Capitalismo x comunismo (ou socialismo) A dicotomia burra

A discussão comunismoxcapitalismo é tão vaga quanto o conhecimento das duas correntes, a maioria não leu seus autores, mas se dizem conhecedores tanto de um como do outro, porém todos são doutores doutrinando com memes e publicações vazias de acordo com seu interesse e ideologia, mesmo sem mesmo se aprofundar.

Dizem uns que o comunismo não deu certo em nenhum país e citam alguns que estão na banca rota para demonstrar isso, mas não se aprofundam na questão, não buscam informações, não querem saber de saber as causas das dificuldades, nem mesmo analisam com olhar crítico, somente o que lhes interessam.

Dizem que o capitalismo é o bom citando alguns países que se destacam como sendo capitalistas, e novamente não se dão o trabalho de olhar tantos países capitalistas que se encontram na mesma, ou pior, situação dos comunistas citados.

Tudo é superficial.

Nem um e nem outro, isoladamente, será bom o suficiente, mas a mescla dos dois seja o caminho.

Não adianta eu querer estado menor se na minha cidade eu quero que a prefeitura faça tudo, que limpe a sujeira do bueiro, corte o mato dos terrenos particulares, combata a dengue. Isso são coisas que a própria população pode e deve fazer quando exige um estado menos intromissor, o município é parte do estado.

Vamos continuar um bom tempo nessa dicotomia absurda e inepta, sem aprofundamento, somente embasando falsas definições que atendam ao interesse particular.

Ninguém quer todos ricos, isso é impossível, ninguém quer todos pobres, isso é burrice, queremos dignidade, que todos possam viver com dignidade tendo direito e oportunidade de poder viver debaixo de um teto, com trabalho digno e salário justo, educação e saúde disponível em alto nível, comida de boa qualidade, enfim, igualdade de oportunidades.