a escrever o presente texto no Dia dos Pais, bom dia dos pais para os pais de bem. Com a autorização da GLOBOLIXO...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, domingo, Dia dos Pais, 11 de agosto de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – Chatô – O Rei do Brasil – 1994. (5) – Almanaque Abril –Editora Abril – 1977. (6) - Livro – Minha Razão de Viver – Autor – Samuel Wainer. (7) - Outras Fontes.