O que está por trás da disputa na Venezuela?
Alfred Thayer Mahan foi o pai do pensamento geopolítico que norteou a política estadunidense até os dias atuais. Em 1890 , ele publicou "A Influência do Poder Marítimo na História" e destacou o conceito principal do controle estratégico de certas áreas do mar como sine qua non para o controle de outras regiões. Em 1904, outro geoestrategista , Halford Mackinder , respondeu a tal conceito em "O Pivô Geográfico da História" destacando que o controle do "Coração da Terra" - Heartland (parte da Rússia e Ásia Central ) é indispensável para o controle da Eurásia , e quem controlasse a Eurásia controlaria o mundo.
Nós sabemos que a verdadeira disputa de território , pelas grandes nações , esconde a necessidade de acesso aos recursos naturais das regiões dominadas e também possibilidades de extração e transporte dos recursos. A Eurásia é rica em recursos naturais( pesquisem no mapa) e isso traduz a geoestratégia e o conceito supracitado , não só do ponto de vista militar.
Mas é a nossa América Latina, mais especificamente a do sul , uma das áreas mais ricas em recursos naturais do mundo , até hj controlada pelos EUA , que até ontem controlaram o mundo !
Será mesmo a Eurásia a região mais importante ou isso se reconfigurou ?
Chomsky e Theotonio dos Santos escreveram no livro - A trilateral - Nova Fase do capitalismo mundial : "Outro ponto importante que figura nos planos do Conselho e da Comissão Trilateral é o papel do terceiro mundo na economia internacional. O Conselho é a comissão acham que o terceiro mundo , como preocupação e ameaça potencial , deve ocupar um papel prioritário dentro da política norte - americana . Consideram - no como ameaça na medida q poderia negar o fornecimento de matéria prima ou introduzir a concorrência do mundo trilateral através da escassez destes recursos , o que provocaria a divisão do mundo trilateral e a alta dos preços ." (pág 48) .
A Venezuela, como já é sabido , tem a maior reserva de Petróleo do mundo, que ultrapassa a Arábia Saudita, no Cinturão de Orinoco ( Cinturão Chávez) bem no meio do país , no entanto , o petróleo
saudita é leve, convencional e de fácil bombeamento, enquanto os depósitos de Orinoco são pesados.
O que pouco se fala é de um território disputadíssimo , que não é o Cinturão Chávez, e pode ter a maior reserva de petróleo do mundo recém descoberta , petróleo leve , de altíssima qualidade e fácil extração , segundo relatórios técnicos, cuja Venezuela disputa com a Guiana: Guiana Essequiba.
Em 2015 , a empresa petrolífera estadunidense Exxon-Mobil anunciou a descoberta de uma grande reserva de petróleo na costa marítima de Essequibo . Imediatamente o governo de Caracas baixou um decreto determinando que toda área de descoberta pertence à Venezuela. Os EUA e a Inglaterra tomaram as dores da Guiana , ex colônia dos ingleses e atual pífio protetorado deles.
Agora , imagina , a maior reserva de petróleo do mundo , além do Cinturão Chávez ( onde está as reservas exploradas pela Venezuela) num território disputado há anos entre Venezuela e Guiana. Um petróleo leve , de alta qualidade , que poderia ser extraídos facilmente , a curto prazo, mais de 600 Bilhões de barris ! Além da Exxon-Mobil , uma empresa chinesa tbm atua na região.
Entonces.... A América do sul é estratégica para o Mundo. Ela é o Coração da Terra. Além das reservas de Petróleo (Cinturão Chávez , Guiana Essequiba , pré sal brasileiro....) tem o maior contingente de água potável do mundo , as maiores reservas de lítio do mundo , de nióbio , ferro .... Nós temos a maior floresta tropical do mundo ! Dos 10 países mais biodiversos do planeta , 7 estão na América Latina, 5 deles se encontram na América do Sul. É a região mais estratégica que existe! Temos que ter consciência disso . Cadê nossos geoestrategistas para escrever e influenciar sobre isso , hein ? Cadê nossos políticos evidenciando tal fato ? Só um bando de bocó de discurso anódino ! Cabe ao Nacionalismo pulverizar essas informações e atrair quem esteja na luta pela soberania da nossa América Latina !