Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Questão Moral

Há uma questão moral, raras vezes discutida, no comportamento que parcela da imprensa mantém em relação aos condenados pela Lava Jato, especialmente Lula: tratam-no como se fosse um artista de Hollywood ou algum “enfant terrible” frequentador das melhores rodinhas — e jamais, jamais como um criminoso condenado.

Essa grave distorção é obscurecida por uma linguagem leviana, típica das colunas de fofocas, que cria, na mente do leitor ou do ouvinte, a figura de um homem acima do bem e do mal — agora, inclusive, aberto a nova aventura amorosa, montado em seu cavalo branco e, pouco antes do combate, oferecendo uma flor à sua escolhida. As fotos também contribuem para diluir a verdade: Lula está sempre sorrindo, quase diáfano, intocado pelo peso da justiça.

Um comportamento, contudo, amplia tal obscenidade: o silêncio dos outros jornalistas — com algumas honrosas exceções —, referendados pela vista grossa de editores e pela conivência dos donos de empresas de comunicação.

Nada de novo num país sempre pronto a glamorizar traficantes, dirão alguns. Sim, é certo. O que não diminui a gravidade do comportamento imoral desses cegos que, enxergando, fingem não ver — e, pior, trabalham para que todos vejam do mesmo modo: sem jamais enxergar. (RG)
Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 30/05/2019
Código do texto: T6660386
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Gary Burton
São Paulo - São Paulo - Brasil
1103 textos (46949 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/19 13:11)
Gary Burton