Olavo de Carvalho: O Ideólogo Útil do Neoliberalismo

O neoliberalismo nu e cru é tão repugnante que ele não floresce sem ditadura ou liberação de características mais egocêntricas e anti-sociais de parte da população.

Valores como empatia, solidariedade e respeito ao próximo são avessos a política da competição e desigualdades promovida pelo neoliberalismo. Como ideologia, o neoliberalismo não impressiona senão grandes investidores e empresários.

Para isto, uma ideologia auxiliar teve que ser resgatada dos esgotos do pensamento para se opor a parca socialdemocracia que construímos.

Era preciso liberar o homem para estes novos tempos:

Traços de personalidade presentes em muitos apoiadores de Bolsonaro:

*Indiferença com os mais pobres e outras minorias sociais. Dificuldades de sentir empatia e mesmo de entender preocupações com pessoas de status social menor.

* Sentimento de opressão quando cobrado em relação a compromissos éticos e morais com os demais: liberdade pra dizer qualquer coisa sem se importar com o outro e o social - preconceitos, discriminação e egocentrismo.

* Ética seletiva: muita sensibilidade com o interesse da própria causa e indiferença com outras, mesmo com similaridades na situação. Corrupção e impropérios são motivos de escândalos em um caso e de relativizacoes quando se dirigem contra suas causas e ídolos.

* Moralidade superficial: sustentação de valores e religiosidade nos seu aspectos aparentes e sociais, como vaidade ou proteção contra mudanças e reflexões incomodas. Defesa de dogmatismo a qualquer preço- dono da verdade. Repudiam sob holofotes o que fazem as escuras: corrupção e sexo. Cristianismo deturpado.

* A verdade pessoal acima dos fatos ou da lógica. A propria verdade esta acima de qualquer suspeita: o mundo conspira, cientistas mentem, fatos sao ignorados e argumentação é disputa. Incapacidade de relativizar sua própria posição.

* Egocentrismo.Ordenação do mundo conforme as próprias vontades. O mundo é bom ou ruim conforme se distancia ou aproxima da minha vontade. Só há uma vontade valida, só minhas necessidades importam e existem.

* Qualquer ideologia é no fundo manipulação e engano, uma tentativa de fazer valer sua vontade contra os demais. Não existe coletividade ou indivíduo, mas egocentrismo e luta entre os mais fortes e dominação dos fracos - que precisam aceitar a derrota. As desigualdades sociais refletiriam esta luta.

* Sentimento de fracasso social: elegem os "fracos" como responsáveis e bajulam seus superiores. Se veem como derrotados, mas fogem desta percepção desprezando os mais simples.

* Debilidade política: por não conseguirem compreender o mundo além da própria perspectiva, tudo que lhe é diferente soa como ruim, nojento, inferior. Se esta diferença se coloca como legítima, democracia, e sem aceitar um patamar hierárquico inferior, ela é vista como uma ameaça.

Não sao capazes de entender e aceitar os diversos interesses e valores em jogo, daí a violência surgir como solução óbvia e única. O diálogo é visto como concordância com o errado e tolerância perigosa.

A política se torna na concepção deles o mero exercicio de força e repressão, já que o diálogo não ocorre onde o contexto se contaminou pela intolerância.

São pessoas que concordam ou facilmente concordariam com regimes de exceção e violência como forma de controle social. É preciso entender que a diversidade é ameaçadora para os que não conseguem superar seu dogmatismo e preconceitos familiares.

* a dificuldade de enxergar o ser humano no outro: por possuírem uma visão muito restrita e irrefletida sobre o que são e o mundo em que vivem é possível que aquele que destoe de seu modo de vida seja visto como um outro tipo ser humano - menos racional, inteligente e importante que ele.

O que facilita a aceitação da violência e extermínio e outras formas de repressão em cima de grupos diferentes de seu convívio. Torturas, execuções e aprisionamentos degradantes e injustos não os sensibiliza quando afetam os outros, pelo contrário, é desejado como forma de proteção ao seu mundo.

***A raiz da intolerância remonta a milênios. Porém de tempos em tempos, crises econômicas e politicas, o oportunismo de grupos de interesses e a habilidades de demagogos e psicopatas fertilizam o solo de onde a intolerância rende frutos como ditaduras, holocaustos e genocídios.

É óbvio que muitas pessoas por educação familiar e personalidade tendem para o egocentrismo e conservadorismo irracional. Porém o que segura estas pessoas das consequências nefastas de sua personalidade é a existência de uma ordem institucional, politica e ideológica que preconizem a solidariedade, a tolerancia e o convívio com as diferenças e igualdade jurídica.

Há pelo menos 15 anos, esta ordem um pouco mais democrática tem sofrido amplos ataques por parte de grupos de direita, muitos financiados por aqueles desejosos de menos direitos sociais e trabalhistas.

O exagero e escandalizacao espetaculosa promovida pela Rede Globo e a Força Tarefa da Lava Jato. A inconformidade da direita tradicional com os resultados da eleição de 2014. O interesse econômico em repassar a conta da crise para os mais pobres.

A atuação de grupos "apartidarios" promovendo radicalização politica. E principalmente a promoção da igualdade e de oportunidade a grupos historicamente relegados economicamente.

Tudo isto criou um contexto onde a verborragia medieval e polarizadora de Olavo de Carvalho e a mediocridade orgulhosa de Jair Bolsonaro fossem úteis a desconstrução do consenso democrático.

Os egocêntricos e débeis mentais no sentido político sempre existiram, mas estão agora representados e sem os limites sociais do bom senso . O que mantinha esta gente calada ou restrita ao circulo de outros boçais perdeu força.

Dizendo atacar com espantalho do comunismo, atribuído boçalmente a qualquer grupo de esquerda e centro e desconstruindo seus valores e propósitos, gente como Olavo de Carvalho atacou valores como igualdade, tolerância, pluralidade politica, democracia, solidariedade, reflexão crítica e a empatia.

Enquanto dizia ensinar Aristóteles e desvendar as conspirações de esquerda, revelar a suposto emparelhamento esquerdista das escolas e universidades, Olavo atacou valores humanistas e civilizatórios, científicos conquistados a duras penas por séculos

Foi além da simples oposição a esquerda e o centro, ajudou a liberar as forças irracionais, violentas e intolerantes que sempre fundamentaram ditaduras, fanatismo e caos social.

Não o culpo completamente pelo cenário que vivemos, ele não seria ninguém sem as forças políticas e econômicas interessadas em um país com menos direitos e proteção social dos mais pobres.

Será descartado tão logo deixe de servir como ideólogo auxiliar e inconsciente do neoliberalismo.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 03/08/2019
Reeditado em 03/08/2019
Código do texto: T6711660
Classificação de conteúdo: seguro