A grande mídia tem optado por um jogo duplo

A gigantesca crise da Venezuela começou ainda com Chavez, ainda em 2002, com a maior queda da história no seu PIB, seguida pela terceira maior queda no ano seguinte.

As "sanções" estavam a mais de uma década de acontecer, surgiram apenas em 2015 afetando 8 indivíduos do circulo de Maduro. Isto até chegar Donald Trump.

A partir de 2017 uma mão cheia de sanções foram impostas a meia centena de altas figuras do regime, que visavam essencialmente as suas contas milionárias nos Estados Unidos e as suas empresas.

Todas elas sanções justificadas com base em crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de droga, entre outras preciosidades.

Fora isso, as sanções atingiram também meia dúzia de empresas em especial as que participassem do transporte de petróleo da Venezuela para Cuba.

As duas únicas sanções dignas desse nome, aconteceram em Agosto de 2017 com restrições a negócios relacionados com a dívida venezuelana. E agora em Janeiro de 2019 com sanções contra a companhia petrolífera estatal venezuelana, impedindo americanos de exportarem nafta para a Venezuela e congelando pagamentos pendentes à petrolífera.

Tudo isto fez com que Maduro se virasse mais para os seus amigos russos de forma a contornar o inconveniente.

Existiram ainda sanções relacionadas com cripto-moeda venezuelana, "as bitcoins de Maduro", e algumas restrições relativas a negócios com empresas de extração de ouro na Venezuela.

Quanto ao socialismo não ter funcionado o motivo é simples: quando a pessoa castiga, rouba e persegue a geração da riqueza, a riqueza não é gerada.

Não tem mistério nenhum, idiota!

PS - Existe ainda a teoria que os EUA fizeram o preço mundial do petróleo descer só para prejudicar um pequeno regime socialista da América Latina.

PS 2 - Se "Imperialismo Americano capitalista" é ter McDonald's no seu bairro e toda espécie de bugigangas para consumo supérfluo, e "Governo popular Socialista" é passar fome e ter blindados te atropelando; passando por cima de você, parece-me claro que o Imperialismo Americano é melhor.(RM)

Mas além de ser uma teoria totalmente absurda e paranóica, não justifica em nada o facto de nenhum outro exportador de petróleo estar na mesma situação da Venezuela. Nem justifica a ditadura.

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 30/04/2019
Código do texto: T6636105
Classificação de conteúdo: seguro