A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "Um Deputado Federal com 23 anos. Um Deputado Estadual com 32 anos. Um Vereador com 22 anos. Três jovens estão ajudando a melhorar o BRASIL". (2ª e última parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “Um Deputado Federal com 23 anos. Um Deputado Estadual com 32 anos. Um Vereador com 22 anos. Os três jovens estão ajudando a melhorar o BRASIL. (2ª e última parte).

2ª parte.

FERNANDO HOLIDAY.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fernando Silva Bispo, mais conhecido como Fernando Holiday (São Paulo, 22 de setembro de 1996 – 22 anos), é um político brasileiro, filiado ao Democratas (DEM) e vereador da cidade de São Paulo. Foi eleito com 48.055 votos nas eleições de 2016, sendo o primeiro homossexual assumido a ocupar tal cargo.

É Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL) e estudante de direito. Ficou conhecido por convocar protestos favoráveis ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

CARREIRA POLÍTICA.

Foi eleito, aos 20 anos, o Vereador mais jovem da história do município de São Paulo, com 48.055 votos.

Ao se candidatar Vereador, Holiday foi apoiado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) ao destacar que "Holiday possui total capacidade de representar os brasileiros que nele confiar a esperança de ver a política renovada”. “É importante ressaltar também, que os paulistanos que tenham o real interesse em ver a diminuição dos privilégios que são concedidos a políticos, como por exemplo, os altos salários e pesados benefícios sustentados pelos eleitores, será diminuído, conforme Holiday já prometeu."

POSIÇÕES.

Em seu primeiro mandato como Vereador, comprometeu-se a doar 20 por cento do seu salário. Holiday ainda assinou um termo onde se compromete a renunciar 50% dos gastos da verba de gabinete vigente, renúncia à utilização do carro oficial e motorista e renúncia de 50% da verba destinada ao custeio das despesas operacionais, indo de acordo com as reivindicações populares de que o corte deve ser para todos em momento de crise econômica.

Mesmo sendo negro e homossexual, não vê nenhum benefício em secretarias para tratar destes temas.

Segundo Holiday, tais secretarias nunca ajudaram a combater o racismo ou homofobia, pelo contrário, ele as considera como secretarias para servirem de cabides de emprego e para sustentar o discurso da separação, da segregação, do ódio e do preconceito.

Entretanto, Fernando é contrário a retirada de direitos de negros e LGBTs: - “Não devem ter direitos a menos, mas também não devem ter direitos a mais”.

Holiday é contra a política de cotas raciais no Brasil, por considerar que elas incentivam o racismo. "Não estou fazendo nada mais que trazer as ideias para dentro da Câmara. Uma das minhas propostas, não a principal, mas uma das que pretendo propor ao longo do próximo ano é a revogação das cotas raciais, nos concursos públicos municipais. Acredito que acaba incentivando o racismo”.

“(…) Acredito que é uma medida prejudicial para o estado de São Paulo e prejudicial, inclusive, para os próprios negros.”, afirmou Holiday.

“Foto - Holiday, Kim Kataguiri (sentados, ao celular) e Joice Hasselmann (direita, de branco) em 29 de agosto de 2016 no Senado, acompanhando uma das votações do processo de impeachment”.

Em entrevista ao Brasil-Post, disse ser contrário a invasões nas escolas. "Estudar é um direito garantido e não é por meia dúzia de alunos que sequer sabem contra o que estão protestando."

Sobre a PEC 241, é a favor da proposta e também a favor da medida e das reformas previdenciárias e trabalhistas defendidas pelo presidente Michel Temer.

Nesta mesma entrevista, Holiday disse que vai combater o vitimismo, e disse ser a favor das 10 Medidas Contra a Corrupção, um projeto de lei de autoria do Ministério Público Federal.

Tem um posicionamento político liberal, e de que todos devem ser iguais perante a lei, como diz a Constituição Brasileira, mesmo que admita ser uma nova figura do Conservadorismo Brasileiro.

Em dezembro de 2016 se posicionou publicamente contrário ao aumento dos salários dos Vereadores de São Paulo, aprovado em 20 de dezembro pelos próprios, um reajuste de 26,3%, em plena crise financeira.

Em 25 de dezembro, o juiz Alberto Alonso Munoz através de uma liminar suspendeu o aumento salarial com argumento de que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. A liminar foi uma ação popular.

Em 2016, deu entrevista ao Congresso Brasil Paralelo, um grupo que em seus documentários, dentre outros, explicou o impeachment de Dilma Rousseff.

ATAQUES RACIAIS.

Em novembro de 2016, o redator d’O Sensacionalista Marcelo Zorzanelli, escreveu um artigo com tom irônico, sobre Fernando Holiday, intitulado Vereador do MBL quer que negros tenham cota para capitão do mato.

Desde então Fernando Holiday foi alvo de afirmações do gênero nas redes sociais por outros grupos de esquerda.

Em tom de brincadeira, colocando a fotografia de Holiday ao lado de um retrato de um capitão do mato, o portal escreveu:

“[…] Holiday anunciou, hoje, novas medidas. Ele quer que outros negros como ele tenham o direito de atuar a sua semelhança. Ele vai propor um sistema de cotas para capitão do mato, negros libertos que eram usados pelos proprietários de escravos para capturar os negros fugitivos. Ele também quer passar um projeto de lei que ajude negros a adotarem não apenas um discurso de ódio à própria cor, mas também que a abandonem de vez. O projeto prevê um tratamento gratuito que embranquece a pele, alisa o cabelo e faz cirurgia nos lábios e narinas, tendo como objetivo a transformação total do negro no branco”.

Em ocasião posterior a esta publicação, Fernando Holiday participou de um pequeno debate promovido na rádio Jovem Pan com Thiago Pará, membro do Levante Popular da Juventude.

Na pauta, as primeiras ações do governo Temer. Em dado momento, depois que Holiday falou sobre como partidos de esquerda vêem os negros (sempre como integrantes de grupos de rap e de hip hop, ou, nas palavras do próprio Holiday, "como ratos, como animais, como sub-humanos", Thiago respondeu:

“É compreensível que você tenha essa postura. Afinal de contas, quando a gente ainda vivia a escravidão no país, nós tínhamos os capitães do mato. Nós tínhamos aqueles negros alforriados pelos seus senhores que iam atrás dos negros fujões, valentes, ousados, que lutaram contra a escravidão. Então é compreensível que hoje tenham pessoas que defendam esse tipo de postura. Thiago Pará”.

O jornalista e escritor Alexandre Versignassi argumentou que Fernando Holiday é ostensivamente chamado de “fantoche” pela esquerda branca e rica, e por todas as outras esquerdas, por ser negro, pobre, de direita e primeiro Vereador gay assumido em São Paulo.

Versignassi sustenta sua argumentação equiparando Holiday com Kim Kataguiri, que apesar de defender a mesma ideologia, o mesmo discurso, de ter a mesma idade que Holiday, sendo igualmente articulado, enquanto Kim é chamado, por quem não gosta dele de “imbecil”, Holiday é chamado de “manipulado”, “fantoche” e “capitão do mato” – termo que designava o escravo carcereiro dos outros escravos.

Embora Kim e Holiday sejam, ideologicamente, equiparáveis, somente Kim tem o direito de pensar por conta própria.

O portal Esquerda Diário publicou um artigo argumentando sobre um vídeo em que Holiday criticou as cotas raciais.

O portal o apresentou como um dos participantes do pró-impeachment que atuam de forma assídua a favor do sistema capitalista, sendo o seu discurso o favorito da Casa Grande,...

“(...) E ele como bom capitão do mato está defendendo os interesses do seu patrão. Nós como esquerda negra devemos nos posicionar a frente nesta luta, seguindo sim exemplos de resistência como do Zumbi dos Palmares, pois práticas racistas só terão fim quando o capitalismo for abaixo. Essa falácia de democracia racial só existe para quem ainda não percebeu sua cor, (...). Devemos construir cada vez mais um pensamento crítico e libertador para nos livrar desses grilhões que ainda nos perturbam diariamente, e Holiday é um desses grilhões”.

O compositor Nêggo Tom, através da página de esquerda 241, publicou um artigo intitulado O capitão do mato do neoliberalismo golpista, no qual rotula Holiday como tal e dá argumentos de porque ele seria uma “um capitão do mato”.

O blogger Altamiro Borges, pela página de esquerda Brasil 247, também defendeu a mesma posição, publicando um texto intitulado Vereador do DEM é um capitão do mato.

O escritor e analista político Flavio Morgenstern saiu em defesa de Holiday, contra os seus acusadores de esquerda.

Para Morgenstern “piada” feita, inicialmente pelo portal Sensacionalista/UOL, houve porque Holiday é negro, equiparando tal racismo com os xingamentos racistas feitos por petistas contra Joaquim Barbosa.

Em 2016, foi chamado de capitão do mato por Tico Santa Cruz. Fernando acusa seus detratores de racismo e defende o engajamento político de negros e pobres no Brasil.

Em 2018 o político Ciro Gomes chamou Fernando Holiday de capitãozinho do mato. Em entrevista para a rádio Jovem Pan, enquanto apresentava suas propostas políticas, Ciro, sem que fosse perguntado sobre Fernando Holiday, disse:

“Você imagina esse Fernando Holiday, como é?... É o capitãozinho do mato, que a pior coisa que tem é o negro que é usado pelo preconceito pra estigmatizar, que era o capitão do mato no passado”.

Holiday afirmou em vídeo que pretende processá-lo. No dia 12 de julho de 2018 foi aberto inquérito policial para investigar a natureza das alegações.

Em 2019, Gomes foi condenado a pagar R$38 mil em danos morais.

TENTATIVA de ASSASSINATO SOFRIDA.

Em 26 de dezembro de 2018 houve na Câmara Municipal de São Paulo uma sessão a qual culminou na aprovação de uma reforma previdenciária na cidade, sessão a qual foi marcada por tumultos de manifestantes contrários à reforma e sendo Holiday o relator deste projeto.

Momentos após a aprovação, Holiday afirmou que ele sofreu uma tentativa de assassinato quando estava em seu gabinete de Vereador.

Neste dia Holiday postou uma foto em sua conta do Twitter a qual mostrou um buraco supostamente causado por um disparo de arma de fogo. A Polícia Civil irá investigar o caso.

CONTROVÉRSIAS.

No dia 13 de março de 2017, foi acusado pelo site de notícias BuzzFeed pelo uso de Caixa dois, (crime que criticou fortemente enquanto militante do Movimento Brasil Livre) em sua campanha para Vereador do município de São Paulo.

Holiday negou as acusações, e em contrarresposta protocolou um pedido de investigação a sua própria candidatura.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) iniciou uma análise do caso a seu próprio pedido e do Partido dos Trabalhadores.

Em uma nova denúncia no jornal El País em matéria no dia 03 de novembro de 2017 trouxe uma reportagem com o ex-advogado da campanha de Fernando Holiday, Cleber Teixeira, acusando o Vereador de ter feito caixa dois, além de afirmar ter "sido ameaçado de morte por pessoas ligadas ao MBL" apesar de não apresentar boletim de ocorrência do fato.

Em entrevista, Holiday se defendeu dizendo que o ex-advogado mentiu após não ser escolhido como chefe de gabinete.

Cleber Teixeira rompeu com o Vereador do DEM e entrou com ação para comprovar o que diz.

Na denúncia, segundo ele, teria se recusado a assinar a prestação de contas apresentada à Justiça, ainda que o Tribunal Superior Eleitoral tenha recebido o documento e aprovado as contas de campanha.

Em 2017 o jornal Folha de S.Paulo noticiou que a Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu inquérito para investigar Cléber Teixeira por estelionato e formação de quadrilha, a pedido do Movimento Brasil Livre (MBL).

Observações do escriba:

1ª - Está aí um jovem, negro, homossexual assumido, vereador decente e que tem muito mais valor do que muitos heterossexuais branquelos.

2ª – É bom, Vereador Fernando Holiday, tomar muito cuidado com a sua segurança. Se Vossa Excelência tiver direito, não abra mão deste direito sob nenhuma hipótese. O ESTADO tem a obrigação de defendê-lo dessa corja de fascistas. Tem muita gente que inveja a sua inteligência e o cargo que você ocupa merecidamente, à custa de seus estudos e trabalho honesto, e, por isto mesmo, tem muitos votos de seus eleitores. Continue a defender com firmeza seus pontos de vista.

3ª – Quanto ao fanfarrão Ciro Gomes qualquer coisa, só é valentão porque anda cercado de capangas pagos com dinheiro público roubado. Não passa de um Idiota Futebol Clube, de um Imbecil Futebol Clube e, de um Psicopata Futebol Clube. Já ouvi vários cearenses afirmarem peremptoriamente, que ele é um contumaz usuário de COCAÍNA (droga ilícita). Não demora a morrer de overdose. O problema é dele!

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 43 referências sobre Fernando Holiday.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - «Jovem de 20 anos é o primeiro Gay assumido da Câmara de São Paulo». Uol. Consultado em 19 de novembro de 2016.

02 - «Eleito mais Jovem mora em 'cafofo' e se dividirá entre Câmara e Faculdade - 04/10/2016 - Poder - Folha de S. Paulo». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 05 de junho de 2018.

03 - «CAIADO DECLARA APOIO A FERNANDO HOLIDAY E DIZ: - "TENHO CERTEZA QUE ELE VAI ORGULHAR O SEU VOTO"». MBL. Consultado em 04 de janeiro de 2016.

04 - «'Vou doar 20% do meu Salário para Instituições de Caridade', afirma o Vereador Fernando Holiday». Radio Globo. Globo.com. 24 de outubro de 2016. Consultado em 04 de janeiro de 2017.

05 - «Termo de Declaração Pública». Fernando Holiday. Consultado em 04 de janeiro de 2017.

06 - «Vereador Eleito em São Paulo, Fernando Holiday, defende fim de Secretarias para Negros e LGBTs». Correio 24 horas. Consultado em 25 de outubro de 2016.

07 - «Vereador Negro quer acabar com Cotas e Feriados». Band.com.br

08 - «Fernando Holiday: 'Cotas incentivam o Racismo, são prejudiciais para o Estado e para os Negros'». Brasilpost. 18 de novembro de 2016. Consultado em 19 de novembro de 2016.

09 - Reinaldo Azevedo. «FERNANDO HOLIDAY: Adeus, antiga juventude!». Folha de S.Paulo.

10 - «O Milagre da Pressão Popular: - Liminar faz com que Vários Vereadores sejam Contra Reajuste». Jornal Livre. 27 de dezembro de 2016. Consultado em 28 de dezembro de 2016.

11 - «Justiça Suspende Aumento de Salário de Vereadores de São Paulo». Uol. 25 de dezembro de 2016. Consultado em 28 de dezembro de 2016.

12 - «Juiz do TJ-SP Suspende Aumento Salarial dos Vereadores de São Paulo». Ultimo Segundo. iG. Consultado em 28 de dezembro de 2016.

13 - «Fernando Holiday, Vereador do MBL, foi chamado de "Capitão do Mato" pelo Sensacionalista». Brasil 247. Consultado em 18 de junho de 2018.

14 - «Fernando Holiday é um Capitãozinho do Mato, diz Ciro Gomes». Jornal da Manhã. Junho de 2018.

15 - «Ciro chama Holiday de 'Capitãozinho do Mato' e Vereador o acusa de Racismo». Folha de S.Paulo. 18 de Junho de 2018.

16 - «Inquérito por Injúria Racial contra Ciro em SP». 16 de julho de 2018.

17 - «Mônica Bergamo: - Ciro Gomes é Condenado a Indenizar Fernando Holiday por chamá-lo de 'Capitãozinho do Mato'». Folha de S.Paulo. 21 de fevereiro de 2019.

18 - «Polícia vai Investigar suposto TIRO Contra o Vereador de São Paulo Fernando Holiday». O Globo. 26 de dezembro de 2018. Consultado em 27 de dezembro de 2018.

19 - «PF vai Analisar se Investiga Campanha de Holiday após representações dele mesmo e do PT - Notícias - Política». Política.

20 - «Ex-Advogado da Campanha de Fernando Holiday acusa o Vereador de ter feito caixa dois». El País, 03 novembro de 2017.

Observações do escriba:

1ª – Na referência de nº 19, o próprio Vereador Fernando Holiday pede para ser investigado e o PT (Partilho dos PETRALHAS), insiste para que o Vereador do DEM seja investigado. Ou seja, mais uma denúncia grave contra o Partido do MOLUSCO “PRESIDIÁRIO” (PETRALHA). “PRESIDIÁRIO” entre aspas, pois, o MOLUSCO PETRALHA encontra-se “hospedado” numa “suíte” da Polícia Federal em Curitiba – PR, até hoje (28-04-2019).

2ª – Como perguntar não ofende, perguntamos: - Quem mandou matar o Prefeito de Santo André, filiado ao PT, CELSO DANIEL em 18 de janeiro de 2002?

3ª – Como perguntar não ofende, perguntamos: - Quem mandou matar o Presidenciável do PSL JAIR BOLSONARO em 06 de setembro de 2018?

4ª – Como supor também não ofende, suspeitamos no caso do prefeito CELSO DANIEL, de: - José Dirceu, Gilberto Carvalho, Míriam Belchior Daniel (viúva de Celso Daniel) e Sérgio Sombra.

5ª – Lembrando que CELSO DANIEL foi Prefeito de Santo André pela primeira vez, de 1º de janeiro de 1989 até 1º de janeiro de 1993. No final de 1989, o atual MOLUSCO “PRESIDIÁRIO”, quase ganha a Eleição Presidencial no segundo turno, para o candidato da GLOBOLIXO, Fernando Collor de Mello (outro usuário de COCAÍNA).

6ª - CELSO DANIEL foi Prefeito de Santo André pela segunda vez, de 1º de janeiro de 1997 até 18 de janeiro de 2002. No ano do assassinato do Prefeito CELSO DANIEL, o atual MOLUSCO “PRESIDIÁRIO” foi eleito Presidente da República pela primeira vez no dia 26 de outubro de 2002, vencendo José Serra (PSDB), o ECONOMISTA e MINISTRO da SAÚDE de Fhc (este último um ex-maconheiro e defensor da legalização de drogas ilícitas, com o apoio do bilionário GEORGE SOROS.

7ª – Na INTERNET está disponível um depoimento da Deputada Federal MARA GABRILLI com a duração de 12 minutos e 23 segundos, com o título – SANTO ANDRÉ: - PETISMO foi uma amostra do CÂNCER que cresce no Brasil. MARA é filha de um empresário de transporte de ônibus e que morava vizinho à casa de um irmão de CELSO DANIEL. Uma QUADRILHA ARMADA extorquia o pai dela, levando-o à falência. Ela cita os nomes dos principais “cabeças” do ASSASSINATO de CELSO DANIEL e suas principais motivações.

8ª - Como afirmar e supor ainda não ofende, afirmamos e supomos no caso do Presidenciável JAIR BOLSONARO que:

A - Afirmamos que o Psolista (PSOL) CRIMINOSO ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA, esfaqueou e quase matou o Presidenciável JAIR BOLSONARO (PSL) no dia 06 de setembro de 2018, uma quinta-feira.

B - Afirmamos que uma banca formada por quatro famosos e “ricos” ADVOGADOS (todos civis), no dia seguinte (07 de setembro de 2018 – uma sexta-feira – Dia da Independência do Brasil, portanto, Dia de Desfile Militar e Dia da Pátria) – (a facada atingiu o Capitão do Exército - na reserva – e, por conseguinte, atingiram todos aqueles que compõem as Forças Armadas Brasileiras), esteve em Juiz de Fora – MG, na condição de defensores do CRIMINOSO e RÉU CONFESSO ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA, para acompanhar a Audiência de Custódia, do quase ASSASSINO ADÉLIO.

C – Afirmamos que o “aparente” chefe da banca de ADVOGADOS, o Senhor ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR, deu várias entrevistas a diversos meios de comunicação, afirmando que “uma pessoa” estava pagando pelo seu trabalho “Patriótico”, para defender o CRIMINOSO ADÉLIO. O pagamento teria sido feito em espécie! Dinheiro vivo! Fica difícil de calcular e de seguir o rastro da “espécie”.

D - Talvez uma quantia como a daquelas encontradas em malas no apartamento de Geddel Vieira Lima (PMDB), apartamento localizado no Bairro da Graça em Salvador? Não creio! Uma mala bem lacrada e de bom tamanho seria o suficiente para o início do “honroso” trabalho. Todo preso tem direito a ampla defesa e ao contraditório. Tudo bem. Está na Constituição Federal de 1988: - ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO.

E – Afirmamos que os ADVOGADOS chegaram a Juiz de Fora em um avião particular pertencente aos ricos “engravatados”. Ainda não vi uma única foto do avião. É porque eles não pousaram exatamente em Juiz de Fora. Daí... Ou...

F – Se existe de PLANTÃO um “pagante” para pagar (a redundância é necessária) por um ASSASSINATO, é porque o “pagante” sabia que o CRIME iria acontecer. Portanto é de se supor que o CRIME FOI PREMEDITADO. E foi bem planejado. O MISTERIOSO “pagante” é um lobo solitário? O MISTERIOSO “pagante” é um “doido de faca”? Talvez sim. Talvez não.

G - Vamos deixar de ficar rodando em círculos. QUEM FORAM OS MANDANTES DO CRIME? QUEM FORAM OS MANDANTES DO CRIME, DAQUELE QUE ESTAVA EM PRIMEIRO LUGAR NA CORRIDA PRESIDENCIAL, EM TODAS AS PESQUISAS ELEITORAIS? QUEM FORAM OS MANDANTES DO CRIME CONTRA O ENTÃO PRESIDENCIÁVEL JAIR BOLSONARO? QUEM FORAM OS MANDANTES DO CRIME DO ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, JAIR MESSIAS BOLSONARO? A grande maioria da população brasileira aguarda uma resposta!

H – CRIME premeditado e muito bem planejado. Mas, ocorreram três falhas. Primeiro que a FACADA CRIMINOSA não conseguiu matar sua vítima. Segundo que o CRIMINOSO foi capturado, confessou o crime e continua preso. Terceiro que quatro renomados ADVOGADOS, receberam dinheiro em espécie, de “uma pessoa”, para defender o frio CRIMINOSO.

I - Parece-me que os seis PRINCIPAIS “partícipes” da tentativa de HOMICÍDIO, ainda estão vivos. No caso: - ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA (o ESFAQUEADOR CRIMINOSO), os quatro ADVOGADOS (que estão defendendo o ESFAQUEADOR CRIMINOSO) e, “uma pessoa” que pagou aos ADVOGADOS para defenderem o ESFAQUEADOR CRIMINOSO. A letra I é tudo suposição.

J - Parece-me que a Polícia Federal conseguiu prorrogar as investigações por mais 90 dias. Vamos ver.

LIGAÇÕES EXTERNAS.

Site oficial: - fernandoholiday.com.br

Fernando Holiday no Facebook.

Fernando Holiday no Twitter.

Fernando Holiday no Instagram.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1996.

Anticomunistas do Brasil.

Brasileiros de Ascendência Africana.

Conservadorismo no Brasil.

Impeachment de Dilma Rousseff.

Liberalismo Econômico.

Membros do Democratas (Brasil).

Movimento Brasil Livre.

Políticos Afro-Brasileiros.

Políticos LGBT do Brasil.

Naturais da Cidade de São Paulo.

Vereadores da Cidade de São Paulo.

Liberalismo no Brasil.

Esta página foi editada pela última vez às 01h55min de 27 de abril de 2019.

MOVIMENTO BRASIL LIVRE (MBL).

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Movimento Brasil Livre (MBL) é um movimento político brasileiro que defende o liberalismo econômico e o republicanismo, ativo desde 1º de novembro de 2014.

Em seu manifesto, cita cinco objetivos: - "Imprensa livre e independente, liberdade econômica, separação de poderes, eleições livres e idôneas e fim de subsídios diretos e indiretos para ditaduras".

De acordo com o jornal The Economist, o grupo é composto por aderentes do thatcherismo e foi fundado "para promover respostas do livre mercado aos problemas do país".

Para o jornal El País, apesar de sua aparência, a ação do movimento é eminentemente antipetista, aspecto que vem sendo repetidamente notado.

O movimento está posicionado à direita do espectro político tradicional.

O MBL surgiu ao final de 2014 com a organização de duas manifestações nos estados brasileiros de São Paulo e Rio Grande do Sul em apoio às investigações da Operação Lava Jato e por mais Liberdade de Imprensa.

Em 2016, combinou forças com as bancadas evangélica e ruralista do Congresso por uma agenda de Estado mínimo, reforma trabalhista, ajuste fiscal e redução da maioridade penal.

Com sede nacional em São Paulo, o movimento realizou frequentes protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff e ações políticas em todo país.

Inicialmente, a estratégia política do MBL foi pela convocação das manifestações dos dias 15 de março e 12 de abril de 2015, embora esse aspecto tenha sido posteriormente minimizado, a fim de auxiliar o governo na promoção de estratégias impopulares relacionadas às reformas trabalhistas e previdenciárias.

Formado em sua maioria por jovens com menos de trinta anos, seus integrantes são conhecidos por seus discursos incisivos, sendo comparados pela revista Exame a uma startup que nasceu para fazer protestos.

Segundo a revista Época, nos protestos de 16 de agosto de 2015, Kim Kataguiri e Fernando Holiday, duas lideranças do movimento, foram recebidos pela população participante como estrelas da política brasileira.

HISTÓRIA – FUNDAÇÃO.

O MBL foi fundado em 1º de novembro de 2014 por Kim Kataguiri, Renan Santos, Gabriel Calamari, Frederico Rauh e Alexandre Santos – os três últimos deixaram o movimento entre 2015 e 2016.

Na época o MBL promoveu sua primeira manifestação, reunindo cerca de 05 mil pessoas no Museu de Arte de São Paulo (MASP) pela investigação e punição dos envolvidos no escândalo apurado pela Operação Lava Jato, e pela Liberdade de Imprensa, depois da sede do Grupo Abril ter sido vandalizada em outubro do mesmo ano.

MANIFESTAÇÕES CONTRA o GOVERNO DILMA ROUSSEFF.

Ver artigo principal: - Protestos contra o Governo Dilma Rousseff.

“Foto: - Protestos que o MBL ajudou a convocar e nos quais esteve presente”.

O MBL participou das manifestações populares que ocorreram em diversas regiões do Brasil e que tiveram como principais objetivos protestar contra o Governo Dilma Rousseff e a Corrupção.

Essas manifestações reuniram centenas de milhares de pessoas nos dias 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto e, segundo algumas estimativas, foram a maior mobilização popular no país desde o início da Nova República.

No dia 15 de março, ocorreram protestos em todos os estados brasileiros, em ao menos 160 cidades.

Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro registraram as maiores adesões, enquanto os estados do Norte e do Nordeste tiveram menor índice de participação.

Em Palmas, por exemplo, não houve protestos. Também foram registrados protestos em seis cidades do exterior: - Buenos Aires, Londres, Lisboa, Miami, Montreal e Nova Iorque.

As estimativas totais de participantes variam. Enquanto as polícias militares estimam entre 1,4 milhão e 2,4 milhões, outras fontes afirmam que estiveram presentes 3,6 milhões de pessoas.

MARCHA pela LIBERDADE.

Após as últimas manifestações, o MBL iniciou uma marcha de São Paulo até Brasília, pleiteando o impeachment de Dilma Rousseff.

Chamada de "Marcha pela Liberdade" saiu de São Paulo no dia 24 de abril, e, percorreu três estados e mais de mil quilômetros, ao longo de 33 dias, chegando a Brasília em 27 de maio.

No Congresso Nacional, ingressaram com um pedido de impeachment contra a presidente.

Os manifestantes foram recebidos por líderes da oposição no Congresso Nacional e, em seguida, se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Durante a marcha, Kim Kataguiri, um dos líderes do MBL sofreu um acidente quando um motorista embriagado atingiu o carro que dava apoio ao grupo na estrada.

POSICIONAMENTOS.

O MBL se define como um movimento liberal e republicano. Em seu manifesto, o MBL cita cinco objetivos: - "Imprensa livre e independente, liberdade econômica, separação de poderes, eleições livres e idôneas e fim de subsídios diretos e indiretos para ditaduras".

Em seu manual, o movimento cita como referências teóricas o liberalismo conservador de Meira Penna, a doutrina econômica de Friedrich Hayek e Ludwig von Mises, a defesa do Império da Lei de Frédéric Bastiat e a ciência política de Eric Voegelin, Edmund Burke, Russell Kirk e de Ortega y Gasset.

Sobre a educação, o movimento apoia a Escola sem Partido, a nível estadual e municipal. A legalização do ensino domiciliar. A redução de impostos para escolas privadas, entre outras propostas.

Na saúde, apoia a extinção de todos os tributos sobre medicamentos ou aparelhos médicos, abertura do mercado hospitalar a empresas estrangeiras, desburocratização de operadoras de plano de saúde, entre outros.

A reforma do sistema eleitoral brasileiro defendida pelo MBL inclui, entre outros, os seguintes itens: - Proibição de publicidade de empresas públicas e economia mista monopolistas. Revogação da Lei Rouanet. Implantação do voto distrital misto e do mandato de cinco anos para cargos eletivos do poder executivo. Fim do voto obrigatório, do Fundo Partidário, da reeleição e do alistamento militar obrigatório. Diminuição no número de deputados. Eleição para suplente de Senador. Fortalecimento do federalismo.

O MBL defende a eliminação dos controles de salários, preços, aluguéis, lucros, produção e juros. Fim do favorecimento público a setores privados da economia. Plena liberdade econômica. Fim dos monopólios estatais. Privatização das empresas públicas e sociedades de economia mista. Fim da interferência governamental nas relações trabalhistas com total liberdade entre as partes. Liberdade de organização sindical. Livre mercado com circulação de bens, produtos e serviços.

Pautas Antigas (ou Alcançadas) do MBL.

01 - Saída de Renan Calheiros da Presidência do Senado.

02 - Impeachment de Dilma Rousseff.

03 - Apoio à candidatura de Aécio Neves na Eleição Presidencial de 2014, no segundo turno contra Dilma Rousseff.

04 - Apoio à PEC 241.

05 - Contrário às Invasões de Escolas.

06 - CPI do BNDES.

07 - Fim dos benefícios do Presidente Lula.

Pautas Fixas (do MBL).

01 - Redução do Número de Ministérios pela metade.

02 - Fim da Fraude Orçamentária.

03 - Ajuste Fiscal sem aumento de Impostos.

04 - Repúdio ao Foro de São Paulo.

05 - Fim das Verbas de Publicidade Estatal.

Pautas – 2014 – atualidade (do MBL).

01 - Saída do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, do colegiado julgador da Operação Lava Jato.

02 - CPI do Programa Mais Médicos.

03 - Concessão de Asilo Político a Leopoldo López.

04 - Pedido de Impeachment de Ricardo Lewandowski.

05 - Fim do Foro Privilegiado.

06 - Apoio à Operação Lava Jato.

07 - Apoio ao Projeto Original das 10 Medidas Contra a Corrupção do Ministério Público Federal.

08 - Contrário à Anistia ao caixa dois.

09 - Contrário ao Projeto de Abuso de Autoridade.

CONGRESSOS.

O movimento realiza no final de cada ano um Congresso.

1.º CONGRESSO.

O movimento realizou o seu primeiro Congresso nos dias 28 e 29 de novembro de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O Congresso teve apenas caráter deliberativo, e não decisivo. Se debateu e lançou as pautas do movimento no evento.

2.º CONGRESSO.

O Congresso ocorreu em novembro de 2016, contando com uma plateia de mais de 400. Algumas das personalidades que participaram foram: - O Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RJ), o ministro da educação Mendonça Filho, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, a advogada Janaína Paschoal, - uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff -, e o humorista Danilo Gentili.

O dinheiro arrecadado em uma vaquinha online para financiar o evento arrecadou apenas 13% da meta.

3.º CONGRESSO.

O 3.º Congresso do MBL ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro de 2017. Entre os palestrantes se destaca os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e José Medeiros (PSD-MT), os deputados da bancada evangélica Marco Feliciano (PSC-SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), o vereador Fernando Holiday (DEM-SP), o filósofo Luiz Felipe Pondé e o presidente da Riachuelo, Flávio Rocha.

Também participaram os prefeitos de São Paulo e Porto Alegre, respectivamente, João Doria e Nelson Marchezan Júnior.

O congresso ocorreu em um salão para 600 pessoas do World Trade Center, em São Paulo.

Foi debatido sobre o que chamam de "patrulhamento" do politicamente correto e sobre o Excesso de Leis no Brasil.

As pautas giravam em torno da defesa do liberalismo econômico, das críticas ao PT e à esquerda e do apoio às reformas conduzidas pelo Governo Michel Temer.

O MBL ressaltou durante o Congresso algumas conquistas, tais como a aprovação da reforma trabalhista e o fim do imposto sindical.

Não foi definido o candidato que o movimento vai apoiar para a eleição presidencial de 2018.

COORDENADORES.

KIM PATROCA KATAGUIRI.

Ver artigo principal: - Kim Kataguiri.

“Foto: - Kim, durante a defesa da então presidente afastada Dilma Rousseff em sua sessão de julgamento do impeachment”.

Nascido em 28 de janeiro de 1996, é um ativista brasileiro e um dos fundadores e líderes do MBL e opositor ao Partido dos Trabalhadores.

Em outubro de 2015, a revista TIME classifica Kataguiri como um dos adolescentes mais influentes do mundo naquele ano.

Foi colunista do jornal Folha de S.Paulo e do The Huffington Post Brasil.

“Foto: - Holiday, Kataguiri, Bia Kicis, Carla Zambelli e Joice Hasselmann no Senado Federal”.

FERNANDO HOLIDAY.

Ver artigo principal: - Fernando Holiday.

“Foto: - Fernando Silva Bispo, mais conhecido como Fernando Holiday, é um vereador eleito de São Paulo pelo DEM na coligação PSDB/PSB/PP/DEM”.

Fernando Silva Bispo, mais conhecido como Fernando Holiday, é um dos coordenadores do MBL e foi eleito para Vereador de São Paulo nas eleições municipais de 2016 pelo DEM.

Ele é o mais jovem vereador que a cidade já teve. Conhecido por defender bandeiras como o fim das cotas raciais, o fim do Dia da Consciência Negra e o fim da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Fernando Silva Bispo, foi chamado por Rui Costa Pimenta de "fascista" e por Tico Santa Cruz de "capitão do mato".

Fernando acusa seus detratores de racismo e defende o engajamento político de negros e pobres no Brasil.

RENAN ANTÔNIO FERREIRA dos SANTOS.

Empresário, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, foi filiado ao PSDB de 2010 a 2015.

Segundo o UOL, Renan é réu em mais de 60 processos de ações cíveis e trabalhistas e vem sendo alvo de complicações legais desde 1998, quando tinha apenas 14 anos de idade.

Responde por fechamento fraudulento de empresas, dívidas fiscais, fraude contra credores, calote em pagamento de dívidas trabalhistas e ações de danos morais, que totalizam um montante de 4,9 milhões de reais.

Em entrevista ao UOL, Renan admite que deve, mas afirma que essas pendências provém de sua atuação como empresário, e são geradas "pela dificuldade que existe na atividade empresarial no Brasil".

Boa parte dos processos foi julgada à revelia do réu, isto é, o tempo para a empresa se defender passou sem que eles se manifestassem e a cobrança realizada na Justiça não obteve sucesso porque os tribunais não encontram valores nem nas contas das empresas, nem nas de seus proprietários.

CONTROVÉRSIAS.

USO de CRACHÁS Irregulares na CÂMARA dos DEPUTADOS.

Durante a discussão do processo de impeachment pela Câmara dos Deputados, em 16 de abril de 2016, quando o acesso à Câmara estava restrito, os líderes Kim Kataguiri, Renan Santos e Rubens Nunes entraram no plenário com crachás fornecidos irregularmente pelos deputados oposicionistas Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Pauderney Avelino, líder do DEM.

FINANCIAMENTO por CAPITAL ESTRANGEIRO.

O financiamento do MBL tem sido repetidamente questionado, uma vez que o grupo não revela de forma transparente a origem de seus recursos.

A deputada federal Jandira Feghali acusou, em entrevistas, o movimento de receber financiamento internacional.

O financiamento do MBL é supostamente ligado aos irmãos Koch (David e Charles Koch).

Por outro lado, os responsáveis pelo MBL afirmam que ele é mantido pela contribuição financeira de seus seguidores, por recursos pessoais e por doações de empresários, para promover seus atos e divulgá-los nas redes sociais.

Entretanto, Kim Kataguiri confirma que coordenadores do MBL receberam treinamento no Students for Liberty, organização que é financiada pelos irmãos Koch.

RELAÇÃO com PARTIDOS POLÍTICOS.

Na época de sua fundação o movimento se declarava apartidário, mas gravações de áudio reveladas em 2016 pelo portal UOL em matéria assinada pelo jornalista Vinicius Segalla mostram o líder do MBL afirmando que receberam ajuda de partidos políticos de oposição ao Governo Dilma Rousseff como DEM, PMDB, PSDB, e Solidariedade.

Em sua defesa o MBL afirmou que os áudios estão "fora do contexto" e "distorcidos".

O colunista Reinaldo Azevedo acusou o UOL de agir com má-fé, uma vez que, de acordo com o blogueiro, o portal estaria tentando transformar "uma parceria clara, necessária e admitida numa espécie de relação escusa".

O UOL atualizou a notícia e afirmou que: - "No entanto, os coordenadores do movimento negociaram e pediram ajuda a partidos pelo menos a partir deste ano.

Atualmente, o MBL continua com as campanhas de arrecadação nos seus canais de comunicação, mas se define como "suprapartidário".

QUEERMUSEU e LA BÊTE.

O MBL fez críticas à exposição de arte Queermuseu e à peça teatral La Bête, acusando-os de incentivar a pedofilia e por blasfêmia.

Por essa razão, o movimento foi acusado pelos críticos de tentar censurar a arte.

O Santander Cultural, patrocinador do Queermuseu, se viu obrigado a recuar e fechou antecipadamente a exposição e emitiu uma nota de esclarecimento.

VÍNCULO com o MOVIMENTO RENOVAÇÃO LIBERAL (MRL).

O MBL utiliza a estrutura formal (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, contas bancárias e imóvel-sede) do Movimento Renovação Liberal (MRL), uma associação privada da família de Renan Santos.

Tal associação se afirma uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) "sem fins econômicos e lucrativos" em seu estatuto social registrado em cartório em julho de 2014.

Como OSCIP, acarretaria prestações anuais de contas avalizadas pelo Ministério da Justiça (MJ) e dedução no Imposto de Renda para os doadores, mas não há tal requisição ou reconhecimento pelo MJ.

Já no cadastro na Receita Federal do Brasil, há informação que a criação ocorreu em março de 2015, e tem por atividade principal a prestação de "serviços de feiras, congressos, exposições e festas" e quadro societário divergente do que consta no seu estatuto social.

FAKE NEWS.

No dia 25 de julho de 2018, o Facebook excluiu diversas páginas que classificou como integrantes de uma "rede de desinformação".

Muitas dessas páginas eram ligadas ao MBL e a outros grupos conservadores como uma página relacionada ao movimento "Brasil 200".

VER TAMBÉM.

Movimento Nas Ruas.

Movimento Vem Pra Rua.

Não Vou Pagar o Pato.

Processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Protestos contra o governo Dilma Rousseff.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis 86 Referências, 11 Bibliografias e cinco Ligações Externas sobre o MBL.

2ª – O Deputado Federal é do DEM – 23 anos. O Deputado Estadual é do DEM – 32 anos. O Vereador é do DEM – 22 anos. Os três foram eleitos pelo Estado de São Paulo.

3ª – Em 1966, o Regime Militar autorizou a criação de dois Partidos Políticos. Para dar sustentação ao governo foi fundada a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) que existiu até 1979 (1966-1979). Existia até então a ARENA (situação) e o MDB (oposição). Bipartidarismo.

4ª – Em 1979, o Presidente General João Batista Figueiredo, mandou elaborar a Lei da Anistia e mandou criar o Pluripartidarismo. Para dar sustentação ao seu governo, o Presidente Figueiredo mandou criar o Partido Democrático Social (PDS) em 1980 e a ARENA desapareceu do mapa político. O Partido Democrático Social (PDS) existiu de 1980 até 1993 (1980-1993).

5ª – Um dos partidos dissidentes do PDS foi o Partido da Frente Liberal (PFL) que existiu de 1985 até 2007 (1985-2007). Antes deste período, o PFL era chamado apenas de Frente Liberal (FL).

6ª – Em 2007 o nome do Partido da Frente Liberal (PFL) foi extinto, surgindo em seu lugar o nome DEMOCRATAS (DEM), (2007-presente).

7ª – Atualmente o Presidente do Senado Federal é Davi Alcolumbre que é do DEMOCRATAS (DEM) – Um Civil – e, o Presidente da Câmara Federal é Rodrigo Maia que também é um DEMOCRATAS (DEM) – Outro Civil. Queiram ou não, os dois políticos civis são DEMOCRATAS (DEM).

8ª - Sendo civis, os dois políticos não precisam bater continência para o PRESIDENTE da REPÚBLICA que é um MILITAR – JAIR BOLSONARO (Capitão da Reserva) – PSL (2018-presente) – e, o VICE-PRESIDENTE da REPÚBLICA é outro MILITAR – HAMILTON MOURÃO (General da Reserva) – PRTB (2018-presente).

9ª – Porém, seria interessante JAIR se acostumando à, pelos menos, cantarem o HINO NACIONAL, principalmente diante da BANDEIRA PÁTRIA, na qual está escrito ORDEM e PROGRESSO. Os tais DEMOCRATAS nasceram de uma costela do Partido Democrático Social (PDS) – (1980-1993), que deu sustentação política ao Presidente General João Batista Figueiredo, portanto, deu sustentação a um período do Regime Militar.

10ª – Alguém já disse: - Basta um Soldado, um Cabo e um Jeep. A palavra vale Prata. Não são lá essas coisas todas. Mas, o silêncio vale Ouro. Alguém pode estar pensando: - Um Batalhão do Exército, Um General Cinco Estrelas e 11 Tanques de Guerra... Aí... Buuuuuuuuuuuuuuuummm... Muita gente vai ver “ESTRELAS” mesmo de dia...

11ª - O então ladrão, mentiroso e poderoso MOLUSCO que desgovernou o país durante oito anos consecutivos, hoje fazendo “turismo” numa suíte da Polícia Federal em Curitiba – PR, na atualidade na condição de MOLUSCO PRESIDIÁRIO, disse em certa ocasião, num passado não muito distante, em um dos seus discursos politiqueiros que a PALAVRA de ORDEM era exterminar o PFL.

12ª – Hoje, os políticos do DEM e os jovens do MBL podem “sussurrar” assim dentro do Congresso Nacional: - A – Bandido bom é Bandido morto. B – PETRALHA bom é PETRALHA morto. C – PT bom é PT morto. Sem direito à missa de sétimo dia...

13ª – Mamãe Falou!

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - Frederico Vitor (16 de maio de 2015). «O que querem os jovens de direita que marcham rumo a Brasília?». Jornal Opção. Consultado em 29 de julho de 2017.

02 - «CPI dos Crimes Cibernéticos vai ouvir Movimento Brasil Livre». JusBrasil. Consultado em 17 de dezembro de 2016.

03 - «Anti-PT, Movimento Brasil Livre deve lançar candidatos pelo DEM em 2016».

04 - «Líderes do Movimento Brasil Livre são recebidos como estrelas». Época. Globo. Consultado em 18 de agosto de 2015.

05 - Uribe, Gustavo; Lima, Daniela (1º de novembro de 2014). «Ato em São Paulo Pede Impeachment de Dilma». Folha de S.Paulo. Folha da manhã. Consultado em 13 de Julho de 2015.

06 - «Manifestações favoráveis ao impeachment de Dilma tomam conta de capitais e chegam na PB». PB Agora. 15 de março de 2015. Consultado em 15 de março de 2015.

07 - «Paulista reúne maior ato político desde as Diretas-Já, diz Datafolha». Folha de S.Paulo. Folha da manhã. 15 de março de 2015. Consultado em 15 de março de 2015.

08 - «Manifestantes protestam contra Dilma em todos os estados, DF e exterior». G1. Globo. 15 de março de 2015. Consultado em 15 de março de 2015.

09 - Felipe, Leandra (15 de março de 2015). «Brasileiros protestam em cidades norte-americanas». Empresa Brasileira de Comunicação. Consultado em 16 de março de 2015.

10 - Falcão, Iara (15 de março de 2015). «Brasileiros no Canadá protestam contra a corrupção no Brasil». Empresa Brasileira de Comunicação. Consultado em 16 de março de 2015.

11 - Brasil, Felipe Moura. «"Impeachment já!" Veja as 10 exigências do Movimento Brasil Livre na 'Marcha Pela Liberdade' até Brasília». Veja. Abril. Consultado em 06 de julho de 2015.

12 - «Movimento Brasil Livre pede impeachment de Lewandowski». G1. Globo.com. 06 de setembro de 2016. Consultado em 20 de novembro de 2016.

13 - Fernando Rodrigues. «Depois do recesso, Câmara discutirá fim do foro privilegiado para políticos». UOL. Consultado em 24 de novembro de 2016.

14 - «Em São Paulo, manifestantes apoiam Lava Jato e gritam "Fora, Renan"». Agência Brasil. EBC. Consultado em 05 de dezembro de 2016.

15 - «Juízes e procuradores vão participar de protesto na Av. Paulista». VEJA. Abri. 02 de dezembro de 2016. Consultado em 7 de maio de 2017

16 - «Grito de "Fora, Renan" domina manifestações pelo Brasil em defesa da Lava Jato». EL Pais. 05 de dezembro de 2016. Consultado em 05 de dezembro de 2016.

17 - Moacir Moreira (29 de outubro de 2016). «MBL de SC promove ações para desocupação das escolas invadidas». DC. Consultado em 20 de novembro de 2016.

18 - «MBL, pais e alunos impedem invasão de escola em Florianópolis». Jornal Livre. 1º de novembro de 2016. Consultado em 20 de novembro de 2016.

19 - «A pedido do MBL, juiz suspende benefícios que Lula tem como ex-presidente». Último Segundo. iG. 17 de maio de 2018. Consultado em 19 de maio de 2018.

20 - «A pedido do MBL, Justiça retira de Lula seguranças, motoristas e assessores pagos pela União». BBC Brasil. Terra. 17 de maio de 2018. Consultado em 19 de maio de 2018.

21 - «Moral e costumes entram em foco em congresso do MBL». Folha de S.Paulo.

22 - «Folha de S.Paulo anuncia seu novo colunista: Kim Kataguiri». Portal Fórum. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 27 de janeiro de 2016.

23 - «Tico Santa Cruz cobra CPI para investigar contas do MBL». 27 de maio de 2016.

24 - Brasil, Felipe Moura (15 de julho de 2015). «Kim Kataguiri, do MBL, rebate Jandira Feghali, do PCdoB, sobre "financiamentos" dos movimentos de rua». Veja. Abril. Consultado em 15 de agosto de 2015.

25 - Instituto Humanitas Unisinos. «Movimento Brasil Livre – MBL e junho de 2013. Uma franquia americana que depois do impeachment está presente no movimento Escola Sem Partido. Entrevista especial com Marina Amaral». www.ihu.unisinos.br. Consultado em 12 de dezembro de 2016.

26 - «Queermuseu: O dia em que a intolerância pegou uma exposição para Cristo». El país. Consultado em 09 de Outubro de 2017.

27 - «Facebook exclui páginas de 'rede de desinformação'; MBL fala em 'censura'». G1. 25 de julho de 2018. Consultado em 25 de julho de 2018.

LIGAÇÕES EXTERNAS.

Movimento Brasil Livre no Facebook.

Canal de Movimento Brasil Livre no YouTube.

Movimento Brasil Livre no Twitter.

Movimento Brasil Livre no Instagram.

Propostas do MBL.

CATEGORIAS:

2015 na política do Brasil.

Direita política no Brasil.

Liberalismo econômico.

Manifestações e protestos da década de 2010 no Brasil.

Movimento Brasil Livre.

Movimentos do Brasil.

Movimentos sociais.

Republicanismo.

Esta página foi editada pela última vez às 06h23min de 09 de março de 2019.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, segunda-feira, 29 de abril de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – TV Câmara. (5) – TV Senado. (6) - Outras Fontes.