O PODER DA IDEOLOGIA DO ÓDIO

Antoni BigCuore*

Original: 28.04.2019

Alteração: 29.04.2019

_______________________________________________________

Transcrevi um belo artigo do jornalista do Estadão, Marcos Guterman, captado do Portal Estadão, de hoje, domingo, 28 de Abril de 2019.

Uma bela e profunda reflexão sobre a ideologia do ressentimento e por que não dizer, do ódio também.

Diz ele:

________________________________________________________

"O historiador alemão Fritz Stern, o principal estudioso da ideologia germânica que está na origem do nazismo, definiu ideologia política como algo que desperta a “febre da paixão” e o “senso de pertencimento afetivo” em relação ao sistema de ideias a partir do qual seus integrantes leem o mundo (The Politics of Cultural Despair: a Study in the Rise of Germany Ideology, 1961).

"A verdadeira ideologia, afirma Stern, é “uma força espiritual, um impulso”, que expressa “aquilo pelo que vale a pena viver”. Nesse sentido, o historiador destaca a validade do conceito do filósofo francês Alfred Fouillée sobre as “ideias-força”, aquelas que unem “a imaginação à vontade” e “a visão antecipada das coisas com sua execução”.(Marcos Guterman)

____________________________________________________

REFLEXÃO A.BIGCUORE. A ideologia, em meu modesto entendimento, é sonho, UTOPIA, que o ser humano tem a necessidade de alimentar em sua mente, como forma de "anestesiar" a realidade que, não raro, é acida, mormente nos dias de hoje.

O saudoso André Franco Montoro, exgovernador do Estado de São Paulo, numa reunião que participei com ele, já dizia que "ideologia é bandeira", ou seja, uma idéia, uma certa sublimação da realidade.

Nazismo, Socialismo, Comunismo e toda uma gama de "ismos", são passam de retóricas que, meia dúzia de intelectuais ou não, usam para arrebanhar as massas, visando ao seu bem estar uma vez conquistado o poder.

Uma vez no poder, negam o que pregaram e forma uma nova Casta, para "MAMAR NAS TETAS DO ESTADO". A cúpula vive muitíssimo bem obrigado, mas a plebe fica na pobreza. A CORRUPÇÃO acaba sendo disseminada!

Na Rússia, na China, Cuba, Venezuela e nos países árabes, os detentores do poder, tem do bom e do melhor e, a grande maioria, fica olhando "a banda passar".

O regime menos pior, AINDA É O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

A polarização que está ocorrendo no Brasil, não leva a nada. O mais importante, é focar todas as nossas energias, sobretudo, os nossos governantes, no interesse GERAL DA NAÇÃO, quais sejam, acabar com os 13 milhões de desempregados, destravar a economia e EQUILIBRAR AS FINANÇAS PÚBLICAS.

Enfim, fazer JUSTIÇA SOCIAL, a partir da justiça fiscal.

Nosso País, tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, pelo que devolve em benefícios à população.

É hora de fazermos um PACTO SOCIAL; desde da época do falecido Trancredo Neves, já se cogitava e, até agora, não saiu do plano das intenções!

PACTO SOCIAL JÁ!!! CHEGA DE ÓDIO E POLARIZAÇÃO!!! O BRASIL PARA TODOS OS BRASILEIROS!!!

_______________________________________________________

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Com leitores em todos os Continentes.

_______________________________________________________