A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria o 'ADVOGADO dos CINCO CRIMES'"? - (23ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (23ª parte).

A Rede “Boba” de Televisão, as Novelas, o Futebol, as “Marias Chuteiras” e o Caso do Assassinato Cruel de Eliza Samúdio (13º ato).

ADVOGADOS gananciosos, uma NECRÓPSIA não realizada, uma DECLARAÇÃO de ÓBITO inexistente, uma CERTIDÃO de ÓBITO aceita, um CADÁVER ainda desaparecido e um “CRIME quase PERFEITO”.

Minas Gerais - Julgamento do Caso ELIZA SAMÚDIO - 24/04/2013 - 19h05 - Atualizado em 25/04/2013 - 16h31 – Por Raquel Freitas - Do G1 MG.

PRIMEIRO DIA do JÚRI.

A Delegada ANA MARIA SANTOS, que participou das Investigações do caso na época do Inquérito Policial, foi ouvida por cerca de SEIS HORAS no primeiro dia do júri.

Ela afirmou que JORGE LUIZ ROSA – primo do goleiro BRUNO FERNANDES, e adolescente na época do CRIME – disse em um dos depoimentos que o EXECUTOR de ELIZA seria BRANCO, "patolinha", com falhas nos dentes e responderia pelo apelido de NENÉM.

Segundo a Delegada, POR MEDO, JORGE LUIZ deu OUTRA DESCRIÇÃO do EXECUTOR de ELIZA quando ouvido no Rio de Janeiro, dizendo que era pessoa "NEGRA e ALTA”.

"Ele disse que o fizera porque estava com medo", relatou a Delegada. O medo, conforme ela era do EXECUTOR de ELIZA.

Segundo a Delegada, os olhos do primo de BRUNO ficavam lacrimejando durante o depoimento. "Não raras vezes, conteve o choro ao falar do MOMENTO da EXECUÇÃO”, disse.

Ela ainda afirmou que JORGE LUIZ estava tranquilo e lúcido no depoimento. "Eu reafirmo, ele (Jorge) me transmitiu muita credibilidade. E, ele foi bastante detalhista”.

JORGE LUIZ foi ouvido pela primeira vez no RIO de JANEIRO e depois em CONTAGEM, ambas na época em que o CRIME foi descoberto e começou a ser investigado.

O primo de BRUNO foi o primeiro a falar que ELIZA SAMÚDIO ESTAVA MORTA.

“Foto: - O RÉU MARCOS APARECIDO dos SANTOS no plenário do Fórum de CONTAGEM. (Foto: - Maurício Vieira / G1)”.

O depoimento da Delegada também foi marcado por questionamentos de um dos Advogados de BOLA, ÉRCIO QUARESMA FIRPE, sobre a Investigação Policial e o trabalho da Polícia Civil.

Como o não indiciamento do Policial Civil Aposentado JOSÉ LAURIANO de ASSIS FILHO, também conhecido como ZEZÉ, e investigado pelo Ministério Público por participação no CRIME, a Delegada ANA MARIA SANTOS afirmou que os elementos não eram suficientes para indiciar ZEZÉ.

"Isso aqui foi fraude, nós vamos provar", diz o Advogado segurando o Relatório do Inquérito.

Vários objetos apreendidos durante a investigação foram expostos no plenário: - Algo parecido com um tapete, um travesseiro, facas, embalagens de produtos de higiene infantil, cheques e cartões em nome de LUIZ HENRIQUE ROMÃO.

Havia também notebooks e um envelope fechado onde estava escrito a palavra "cabelo". Até mesmo uma arma foi mostrada. Segundo o assistente de acusação, JOSÉ ARTEIRO CAVALCANTE LIMA, a arma e outros objetos mostrados durante o júri ficam guardados no cartório e foram expostos a pedido da defesa.

Nesta segunda-feira (22), foi formado o CONSELHO de SENTENÇA. Quatro homens e três mulheres julgarão o EX-POLICIAL pelos crimes de ASSASSINATO e OCULTAÇÃO de CADÁVER de ELIZA SAMÚDIO, ex-amante do goleiro BRUNO FERNANDES. – já condenado pelos CRIMES.

Antes disso, a Juíza MARIXA FABIANE Indeferiu Pedidos da Defesa para Desconsiderar a CERTIDÃO de ÓBITO de ELIZA SAMÚDIO e de adiamento do julgamento pela ausência de duas testemunhas: - A Delegada ALESSANDRA WILKE e de JORGE LUIZ ROSA, primo de BRUNO.

O início dos trabalhos também foi marcado pela ausência de uma testemunha, JOSÉ CLEVES, que precisou ser localizada por um Oficial de Justiça. A Juíza determinou que ele fosse buscado em casa e considerou a falta como "um absurdo".

TESTEMUNHA diz que BOLA simulou ter jogado MÃO de ELIZA SAMÚDIO a CÃES.

Para o EX-DELEGADO, o ASSASSINO não queria que PRESENTES soubessem do CORPO.

Duas TESTEMUNHAS de DEFESA foram ouvidas no 3º dia de júri de BOLA.

“Foto: - VEREADOR e EX-DELEGADO EDSON MOREIRA depõe como TESTEMUNHA de DEFESA no júri de BOLA. (Foto: - Renata Caldeira / TJMG)”.

O VEREADOR e EX-DELEGADO EDSON MOREIRA falou por mais de CINCO HORAS no terceiro dia de julgamento de MARCOS APARECIDO dos SANTOS – o BOLA –, acusado de MATAR e OCULTAR o CADÁVER de ELIZA SAMÚDIO.

A sessão com a testemunha de defesa foi suspensa por volta das 18h50 desta quarta-feira (24) e deve ser retomada na manhã desta quinta-feira (25).

Durante o depoimento, EDSON MOREIRA afirmou que acredita ser uma “SIMULAÇÃO” por parte do ASSASSINO a versão de que A MÃO da EX-AMANTE do goleiro BRUNO FERNANDES foi jogada a CACHORROS.

(Acompanhe no G1 a cobertura completa do julgamento do caso ELIZA SAMÚDIO, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de CONTAGEM, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro BRUNO).

Segundo o EX-DELEGADO, em depoimento, JORGE LUIZ LISBOA - primo de BRUNO - disse que BOLA falou "olha a mão dela aí" indo em direção ao canil e teria jogado a parte do corpo de ELIZA SAMÚDIO para os animais. "Aquilo lá foi uma dissimulação do autor", disse EDSON MOREIRA.

Para ele, BOLA não queria que os PRESENTES na CENA do CRIME soubessem O QUE SERIA REALMENTE FEITO COM o CORPO, e deu a entender que jogaria para os CACHORROS.

Conforme o inquérito, LUIZ HENRIQUE ROMÃO - o MACARRÃO - e JORGE LUIZ ROSA PRESENCIARAM a MORTE de ELIZA SAMÚDIO. EDSON MOREIRA foi o Delegado Responsável pelas Investigações do caso.

Após ouvir a resposta de EDSON MOREIRA, um dos Advogados de BOLA, ÉRCIO QUARESMA FIRPE, questionou porque o trecho foi colocado no Inquérito Policial.

ÉRCIO QUARESMA ainda citou que o Ministério Público afirma que ELIZA SAMÚDIO foi esquartejada na casa de BOLA, em VESPASIANO, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A TESTEMUNHA confirmou que, durante a Perícia, não foram encontrados VESTÍGIOS de SANGUE no local apontado como o LOCAL do CRIME.

Inicialmente, EDSON MOREIRA seria ouvido como Informante Policial. Mas, antes de começar o depoimento, A DEFESA de MARCOS APARECIDO pediu para ele ser ouvido como TESTEMUNHA, alegando que EDSON MOREIRA não é mais Policial. A Juíza deferiu o pedido. O EX-DELEGADO, hoje é VEREADOR em Belo Horizonte.

SAIBA MAIS.

VEJA IMAGENS DO JULGAMENTO.

Com jurados escolhidos, Delegada é ouvida como Informante em júri.

Quatro homens e 3 mulheres julgarão BOLA por morte de ELIZA SAMÚDIO.

Ex-policial BOLA chega ao Fórum de CONTAGEM para ser julgado.

BOLA foi ‘escolhido’ como RÉU por ser ‘inimigo’ de DELEGADO, diz ADVOGADO.

Após depoimento de Delegada, Juíza encerra 1º dia do júri de BOLA.

FRASES: - júri do ex-policial BOLA.

Desde que falou sobre BOLA, testemunha diz que sofre ameaças.

DEPUTADO diz que foi uma ‘péssima’ testemunha de defesa para BOLA.

Testemunha de BOLA não conhecia RÉU e já foi acusada por EDSON MOREIRA.

O VEREADOR também contou como foi que JORGE LUIZ ROSA levou os Policiais até a casa de BOLA. EDSON MOREIRA disse que a viagem do primo de BRUNO do Rio de Janeiro para Minas Gerais foi autorizada pela Justiça.

Ele indicaria o local em que ELIZA foi morta. De acordo com o ex-delegado, na capital mineira, JORGE LUIZ falou que se fosse levado ao Mineirão saberia encontrar o caminho até a casa onde a ex-amante de BRUNO foi executada.

EDSON MOREIRA diz que os policiais foram orientados, caso encontrassem o imóvel, que o cercassem e se dirigissem ao juízo competente para requerer o mandado de busca e apreensão.

O vereador foi informado que JORGE LUIZ não queria entrar na casa. "Ele se urinou todo", disse a testemunha. De acordo com EDSON MOREIRA, quando os policiais chegaram a casa, descobriram que era de MARCOS APARECIDO dos SANTOS. Segundo o vereador, o proprietário "deu no pé". Mas durante uma busca ele foi encontrado e preso.

JORNALISTA OUVIDO.

O JORNALISTA JOSÉ CLEVES, testemunha de defesa no Caso ELIZA SAMÚDIO, foi o primeiro a entrar no plenário nesta quarta-feira (24), em depoimento à Justiça, no Fórum de CONTAGEM, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

SILVA, que foi arrolado pela defesa de MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o BOLA, – acusado de matar ELIZA SAMÚDIO e OCULATR o CORPO DELA – disse à Juíza MARIXA FABIANE que conheceu o RÉU por meio das Notícias Publicadas pela Imprensa.

“Foto: - Jornalista JOSÉ CLEVES depõe como testemunha de defesa no 3º dia de julgamento de MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o BOLA (Foto: - Renata Caldeira / TJMG)”.

Ele negou conhecer o goleiro BRUNO, LUIZ HENRIQUE ROMÃO, o MACARRÃO, Wemerson Marques, Elenílson Vítor da Silva, Dayanne Rodrigues e Fernanda Castro – todos réus no caso. Disse, também, que nunca morou em VESPASIANO ou ESMERALDAS, sempre em Belo Horizonte.

JOSÉ CLEVES foi chamado pela defesa porque, em 2000, foi acusado pela Polícia Civil de ter ASSASSINADO a própria mulher.

Naquela época, o Inquérito foi conduzido pelo Delegado EDSON MOREIRA. Perguntado pelo assistente de acusação, JOSÉ ARTEIRO CAVALCANTE LIMA, ele disse que acompanhou a carreira de EDSON MOREIRA, tendo boa convivência com ele.

JOSÉ CLEVES também disse não saber de nenhum caso em que o Delegado tenha agido com má-fé. Disse, apenas, saber que muitos Inquéritos que ele conduziu "não deram em nada".

JOSÉ CLEVES contou que foi absolvido por unanimidade. A testemunha afirmou também que cinco dias antes do ASSASSINATO da mulher foi assaltado e o revólver dele foi roubado, e colocado próximo ao local do crime, dois dias depois. Segundo as investigações, foi a arma usada para matar a vítima.

JOSÉ CLEVES disse ainda que a bala retirada do corpo da mulher não era compatível com a do revólver calibre 38 apreendido pela polícia e que o fato foi confirmado pela Perícia.

O jornalista falou que a Perícia concluiu que o corpo da mulher havia sido retirado de um carro, e colocado no local do crime, mas, no julgamento, ficou provado que não houve deslocamento do cadáver.

JOSÉ CLEVES contou que mesmo depois de tantos anos da morte da mulher ainda sofre com os efeitos negativos do Indiciamento e do Júri Popular. "Isso é indescritível. Sofro com isso até hoje", disse.

Ainda com relação às notícias veiculadas pela imprensa ele disse: "Não acredito que houve dolo, acredito que houve erros". Ele afirmou que os jornalistas apenas repetiram o que foi dito pela polícia.

No plenário, o Advogado ÉRCIO QUARESMA FIRPE perguntou se os assassinos da mulher da testemunha foram presos e indiciados e JOSÉ CLEVES contou que um deles foi morto 30 dias depois do crime, e que o outro suspeito já havia morrido.

Na segunda-feira, JOSÉ CLEVES precisou ser localizado por um Oficial de Justiça. A Juíza determinou que ele fosse buscado em casa e considerou a falta como "um absurdo".

Ele disse em plenário que foi obrigado a vir ao Fórum de Contagem. "Vocês não sabem o dissabor para a minha família viver tudo isso", disse JOSÉ CLEVES, criticando a condução coercitiva dele ao Tribunal.

Disse ainda que, quando os policiais chegaram à casa dele, pediu ao filho para mentir avisando que ele não estava. "Eu não estava disposto também a vir a esse julgamento".

O assistente de acusação, JOSÉ ARTEIRO CAVALCANTE LIMA, disse que a defesa tentava DESQUALIFICAR as Investigações Policiais, e um dos advogados que defende o RÉU, FERNANDO MAGALHÃES comentou: - “O depoimento tenta desqualificar a investigação. Mostra como pode ser tendenciosa uma investigação. Acho que conseguimos”.

Na tarde desta segunda-feira, o VEREADOR EDSON MOREIRA deve ser a próxima testemunha a depor em plenário.

SEGUNDO DIA de JULGAMENTO.

O segundo dia de julgamento do ex-policial MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o BOLA, terminou por volta das 19h35 desta terça-feira (23) após o depoimento do Delegado-Geral da Corregedoria de Polícia Civil – RENATO PATRÍCIO TEIXEIRA. Ele foi ouvido como Testemunha de Defesa.

MARCOS APARECIDO é acusado de MATAR e OCULTAR o CADÁVER de ELIZA SAMÚDIO, ex-amante do goleiro BRUNO FERNANDES.

Outras duas testemunhas foram ouvidas nesta terça-feira: - JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA, Arrolado pela Acusação, e o Deputado Estadual DURVAL ÂNGELO (PT), Arrolado pela Defesa.

O POLICIAL falou sobre dois procedimentos da CORREGEDORIA relativos ao DELEGADO EDSON MOREIRA, que conduziu as Investigações do caso ELIZA SAMÚDIO e hoje é VEREADOR em Belo Horizonte.

Segundo RENATO PATRÍCIO TEIXEIRA, um dos casos seria sobre agressão e o outro sobre o pedido de R$ 2 milhões para arquivar o Inquérito de BRUNO.

O DELEGADO afirmou que nestes casos, não houve nenhum indiciamento contra EDSON MOREIRA por falta de provas.

“Foto: - DETENTO que afirmou ter OUVIDO CONFISSÃO de BOLA sobre MORTE de ELIZA é ouvido. A testemunha de nome JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA confirmou DEPOIMENTOS ANTERIORES à Polícia e à Justiça. (Foto: - Renata Caldeira / TJMG)”.

Ele também foi perguntado pela defesa, sobre a morte de SÉRGIO ROSA SALES – primo de BRUNO, que também era RÉU no caso – que foi INVESTIGADA pela CORREGEDORIA.

O DELEGADO destacou que o motivo da morte do primo de BRUNO foi esclarecido. Segundo ele, as investigações apontaram que SÉRGIO ROSA SALES foi morto por ter feito ‘gracejos’ à AMANTE de um TRAFICANTE.

O MINISTÉRIO PÚBLICO questionou o CORREGEDOR se ele sabia o motivo pelo qual BOLA não havia seguido carreira como Policial Civil.

Segundo RENATO PATRÍCIO TEIXEIRA, o motivo da exoneração da polícia mineira foi "falta de idoneidade moral".

O depoimento de RENATO TEIXEIRA durou cerca de MEIA HORA. A defesa pediu a dispensa do policial. Porém, a Juíza consultou os jurados e como um integrante do CONSELHO de SENTENÇA quis ouvi-lo, a testemunha foi mantida.

DEPUTADO foi a 2ª TESTEMUNHA do DIA.

“Foto: - DEPUTADO DURVAL ÂNGELO fala por cerca de TRÊS HORAS como Testemunha de Defesa de MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o BOLA. (Foto: - Renata Caldeira / TJMG)”.

Após cerca de TRÊS HORAS de depoimento, o Deputado Estadual DURVAL ÂNGELO (PT) deixou o Fórum de CONTAGEM avaliando como “péssima” para a Defesa do RÉU MARCOS APARECIDO dos SANTOS a sua participação no julgamento. DURVAL foi arrolado como Testemunha pelos Advogados de BOLA, acusado de MATAR e OCULTAR o CORPO de ELIZA SAMÚDIO, a ex-amante do goleiro BRUNO FERNANDES. O político foi o segundo a ser ouvido nesta terça-feira (23). Ele falou das 15h40 às 18h40.

“Eu prestei depoimento como Testemunha de Defesa, Arrolado como Testemunha de Defesa, mas eu acho que fui uma Péssima Testemunha de Defesa, porque EU FALEI TODO o PASSADO de “BOLA” e os casos apurados pela Comissão de Direitos Humanos”.

“Então, acho que eu não fui uma boa testemunha. Acho que FOI UM TIRO NO PÉ por parte da DEFESA”, disse.

Três assuntos foram abordados durante mais tempo no depoimento de DURVAL ÂNGELO, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Uma audiência com BRUNO na ALMG em 2011, e também uma visita que o político fez a LUIZ HENRIQUE ROMÃO, o MACARRÃO, na penitenciária também em 2011.

E, ainda, UM CRIME no qual MARCOS APARECIDO dos SANTOS é RÉU com outros TRÊS POLICIAIS, no qual DOIS HOMENS TERIAM SIDO MORTOS em 2008 e OS CORPOS NUNCA FORAM ENCONTRADOS.

DURVAL ÂNGELO contou o que foi relatado a ele sobre O CRIME DOS DOIS HOMENS. Segundo o político, TRÊS POLICIAIS prenderam as vítimas em um carro de polícia, "ATIÇARAM CACHORROS FEROZES", que DILACERAM o CORPO DELAS.

"Depois fizeram MICRO-ONDAS com eles", disse.

O político falou que o nome de BOLA - que seria o QUARTO PARTICIPANTE - apareceu nesse caso após Investigações da Delegacia de Desaparecidos e da Corregedoria da Polícia Civil e que MARCOS APARECIDO dos SANTOS estava entre os INDICIADOS.

Sobre a audiência com BRUNO na ALMG, o Deputado lembrou que o goleiro afirmou ser inocente. "O BRUNO negou de forma peremptória que teria matado", disse.

DURVAL ÂNGELO também disse que não ouviu de BRUNO que ELIZA havia sido ASSASSINADA por MACARRÃO ou a mando do amigo.

DURVAL ÂNGELO contou que esteve no presídio para conversar com MACARRÃO, acompanhado pela TV Assembleia. Segundo o Deputado, fora das câmeras, LUIZ HENRIQUE ROMÃO disse que "estava servindo de chacota". O político também disse que MACARRÃO estaria sendo chamado de "GAY" e que tinha MEDO de SER MORTO.

O RÉU pediu ao Deputado para ser trocado de Pavilhão na Penitenciária e falou que queria voltar para onde estava o BRUNO, o "irmão dele".

Questionado sobre o motivo pelo qual foi escolhido como Testemunha de Defesa, DURVAL disse que imagina que seja porque A Defesa queira Explorar Contradições no Inquérito.

Porém, ele avaliou o trabalho da Polícia Civil como “muito bom e muito completo”.

TESTEMUNHA de ACUSAÇÃO.

O Presidiário JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA, que foi ouvido como Testemunha de Acusação no Caso ELIZA SAMÚDIO, disse, nesta terça-feira (23), que SOFRE AMEAÇAS “QUASE TODOS os DIAS”.

A resposta foi dada depois de ser questionado pelo Promotor de Justiça HENRY WAGNER VASCONCELOS de CASTRO sobre Ameaças dentro da Penitenciária.

Os problemas acontecem segundo JAÍLSON de OLIVEIRA, desde que depôs contra o ex-policial MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o BOLA, acusado de MATAR ELIZA SAMÚDIO e OCULTAR O CADÁVER DELA.

JAÍLSON de OLIVEIRA disse que a mulher dele foi agredida por pessoas, que ele não sabe dizer quem são, mas que teriam pedido que ele VOLTASSE ATRÁS no DEPOIMENTO. "Eu fui ameaçado por policiais e minha esposa jogada no chão para que me retratasse", disse.

Segundo ele, a retratação seria sobre as declarações que deu sobre BOLA e outros detentos.

Os nomes de DOIS POLICIAIS que, segundo o MINISTÉRIO PÚBLICO têm envolvimento na morte de ELIZA e que não foram denunciados, foram mencionados pelo DETENTO. Segundo JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA, ele foi ameaçado por “GILSON” e “ZEZÉ”, em julho de 2012.

O local da ameaça, segundo a testemunha, foi o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Belo Horizonte.

Ao "Fantástico", em 03 de março deste ano, ZEZÉ não quis comentar denúncia de ligação com RÉUS do caso ELIZA. Na mesma data, GILSON negou envolvimento em CRIMES contra a ex-amante de BRUNO.

JAÍLSON de OLIVEIRA confirmou a autoria de cartas anexadas ao processo. Uma delas é de janeiro de 2013. Nela, segundo leitura do Promotor, JAÍLSON de OLIVEIRA disse ser ameaçado por DETENTOS e POLICIAIS por ter denunciado BOLA.

Durante o depoimento, a Juíza MARIXA FABIANE advertiu o Advogado ÉRCIO QUARESMA FIRPE. "Ele não está aqui sendo ouvido como RÉU e sim como TESTEMUNHA", disse a Juíza ao pedir novamente que QUARESMA respeitasse a TESTEMUNHA.

JAÍLSON CONFIRMA DEPOIMENTOS ANTERIORES.

Antes de começar a ser questionado pelo Advogado de BOLA, a testemunha acompanhou de forma atenta a leitura de QUATRO DEPOIMENTOS dados à POLÍCIA e à JUSTIÇA em datas anteriores, e, JAÍLSON de OLIVEIRA confirmou o teor de todos os documentos lidos.

Em um deles, mencionado pelo Promotor HENRY WAGNER, JAÍLSON de OLIVEIRA afirmou que BOLA disse que ELIZA SAMÚDIO foi QUEIMADA em PNEUS. As CINZAS do CORPO, segundo a testemunha, FORAM JOGADAS em UMA LAGOA.

O DETENTO disse em depoimento no dia 20 de novembro de 2012, durante O SEGUNDO JÚRI do CASO, que ouviu "várias vezes" BOLA dizer que jogou "AS CINZAS de ELIZA às ÁGUAS".

Ele disse ainda que, ao perguntar o que BOLA faria se o CORPO da VÍTIMA FOSSE ENCONTRADO, o RÉU respondeu: - "SÓ SE OS PEIXES FALAREM”.

Em depoimento prestado à Polícia, lido na íntegra durante aquela sessão, JAÍLSON de OLIVEIRA falou TER OUVIDO a CONFISSÃO de BOLA sobre O CRIME.

Essas declarações foram RELEMBRADAS em PLENÁRIO e sustentadas pela TESTEMUNHA que repetiu a expressão "SÓ SE OS PEIXES FALAREM” para se referir à DIFICULDADE em LOCALIZAR o CORPO de ELIZA.

EDSON MOREIRA.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

EDSON MOREIRA da SILVA, mais conhecido como DELEGADO EDSON MOREIRA (São Paulo-SP, 16 de abril de 1959 – 59 anos) é um DELEGADO e POLÍTICO brasileiro filiado ao Partido da República (PR).

Ganhou notoriedade por trabalhar no Caso ELIZA SAMÚDIO e elegeu-se Vereador de Belo Horizonte em 2012, sendo o terceiro mais bem votado naquelas eleições.

Em 2014, foi eleito Deputado Federal (2015-2019), por Minas Gerais, com 49.391 votos.

BIOGRAFIA.

EDSON MOREIRA da SILVA nasceu no dia 16 de abril de 1959 em São Paulo. Seu pai havia migrado do Nordeste com destino à capital paulista para atuar na Força Nacional.

Na adolescência, Edson Moreira trabalhou numa gráfica, e aos 21 anos (em 1980) ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, mesmo assim prosseguiu com os estudos a fim de trabalhar na Polícia Civil.

Graduou-se em Direito na Faculdade de Direito de Guarulhos em 1988, e dois anos mais tarde foi aprovado no concurso da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, onde fixou residência.

CARREIRA POLICIAL.

Como Delegado de Polícia, desde 1990 prestou serviços na PCMG em BELO HORIZONTE e em outras cidades como UBERABA, envolvido em investigações de casos de grande repercussão nacional e internacional, como: - Caso José Cleves (2001), Emílio Beletti (1999), Caso Viviane Brandão (2002), Maníaco de Contagem (2009), Caso do Sion ou Bando da Degola (2010), Caso goleiro BRUNO FERNANDES (2010), Prisão de Bruno Rodrigues de Souza, o Quén-Quén (2011), Érica Passarelli (2012), dentre outros.

CARREIRA POLÍTICA.

Em 2012, ingressou na vida política candidatando-se ao cargo de Vereador na cidade de Belo Horizonte, pelo partido PTN, sendo eleito em terceiro lugar geral (084% de votos), com a plataforma política Segurança Pública, vez que é especializado pela UFMG desde 2000 em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública.

No primeiro semestre de mandato, o Vereador Delegado Edson Moreira apresentou os seguintes Projetos de Lei em benefício do município de Belo Horizonte:

- Criação do Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV, um órgão municipal específico que deverá promover o desenvolvimento da circulação segura e eficaz, corrigindo falhas na administração pública.

- Criação do Serviço de Verificação de Óbito – SVO em BH, com a finalidade de investigar as causas de mortes naturais, para contribuir com a Polícia Civil - responsável pelo Instituto Médico Legal (IML), e agilizar o atendimento aos familiares de vítimas de falecimento. O IML deverá ficar responsável somente pela investigação de mortes violentas e/ou acidentais.

Observações do escriba:

1ª - Percebe-se aqui que o DELEGADO EDSON MOREIRA teve uma visão administrativa e humanitária muito boa ao elaborar o Projeto de Lei propondo a criação do SVO em Minas Gerais. A separação de mortes violentas e/ou acidentais das mortes naturais traz muitos benefícios aos familiares e facilita muito o trabalho pericial.

2ª - Aqui em Sergipe (que é a menor Unidade da Federação), já tive a idéia de interiorizar os dois tipos de serviços – IML e SVO – para outros municípios do Estado, descentralizando tais atividades.

3ª - Lamentavelmente, os nossos governantes continuam dormindo em berço esplêndido. Além de mais humanitário, poderá trazer, afirmamos com muita convicção, uma economia enorme ao erário público. Eu digo por experiência própria, pois já trabalhei nas duas atividades (IML e SVO).

Tornar obrigatória, por parte das empresas de transporte intermunicipais e interestaduais, a identificação do comprador de passagens, por meio de documentos oficiais e comprovante de endereço, a fim de reduzir e prevenir assaltos a ônibus.

- Instalação e conservação de banheiros públicos obrigatória onde se concentre grande número de pessoas.

- Criação da Área Escolar de Segurança, para proporcionar tranquilidade aos alunos, pais e professores da cidade. O projeto prevê que, em um círculo de 100 metros ao redor das escolas, seja assegurada a fiscalização dos comércios, policiamento, placas, iluminação, limpeza de terrenos e outras providências que garantam a segurança e incentivem a cultura da não violência. Obriga o Poder Executivo a sinalizar, por meio de placas, sempre que identificado um local com altos índices de acidentes e atropelamentos.

- Criação do Programa de Informações sobre Vítimas de Violência no município, para identificar áreas de risco e causas mais frequentes dos crimes, a partir de dados coletados em hospitais da rede pública e privada, em outras unidades de atendimento de urgência e emergência, e demais serviços públicos que possam atender pacientes.

DEPUTADO FEDERAL.

Foi eleito Deputado Federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019). Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Posteriormente, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Em abril de 2017 votou a favor da Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017 votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS.

- Serviu o Exército Brasileiro no Batalhão da Guarda Presidencial.

- Soldado da PMESP.

- Cabo da PMESP.

- Sargento da PMESP.

- Chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida DCCV-MG - Homicídios.

- Coordenador de Operações Policiais do Departamento de Trânsito - DETRAN.

- Chefe da Divisão de Operações Especiais/Anti-Seqüestro/DEOEsp.

- Chefe do Departamento de Investigações Especializadas - DIE/MG.

- Coordenador de Polícia Civil/SGPC.

- Delegado Regional de Uberaba/MG.

- Coordenador dos Cursos de Formação da Academia de Polícia/Acadepol.

- Professor de Técnica e Prática de Inquérito Policial/TPI/Acadepol.

- Professor de Investigações Policiais.

- Professor de Direito Penal e Processo Penal da UNIFENAS– Universidade José do Rosário Vellano.

- Chefe do Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP.

- Vereador de Belo Horizonte.

- Escreveu o prefácio do livro (Vermelho Escarlate) de JC Junot.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 30 referências sobre o Delegado Edson Moreira.

ALGUMAS REFERÊNCIAS CURIOSAS.

01 - «Delegado do caso ELIZA SAMÚDIO é eleito vereador em Belo Horizonte». G1.com. 10 de outubro de 2012.

02 - da Matta, Alexandre (08 de novembro de 2011). «Equipe do delegado Edson Moreira retoma apuração do caso Stacciarini». Jm Online. Consultado em 13 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2012.

03 - «Polícia investiga morte de promotora em mansão de Belo Horizonte». notícias.r7.com. R7. 02 de fevereiro de 2012. Consultado em 13 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 27 de abril de 2013.

04 - «TJMG condena Ernane Abritta por morte de Beletti». uj.novaprolink.com.br. Notícias UJ. 13 de novembro de 2002. Consultado em 13 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2012.

05 - «PM acusado de matar Viviane Brandão nega crime». TV Alterosa. 31 de dezembro de 2012. Consultado em 18 de março de 2018. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2012.

06 - «Maníaco de Contagem é condenado a mais 36 anos de prisão». Jornal do Brasil. 12 de setembro de 2012. Consultado em 13 de setembro de 2016.

07 - «Acusado de degolar duas pessoas em BH vai a júri popular». G1. 09 de setembro de 2011. Consultado em 13 de setembro de 2016.

08 - «Polícia diz que inquérito do caso ELIZA foi concluído e indicia BRUNO». Globo Esporte. 29 de julho de 2010. Consultado em 13 de setembro de 2016.

09 - do Vale, João Henrique (05 de outubro de 2011). «Polícia prende Quén-Quén, um dos criminosos mais procurados de Minas». Estado de Minas. Consultado em 18 de março de 2018.

10 - «Polícia confirma prisão de suspeito de tráfico de drogas em SP». G1. 05 de outubro de 2011. Consultado em 13 de setembro de 2016.

11 - «Mulher suspeita de matar o pai por causa de seguro é presa, diz delegado». G1. 29 de março de 2012. Consultado em 13 de setembro de 2016.

12 - Rubens, Ney (09 de junho de 2012). «MG: Advogado e delegado do caso Bruno se enfrentam nas urnas». Terra. Consultado em 18 de março de 2018. Cópia arquivada em 09 de junho de 2012.

13 - Freitas, Raquel (08 de outubro de 2012). «Delegado do caso ELIZA SAMÚDIO é eleito vereador em Belo Horizonte». G1. Consultado em 18 de março de 2018.

14 - «Del. Edson Moreira». Estadão. 2012. Consultado em 17 de março de 2018. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2012.

15 - «Edson Moreira Delegado reflete sobre encaminhamento de verba para segurança». Novidades da Polícia Civil e Segurança Pública. 1º de maio de 2012. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2012.

16 - «Comissão aprova parecer de 34 projetos de lei». www.cmbh.mg.gov.br. Portal CMBH. 16 de maio de 2013. Consultado em 18 de março de 2018.

17 - «Polícia apresenta suspeitos do crime contra Ronaldo». Taiobeiras. Consultado em 17 de março de 2018. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2012.

18 - Portela, Marcelo (26 de março de 2012). «MLST aponta três integrantes na 'lista de morte' em MG». VEJA.com. Consultado em 17 de março de 2018.

19 - «Livro que mistura ficção e realidade conta história que se passa em BH e será lançado hoje». Estado de Minas. 03 de dezembro de 2014. Cópia arquivada em 10 de dezembro de 2014.

20 - Artur, Pedro (03 de dezembro de 2014). «Um assassino em série em Minas Gerais». Hoje em Dia. Cópia arquivada em 03 de março de 2016.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1959.

Membros do Partido da República.

Vereadores de Belo Horizonte.

Deputados Federais do Brasil por Minas Gerais.

Esta página foi editada pela última vez às 03h19min de 14 de janeiro de 2019.

DURVAL ÂNGELO ANDRADE.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deputado Estadual de Minas Gerais.

1º Mandato - 1995 - 1999.

2º Mandato - 1999 - 2003.

3º Mandato -2003 - 2007.

4º Mandato - 2007 - 2011.

5º Mandato - 2011 - 2015.

Durval Ângelo Andrade (Baixo Guandu - ES, 11 de janeiro de 1958 – 61 anos) é professor, escritor e político brasileiro com base eleitoral no estado de Minas Gerais, filiado ao PT. Esposa – Leir Barbosa Monteiro.

BIOGRAFIA.

Durval Ângelo Andrade é filho de Geraldo Andrade e Olinda Zanon Andrade. Professor de História, Filosofia, Didática e Ensino Religioso.

Foi 2º-vice-presidente da ALMG (1999-2000). A partir do terceiro mandato, ocupou a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, cargo que exerceu inclusive na 16ª Legislatura.

Foi também o relator da Comissão Especial da Execução das Penas no Estado 2009.

É professor universitário de Filosofia e membro do Mobon e da assessoria de CEBs. Foi presidente do PT em CONTAGEM.

É professor nas redes públicas e privadas, dirigente sindical da Associação dos Professores de Contagem (1989-1990) e ex-diretor do Sind-UTE. É membro da rede de assessores do Cefep, sediado em Brasília.

Durval Ângelo foi Vereador em CONTAGEM (1989-1994) e atualmente exerce o cargo de Deputado Estadual em Minas Gerais, desde 1995.

BIBLIOGRAFIA.

2010: - O direito de ter direitos: A mais valia dos desvalidos.

2010: - Padre Antônio: Uma vida a serviço do Reino.

2003: - Palavras Encantadas.

1999: - O Vôo do Tucano.

PRÊMIOS e CONDECORAÇÕES – Gentileza consultar a Wikipédia.

Observações do escriba:

1ª - Na Wikipédia estão disponíveis nove referências sobre Durval Ângelo. Curiosamente, entre as referências da Wikipédia não existe relação entre seu nome com o caso ELIZA SAMÚDIO. Virou fantasma foi?

2ª – O Deputado Estadual de Minas Gerais DURVAL ÂNGELO que é do PT (Partido dos PETRALHAS), foi Arrolado como Testemunha de Defesa de MARCOS APARECIDO dos SANTOS, o temido BOLA, ASSASSINO de ALUGUEL, PISTOLEIRO de ALUGUEL, que responde na Justiça por vários HOMICÍDIOS - inclusive o de ELIZA SAMÚDIO -, trata-se na verdade de um MILICIANO frio e perverso.

3ª – O Deputado Petista DURVAL ÂNGELO, que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos na ALMG, é chamado para defender um ASSASSINO MONSTRUOSO ao invés de defender a jovem ELIZA SAMÚDIO. Foi o que o desgoverno dos PETRALHAS fizeram no Brasil durante aproximadamente 13 anos. Não é por acaso que o MOLUSCO PRESIDIÁRIO já está condenado a aproximadamente 25 anos de prisão. E vem mais condenação por aí.

4ª – O Advogado ÉRCIO QUARESMA FIRPE (ex-maconheiro, ex-cocaineiro e ex-craqueiro), é um Advogado que confunde Ordem dos Advogados do Brasil, com Ordem dos Advogados dos Bandidos. É lamentável para todos os profissionais da classe, cuja maioria não compactua com o seu comportamento.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1958.

Deputados Estaduais de Minas Gerais.

Naturais de Baixo Guandu.

Membros do Partido dos Trabalhadores.

Vereadores de CONTAGEM.

Esta página foi editada pela última vez às 02h48min de 16 de maio de 2016.

É bom repetir o que disse o Deputado Estadual de Minas Gerais DURVAL ÂNGELO.

E, ainda, UM CRIME no qual MARCOS APARECIDO dos SANTOS é RÉU com outros TRÊS POLICIAIS, no qual DOIS HOMENS TERIAM SIDO MORTOS em 2008 e OS CORPOS NUNCA FORAM ENCONTRADOS. DURVAL ÂNGELO contou o que foi relatado a ele sobre O CRIME DOS DOIS HOMENS.

Segundo o político, TRÊS POLICIAIS prenderam as vítimas em um carro de polícia, "ATIÇARAM CACHORROS FEROZES", que DILACERAM o CORPO DELAS.

"DEPOIS FIZERAM MICRO-ONDAS COM ELES”, disse.

O político falou que o nome de BOLA - que seria o QUARTO PARTICIPANTE - apareceu nesse caso após Investigações da Delegacia de Desaparecidos e da Corregedoria da Polícia Civil e que MARCOS APARECIDO dos SANTOS estava entre os INDICIADOS.

Observação do escriba: - No jargão Policial, MICRO-ONDAS significam tocar FOGO nos CADÁVERES com PNEUS, até virar CINZAS, coisa comum entre TRAFICANTES de DROGAS. Lembrar-se do Caso de TIM LOPES repórter da Rede Globo.

É bom TAMBÉM repetir o que disse o DETENTO JAÍLSON ALVES de OLIVEIRA no Tribunal de Júri de CONTAGEM.

Em um deles, mencionado pelo Promotor HENRY WAGNER, JAÍLSON de OLIVEIRA afirmou que BOLA disse que ELIZA SAMÚDIO foi QUEIMADA em PNEUS. As CINZAS do CORPO, segundo a testemunha, FORAM JOGADAS em UMA LAGOA.

O DETENTO disse em depoimento no dia 20 de novembro de 2012, durante O SEGUNDO JÚRI do CASO, que ouviu "várias vezes" BOLA dizer que jogou "AS CINZAS de ELIZA às ÁGUAS".

Ele disse ainda que, ao perguntar o que BOLA faria se o CORPO da VÍTIMA FOSSE ENCONTRADO, o RÉU respondeu: - "SÓ SE OS PEIXES FALAREM”.

Em depoimento prestado à Polícia, lido na íntegra durante aquela sessão, JAÍLSON de OLIVEIRA falou TER OUVIDO a CONFISSÃO de BOLA sobre O CRIME.

Essas declarações foram RELEMBRADAS em PLENÁRIO e sustentadas pela TESTEMUNHA que repetiu a expressão "SÓ SE OS PEIXES FALAREM” para se referir à DIFICULDADE em LOCALIZAR o CORPO de ELIZA.

Observações do escriba:

1ª - Da mesma maneira que os CORPOS dos DOIS HOMENS foram QUEIMADOS em 2008, sob o comando de MARCOS APARECIDO dos SANTOS – com o apoio de três policiais - os dois CORPOS viraram CINZAS. O que eles fizeram com as CINZAS só os criminosos sabem.

2ª – Da mesma maneira que o CORPO de ELIZA SILVA SAMÚDIO foi QUEIMADO em 2010, sob o comando de MARCOS APARECIDO dos SANTOS – com o apoio de outras duas pessoas – O CORPO virou CINZAS. O que eles fizeram com as CINZAS foi jogá-las em uma LAGOA (segundo o Detento JAÍLSON de OLIVEIRA).

3ª - No entanto é preciso que MARCOS APARECIDO dos SANTOS confesse o CRIME de OCULTAÇÃO de CADÁVER. Além das outras duas pessoas presentes. Os três que OCULTARAM o CADÁVER ainda estão vivos. Os “três” que jogaram as CINZAS na LAGOA ainda estão vivos.

4ª – Ainda que os “três” indiquem O LOCAL EXATO aonde foram JOGADAS as CINZAS, ficam as seguintes perguntas: - A - Depois de mais de oito anos é possível localizar as CINZAS ou o que restou delas? B – Se restou “restos” de CINZAS, será possível provar que elas são de ELIZA SILVA SAMÚDIO?

5ª – O MINISTÉRIO da MORTE Adverte: - Em caso de dúvidas consultem o seu CRIMINALISTA.

6ª – Com disse o próprio Promotor do caso: - “O CORPO foi DESTRUÍDO”.

7ª – No próximo artigo mais detalhes sobre o Caso BRUNO FERNANDES-ELIZA SAMÚDIO.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – TV ALTEROSA (principalmente). (5) – Outras Fontes.