A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria o 'ADVOGADO dos CINCO CRIMES'"? - (25ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (25ª parte).

A Rede “Boba” de Televisão, as Novelas, o Futebol, as “Marias Chuteiras” e o Caso do Assassinato Cruel de Eliza Samúdio (15º ato).

ADVOGADOS gananciosos, uma NECRÓPSIA não realizada, uma DECLARAÇÃO de ÓBITO inexistente, uma CERTIDÃO de ÓBITO aceita, um CADÁVER ainda desaparecido e um “CRIME quase PERFEITO”.

A matéria sobre a confusão e a disputa entre POLICIAIS para prender “NEM”, o Comandante do TRÁFICO na ROCINHA, ocorrida entre os dias 12 e 13 de novembro de 2011 (madrugada), gerou 296 comentários de variados internautas.

No atual artigo repetirei apenas três comentários.

Comentário nº 43 – Cleusa Fernandes – 02 meses atrás – Aí a Globo vai e faz uma NOVELA inspirada na MOÇA, mostrando para os cabeças fracas que é legal ser mulher de BANDIDO.

Comentário nº 44 – Cayo Vieira – 06 meses atrás – Tá aí onde a Globo teve a idéia dos personagens BIBI PERIGOSA e RUBINHO, professor de matemática que virou TRAFICANTE. PQP – Observação do escriba: - Deve ser PUTO que o pariu.

Comentário nº 45 – Lil Djongador – 02 meses atrás – A Globo já fez até NOVELA com isso: - “A Força do Querer”. É tudo LIXO essa IMPRENSA.

Observações do escriba:

1ª - Para os três ADVOGADOS que estavam TRAFICANDO num porta-malas de um carro luxuoso, um TRAFICANTE de DROGAS (no caso o “NEM”) e muito DINHEIRO, também existem muitos comentários negativos. Na verdade os três ADVOGADOS foram os principais mentores intelectuais da TRAMÓIA.

2ª - Não sei como o folhetim abordou a participação dos três ADVOGADOS na NOVELA. Se é que abordou.

A novela “A FORÇA do QUERER”.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

“A Força do Querer” é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 03 de abril e 20 de outubro de 2017, em 172 capítulos, substituindo “A Lei do Amor” e sendo substituída por “O Outro Lado do Paraíso”.

É a 12ª novela das nove da emissora. Escrita por Glória Perez, sob direção de Cláudio Boeckel, Davi Lacerda, Fábio Strazzer, Luciana Oliveira, Allan Fitterman e Roberta Richard, direção artística de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos. Diferentemente do tradicional nas telenovelas da emissora, a trama não contou com colaboradores de texto.

Abordou temas como sereísmo, TRANSEXUALIDADE, JOGO PATOLÓGICO, cosplayer e o TRÁFICO de DROGAS.

Contou com a participação de Juliana Paes, Paolla Oliveira, Isis Valverde, Marco Pigossi, Emilio Dantas, Fiuk, Carol Duarte e Maria Fernanda Cândido.

PREPARAÇÃO.

A personagem de Juliana Paes é inspirada no Livro PERIGOSA, história real de FABIANA ESCOBAR, uma CARIOCA que se tornou conhecida como a BARONESA do PÓ, que entrou no mundo do CRIME quando seu marido se tornou TRAFICANTE.

Inicialmente, Glória Perez pretendia realizar uma MINISSÉRIE sobre a EX-PRIMEIRA DAMA do TRÁFICO de DROGAS do RIO de JANEIRO, porém, acabou por incorporar a história à trama.

Inspirada na sereia profissional MIRELLA FERRAZ, Ísis Valverde fez aulas de apnéia e treinou por cerca de 03 meses com uma cauda de silicone, para viver uma personagem adepta do sereísmo.

Já para compor a personagem Ivana, que passava por uma Resignação de Gênero, a autora buscou consultoria com o Modelo Transgênero TARSO BRANT, que passou pelo procedimento na realidade, colhendo informações para compor o texto, o perfil da personagem e o social em torno da história.

Para dar vida à policial que luta MMA, Paolla Oliveira começou a treinar muay thai cinco meses antes da estreia da novela com a lutadora profissional ERICA PAES.

Além disso, a atriz também aderiu aos treinos de MMA e jiu-jitsu.

ENREDO.

O promissor ADVOGADO Caio (Rodrigo Lombardi) é cogitado para administrar a C. Garcia, uma das maiores EMPRESAS do PAÍS, porém, quando BIBI (Juliana Paes) decide terminar o relacionamento, Caio deixa tudo para trás e parte rumo aos Estados Unidos.

15 anos depois, retorna ao Brasil num grande cargo no JUDICIÁRIO e acaba por reencontrar BIBI, que não conseguiu concluir a FACULDADE e está casada com RUBINHO (Emílio Dantas), passando por uma condição financeira delicada, que farão com que entrem no MUNDO do CRIME.

Com a recusa de Caio, Eugênio (Dan Stulbach) prepara seu filho, Ruy (Fiuk) para assumir o comando da empresa.

Ruy está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), o que lhe confere estabilidade não somente na vida profissional, como também na vida pessoal.

No entanto, quando viaja a Parazinho, conhece e se encanta por Ritinha (Ísis Valverde), mulher que adora o fascínio que exerce pelos homens, tal como as sereias, que ela acredita ser uma.

Noiva de Zeca (Marco Pigossi), caminhoneiro completamente apaixonado por ela, Ritinha continua seu jogo de sedução com o carioca, pois quer seguir a liberdade de seus impulsos.

Apesar das críticas que ouve a respeito da amada, o amor que Zeca sente é maior do que tudo, mas ao descobrir o envolvimento da noiva com o empresário de fora - com quem tivera um episódio determinante na infância, em que um índio profetizará que "Se viram tudo igual, é um aviso que o espírito da floresta está mandando. A vida toda vocês tomem cuidado com o que brotar das águas. O que brotar das águas vai juntar vocês dois e separar de novo!", - decide se mudar e recomeçar a vida em Niterói com o pai Abel (Tonico Pereira).

Na nova cidade, conhece Jeiza (Paolla Oliveira), policial que sonha em se tornar lutadora de MMA, mas sofre com a falta de um parceiro que compreenda seus sonhos.

Paralelamente ocorre a transformação de Ivana (Caroline Duarte), irmã de Ruy, que se sente um homem num corpo feminino, causando conflito com Joyce (Maria Fernanda Cândido), que criou a filha para ser uma princesa.

A relação de Joyce com o marido começa a ruir quando conhece Irene (Débora Falabella), uma mulher ambiciosa que fará de tudo para conquistar Eugênio.

Irmão de Eugênio, Eurico (Humberto Martins) gosta de ter tudo e todos ao seu controle, mas não consegue impedir que a esposa, Silvana (Lília Cabral), se vicie na ADRENALINA e entre na Dependência do Jogo.

Dantas (Edson Celulari), pai de Cibele, trabalha com os irmãos Garcia, mas se sente injustiçado, pois acredita que Eugênio e Eurico nunca lhe deram o devido valor.

CONTROVÉRSIAS.

ACUSAÇÃO de APOLOGIA ao TRÁFICO e ao CRIME.

O fato de a trama abordar temas como o CRIME e o TRÁFICO, despertou a ideia de que a novela fazia APOLOGIA a esses elementos, fazendo com que a novela recebesse uma enxurrada de críticas, principalmente por parte dos EVANGÉLICOS e CONSERVADORES.

O pastor e deputado Marco Feliciano afirmou que a partir da novela, "a Rede Globo oferecia um curso para BANDIDO".

A autora Glória Perez se defendeu das acusações:

“É coisa de gente que quer colocar a realidade embaixo do tapete. BIBI se tornou uma BANDIDA. Não é a TRAFICANTE, mas é processada por associação ao TRÁFICO. Você vê glamour nisso? A trama traz uma polícia ética, bem diferente de como tradicionalmente é mostrada na dramaturgia brasileira. Essa gente me dá sono”. - Glória Perez, em entrevista ao Jornal Extra.

TRANSEXUALIDADE.

Antes mesmo da estreia da novela, a temática da TRANSEXUALIDADE já estava causando polêmica.

Entidades CATÓLICAS pediram para que a Globo não permitisse esse tema na novela.

O tema sobre IDENTIDADE de GÊNERO, abordado na trama pela personagem Ivana (Carol Duarte) também não foi aceito por uma parcela da população, entre eles também EVANGÉLICOS e CONSERVADORES. Eles acusaram a emissora de usar a novela para popularizar a IDEOLOGIA de GÊNERO.

Segundo eles, a novela tinha a clara intenção de mostrar que é super normal se sentir de um sexo mesmo sendo de outro.

ATENÇÃO – Se os leitores e as leitoras quiserem mais detalhes sobre a novela, gentilmente, solicitamos consultarem a Wikipédia, ou outra fonte de informação.

Observações do escriba:

1ª – Respondendo à Glória Perez. Querida escritora: - As novelas na maioria dos casos me provocam sono. As suas também. Peço desculpas a você e à sua equipe de produção por não ter assistido à Novela a “Força do Querer”.

2ª – Segundo informações obtidas na Wikipédia, três temas controversos constam em sua recente novela (acho que foi transmitida em 2017) pela Rede Bola de Televisão, hoje, mais conhecida como Rede Lixo de Televisão, segundo a opinião da maioria dos blogueiros das Redes Sociais, inclusive, segundo a opinião de cientistas políticos nacionais e internacionais e outros cientistas de diversas ciências.

3ª – Sou CONSERVADOR e simpatizante dos CATÓLICOS, dos EVANGÉLICOS, dos ESPÍRITAS, dos UMBANDISTAS e de mais de uma dezena de religiões espalhadas pelo planeta TERRA. Se na LUA ou em MARTE tiver alguma religião serei um dos primeiros a me inscrever como adepto.

4ª – Atualmente ando de TÁXI SOLAR, pilotado por vários BEIJA-FLORES. Embora seja um moderno e poderoso TÁXI SOLAR, nele não dispomos de Rádio e nem de Televisão. Usamos apenas a TELEPATIA. Na verdade quem mais usa a TELEPATIA são os bonitos, queridos e velozes BEIJA-FLORES. São eles que me passam as informações mais recentes, quando eu saio de meu profundo e “prolongado” sono (SONOTERAPIA).

5ª – A minha SONOTERAPIA demora “64 minutos”. Assim que me acordo entro direto na MUSICOTERAPIA durante 128 minutos - (tecnologia galáctica) -, tecnologia ainda inexistente no planeta TERRA.

6ª - Depois da MUSICOTERAPIA entro imediatamente na CONVERSATERAPIA com os meus BEIJA-FLORES. A CONVERSATERAPIA demora exatamente 256 minutos. É quando me atualizo e aprendo muita coisa sobre o Universo e as mudanças na Terra.

7ª - Logo depois entro direto na DANÇATERAPIA durante 128 minutos. Durante 64 minutos danço só. E, durante 64 minutos danço com os BEIJA-FLORES femininos. Ao mesmo tempo, os BEIJA-FLORES masculinos dançam com os BEIJA-FLORES femininos. Lá, - no meu TÁXI SOLAR -, só existe dois sexos: - O sexo Masculino e o sexo Feminino. Entre nós não existe IDEOLOGIA de GÊNERO. Entendem?

8ª – Estão a me perguntar quais as músicas e quais as danças atuais? Um Colibri – é fêmea viu? -, entra numa “Máquina do Tempo” – não sei onde ela conseguiu -, e liga um som de CAPIBA na voz de CLAUDIONOR GERMANO e só sai FREVO. “Exemplos: - “Quando se vai um AMOR”, “Linda FLOR da Madrugada”, “Os melhores dias de minha VIDA”, “A pisada é ESSA”, “Quando é noite de LUA”, “A mesma ROSA amarela”, “Gosto de te ver CANTANDO”, etc. Motivo: - Estamos em ritmo de Carnaval segundo a vontade dos BEIJA-FLORES.

9ª – Depois da DANÇATERAPIA (128 minutos) é a vez da HIDROTERAPIA. Ou seja, beber água com moderação - como o TÁXI é SOLAR e fica parado próximo ao SOL (às vezes) a gente bebe um pouco mais de água -, e, simultâneamente tomo um gostoso banho de piscina, outra modalidade de HIDROTERAPIA (duração: - 256 minutos).

10ª – Após a HIDROTERAPIA (256 minutos) vem a fase de LEITURATERAPIA. Ou seja, ler livros tomando banho de LUA. Duração: - Não cronometrado. Por quê? Nunca sei o minuto exato que me dá sono, ou seja, a hora em que vou dormir -, até o momento da SONOTERAPIA profunda (64 minutos). TELEPATICAMENTE tento saber com os BEIJA-FLORES, o tempo da tal LEITURATERAPIA. Eles nunca me dizem. Eles guardam BIOLOGICAMENTE a informação. Eu falei BIOLOGICAMENTE!

11ª – Lá – no TÁXI SOLAR -, o dia demora 32 horas. DURMA-SE com um barulho desses...

Voltando à VACA fria – é fêmea, viu? A vaca não tem nada de TRANS, segundo me assegurou uma Médica Veterinária (é fêmea também, viu?) formada na Universidade da Columbia (EUA).

Então, a tal TRANSEXUALIDADE (1ª polêmica) foi para as cucuias ou foi parar no espaço cósmico...

A 2ª polêmica parece ser o Jogo Patológico. Ou os Jogos Patológicos. Melhor esclarecendo: - “Os Jogos de Azar”. Existem alguns poucos políticos brasileiros interessados em voltar a implantar oficialmente no Brasil os CASSINOS.

Um dos autores da ideia é um senador ou deputado federal do Piauí. Ou seja, um marginal político, suspeito de estar envolvido na Lava-Jato.

- Escute aqui fio de PUTO. Bote o CASSINO em sua casa, em seu apartamento ou em sua fazenda, seu filho de PUTO desocupado. Ah! Sim! Aguarde a “batida” policial.

CASSINOS estão proibidos no Brasil desde a época do Presidente Marechal Eurico Gaspar Dutra (eleito pelo voto popular). Ler abaixo uma mensagem para o “ESTADO DEMOCRÁTICO de DIREITO” atual no Brasil.

CASSINO da URCA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

O CASSINO da URCA foi um cassino brasileiro localizado no Bairro Carioca da Urca e que funcionou de 1933 a 1946, quando os jogos foram PROIBIDOS.

HISTÓRICO.

O prédio onde se localizava o cassino foi construído no ano de 1932, embora abrigasse inicialmente o HOTEL BALNEÁRIO.

Foi apenas no ano seguinte que o empresário Joaquim Rolla o converteu num cassino, que funcionou até o ano de 1946, quando os jogos foram PROIBIDOS.

Entre 1951 e 1980, após ter sido comprado pelos DIÁRIOS ASSOCIADOS, o prédio foi adaptado para receber os Estúdios da TV TUPI.

Apenas uma referência logo abaixo.

01 - «Antigo Cassino da Urca será restaurado com recursos do BNDES». Agência Brasil. 17 de dezembro de 2018. Consultado em 23 de fevereiro de 2019.

CATEGORIA:

CASSINOS do BRASIL.

Esta página foi editada pela última vez às 05h28min de 23 de fevereiro de 2019.

Vou falar baixinho... O fim do CASSINO da URCA.

Desde a posse do Presidente Dutra, em 1946, o jornal O Globo iniciou violenta campanha contra os cassinos no Brasil. Publicava uma série de artigos e editoriais pressionando o governo para que proibisse os jogos de azar.

Havia preocupação maior em fechar o Cassino da Urca, que era da predileção de Getúlio Vargas, antigo desafeto de Roberto Marinho. Dizia O Globo, entre outras coisas, que a extinção daquele "flagelo" era um "imperativo urgente do saneamento social".

O governo Vargas havia terminado há menos de um ano. E tudo o que fosse ligado ao antigo regime precisava ser banido.

Curiosamente, Roberto Marinho (que já comandava o jornal O Globo e a Rádio Globo) era viciado em jogos de azar e freqüentava o Cassino da Urca (bairro em que morava) todas as noites.

Foi ameaçado por sua mãe de afastamento do comando do jornal. Precisou escrever uma carta para ela, prometendo afastar-se do vício, para poder manter o comando sobre o grupo que herdara do pai.

De uma fazenda em que se recuperava das farras, escreveu:

“Não sei se desta vez estou realmente cansado da vida agitada... É a primeira vez que te faço promessa escrita, e a esta não faltarei: a de retomar firme o trabalho, evitar os telefonemas exagerados e as demais coisas que possam desprestigiar o Globo. Não quero dar mais a ninguém o ‘gostinho’ de poder fazer comentários maldosos a meu respeito... Se tiveres com o Eurycles, fala sobre a minha permanência na fazenda, a necessidade de descansar de alguns excessos que ultimamente fiz no Rio".

Mesmo após essa carta, Marinho continuava à frequentar o Cassino da Urca. Há quem considere esse o principal motivo da campanha de seu jornal pelo fim dos cassinos. Seria a única forma de afastá-lo do vício.

Em 30 de abril de 1946, três meses depois de assumir a Presidência da República, o General Eurico Gaspar Dutra, com um decreto-lei, ordenou o fim dos jogos de azar.

Terminava assim, após 13 anos de existência, a glamourosa história do Cassino da Urca.

O prédio do antigo Cassino fica fechado por 08 anos. Seu período de glamour voltaria no segundo semestre de 1954 com a instalação da TV Tupi do Rio de Janeiro. É o que veremos à seguir (transcrição parcial).

Não sei se Glória Perez e seus colaboradores sabem dessa história. Se não sabem vão ler o Livro “Chatô o Rei do Brasil”, de autoria de Fernando de Morais. A atual Rede Bola de Televisão tem como missão destruir os principais valores tradicionais das famílias brasileiras.

Além da “sexolândia” explícita nas novelas debilóides, dos noticiários trágicos, das notícias políticas distorcidas, da futebolândia repetitiva, dos filmes de péssimo gosto e das músicas apologéticas (drogas ilícitas, cachaçada pura e banditismo armado), ainda existem as supostas sonegações de impostos por parte do Grupo Globo. Ou seja, supostos mamateiros e supostos caloteiros.

Impostos que nós pagamos para financiar um suposto “puteiro a céu aberto”.

Se a ideia sobre a novela partiu dos três filhos de Roberto Marinho, eles estão desrespeitando a memória do próprio pai e a memória da própria avó.

Ao (s) político (s) do Piauí uma mensagem romântica: - Reformar e manter os hospitais do seu Estado funcionando. Não precisa construir novos hospitais. Embora não tenha muita simpatia por Psiquiatras, construir um HOSPÍCIO e internar todos os políticos com ideias similares. No HOSPÍCIO não será permitido Jogos de Azar.

Pode construir um CASSINO “OFICIAL” em SUA PROPRIEDADE PARTICULAR, desde que toda a renda de sua jogatina podre, seja transferida para a área da SAÚDE.

Uma parte mínima será direcionada para o HOSPÍCIO. Por quê? Doente mental se acostuma com qualquer acomodação. Fio de PUTO.

Outra coisa fio de PUTO. O SEU CASSINO “OFICIAL” poderá ser construído exclusivamente com o DINHEIRO do seu BOLSO. Nem a metade de um tostão de DINHEIRO PÚBLICO.

A 3ª polêmica parece ter sido a apologia aos TRAFICANTES e ao TRÁFICO de DROGAS.

Como eu não assisti à novela em questão, fico aqui na dúvida sobre um detalhe.

O comportamento daqueles três ADVOGADOS que estavam “TRAFICANDO” o TRAFICANTE “NEM” da Rocinha, como foram apresentados na novela? Foram apresentados? Sim ou Não? Na vida real o fato aconteceu! Na novela eles foram apresentados querendo subornar policiais? Eles foram apresentados como sendo da OAB ou da oab? Há diferença entre as duas siglas. Ou não?

Continuando a “estória” do assassinato cruel de ELIZA SAMÚDIO. Pois não!

O MANDANTE tem um nome: - o ex-goleiro BRUNO FERNANDES. Já existe até um livro escrito por três jornalistas, intitulado: - “INDEFENSÁVEL”. Deve ser direcionado principalmente para o BRUNO.

O principal INTERMEDIÁRIO tem um apelido: - MACARRÃO (fiel escudeiro de BRUNO).

O EXECUTOR tem um nome e um apelido: - MARCOS APARECIDO dos SANTOS o perigoso BOLA.

O local do ASSASSINATO da VÍTIMA foi um. O local da QUEIMA do CADÁVER foi outro.

Locais diferentes, cenas diferentes e pessoas diferentes participaram da MONSTRUOSIDADE.

Na noite do dia 10 de junho de 2010, chega à casa de BOLA (em VESPASIANO), o próprio BOLA, MACARRÃO, o então menor JORGE LUIZ (primo de BRUNO), ELIZA SAMÚDIO e BRUNINHO.

BRUNINHO (com aproximadamente quatro meses de idade) foi afastado da mãe, e colocado em um veículo.

Depois de um rápido diálogo com ELIZA SAMÚDIO, o miliciano BOLA dá uma gravata (ou mata-leão) em ELIZA SAMÚDIO, até levá-la à ASFIXIA MORTAL.

No momento do ASSASSINATO de ELIZA SAMÚDIO estavam presentes na cena do CRIME (a casa de BOLA), o próprio ASSASSINO BOLA, o menor JORGE LUIZ (um primo de BRUNO), MACARRÃO (o fiel escudeiro de BRUNO), a vítima (ELIZA) e o seu filho BRUNINHO.

No caso do ASSASSINATO de ELIZA SILVA SAMÚDIO, ela foi ESTRANGULADA por MARCOS APARECIDO dos SANTOS (BOLA), provocando uma ASFIXIA MECÂNICA, e, subseqüente ÊXITO LETAL, ou seja, a MORTE.

As ASFIXIAS MECÂNICAS ou Médico Legais. Publicado por Mariana Reina.

ESTRANGULAMENTO.

No ESTRANGULAMENTO, a MORTE se dá pela constrição do PESCOÇO por um laço acionado por uma força estranha, obstruindo a passagem de AR aos PULMÕES, interrompendo a circulação do SANGUE ao ENCÉFALO e comprimindo os NERVOS do PESCOÇO.

Nesse tipo de MORTE, ao contrário do ENFORCAMENTO, o corpo da vitima atua passivamente e a força constritiva do laço age de forma ativa.

O acidente e o suicídio nesta modalidade são raríssimos.

Mais comum é o ESTRANGULAMENTO-HOMICÍDIO, principalmente quando a VÍTIMA é INFERIOR em FORÇAS ou é tomada de SURPRESA. Constitui uma forma não muito rara de infanticídio.

SINTOMATOLOGIA - No ESTRANGULAMENTO, os sintomas são variados conforme a sua maneira: - Lenta, violenta ou contínua.

Normalmente, o ESTRANGULAMENTO passa por três períodos: - Resistência, perda da consciência e convulsões, asfixia e morte aparente. Depois, surge a morte real.

SINAIS:

A) SINAIS EXTERNOS:

01 – ASPECTO da FACE e do PESCOÇO: - A face no ESTRANGULAMENTO geralmente se mostra tumefeita e violácea devido à obstrução quase sempre completa da circulação venosa e arterial.

Os lábios e as orelhas arroxeados, podendo surgir ESPUMA rósea ou sanguinolenta das NARINAS e BOCA.

A língua se projeta além das arcadas dentárias e é extremamente escura. Dos meatos acústicos externos, poderá fluir sangue.

Equimoses de pequenas dimensões na face, nas CONJUNTIVAS, pescoço e face anterior do tórax.

02 – SULCO: - Quanto mais consistente e duro for o laço, mais constante é o sulco. Pode ser único, duplo ou múltiplo. A direção é diferente do ENFORCAMENTO, pois se apresenta no sentido horizontal, podendo, no entanto, ser ascendente ou descendente, como nos casos de homicídio, em que o agente puxa o laço para trás e para cima.

Sua profundidade é uniforme e não há descontinuidade, podendo verificar-se a superposição do sulco onde a parte do laço se cruza.

As bordas são cianóticas e elevadas, e o leito é deprimido e apergaminhado.

Geralmente o sulco está situado por baixo da cartilagem tireóide. Não é raro se encontrarem nas proximidades do sulco do ESTRANGULAMENTO rastros ou estrias ungueais (unhas).

Observação do escriba: - A existência de rastros ou estrias ungueais significa que a vítima (no caso ELIZA SAMÚDIO), poderia tentar se livrar do seu ASSASSINO. Porém, a vítima estava com as mãos amarradas. Parece...

B) SINAIS INTERNOS: - Tendo em vista que não foi realizada a NECRÓPSIA, dispensamos a descrição.

Observações do escriba:

1ª - Limitamo-nos aos SINAIS EXTERNOS que podem ter sido vistos pelas duas TESTEMUNHAS PRESENTES na cena do CRIME. O então menor JORGE LUIZ e o amigo MACARRÃO.

2ª – 4. ESTRANGULAMENTO – (Reprodução/VEJA). - JORGE LUIZ, que era menor na época do CRIME, contou com uma riqueza macabra de detalhes o que aconteceu. – “NENÉM (BOLA) perguntou se ELIZA usava algum tipo de DROGA. Cheirou a mão dela e disse para ela ficar de pé, de costas para ele”. “De repente, deu uma GRAVATA nela. Enquanto isso pediu para MACARRÃO amarrar as mãos dela, para frente”. Observação do escriba: - Primeiro as mãos de ELIZA foram AMARRADAS. Depois BOLA deve ter dado a GRAVATA... Parece...

3ª – “Então, NENÉM se jogou ao chão com ela, agarrado o tempo todo no pescoço dela. Ela arregalou o olho. Saiu espuma branca. Ela se contorcia. Até que o olho dela ficou com sangue. Ela agonizou, estremeceu e depois morreu”. Observação do escriba: - Arregalou os dois olhos. Saiu espuma branca da boca...

4ª – Na CERTIDÃO de ÓBITO, emitida após a confissão de MACARRÃO em novembro passado, consta que ELIZA SAMÚDIO foi morta por ASFIXIA na Rua Araruama, 173 – o endereço da CASA de BOLA.

FISIOPATOLOGIA: - Na morte por ESTRANGULAMENTO, três são os fatores que interferem:

01 - Compressão dos vasos do pescoço: Compromete mais intensamente as veias jugulares que as artérias carótidas, e estas menos que as artérias vertebrais, fazendo com que o sangue do segmento cefálico fique bloqueado.

02 - Compressão dos nervos do pescoço: - Tem influência mais decisiva na morte por ESTRANGULAMENTO, cujo mecanismo mais bem explicado é a inibição.

03 - ASFIXIA: - Resulta da interrupção da passagem do AR ATMOSFÉRICO até os PULMÕES pela constrição do pescoço comprimindo a LARINGE. Na morte por ESTRANGULAMENTO, a ASFIXIA é mais decisiva que no enforcamento, principalmente devido à posição do laço. Experiências demonstram que a traquéia se oblitera com uma pressão de 25 kg.

CONCLUSÃO.

Entender a profundidade e complexidade por trás de cada detalhe que passaria despercebido pela maioria das pessoas torna a figura do médico-legista ainda mais essencial na sociedade.

No presente trabalho, inegável alegar que a ASFIXIA pode ser considerada um dos processos mais importantes do ponto de vista da MEDICINA LEGAL.

Desta forma foi possível compreender cada fase que o organismo passa, nos diferentes tipos de ANÓXIA e, desta forma, encaixá-la em UM dos PROCESSOS MECÂNICOS de ASFIXIA, sejam as produzidas por confinamento, monóxido de carbono, sufocação, SOTERRAMENTO, afogamento, enforcamento, ESTRANGULAMENTO e esganadura.

Observações do escriba:

1ª - SOTERRAMENTO foi o que aconteceu recentemente com as pessoas VITIMADAS com o rompimento da barragem em BRUMADINHO - Minas Gerais. Quase todas elas devem ter morrido por ASFIXIA MECÂNICA.

2ª – ESTRANGULAMENTO – Foi o que aconteceu com ELIZA SAMÚDIO em uma casa de VESPASIANO – Minas Gerais. Ela morreu por ASFIXIA MECÂNICA. Quem a ESTRANGULOU foi MARCOS APARECIDO dos SANTOS (BOLA).

Assim, as diversas interpretações são absolutamente fundamentais para esclarecer dúvidas e chegar a diversas conclusões essenciais não só LEGALMENTE, mas também SOCIALMENTE, trazendo inclusive ESCLARECIMENTOS e CONFORTO à FAMÍLIA das VÍTIMAS, bem como possibilitando traçar o caminho para se chegar até o suspeito do CRIME.

A MÃO de ELIZA SAMÚDIO foi decepada? Foi! Ela ainda estava viva, ou já estava morta? Há controvérsias!

Custa-me a acreditar que ela ainda estivesse viva. Se ela ainda estava viva o MARCOS APARECIDO dos SANTOS (BOLA) não é apenas um MONSTRO. É um SUPERMONSTRO.

Apenas três pessoas podem dizer a VERDADE VERDADEIRA. O próprio BOLA, o primo JORGE LUIZ e o fiel escudeiro MACARRÃO. O MACARRÃO chegou a amarrar as duas mãos de ELIZA, para facilitar o ESTRANGULAMENTO (a GRAVATA) por parte de BOLA. Neste caso, a mão ainda não tinha sido decepada.

O detento JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA, não estava no local do CRIME. No entanto ele ouviu a confissão do então colega de prisão, o miliciano BOLA, dizendo que ela estava ainda viva quando cortou a mão de ELIZA. BOLA pode ter mentido. A Justiça poderá levar em conta ou não o depoimento do detento, na íntegra ou parcialmente.

Caso algum dia venha a ser desvendada toda a realidade, o CRIME passa a ter um agravante. De permeio um ato grave de TORTURA.

A mão de ELIZA SAMÚDIO foi decepada? Foi! (já dissemos). Segundo um dos depoimentos do então menor JORGE LUIZ (primo de BRUNO), associado ao depoimento do detento JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA. O primeiro como testemunha OCULAR. Ele viu o ato CRIMINOSO. O segundo como testemunha AURICULAR. Ele ouviu a confissão do próprio CRIMINOSO, no caso, de BOLA. Provavelmente a mão esquerda...

A mão de ELIZA SAMÚDIO foi jogada aos cães? Foi! De acordo com as testemunhas OCULARES (o menor JORGE LUIZ e MACARRÃO).

O detento JAÍLSON ALVES aqui entra em contradição, ao afirmar que Bola havia guardado a mão de ELIZA, ou coisa parecida. Não faz sentido. Se a mão era de ELIZA o DNA da mão era de ELIZA! Uma pista de tal magnitude seria deixada por um matador profissional? De jeito nenhum! Não deveria ficar nenhum rastro! Uma parte do corpo, no caso a mão, deveria também desaparecer de qualquer jeito.

O corpo de ELIZA SAMÚDIO foi esquartejado? Não! Apenas uma mão foi decepada e lançada aos cães! Por quê?

Aqui mais uma jogada de mestre do ASSASSINO. Mestre da Maldade naturalmente. E, com dois objetivos.

O primeiro objetivo era assustar as duas testemunhas (JORGE LUIZ e MACARRÃO), do que ele seria capaz de fazer com um corpo humano, inclusive com as duas TESTEMUNHAS OCULARES. Deixá-los com medo, deixá-los assustados.

O segundo objetivo, é que as duas testemunhas ficassem com a impressão (uma dissimulação) de que o ASSASSINO iria esquartejar o corpo de ELIZA SAMÚDIO.

JORGE LUIZ e MACARRÃO devem ter presenciado o corte da mão e o lançamento da mesma para os cães. Depois presenciaram o cadáver ter sido colocado em um saco. Eles não presenciaram o restante dos acontecimentos.

Eles não sabiam o que seria feito da mão ou do que restasse dela, e, nem do que iria acontecer com o resto do cadáver.

Porquanto, BOLA, logo a seguir, mandou que os dois fossem embora o mais rápido possível levando o BRUNINHO que estava no carro.

Depois de terem presenciado todos esses acontecimentos, eles devem ter presenciado outro acontecimento, que, parece-me pertinente.

Tanto o menor JORGE LUIZ como MACARRÃO devem ter visto a chegada do policial “moreno” ZEZÉ, na casa de BOLA. Qual o motivo? Não interessava aos dois, que já tinham recebido a ordem para irem embora imediatamente. E devem ter ido com muito medo.

Se um homem só, monstruosamente, fez um estrago daquelas proporções, imagina dois.

Só depois que os dois “intrusos” foram embora, é que poderia ter chegado à casa de BOLA uma terceira pessoa. O policial GILSON, conhecido de Zezé e sócio de BOLA no aluguel do sítio de treinamento de policiais em VESPASIANO.

Deveriam estar disponíveis um carro - ou mais de um veículo -, para transportar os restos mortais de ELIZA SAMÚDIO para o sítio também localizado em VESPASIANO.

Lá é que o cadáver passaria pelo “MICRO-ONDAS”, ou seja, o cadáver seria QUEIMADO num amontoado de PNEUS durante toda a madrugada, estendendo-se até o meio-dia, - se fosse necessário -, até virar CINZAS. Depois as CINZAS foram lançadas em uma lagoa. Tudo planejado meticulosamente.

Lembrando o que, dois anos antes, em 2008, BOLA e outros comparsas, fizeram com dois homens, cujos corpos também nunca foram encontrados.

Testemunhas OCULARES da queima do cadáver de ELIZA SAMÚDIO, existem pelo menos três pessoas: - BOLA, GILSON e ZEZÉ.

Porém existe uma testemunha AURICULAR. O detento JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA, pois, o mesmo, ouviu a CONFISSÃO de BOLA, quando ocupavam um mesmo espaço em um presídio. “SÓ SE OS PEIXES FALASSEM”. Algo parecido.

O promotor do caso disse: - “ESSE CORPO FOI DESTRUÍDO. Psicopata tem uma metodologia. Ele destruiu o CORPO, como fez em casos anteriores”, disse HENRY CASTRO, em entrevista ao site da VEJA.

Compete às Autoridades Policiais de Minas Gerais e à Justiça de Minas Gerais, concluírem o caso. A avó SÔNIA, o ainda garoto BRUNINHO e a Sociedade Brasileira precisam de uma resposta convincente e definitiva sobre o caso.

No próximo artigo tentaremos botar a Rede Globo de Televisão no banco dos RÉUS. Como? Ainda não sei...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – TV ALTEROSA (principalmente). (5) – Outras Fontes.