A ascensão da direita – refluxo de um ciclo?

O avanço da direita é fenômeno mundial. A Humanidade vive ciclos de progressos e retrocessos, como um coração a bater, um pulmão a respirar. Mas os progressos vencem, evoluímos.

O Brasil é caso particular: colônia saqueada; índios exterminados; escravidão; frouxidão de patriotismo; riquezas que despertam cobiça estrangeira; ditadura que sufocou o sonho de país liberto dos grilhões colonialistas.

Isso marcou-nos fundo. Nossas elites perpetuam seus privilégios curvando o país a interesses transnacionais predatórios. Escarnecem tornemo-nos nação inclusiva e soberana.

Nossa grande mídia, submissa à elite entreguista, sabotou e demonizou o governo que visava a soberania nacional e diminuir as desigualdades sociais.

O povo, inculto, não logra emancipar-se, não tem discernimento e firmeza moral para engajar-se na transformação de valores e condutas que resgate o país da sanha da rapinagem.

Elite mercenária e apátrida, mídia facciosa, povo inculto: eis os ingredientes para que viralizem mentiras e ascenda a direita fantoche dos interesses transnacionais, travestida de salvadora da pátria.

Um retrocesso civilizatório. O gérmen de um novo ciclo de esperança à frente.

Publicado na edição de maio da Revista D'Pontaponta e no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/