Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PODER DA IDEOLOGIA DO ÓDIO

Antoni BigCuore*
Original: 28.04.2019
Alteração: 29.04.2019
_______________________________________________________

Transcrevi um belo artigo do jornalista do Estadão, Marcos Guterman, captado do Portal Estadão, de hoje, domingo, 28 de Abril de 2019.
Uma bela e profunda reflexão sobre a ideologia do ressentimento e por que não dizer, do ódio também.
Diz ele:
________________________________________________________
"O historiador alemão Fritz Stern, o principal estudioso da ideologia germânica que está na origem do nazismo, definiu ideologia política como algo que desperta a “febre da paixão” e o “senso de pertencimento afetivo” em relação ao sistema de ideias a partir do qual seus integrantes leem o mundo (The Politics of Cultural Despair: a Study in the Rise of Germany Ideology, 1961).

"A verdadeira ideologia, afirma Stern, é “uma força espiritual, um impulso”, que expressa “aquilo pelo que vale a pena viver”. Nesse sentido, o historiador destaca a validade do conceito do filósofo francês Alfred Fouillée sobre as “ideias-força”, aquelas que unem “a imaginação à vontade” e “a visão antecipada das coisas com sua execução”.(Marcos Guterman)
____________________________________________________
REFLEXÃO A.BIGCUORE. A ideologia, em meu modesto entendimento, é sonho, UTOPIA, que o ser humano tem a necessidade de alimentar em sua mente, como forma de "anestesiar" a realidade que, não raro, é acida, mormente nos dias de hoje.

O saudoso André Franco Montoro, exgovernador do Estado de São Paulo, numa reunião que participei com ele, já dizia que "ideologia é bandeira", ou seja, uma idéia, uma certa sublimação da realidade.

Nazismo, Socialismo, Comunismo e toda uma gama de "ismos", são passam de retóricas que, meia dúzia de intelectuais ou não,  usam para arrebanhar as massas, visando ao seu bem estar uma vez conquistado o poder.

Uma vez no poder, negam o que pregaram e forma uma nova Casta, para "MAMAR NAS TETAS DO ESTADO". A cúpula vive muitíssimo bem obrigado, mas a plebe fica na pobreza. A CORRUPÇÃO acaba sendo disseminada!

Na Rússia, na China, Cuba, Venezuela e nos países árabes, os detentores do poder, tem do bom e do melhor e, a grande maioria, fica olhando "a banda passar".

O regime menos pior, AINDA É O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
A polarização que está ocorrendo no Brasil, não leva a nada. O mais importante, é focar todas as nossas energias, sobretudo, os nossos governantes, no interesse GERAL DA NAÇÃO, quais sejam, acabar com os 13 milhões de desempregados, destravar a economia e EQUILIBRAR AS FINANÇAS PÚBLICAS.

Enfim, fazer JUSTIÇA SOCIAL, a partir da justiça fiscal.
Nosso País, tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, pelo que devolve em benefícios à população.

É hora de fazermos um PACTO SOCIAL; desde da época do falecido Trancredo Neves, já se cogitava e, até agora, não saiu do plano das intenções!

PACTO SOCIAL JÁ!!! CHEGA DE ÓDIO E POLARIZAÇÃO!!! O BRASIL PARA TODOS OS BRASILEIROS!!!
_______________________________________________________
(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável). Com leitores em todos os Continentes.
_______________________________________________________
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 28/04/2019
Reeditado em 05/05/2019
Código do texto: T6634283
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2493 textos (950351 leituras)
87 áudios (67146 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/19 01:58)
ANTONI BIGCUORE