Direita ou Esquerda!? Por Telêmaco Marrace Especialista em Docência no Ensino Superior

Direita ou Esquerda ? POR TELÊMACO MARRACE - Especialista em Docência no Ensino Superior ( Unicesumar - Maringá-PR)

No Brasil, após o PT adentrar o poder, parece que ficou nítido e bem desenhado os da Direita e os da Esquerda! Numa das aulas de história da Universidade a qual frequento (Unicesumar) , parei para tomar um café com meu colega, Pietro , hoje com cidadania brasileira, mas nascido na Calábria e tecemos um papo sobre um assunto que incomoda pelo grau de desconhecimento político da população, mesclado numa briga de fake news e obscuridade, sem objetivos fundamentados.

Por menos interessante que sejam, as discussões no Facebook, Twitter e grupos de WhatsApp, e os debates serem conduzidos por " radicais" de ambos os lados, a pergunta é: "Esquerda" é PT e "Direita" Bolsonaro? Se você acha que sim, está redondamente enganado, pois tem um espectro de pensamento político com sérias limitações!!! É de uma simplificação extrema e ingênua da política: Só há, de um lado, o PT; de outro, o Bolsonarismo.

Hoje com 47 anos, percebo que cresci num mundo em que a polaridade Esquerda X Direita, era parâmetro para representar as principais correntes políticas.

Mas hodiernamente — felizmente —, isso é bem mais complexo, pois a tecnologia e as redes sociais nos inseriram nas Ágoras Virtuais ( Criei esse neologismo quando lancei em 2009, um dos meus primeiros Livros, CAFÉ COM O GREGO - Livrarias Curitiba e Catarinense de todo o Brasil).

Com essa inserção ao mundo tecnológico e ampliação de discussão, obviamente sem o rigor catedrático e acadêmico, vê se no âmbito das redes sociais os " preguiçosos intelectuais" , a cada rotulação das pessoas em direitistas e esquerdistas.

Pela natureza humana da propriedade do pensamento lógico, nós somos conservadores em alguns aspectos e progressistas em outros aspectos.

E há idiossincrasias onde surgem combinações de inúmeras formas diferentes. O x da questão é sentar e de uma importância ultra, saber conduzir um debate " cirúrgico" sobre quais ideias estão em primazia para a sociedade em cada embate, em cada discussão, ou seja aprofundar para fundamentar!

Guardado as devidas proporções nas comparações, por lá ser colônia de povoamento e aqui de exploração, haja vista o desenvolvimento nosso que ficou deficitário, mas lançar um olhar no exemplo dos Estados Unidos, veremos que os Norte Americanos consagraram a democracia de massas.

Como lá, aqui todos os que votaram no Bolsonaro, é de supor que são favoráveis do estado mínimo e da não intervenção estatal na economia, pois essa seria o contrário do Petismo, mas em contra partida apoiam, que o Presidente intrometa nas questões de foro individual: Contrária ao casamento gay e à liberalização das drogas, e são a favor de religião que aos mesmos são a escolhida, como os evangélicos!

O que o Brasil precisa, no fundo, é afastar o ódio do coração, seja de " esquerda" ou de "direita", pois assim sumirá a manipulação e isso, só ocorre através do ESTUDO, de aperfeiçoamento acadêmico, pois no mundo contemporâneo, as questões culturais e de costumes passaram a entrar na equação, para definir Esquerda e Direita. Tudo é mais complicado, pois com essa salada mista que virou a política brasileira, vc pode ser de Esquerda ou de Direita, depende do viés da discussão!

O Brasil unido, com discussão fundamentada, é o caminho para o progresso!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷