A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (4ª parte).

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... (4ª parte).

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL de 1955.

Ver artigo principal: - Eleição presidencial brasileira de 1955.

Numa fotografia da família presidencial na revista “O Cruzeiro”, edição de 04 de fevereiro de 1956.

“Foto: - Primeira Cédula Eleitoral Oficial, com candidatos a Presidente e Vice”.

Através de uma aliança política formada por SEIS PARTIDOS, o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek foi eleito Presidente da REPÚBLICA em 03 de outubro de 1955, com 35,68% dos votos válidos, a menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960.

Naquela época as eleições realizavam-se em turno único. Nesta eleição, pela primeira vez no Brasil, utilizou-se a CÉDULA ELEITORAL OFICIAL confeccionada pela Justiça Eleitoral.

Antes de 1955 os próprios Partidos Políticos confeccionavam e distribuíam as CÉDULAS ELEITORAIS.

Foi difícil o lançamento da candidatura do MÉDICO Juscelino, pois se acreditava em um veto MILITAR a ele: - O MÉDICO Mineiro JK era acusado de ser apoiado pelos COMUNISTAS.

Somente quando o então Presidente da REPÚBLICA o ADVOGADO Potiguar Café Filho divulgou a carta dos MILITARES na Voz do Brasil foi que o MÉDICO Mineiro Juscelino se lançou candidato, alegando que na carta dos MILITARES não citava o seu nome.

Em campanha presidencial na Bahia, o então Governador daquele Estado, o ADVOGADO Baiano Antônio Balbino perguntou ao MÉDICO Mineiro Juscelino qual era a verdadeira posição do "Café".

O candidato prontamente respondeu, em clara ironia, referindo-se ao ex-presidente Café Filho:

“Qual deles, Balbino? O vegetal ou o animal?”

Para dar legitimidade e prestígio à sua candidatura à presidente, o MÉDICO Mineiro JK visitou o já idoso e venerado ex-presidente da REPÚBLICA o ADVOGADO Mineiro Venceslau Brás em sua residência no sul de Minas Gerais. Pediu e conseguiu o apoio do antigo presidente à sua candidatura.

A apuração dos votos foi demorada. Em 03 de outubro de 1955, o MÉDICO Mineiro JK elegeu-se com 3.077.411 votos (35,68%), o MILITAR Cearense General Juarez Távora recebeu 2.610.462 votos (30,27%), o MÉDICO Paulista Ademar de Barros* conseguiu 2.222.725 votos (25,77%) e o JORNALISTA Paulista Plínio Salgado conquistou 714.379 votos (8,28%).

Observação do escriba: - *Até certo momento da nossa história REPUBLICANA, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros, em termos de CORRUPÇÃO só perdia para o ENGENHEIRO Paulista Paulo Maluf, (também empresário) este último, conhecido por duas patológicas frases: - 1ª - ROUBA, mas FAZ! 2ª – ESTUPRA, mas não MATA! Com o surgimento dos escândalos BILIONÁRIOS do MENSALÃO e do PETROLÃO, esses dois pilantras foram rebaixados para o “cargo” de reles LADRÕES de GALINHAS. Quem tem FOME tem PRESSA...

O MÉDICO Mineiro Juscelino obteve 400.000 votos a mais que o candidato da União Democrática Nacional (UDN) o MILITAR Cearense Juarez Távora, e 800.000 votos a mais que o terceiro colocado, o Ex-Governador de São Paulo o MÉDICO Paulista Ademar de Barros.

O MÉDICO Mineiro Juscelino foi favorecido pelo lançamento da candidatura do JORNALISTA Paulista Plínio Salgado, que tirou votos do candidato MILITAR Cearense Juarez Távora.

A UDN tentou impugnar o resultado da eleição, sob a alegação de que o MÉDICO Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta dos votos.

A posse do MÉDICO Juscelino e do vice-presidente eleito o ADVOGADO João Goulart só foi garantida com um Levante MILITAR liderado pelo MINISTRO da GUERRA, o MILITAR Mineiro Marechal Henrique Teixeira Lott que, em 11 de novembro de 1955, depôs o então presidente interino da REPÚBLICA o ADVOGADO Mineiro Carlos Luz.

Suspeitava-se que o ADVOGADO Mineiro Carlos Luz, da UDN, não daria posse ao presidente eleito, o MÉDICO Mineiro Juscelino.

Observação do escriba: - O ADVOGADO Mineiro CARLOS LUZ entra para a história de Minas Gerais e do Brasil como um dos primeiros TRAÍRAS, pois, TRAIU vergonhosamente um conterrâneo seu. Ficou no cargo de Presidente da REPÚBLICA apenas TRÊS dias.

Então, assumiu a presidência da REPÚBLICA, após o golpe de 11 de novembro de 1955, o presidente do Senado Federal, o ADVOGADO Catarinense Nereu Ramos do próprio partido do MÉDICO JK, o Partido Social Democrático (PSD).

O ADVOGADO Catarinense Nereu Ramos concluiu o mandato do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, que fora eleito para governar o Brasil de 1951 a 1955 (cinco anos).

O Brasil permaneceu em Estado de Sítio até a posse do MÉDICO JK em 31 de janeiro de 1956.

VIAGEM INTERNACIONAL.

“Foto:- O MÉDICO Juscelino Kubitschek com um fuzil, na República Dominicana, em 1956”.

Antes de tomar posse como presidente eleito, o MÉDICO JK fez uma série de visitas a outros países, com o objetivo de apresentar aos seus mandatários a política de desenvolvimento que estava planejando para o Brasil:

“O meu objetivo não é apenas afastar-me da cena política nacional, de forma a permitir que as paixões serenassem, mas, sobretudo, estabelecer contatos diretos com os Chefes de Governo e com os capitães da indústria e do comércio daqueles países, para apresentar-lhes, em termos concretos, a política de desenvolvimento econômico que instalarei no Brasil.”

O MÉDICO JK foi aos Estados Unidos, cujo governo estava preocupado com as acusações da oposição de que o MÉDICO Juscelino Kubitschek tivesse sido eleito com o voto dos COMUNISTAS.

Nesta viagem não haveria obtido sucesso, pois os empresários de lá não lhe deram atenção. Também viajou para a Europa (Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Itália e Vaticano).

UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL.

Ver artigo principal: - Governo Juscelino Kubitschek.

“Foto: - O MÉDICO Kubitschek entre seus ministros e correligionários em sua posse”.

Posse do MÉDICO Juscelino Kubitschek como Presidente da República e do ADVOGADO João Goulart como Vice Presidente, 1956. (Arquivo Nacional).

O MÉDICO Mineiro Juscelino foi o último Presidente da REPÚBLICA a assumir o cargo no Palácio do Catete. Foi empossado em 31 de janeiro de 1956, e governou por cinco anos, até 31 de janeiro de 1961.

Seu vice-presidente, eleito também em 03 de outubro de 1955, foi o ADVOGADO Gaúcho João Goulart, afilhado político do ADVOGADO Gaúcho Getúlio Vargas, e, da mesma forma que Getúlio, também nascido em São Borja, no Rio Grande do Sul.

Não havia reeleição naquela época. Foi o primeiro presidente civil desde o ADVOGADO Mineiro Artur Bernardes, a cumprir integralmente seu mandato.

O MÉDICO Juscelino Kubitschek empolgou o país com seu slogan "Cinquenta anos em cinco", conseguiu encetar um processo de rápida industrialização, tendo como carro-chefe a Indústria Automobilística.

Houve, no seu governo, um forte crescimento econômico, porém, houve também um significativo aumento das dívidas públicas interna e externa, bem como da inflação nos governos seguintes do ADVOGADO Mato-grossense Jânio Quadros e do ADVOGADO Gaúcho João Goulart.

Os anos de seu governo são lembrados como "Os Anos Dourados", coincidindo com a fase de prosperidade norte-americana conhecida como "The Great American Celebration", que se caracterizaram pela baixa inflação, elevadas taxas de crescimento da economia e do padrão de vida dos norte-americanos.

Gabinete Presidencial, ou Ministério Presidencial – Aconselhamos os leitores a consultarem a Wikipédia ou outra fonte de informação.

De acordo com o Almanaque Abril, publicado em 1977, eram os seguintes Ministérios, por ordem alfabética.

01 – Ministério da AERONÁUTICA.

02 – Ministério da AGRICULTURA.

03 – Ministério da EDUCAÇÃO e CULTURA.

04 – Ministério da GUERRA.

05 – Ministério da FAZENDA.

06 – Ministério da JUSTIÇA e NEGÓCIOS do INTERIOR.

07 – Ministério da MARINHA.

08 – Ministério das RELAÇÕES EXTERIORES.

09 – Ministério da SAÚDE.

10 - Ministério do TRABALHO, INDÚSTRIA e COMÉRCIO.

11 – Ministério da VIAÇÃO e OBRAS PÚBLICAS.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia também é mencionado a existência de um 12º Ministério, o Ministério do TRABALHO e da PREVIDÊNCIA SOCIAL. De qualquer forma, naquela época eram três (3) Ministérios MILITARES e sete (7) ou oito (8) Ministérios CIVIS.

2ª - Por outro lado, durante uma boa parte do governo da ECONOMISTA Mineira Dilma Rousseff (uma notória ex-guerrilheira e depois uma desonesta PETRALHA), a REPÚBLICA chegou a ter inacreditáveis trinta e nove (39) Ministérios.

3ª – Conta de subtrair: 39 – 12 = 27 Ministérios. Ou 39 – 11 = 28 Ministérios. É mole ou querem mais?

PLANO de METAS.

“Foto: - Diploma de Presidente da República de Juscelino Kubitschek de Oliveira, expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 27 de janeiro de 1956, de acordo com Código Eleitoral Brasileiro de 1950, instituído pela Lei nº 1.164, de 24 de julho de 1950”.

Em seu mandato presidencial, o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitscheck lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado de Plano de Metas, que tinha o célebre lema "Cinquenta anos em cinco".

O plano tinha 31 metas distribuídas em cinco grandes grupos: - Energia, TRANSPORTES, alimentação, indústria de base, educação e a meta principal ou meta-síntese: - A CONSTRUÇÃO de BRASÍLIA.

O Plano de Metas visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração de todas as regiões do Brasil, através da nova capital localizada no centro do território brasileiro, na região do Brasil Central.

A estratégia do Plano de Metas era corrigir os "pontos de estrangulamento" da economia brasileira, em termos atuais reduzir o Custo Brasil, que poderiam estancar o crescimento econômico brasileiro (por falta de ESTRADAS e energia elétrica) e reduzir a dependência das importações, no processo chamado de "substituição de importações", já que o Brasil padecia de uma crônica falta de divisas externas (dólares).

A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA.

“Foto: - Memorial JK, museu em homenagem ao Presidente”.

“Foto: - Ponte Juscelino Kubitschek”.

Outro fato importante do governo do MÉDICO Mineiro JK foi a manutenção do regime democrático e da estabilidade política, que gerou um clima de confiança e de esperança no futuro entre os brasileiros.

Teve grande habilidade política para conciliar os diversos setores da sociedade brasileira, mostrando-lhes as vantagens de cada setor dentro da estratégia de desenvolvimento de seu governo.

O MÉDICO JK evitou qualquer confronto direto com seus adversários políticos e apelou a eles para que fizessem oposição sempre dentro das leis democráticas.

Anistiou os MILITARES revoltosos de Jacareacanga e Aragarças.

Sendo que muitos políticos da UDN (adversária do PSD de Juscelino) o apoiavam, ficando estes políticos conhecidos como a UDN chapa-branca.

Outro momento de tensão política do seu governo foi em 23 de novembro de 1956, quando JK ordenou a prisão domiciliar do MILITAR Cearense Juarez Távora, que havia sido derrotado nas eleições de 1955.

O motivo teria sido o fato de, o MILITAR Cearense Juarez Távora ter desafiado a ordem de JK, dada em 21 de novembro de 1956, que proibia os MILITARES de fazerem manifestação ou comentário político.

O Ministro da Guerra, o MILITAR e também Mineiro Marechal Henrique Teixeira Lott cumpriu a ordem de prisão, mas pediu exoneração do cargo. Porém voltou atrás.

Com sua atitude enérgica e o apoio do Marechal Lott, o MÉDICO JK se fortaleceu entre os MILITARES, setor em que tinha antes pouca aceitação e prestígio.

O MÉDICO JK fechou também, em novembro de 1956, a "Frente de Novembro" e o "Clube da Lanterna", que faziam oposição a JK.

Seu maior adversário político foi o ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda (também jornalista e dono de jornal), com o qual se reconciliou posteriormente.

O MÉDICO Juscelino não permitiu que o ADVOGADO Carlos Lacerda, desse declarações a EMISSORAS de TELEVISÃO durante todo o seu governo. O MÉDICO Juscelino confessou ao ADVOGADO Lacerda, depois, que se tivesse deixado o ADVOGADO Carlos Lacerda dar tais declarações, este o derrubaria.

Observação do escriba: - Em minha opinião o MÉDICO Mineiro Juscelino fez algum acordo com o ADVOGADO Fluminense Lacerda. O ADVOGADO Paraibano, Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, um notório chantagista deve ter ficado puto da vida.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sexta-feira, 09 de agosto de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – Chatô – O Rei do Brasil – 1994. (5) – Almanaque Abril –Editora Abril – 1977 – página 79. (7) - Outras Fontes.