Brumadinho em alta
Brumadinho em alta.
Já vi muitas opiniões sobre o caso Brumadinho e dentre as opiniões muita zombaria e muito sentimento de contentamento com a miséria dos brumadinhenses.
Até agora calei porque não adianta mesmo falar já que se falar resolvesse o problema nem tinha vindo à tona.
Dentre as falancias ou falácias muita acusação do tipo: a culpa é do PT. A culpa é do Bolsonaro e estes simpatizantes ficam se atacando na tentativa de culpar o outro, característica do ser humano.
Acabei de saber que o governo é um dos acionistas da Vale. Sinceramente não sabia, pois se soubesse já tinha decido o "cacete" a quem de direito.
Prestemos atenção. Se o governo é um dos donos e lucra com isso, certamente não vai cobrar de si mesmo medidas preventivas para evitar desastres do tipo da de Brumadinho. Por que as medidas preventivas oneram e muito os lucros da empresa e tanto o governo como os outros donos não querem perder lucros. E sabe-se lá se esta tal Vale não tenha, com seus lucros, "molhado" a mão de parlamentares para afrouxarem as leis de fiscalizações facilitando o processamento barateado pelos custos omissos às prevenções em que o governo se excluiu de fiscalizar e cobrar. E nos últimos 16 anos, 14 foram do PT e 2 do PMDB que não fizeram nada. Vejam. Nem as multas de 2015 aplicadas à Vale foram pagas e porque os senhores presidentes Lula, Dilma e Temer nada fizeram? Porque "eles" certamente levavam alguma vantagem enquanto governo. Em suma: Estes, enquanto governo, foram sim, irresponsáveis, negligentes e intransigentes em suas ações governamentais, deixando de fiscalizar, com rigor, uma empresa que pode acabar de uma vez com ecos sistemas inteiros, inclusive levando vidas humanas. Na coletiva de hoje, um dos entrevistados disse que 2 importantes córregos que alimentavam os rios foram simplesmente destruídos sem condições de voltarem a existir. Sei que a maioria dos leitores deste artigo sabe o que é um córrego.
Agora, senhores simpatizantes do PT, que também sou sem me esconder, não me venha dizer que nossos governantes anteriores não foram omissos e que estão desculpados, porque, se alguém se atrever a defedê-los neste artigo com comentários, eu lhe mando pros quintos dos infernos e pro diabo que os carregue.
E tem mais. Não acredito que o governo atual faça alguma coisa diferente, salvo se, no calor da comoção tomar alguma medida plausível. Porque se deixar pra depois, tial, queridos.
O mais impressionante. O mais intrigante. O mais revoltante é que eles têm tecnologia para operar sem as tais barragens que só em Minas tem 19 só da Vale e no Brasil, 24 mil. Não sabia que morava dentro de uma bomba atômica.
Dessas 19, 9 estão desativas e agora, prometem desativar as 10 restantes. Mas para isso precisa parar de produzir minério. Estão prometendo, mas só acredito vendo.
Também dispenso opiniões defendendo o atual governo que o próprio tem 30 anos de esquema. É filho e progenitor de "lacraias" políticas que vivem sugando o sangue dos brasileiros que insistem em amar àqueles que lhes enfiam as garras vampíricas em seu pescoço como se isso os deixassem em êxtase num gozo infindável.
Lembremos e não nos esqueçamos que nossos governantes defendem primeiro e unicamente os seus interesses. Se alguma ação pública e política voltada para o povo garantir a eles votos e reeleição, farão pequenas ações só pra garantir sua permanência no poder. Logo: nunca e tão somente nunca seremos prioridade neste inferno chamado Brasil.
Professor Carlos Jaime