Análise de Gente Grande

“É bom sabermos que as desgraças imensas que se abatem hoje sobre a Venezuela não caíram de repente do céu; pelo contrário, foram preparadas, cultivadas e desenvolvidas por esse ideal coletivista que atende pelo nome de socialismo. Esse caminho da servidão, lá iniciado há, pelo menos, duas décadas, muito cedo tornou patente que levaria, inevitavelmente, ao fim da democracia. Com efeito, na Venezuela chavista a propriedade privada e a iniciativa empresarial foram colocadas sob cerco, o capitalismo foi demonizado e o coletivismo colocado na ordem do dia. Em 2008, ao fim de um ciclo de estatizações de empresas nacionais e multinacionais, o presidente Hugo Chávez declarou: “O que temos agora é o terceiro estágio: a consolidação do socialismo” e reforçou a mensagem com uma espécie de desafio: “E ninguém terá força para nos desviar desse caminho.”

Realmente, não tinha havido, até então, força suficiente para desviar o socialismo chavista do seu caminho; pelo contrário, o sucessor de Chávez, Nicolás Maduro, acelerou o processo revolucionário até levar a Venezuela à triste condição em que se encontra: alastramento da fome e da miséria, com os desvalidos fugindo em massa das desgraças insuportáveis construídas pela hipertrofia do centralismo e do planejamento econômico estatal.

Contudo, para nossa esperança, o já prolongado regime opressor da Venezuela hoje se exaure e a coragem do povo se apresenta como a força capaz de barrar o caminho da servidão e aprumar o país pelos rumos da liberdade, assim como fizemos aqui no Brasil ao apear o PT do governo. Em face da bravura da resistência popular interna e da pressão internacional, ampliam-se a cada momento as possibilidades desse caminho. Esperamos não apenas que seja vitorioso, mas que o seja com o menor sacrifício do já tão sofrido povo venezuelano.”

(ROCHAMONTE, C. Um olhar liberal conservador sobre os dias atuais. Ensaios políticos e morais. p.173-174)

Seguem os links onde a obra já está à venda:

Amazon (Kindle) https://www.amazon.com.br/…/B07QS2P799/ref=tmm_kin_swatch_0…

Livraria Cultura: https://www.livrariacultura.com.br/…/um-olhar-liberal-conse…

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 04/05/2019
Código do texto: T6639092
Classificação de conteúdo: seguro