EM DEFESA DA SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

​Que interesses estão por trás da extinções da sociologia e da filosofia? Um dos argumentos é que o pt e a esquerda em geral desvirtuou essas disciplinas, levaram para o marxismo , não tendo outro tipo de pensamento para contrapor. Simples, dê um novo direcionamento as mesmas. Para isso temos um ministro da educação e seus secretários. Observo comentários nas redes sociais que essas disciplinas não servem para nada. Pode ser, se considerarmos que temos um povo medíocre que no seu computo geral não valoriza a reflexão, e a educação como um todo.

Uma das medidas primeiras medidas dos governantes ditadores é pela extinção dessas duas cadeiras acadêmicas e se estendendo nas escolas de nível médio. Lembremos um pouco sobre a importância da filosofia e da sociologia na formação e nos estudos sociais ao longo da história.

Fiquemos no Ocidente, na Grécia Antiga que foi um marco do pensamento durante séculos, até hoje tem influência teve como arautos seus filósofos. Observa-se na contribuição da filosofia do pensamento medieval desenvolvido (séculos V-XV). Segundos estudiosos foi um período de expansão e consolidação do cristianismo na Europa Ocidental.

Na idade Moderna temos os iluminista, que não precisam de apresentações, foram os baluartes da Revolução Francesa. E qual era uns dos seus principais princípios ? -Valorização da razão, valorização do questionamento, critica ao absolutismo, defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei.

E o que dizer da sociologia? Em plena efervescência política,econômica e social no século XIX, a Revolução Industrial com seu avanço , transforma a sociedade com resquícios do feudalismo madorrenta para uma nova sociedade com graves problemas sociais. Novas ideias,nova postura, surgindo uma nova ciência para estudar e entender esse novo fenômeno que era a sociedade capitalista, tendo esse sistema uma nova roupagem.

Surgiram pensadores e se debruçaram e tentarem entender essa novidade. Entre eles destacaram-se Augusto Comte, Durkheim ,Marx e mais tarde um pouco , no inicio do século XX Max Weber.

Para o sociólogo, doutor em sociologia, pós Doutor em socieconomia e sustentabilidade , em seu artigo, Válber Almeida, Bolsonaro alfineta cursos de humanas por falta de conhecimento. Mais adiante ele fala da importância dos estudos sociológicos e filosóficos na base dos direitos políticos, sociais e trabalhistas. Segundo ele, "Sem a fundamentação científica e a crítica emancipatória do conhecimento e a crítica do conhecimento filosófico e sociológico, o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas em outras áreas continuariam como meras mercadorias raras, caras, seriam ainda mais inacessíveis as amplas parcelas precarizadas da sociedade".

Diante de tudo isso o que se nota é que está existindo uma vingança por parte de Bolsonaro devido a dissolvência do pensamento científico da sociologia e a futilização da filosofia pelos professores.

Atitude do atual governo é acima de tudo um atraso, não se combate ideologias com canetadas, com o desaparecimento com cadeiras acadêmicas, mas com debates, criando mecanismos para melhor desenvolver as outras ideias, propagando e incentivando pensamentos críticos aos que estão ai.

inclemente
Enviado por inclemente em 30/04/2019
Código do texto: T6635967
Classificação de conteúdo: seguro