CARTA ABERTA À REDE GLOBO

CARTA ABERTA À REDE GLOBO

Prezados jornalistas, diretores e responsáveis pelo conteúdo da emissora de forma geral.

Como coordenadora do maior movimento de mobilização do Rio de Janeiro, o 'VemPraRua RJ', e falo em meu nome, não pelo movimento, gostaria de contribuir com a minha experiência adquirida ao longo de 5 anos, mobilizando, e tendo uma resposta excepcional da população, ao convocá-la a participar da vida política do País, com a sua presença nas ruas. E foram muitas vezes, com consequências bem positivas.

Em primeiro lugar, quero consignar que sou absolutamente contra as agressões a repórteres que vão a campo cobrir os atos. Já manifestei algumas vezes a minha contrariedade aos poucos manifestantes ou grupos que insistem na agressão aos jornalistas. No nosso caminhão, os profissionais da imprensa foram sempre muito bem-vindos e protegidos. Estão ali cumprindo seu trabalho e isso merece respeito. Além do mais, é do nosso interesse que realmente possa ser mostrada a beleza da população mobilizada.

Dito isto, eu gostaria de lhes lembrar que O CENÁRIO MUDOU e vem sendo mudado desde de 2013 As redes sociais trouxeram os brasileiros para a política e, ainda que com deturpações, exageros e fake news, que por sinal também ocorrem nas mídias tradicionais, as redes conseguem esclarecer, chamar a atenção de fatos e mobilizar. Sei que sabem e utilizam esses meios plenamente, haja visto a CAMPANHA:” Que Brasil você quer para o futuro? A Globo quer ouvir o desejo dos brasileiros de todas as cidades do país!". Por acaso vocês não olharam com olhos de ver, ouviram com atenção os seus próprios telespectadores? Em 99% dos vídeos que foram ao ar, observamos brasileiros, em sua maioria bem humildes, apontarem como o mais dramático problema do país a CORRUPÇÃO.

COMO PODEM DAR AS COSTAS A ESSE CLAMOR e ignorar o povo nas ruas demandando o mesmo que pediram nos vídeos endereçados a vocês? Isso é maldade, isso é desonestidade!

Por se posicionarem escancaradamente contra o atual governo, escondem o verdadeiro sentimento de toda uma nação. A omissão de informações torna tendenciosa a informação liberada.

Quem esteve nas ruas pode perceber o quanto houve censura de imagens sobre os pedidos anticorrupção dos poderes degradados. Vocês sabem que estávamos ontem nas ruas para pedir JUSTIÇA, para apoiar o pacote ANTICRIME de um Ministro querido pelos brasileiros, para apoiar uma operação que revelou publicamente os bastidores sórdidos da política do país e os valores estratosféricos que nos têm sido roubados.

Vocês subdimensionaram e omitiram as nossas expressivas manifestações, seu conteúdo e tamanho, por várias capitais do Brasil, atingindo mais de 50 cidades, sendo a maior delas em SP. Selecionaram imagens e deram destaque à turma pequena que pedia "Lula Livre". È obrigação mostrar os dois lados, pois a população tem o direito de escolha e já manifestou sua preferência nos votos. O esforço de milhares de brasileiros foi menosprezado, com gritos de ordem e pedidos legítimos. Repito, isso é deslealdade aos seus telespectadores, é censura.

O nosso grupo GIGANTESCO de cidadãos - ordeiros e pacíficos - não estava nas ruas por uma pessoa, por um suposto herói, mas, sim, foi clamar por melhores condições de vida, por justiça, por menos corrupção e mais segurança.

Fica a pergunta: que país você quer para o futuro Rede Globo?

E para as demais emissoras, questiono também: aonde vocês estavam ontem que não nas ruas, cobrindo jornaisticamente das demandas populares?

Adriana Balthazar

Gary Burton
Enviado por Gary Burton em 10/04/2019
Código do texto: T6620581
Classificação de conteúdo: seguro