A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... "O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria o 'ADVOGADO dos CINCO CRIMES'"? - (18ª parte).

A LIBERDADE... A VERDADE... A VIDA... “O ADVOGADO ZANONE Manuel de OLIVEIRA Júnior seria ‘O ADVOGADO dos CINCO CRIMES’”? - (18ª parte).

A Rede “Boba” de Televisão, as Novelas, o Futebol, as “Marias Chuteiras” e o Caso do Assassinato Cruel de Eliza Samúdio (8º ato).

Vale à pena repetir a cronologia de certos acontecimentos, a maioria deles desagradáveis.

Há aproximadamente 20 anos – No dia 18 de janeiro de 1999 a Rede Globo de Televisão, em horário “nobre”, passa a transmitir a telenovela “SUAVE VENENO”, na qual aparece uma “MARIA CHUTEIRA”. A transmissão é em rede nacional, e, uma das assíduas telespectadoras é a adolescente do ESTADO do Paraná, ELIZA SILVA SAMÚDIO com apenas 14 anos de idade.

Há aproximadamente 17 anos – No dia 02 de junho de 2002, o jornalista “investigativo” da Rede Globo de Televisão, TIM LOPES é capturado por TRAFICANTES de drogas e/ou armamentos, que são integrantes do chamado “COMANDO VERMELHO”. Ele foi torturado, assassinado, esquartejado, queimado (MICRO-ONDAS) e sepultado em um cemitério clandestino. O principal líder dos TRAFICANTES é Elias Pereira da Silva (o ELIAS MALUCO) que continua vivo, porém preso. Como a briga é entre TRAFICANTES e POLICIAIS, e a caçada é “orientada pelo PODER PARALELO”, não existem advogados na “estória”. O crime aconteceu no ESTADO do Rio de Janeiro.

Há aproximadamente 14 anos – No dia 12 de fevereiro de 2005, a Missionária Americana DOROTHY STANG é assassinada com tiros no sul do ESTADO do Pará. A motivação do crime: - BRIGAS por TERRAS. Os advogados mineiros ÉRCIO QUARESMA FIRPE e ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR defendem os assassinos.

Há aproximadamente 09 anos – No dia 10 de junho de 2010 a ex-amante do goleiro do Flamengo BRUNO FERNANDES, a modelo ELIZA SILVA SAMÚDIO desaparece “misteriosamente”. Um dos principais suspeitos pelo ASSASSINATO e DESAPARECIMENTO do CADÁVER da modelo é o ex-policial civil conhecido como “BOLA”, que “contratou” três advogados mineiros para defendê-lo, que são: - 1º - ÉRCIO QUARESMA FIRPE. 2º - ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR. 3º - FERNANDO COSTA OLIVEIRA MAGALHÃES. Passados mais de oito anos, o cadáver de ELIZA SILVA SAMÚDIO ainda não foi localizado. O ato criminoso começou no ESTADO do Rio de Janeiro e terminou no ESTADO de Minas Gerais.

Há aproximadamente 07 anos – No dia 22 de agosto de 2012, um primo do goleiro BRUNO FERNANDES, de nome SÉRGIO ROSA SALES, que parece ter participado, e, “presenciado”, o assassinato da modelo e ex-amante do goleiro do Flamengo, foi assassinado com tiros por dois pistoleiros no ESTADO de Minas Gerais. Até hoje os dois assassinos não foram identificados pelas autoridades competentes. Nesta “estória” não existem advogados.

Há aproximadamente 04 meses – No dia 06 de setembro de 2018, o então Presidenciável JAIR MESSIAS BOLSONARO, que estava em campanha eleitoral em Juiz de Fora – MG, foi esfaqueado pelo criminoso ADÉLIO BISPO de OLIVEIRA no meio de uma multidão de pessoas. O criminoso foi preso no local da ocorrência e, no prazo legal, participou de uma Audiência de Custódia, na qual confessou ser o autor da facada. O réu confesso alegou motivações políticas.

Quatro advogados mineiros foram “contratados” para defender o criminoso confesso. São eles: - 1º - ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR. 2º - FERNANDO COSTA OLIVEIRA MAGALHÃES. 3º - MARCELO MANOEL da COSTA. 4º - PEDRO AUGUSTO de LIMA FELIPE e POSSA.

Em entrevistas à imprensa, o advogado ZANONE MANUEL de OLIVEIRA JÚNIOR confessou ter recebido “PAGAMENTOS” pelo seu trabalho. Até a presente data o “PAGANTE” é completamente desconhecido da opinião pública. Até quando o povo brasileiro ficará sem saber a VERDADE?

O criminoso confesso está vivo e preso. A vítima da TENTATIVA de HOMICÍDIO, o Capitão JAIR MESSIAS BOLSONARO, está vivo, e, hoje, é o PRESIDENTE da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL (eleito pela VONTADE POPULAR). O “pagante” deve estar vivo. Os quatro “advogados” devem estar vivos. A VERDADE virá à tona na base da INTELIGÊNCIA, na “marra” ou na... na... na... “BOLA”...

Acho que ando assistindo muito filme de “Bang Bang” e de “Guerra”... Vou assistir filmes de “Terror” e depois volto ao caso...

Voltando ao caso BRUNO FERNANDES x ELIZA SAMÚDIO.

Há aproximadamente 07 anos – No dia 19 de novembro de 2012 tem início o julgamento dos principais réus envolvidos no ASSASSINATO e na OCULTAÇÃO do CADÁVER de ELIZA SILVA SAMÚDIO. Houve muitas manobras por parte dos espertos ADVOGADOS de DEFESA. Então...

Há aproximadamente 06 anos – No dia 04 de março de 2013 tem início o novo julgamento do goleiro BRUNO FERNANDES. Então...

A Vênus Platinada, a Rede Globo de Televisão ou o “PODER PARALELO”, percebendo a demora no julgamento do caso do goleiro e de seus comparsas, toma uma decisão “paralela”. Enquanto o caso jurídico (vida real) não fosse resolvido mais CIRCO para o povo...

Então... Durante os anos de 2012 e 2013, o “PODER PARALELO”, lança mais duas novelas nas quais aparecem outras “MARIAS CHUTEIRAS”. No presente artigo, vamos falar da 1ª novela, e, no próximo artigo comentaremos a 2ª novela. Leiam logo abaixo.

AVENIDA BRASIL (telenovela).

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

AVENIDA BRASIL é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 21 horas de 26 de março a 19 de outubro de 2012, em 179 capítulos, substituindo Fina Estampa e sendo substituída por Salve Jorge.

Foi a 3ª "novela das nove" exibida pela emissora. Escrita por João Emanuel Carneiro, teve a colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão, tendo direção de Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, Paulo Silvestrini, André Câmara e Joana Jabace, com direção geral de José Luiz Villamarim e Amora Mautner e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

Observações do escriba:

1ª - Posteriormente tentarei estudar a BIOGRAFIA dos AUTORES da telenovela. Isto se elas estiverem disponíveis na INTERNET. Inclusive as suas vidas pessoais e reais. Como já falei anteriormente os ATORES e as ATRIZES falam e se comportam de acordo com o que eles escrevem ou eles mandam fazer. Na maioria dos casos, parece-me que os AUTORES são mais IDOSOS do que os ATORES de um modo geral, o que pode gerar um “conflito de gerações”.

2ª - Na minha vida pessoal e real, por exemplo, eu sou um pouco diferente do meu pai. Meu pai não bebia, não fumava, não era mulherengo, não frequentava festas, não praticava esportes e não frequentava a igreja. No entanto, lamentavelmente, ele era viciado em jogos de azar (carteado).

3ª - Já eu bebo (cerveja), fumo (cigarros), era mulherengo, frequentava festas, praticava vários esportes e frequentava um pouco a igreja católica. Hoje sou apenas DEÍSTA. Jogos de azar para mim é algo que nunca existiu, continua a não existir e continuará a não existir.

4ª - Já minha mãe não tinha nenhum vício, sempre foi fiel ao meu pai, teve 13 filhos (dois morreram com menos de um ano de idade) e era católica fervorosa.

5ª – Há, portanto, um “conflito de geração”, entre o que eu sou e o que eu vejo nas novelas. Em primeiro lugar uma boa leitura. Em segundo lugar uma boa música. Em terceiro lugar um bom filme. Novelas? Lixolândia!

A novela “Avenida Brasil” contou com as participações de Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício, Cauã Reymond, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado e Carolina Ferraz.

Em apenas seis meses, a novela teve seus direitos de exibição licenciados em 106 países e, posteriormente, em mais 24 nações, somando 130 países.

A novela já foi licenciada por 150 países, e dublada em 19 línguas, como espanhol, árabe, grego, russo e francês. Se tornou a novela brasileira mais vendida para o exterior.

Avenida Brasil se tornou um fenômeno em todo o mundo e foi líder de audiência em vários países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Portugal, Chile, Marrocos, e em seu país de origem Brasil, ficando diariamente nos trending topics desses países.

O sucesso de Avenida Brasil foi tanto que a novela apareceu na revista Forbes dos Estados Unidos como um verdadeiro fenômeno da televisão mundial e como a novela mais rentável da história.

No geral, Avenida Brasil é a terceira novela mais exitosa de todos os tempos, depois da novela colombiana Yo soy Betty, la fea (1999) e a venezuelana Kassandra (1992), que foram vendidas para mais de 180 países e dubladas em mais de 25 idiomas.

ENREDO.

PRIMEIRA FASE.

A novela se inicia em 1999. Genésio é um viúvo solitário que acaba de se casar com CARMINHA, uma mulher aparentemente simples e sem maldade, mas que esconde ser um demônio de ambição que só pensa em se aproveitar de Genésio e planeja um golpe.

O plano estaria nos conformes, se não fosse RITA, a filha de Genésio que, esperta, descobre todo o plano de CARMINHA e a desmascara para seu pai.

Mas, é tarde demais, e o pior acontece, Genésio morre atropelado em plena AVENIDA BRASIL pelo CRAQUE do FUTEBOL JORGE TUFÃO, que acabara de vencer o CAMPEONATO CARIOCA pelo FLAMENGO.

Este, cheio de culpa pela morte de Genésio decide se aproximar da recém-viúva CARMINHA para confortá-la, e ela, mesmo entendendo tudo, vê a oportunidade perfeita para se casar com TUFÃO e enfim se tornar rica.

Observação do escriba: - A CARMINHA é uma das MARIAS CHUTEIRAS, e se interessa por um rico JOGADOR de FUTEBOL do FLAMENGO. Chama a atenção na novela pela sua atuação como VILÃ.

Além disso, depois de ficar com todo o dinheiro de Genésio, CARMINHA - com a ajuda de seu amante e cúmplice Maxwell - leva RITA para um lixão, onde ela cresce alimentando um desejo insaciável de vingança.

No lixão, RITA sofre nas mãos de Nilo, um homem ambicioso e cruel que se aproveita dos menores para conseguir dinheiro com o lixo coletado.

Mas, ela se aproxima de Lucinda, uma mulher humilde e carinhosa que acolhe as crianças do lixão como seus próprios filhos.

É lá que ela conhece Batata, um garoto que foi abandonado ainda bebê no lixão, e os dois acabam se tornando muito amigos, vivendo um lindo relacionamento infantil, inocente, porém muito significativo para os dois.

O destino, porém, os separa quando RITA é adotada por um rico casal argentino, e ela, depois de mudar seu nome para NINA, cresce querendo cada vez mais se vingar da mulher que destruiu sua vida.

CARMINHA consegue se casar com TUFÃO (o Jogador do Flamengo), depois de separá-lo de Monalisa, dona de um salão de beleza com quem, até então, TUFÃO estava comprometido.

CARMINHA passa a morar numa LUXUOSA MANSÃO no fictício bairro suburbano do Divino, na zona norte do Rio de Janeiro.

Pouco tempo depois que RITA sai do lixão, CARMINHA adota Batata, que na verdade é o FILHO BIOLÓGICO DELA com Max, e que ela abandonou no lixão quando ele acabou de nascer já que não tinha condições de criá-lo.

O garoto é muito bem recebido na casa de TUFÃO, e inclusive passa a ser chamado de JORGINHO. Ele, porém, jamais se esqueceu de RITA, assim como esta jamais se esqueceu de JORGINHO.

SEGUNDA FASE.

Em 2012, treze anos depois, NINA cresceu e se torna uma excelente chefe de cozinha, na Argentina, mas quando perde seus pais resolve voltar ao Brasil para iniciar seu plano de vingança, abandonando seu namorado e suas duas irmãs.

Ela conhece Ivana, irmã de TUFÃO, pela internet e consegue ser contratada pela família, assim aproximando-se para vingar-se de CARMINHA.

Esta agora é uma esposa exemplar casada com TUFÃO, ou pelo menos aparenta ser, já que na verdade é uma fingida mãe de família e querida por todos que ela esconde repudiar.

A única pessoa de quem ela realmente gosta é de JORGINHO, seu FILHO BIOLÓGICO que todos acreditam ser adotado, mas que na verdade nunca admirou sua mãe e apesar de saber pouca coisa sobre ela está ciente de que ela não vale o que aparenta ser.

CARMINHA ainda é mãe de Ágata, outro fruto de seu caso com Max, que, porém todos acreditam que é filha dela com Genésio.

Ágata foi criada pela família de TUFÃO, e sempre admirou sua mãe, mesmo ela a tratando com repúdio e implicando constantemente com ela pelo fato dela estar acima do peso.

A boa pose de CARMINHA é apenas fachada, já que ela chegou à alta sociedade, mas continua com a maldade enraizada, criando situações e mantendo um caso com Max, hoje casado com a irmã de TUFÃO por armação de ambos.

JORGINHO é noivo de Débora, uma moça rica e bem intencionada.

Débora, por sua vez, é filha de Cadinho, um executivo comprometido com três mulheres, sem o conhecimento delas, a princípio: - Verônica, uma mulher rica, fútil e dominadora, mãe de Débora; Noêmia, uma mulher culta e moderna, mãe de Tomás; e Aléxia, seu caso mais recente, uma mulher rica e independente que se envolveu com Cadinho para engravidar e criar sua filha, Paloma, sozinha.

Esta última é a única que sabe dos dois casamentos de Cadinho, e nunca quis se envolver seriamente com ele, apesar dele ter optado por se aproximar de Paloma.

RITA, agora como NINA, passa a conviver com a família de TUFÃO, porém descobre que JORGINHO, filho de TUFÃO e CARMINHA, é seu amor de infância, ficando então dividida entre o amor e a vingança contra sua ex-madrasta CARMINHA.

O relacionamento de NINA e JORGINHO são acobertados pela doce mãe Lucinda. Já Nilo, quando descobre que NINA e RITA são a mesma pessoa, usa isso como chantagem.

Lucinda ainda recebe em sua casa Santiago, um senhor que conserta brinquedos, antiga paixão de Lucinda com quem ele volta a se envolver.

Porém, o que ninguém sabe é que Santiago é o maior vilão da história, uma vez que é pai e mentor de CARMINHA.

FINAL da TRAMA.

Muitas reviravoltas acontecem na trama, inclusive um inusitado TRIÂNGULO AMOROSO entre NINA, JORGINHO e MAX, quando este último se apaixona perdidamente pela cozinheira.

Depois de descobrir tudo sobre NINA, CARMINHA resolve dar uma lição nela. Mas já é tarde, pois RITA conseguiu fotografar CARMINHA e MAX fazendo amor, e assim, usando as fotos como chantagem para a megera, e que ameaça seu casamento com TUFÃO.

Um clima de suspense surge nas últimas semanas da novela quando MAX é misteriosamente assassinado no lixão.

A culpa recai sobre Lucinda, que na verdade confessa ter matado o próprio filho para acobertar o verdadeiro assassino.

No último capítulo, depois que a máscara de Santiago cai na frente de todos, ele seqüestra TUFÃO e RITA, e CARMINHA tem a oportunidade perfeita para se livrar das pessoas que tanto odiou, mas, após refletir sobre seus atos ela deixa seu pai em desvantagem e resolve se render aos policiais.

Num interrogatório judicial, CARMINHA confessa ser a verdadeira assassina de Max, e diz que o matou por legítima defesa, depois que ele enlouqueceu e levou todos para o lixão fazendo de Lucinda, Nilo, CARMINHA, NINA e a família de TUFÃO reféns.

CARMINHA atingiu a cabeça do amante com uma enxada depois dele ter ameaçado matar NINA.

Lucinda foi a única testemunha de que CARMINHA matou MAX, e por isso resolveu acobertá-la, pois sempre se sentiu em dívida com a megera, uma vez que ela sempre acreditou ter sido a responsável pela morte da mãe de CARMINHA.

Este segredo fora revelado apenas nas últimas semanas da trama, mas no final descobriu-se que Santiago é o verdadeiro responsável pela morte de sua própria mulher.

Após três anos recuperando-se de todos os problemas, TUFÃO e Monalisa reatam e vão morar na MANSÃO.

CARMINHA sai da prisão e volta para o lixão junto com Lucinda, e passa o resto da vida se redimindo pelos seus atos.

Quando nasce o bebê de RITA e JORGINHO, eles o levam para visitar sua avó, e RITA e CARMINHA finalmente se perdoam com um abraço.

A NOVELA termina com um JOGO de FUTEBOL no DIVINO FUTEBOL CLUBE, mostrando todos os personagens com seus respectivos desfechos.

Aviso: - Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

PRODUÇÃO.

ESCOLHA do ELENCO.

Eliane Giardini chegou a ser chamada para viver a vilã Carminha. Aliás, Fabíula Nascimento, que interpreta Olenka na trama, seria a Carminha jovem. A atriz foi cotada para o papel por se parecer com Eliane.

A direção da novela, no entanto, resolveu chamar uma única atriz para viver a vilã da história, nas duas fases.

Nesta fase, a emissora trabalhou com dois nomes: - Alessandra Negrini e Adriana Esteves.

Como já havia interpretado uma vilã das nove, a primeira foi descartada pela direção, restando Adriana Esteves.

Marjorie Estiano foi convidada pessoalmente pela diretora Amora Mautner para dar vida a PERIGUETE SUÉLEN, porém, por ter terminado as gravações da novela A Vida da Gente, e por já ter sido escalada para Lado a Lado antes do convite, recusou.

ISIS VALVERDE foi a escalada para o papel, sendo muito elogiada pela crítica. Por este personagem, Isis ganhou diversos prêmios de "Melhor Atriz Coadjuvante".

Observação do escriba: - ISIS VALVERDE é uma Periguete MARIA CHUTEIRA, que se envolve com um jogador do Flamengo e com outro jogador do Divino Futebol Clube. Parece que no final da novela ela fica com os dois jogadores. Um dos personagens é chamado de Roni. Não tenho certeza.

Fernanda Montenegro e Regina Duarte foram convidadas para o papel de Lucinda, mas ambas recusaram o convite. O papel acabou sendo assumido por Vera Holtz.

Mariana Ximenes daria vida a Débora, mas o autor optou para um rosto mais jovem, com um tom mais "adolescente", já que a mesma faria par romântico com o personagem de Cauã Reymond.

Milena Toscano e Nathália Dill entraram em questão, sendo Natália a escolhida.

A novela teve um grande número de atores cotados, mas que acabaram recusando ou sendo colocado fora de questão, por estarem engajados em outros projetos ou já terem sido escalados para outros papéis, em outras telenovelas. Juliana Paes foi convidada para viver o papel cômico de Noêmia, a bióloga hippie, uma das mulheres de Cadinho, mas recusou, e o papel foi assumido por Camila Morgado.

VINHETA de ABERTURA.

A abertura foi criada pelo diretor Alexandre Pit Ribeiro. Foi montada uma passarela semelhante a da Avenida Brasil do Rio de Janeiro, com 135 bailarinos profissionais dançando como no Baile Charme.

Um grande telão de led foi usado no fundo simulando os faróis de carros. A coreografia ficou por conta de Dudu Neles.

O tema de abertura, "Vem Dançar com Tudo", interpretado por Robson Moura e Lino Krizz, é uma regravação/adaptação ao mercado brasileiro da música "Vem Dançar Kuduro", interpretada por Lucenzo, cantor português de origem francesa, e Big Ali.

Seu refrão, Oi-Oi-Oi, tornou-se um meme de enorme sucesso na internet.

ELENCO – Peço aos leitores a gentileza de consultar a Wikipédia.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS – Peço gentilmente aos leitores para consultarem a Wikipédia.

REPERCUSSÃO.

A novela notavelmente foi um sucesso de crítica e de público. Durante a trama, vários personagens se sobressaíram. Foram os casos da PERIGUETE SUÉLEN (ISIS VALVERDE); das empregadas Zezé (Cacau Protásio) e Janaína (Cláudia Missura); do divertido Adauto (Juliano Cazarré); do casal Leleco e Muricy, formado pelos veteranos Marcos Caruso e Eliane Giardini; do dançarino Darkson (José Loreto); da cabeleireira Beverly (Luana Martau); do pai do lixão Nilo (José de Abreu); além da própria vilã da novela, CARMINHA (ADRIANA ESTEVES).

A novela virou assunto preferido nas redes sociais na internet, principalmente, quando da reviravolta na trama, na qual Nina/Rita começou a humilhar Carminha na mansão da família de Tufão (seu marido), na cena em que Carminha enterra viva Nina/Rita ou naquela em que a família de Tufão desmascara Carminha após saber de sua traição com Max (Marcelo Novaes).

Dentre os profissionais da própria Rede Globo, vários se manifestaram por meio das redes sociais sobre a novela, como o editor e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, se disse "viciado" na trama de João Emanuel, além do apresentador Luciano Huck, que foi outro que se disse "grande fã da novela", chegando, inclusive, a visitar os estúdios de gravação da trama.

Outro destaque da telenovela, também ficou por conta da atriz iniciante Mel Maia, que viveu Rita/Nina na infância, a atriz-mirim contou que Adriana Esteves a ajudou durante as cenas, afirmando que "tinha medo de contracenar com ela”.

“Era uma bruxa má" em referência a personagem da atriz, Carminha, que foi sua madrasta e que a maltratava.

Segundo a imprensa, o último capítulo de Avenida Brasil, "parou" o país.

Ainda segundo a mesma imprensa, o desfecho da trama fez com que ruas de grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Manaus e Belém ficassem desertas.

Tanto o Jornal Nacional, como o Globo Repórter, em seus roteiros, tiveram pautas exclusivas sobre a novela.

Pela mesma imprensa, foi noticiada a possibilidade de haver um apagão em grande parte do país, em vista da audiência do capítulo final.

Segundo os jornais, haveria risco da ocorrência de um fenômeno conhecido como "rampa de carga", que ocorreria logo após a exibição da novela, pela sobrecarga de energia dos aparelhos doméstico utilizados, pelo hábito, após a exibição, uma vez que as pessoas retomam suas atividades rotineiras: - Abrem a geladeira, vão tomar banho, acendem a luz... A sobrecarga deixaria o país no escuro, fato que não ocorreu.

Outra questão, que também foi notícia internacional, foi o fato da presidente Dilma Rousseff mudar sua agenda de compromissos, reagendando um evento por conta do último capítulo de Avenida Brasil.

Segundo a crítica televisiva, as personagens Carminha e Flora (esta última de A Favorita, do mesmo autor de "Avenida Brasil") seriam as maiores vilãs da história da teledramaturgia brasileira, ganhando da personagem "Odete Roitman" da novela Vale Tudo, interpretada pela atriz Beatriz Segall, alegando que o jeito "povão" de Carminha a fez se "familiarizar" com o público.

De acordo com a revista estadunidense Forbes, a novela foi a mais bem sucedida de toda a história e teria faturado cerca de R$ 2 bilhões, sendo o maior faturamento já alcançado por uma produção televisiva da América Latina. Ainda segundo a publicação norte-americana, a telenovela foi um grande sucesso pelo fato de a Rede Globo ter apresentado a "Classe C" como protagonista da trama, tendo assim conquistado 46 milhões de telespectadores brasileiros.

Avenida Brasil também foi sucesso em Portugal. A trama repetiu o sucesso no Brasil e foi uma verdadeira febre em terras europeias. Não faltaram elogios para a trama, tanto por parte do público quanto da crítica. O mesmo caso aconteceu na Argentina.

José Marmeleira, do jornal português “Público”, afirmou que a novela de João Emanuel Carneiro é a melhor série de ficção exibida naquele ano pela televisão do país.

Observações do escriba:

1ª - Em apenas uma telenovela (Avenida Brasil), surgem duas mulheres interessadas em Jogadores de Futebol.

2ª - A Carminha (ADRIANA ESTEVES), que se casa com o rico JOGADOR do FLAMENGO TUFÃO e a Periguete Suelen (ISIS VALVERDE) que se envolve com dois Jogadores de Futebol (acho que foram dois).

3ª - A novela (ficção) transcorreu durante o ano de 2012, enquanto no mesmo ano de 2012, a TRAMITAÇÃO JURÍDICA do caso BRUNO FERNANDES (caso real) continuava lentamente, entre altos e baixos acontecimentos, e, noticiários.

4ª – Enquanto a maioria dos telespectadores se distraia com a novela (ficção), a maioria dos telespectadores esquecia-se do caso do Goleiro do Flamengo Bruno Fernandes x a “Periguete” Eliza Samúdio (caso real, brutal e fatal).

AUDIÊNCIA.

“Foto: - Audiência obtida pela Rede Globo no último capítulo de sua "novela das nove".

Avenida Brasil estreou em 26 de março de 2012 com audiência de 37 pontos e 61% de share, batendo esse recorde em 21 de maio, dia em que atingiu 42 pontos de audiência e 65% de share.

Tal audiência foi repetida algumas vezes antes de o número ser novamente alcançado em 19 de junho, quando a telenovela registrou 44 pontos e 37% de share.

Durante a exibição do centésimo capítulo de Avenida Brasil, em 19 de julho, quando a personagem Carminha descobre quem Nina (chamada até então de Rita) é, houve expectativa de quebra do recorde anterior, e assim, a trama teve média de 40 pontos, com alguns picos de 45, e 68% de share.

Em 24 de julho, a trama marcou 46 pontos com 71% de share, desempenho repetido no dia seguinte, mas com 72% de share.

Porém, no dia 30 de julho a trama voltou a bater recorde e registrou 46 pontos de média com 51 de pico.

O mesmo índice de 48 pontos voltou a ser atingido em 04 de outubro, quando a telenovela chegou a 52 pontos de pico com 68% de share.

Em 06 de outubro, a telenovela atingiu sua melhor audiência em um sábado, atingindo 42 pontos de média, 46 de pico, com 59% de share em um dia onde as audiências costumam ser baixas.

Em 08 de outubro, Avenida Brasil fez 49 pontos de audiência e 66% de share.

Encaminhando-se para o fim, a trama continuou tendo excelentes audiências.

No dia 19 de outubro, encerramento da trama, a telenovela bateu seu próprio recorde, como esperado pela maioria dos críticos. Avenida Brasil marcou 56 pontos de média em todas as praças avaliadas pelo IBOPE, por exemplo, em São Paulo marcou 52 pontos de média, com picos de 54 e 80,5% de participação.

No Rio de Janeiro a novela conseguiu média de 57 pontos e picos de 63 e 83% de share, em Fortaleza alcançou 65 pontos com picos de 70 e incríveis 92% de share, já em Porto Alegre, Manaus e Goiânia o último capítulo registrou, 64, 66 e 55 pontos, com 71%, 77% e 69% de share, respectivamente, números muito elevados, fazendo da telenovela o programa que atingiu a maior audiência em 2012 no Brasil.

CONTROVÉRSIAS.

Apesar de ter sido sucesso de público e amplamente elogiada pelos telespectadores, Avenida Brasil sofreu algumas críticas negativas relacionadas ao seu enredo.

Veja chamou atenção às inconsistências durante alguns momentos da trama e, em especial, em seu encerramento.

O último capítulo da novela foi classificado pela revista como "previsível".

O arrependimento de Carminha foi tido como esperado, mas se mostrou contraditório por estar associado à personagem mais odiada pela então vilã da trama.

Carminha também afirmou que adorava morar com a família e que amava Tufão, porém, durante todo o desenrolar da estória, disse ser casada com um "paspalho" e se referia à sua família por "toupeiras".

Além de incoerências subjetivas, houve erros crassos, perguntas sem respostas e personagens esquecidos.

Entre eles, está Santiago, que teve sua cena final em um aeroporto donde fugiria para o Uruguai, mas foi impedido por Carminha, que lhe disparou um tiro na perna e libertou os reféns Rita e Tufão, sendo essa a última cena em que o personagem aparece, sem esclarecer qual foi o seu destino.

Ágatha, que teve sua participação reduzida na reta final da telenovela, não apareceu junto à família no último capítulo.

Outros personagens secundários da trama também não tiveram uma cena final bem-definida, tal como Zezé, Valdo, Lúcio, Suellen, Darkson, Tessália, Janaína, Betânia e Begônia.

Há ainda inconsistências temporais, como quando Lucinda é inocentada do assassinato de Max, mas só deixa a cadeia "semanas", como informa o letreiro, depois, quando é buscada por Rita, Jorginho e Betânia.

No lugar de Lucinda, Carminha é condenada, sem que os trâmites do processo sejam apresentados, a apenas três anos de prisão, contrariando todas as expectativas de pena previstas no Código Penal Brasileiro.

Entre as perguntas sem respostas encontra-se o analfabetismo de Adauto, afirmado como verdade capítulos antes do fim, mas contradito no último capítulo, que mostra que ele teria estudado em um colégio interno.

Apesar de elogiadas em quase todos os momentos, há também críticas negativas à atuação de alguns personagens.

Nina, interpretada por Débora Falabella, viveu anos na Argentina, mas não apresentou em nenhum momento sotaque ou algo que desse a entender que viveu no país, a mesma crítica é feita a Carol Abras, que interpreta Begônia.

Suellen teria vindo supostamente da Bolívia, mas também não há sinais culturais de que nasceu no país.

Os eventos finais da telenovela foram vistos por alguns críticos como politicamente corretos, em que todos os "maus" pagam por seus erros e os "bons" colhem recompensas por seu caráter, como explicado pelo próprio autor de Avenida Brasil.

Houve também crítica ao abuso de clichês, para uma telenovela dita até então "inovadora". O final, seguindo a linha das demais novelas da emissora, teve gravidezes, casamentos e confraternizações grandiosas.

PRÊMIOS e INDICAÇÕES.

Ver também: - Lista de prêmios e indicações recebidos por Avenida Brasil.

CULTURA POPULAR.

Além de um grande sucesso de audiência e crítica, Avenida Brasil tornou-se um fenômeno popular no Brasil.

A telenovela consagrou personagens únicos e, por meio das redes sociais, gerou diversos memes.

Foi considerada por alguns críticos como um retrato da nova classe média brasileira, uma mudança nas tramas da emissora, conhecida por retratar em seus programas a elite econômica, o que teria motivado tamanho sucesso, notadamente superior às suas anteriores, e adesão do público.

A telenovela foi contemporânea a Cheias de Charme, que também seguiu a mesma linha em relação à representação da classe média como núcleo principal.

Levantamento feito por Veja indicou que 79% dos personagens da trama representam a classe média brasileira e que esse padrão não foi seguido por nenhuma outra novela das nove da emissora durante toda a década de 2000.

“O que acontece agora é que, por um conjunto de variáveis econômicas, as classes populares vêm incrementando sua participação na sociedade e sofrendo mudanças de hábito e de comportamento. Como é natural que queiram ver esse movimento refletido na televisão”.

“Foto: - Exemplo de 'congelamento' em Avenida Brasil com Adriana Esteves no papel de Carminha”.

Além de personagens caricatos, a representação da classe média e do subúrbio carioca passou pela construção de diversos cenários de Avenida Brasil, como na MANSÃO da FAMÍLIA de TUFÃO, em que é evidente o estilo "NOVO RICO", com exageros na decoração e obras de artes caras, e no bairro fictício do Divino, com bares movimentados, camelôs e postes carregados por propagandas de jogo de búzios e outras superstições populares.

A telenovela teve participação histórica nas redes sociais, sobretudo no microblog Twitter, em que a hashtag '#OiOiOi' (em referência à música de abertura) alcançou quase todos os capítulos os trending topics (assuntos mais comentados) mundiais.

No total, Avenida Brasil ocupou 07 dos 10 trendings topics Brasil no microblog em seu final de capítulo.

Foram criados diversos memes durante o desenrolar da trama, entre eles o 'congelamento', em que um personagem tinha sua imagem paralisada no final de cada capítulo sob fundo musical de suspense e que definia uma cena de suspense a ser concluída no capítulo seguinte.

A personagem Carminha teve como bordão a frase em que culpava a empregada Nina (Rita) por vários problemas. A frase foi usada como meme em diversas situações nas redes sociais.

EXIBIÇÃO.

Avenida Brasil tornou-se a telenovela mais exportada da Rede Globo, superando “Da Cor do Pecado” (do mesmo autor), que era a líder de vendas para outros países até então.

A novela já foi licenciada por 140 países nos últimos 20 meses e dublada em 19 línguas como espanhol, inglês, árabe, grego, polonês, russo e francês.

Além da Europa e América Latina, 'Avenida Brasil' foi licenciada para mais de 58 países da África e países do Oriente Médio também.

Em Portugal obteve 18.3 pontos de audiência e 42.3% share em seu último capítulo, ou seja, mais de 1.8 milhão de espectadores assistiram ao desfecho da novela.

A trama estreou na SIC, em setembro de 2012, e foi líder do horário em que era exibida, sendo um dos programas mais assistidos do país, só perdendo para 'Dancin Days', coprodução Globo e SIC.

A novela também tem bons índices de audiência na Grécia, Croácia e Romênia.

Na Argentina, desde sua estreia em 16 de dezembro de 2013, a novela apareceu entre os programas mais vistos, garantindo expressivos índices de audiência à Telefe.

O último capítulo foi exibido em um telão para 6.000 pessoas na casa de eventos Luna Park em Buenos Aires.

Na média, a telenovela registrou 27,1 pontos de audiência, segundo dados consolidados do Ibope. Cada ponto equivale a cerca de 96 mil telespectadores na Grande Buenos Aires, ou seja, mais de 2,7 milhões de argentinos assistiram ao último capítulo da produção brasileira.

O final da novela dominou também as redes sociais. Mais de 400 mil tweets foram contabilizados pelo canal Telefe, estavam entre os assuntos mais comentados no Twitter pelos argentinos. "Nina y Carmina" chegou a estar nos Trending Topics mundiais.

No Chile, desde sua estreia a novela geralmente lidera o rating, e aparece entre os programas mais vistos com 14 pontos, e em seu penúltimo capítulo a novela obteve 19 pontos e 39% share.

Avenida Brasil chegou ao fim batendo seu recorde com 24 pontos e 48% share e alcançou o título de novela brasileira mais assistida dos últimos 10 anos.

No México, o seu primeiro capítulo rendeu 10 pontos e 17% share para a TV Azteca, é a maior audiência em uma estreia desde La mujer de Judas em 2012. Em seu segundo capítulo a telenovela brasileira bateu seu recorde com 10.4 de audiência e pico de 12 pontos, aumentando 62% a audiência da TV Azteca.

Na França a novela estreou no horário nobre do canal France Ô, que pertence a France Télévisions, um dos principais grupos de televisão e rádio da França e um dos maiores da Europa, além de ser referência na exibição de novelas no país.

No Iraque a novela é exibida dublada em árabe pelo canal Lana TV. Em Dubai a novela é exibida pelo canal Dubai One em sua versão em inglês, contando também com transmissão em Video On Demand.

Avenida Brasil foi a primeira novela brasileira com direitos de exibição comprados por uma emissora da Tailândia e uma das três primeiras no Vietnã, em ambos os países contando com dublagem no idioma local, tailandês e vietnamita.

Atualmente está sendo reprisada desde 18 de Abril de 2016.

Em toda África Francesa a novela é exibida em francês no ano de 2015 pelo canal Nina TV e em 2016 em toda a África Inglesa é exibida dublada em inglês com o titulo de "Brazil Avenue" também pelo canal Nina TV.

EXIBIÇÃO pelo MUNDO – Gentileza consultar a WIKIPÉDIA.

TRILHA SONORA.

Ver artigo principal: - Música de Avenida Brasil.

Observação do escriba: - Na Wikipédia estão disponíveis 233 referências sobre a novela Avenida Brasil.

CATEGORIAS:

Avenida Brasil.

Programas da Rede Globo que estrearam em 2012.

Programas da Rede Globo encerrados em 2012.

Telenovelas da Rede Globo da década de 2010.

Programas de televisão do Brasil que estrearam em 2012.

Programas de televisão do Brasil encerrados em 2012.

Telenovelas ambientadas na cidade do Rio de Janeiro.

Programas transmitidos em HD no Brasil.

Prêmio Contigo! de TV para melhor novela.

Telenovelas em português.

Telenovelas de suspense.

Esta página foi editada pela última vez às 21h33min de 03 de janeiro de 2019.

ISIS VALVERDE.

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Isis Nable Valverde (Aiuruoca, - MG - 17 de fevereiro de 1987 – 31 anos) é uma atriz brasileira.

Seu primeiro papel na televisão foi como a misteriosa Ana do Véu, na novela Sinhá Moça, em 2006.

Logo em seguida, Isis fez uma participação de 10 capítulos na novela Paraíso Tropical, onde atuou como a GAROTA de PROGRAMA Telminha.

Observação do escriba: - Como ocorre com certa frequência, JOVENS ATRIZES da Rede Globo de Televisão, praticamente são “obrigadas” a fazer o papel de GAROTAS de PROGRAMA em algumas novelas. Uma espécie de apologia à PROSTITUIÇÃO e ao SEXO PRECOCE. Ou não?

Em 2008, interpretou Rakelli, em Beleza Pura. Sua primeira protagonista foi a mocinha Marcela, no remake de Ti Ti Ti.

Em 2012, ganhou notoriedade interpretando a CÔMICA Suelen, de AVENIDA BRASIL, ganhando prêmios de melhor atriz coadjuvante pelo papel.

Em 2013, fez a estreia nas telas do cinema nacional no papel de Maria Lúcia, no filme Faroeste Caboclo, obra inspirada na canção de Renato Russo.

Ela também ficou associada à figura mística das sereias, por seus papéis na minissérie O Canto da Sereia e na novela A Força do Querer.

BIOGRAFIA.

Isis Nable Valverde nasceu em Aiuruoca, MG, em 17 de fevereiro de 1987. Aos 15 anos, ela se mudou para Belo Horizonte, onde estudou e morou por três anos.

Com dezesseis anos, começou a trabalhar como MODELO e fez campanhas publicitárias. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando completou 18 anos, onde começou a estudar teatro.

VIDA PROFISSIONAL.

“Foto: - Isis Valverde em 2012, durante evento da marca Seda”.

Estudando teatro, tentou início na TV em 2005, quando fez um teste para o papel Giovana na telenovela Belíssima, mas perdeu o papel para Paola Oliveira.

No ano seguinte, a atriz estreou na televisão como a misteriosa Ana do Véu do remake de Sinhá Moça.

Na telenovela Paraíso Tropical, em 2007, ela fez uma participação especial como a GAROTA de PROGRAMA Telminha.

No ano de 2008, a atriz teve seu primeiro destaque em Beleza Pura com a personagem Rakelli, uma manicure que tinha o sonho de ser assistente de palco do Caldeirão do Huck.

A personagem fez bastante sucesso, lhe rendendo prêmios, e se tornou um dos mais marcantes de sua carreira.

Em 2009, integrou o elenco da novela Caminho das Índias como Camila, uma jovem que se apaixona pelo indiano Ravi (Caio Blat) e se muda para a Índia, mas percebe as dificuldades de se encaixar na cultura do país.

Sua primeira protagonista foi com a personagem Marcela na segunda versão de Ti Ti Ti, onde fez par romântico com o ator Caio Castro.

Estrelou o episódio A Culpada de BH, da série As Brasileiras em 2012 e no mesmo ano interpretou a MARIA CHUTEIRA Suelen na telenovela AVENIDA BRASIL de João Emanuel Carneiro. O papel fez enorme sucesso entre a imprensa e o público e a atriz venceu diversas premiações por ele.

No início de 2013, protagonizou a minissérie O Canto da Sereia, interpretando uma cantora de axé music. Ísis chegou a cantar algumas músicas para incorporar a personagem e se inspirou na cantora Ivete Sangalo.

Fez sua estreia nos cinemas no longa-metragem Faroeste Caboclo, baseado na música da banda Legião Urbana, em que interpreta a protagonista Maria Lúcia.

O filme foi considerado uma das maiores bilheterias de 2013 e rendeu a Isis uma indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Em janeiro de 2014, esteve na minissérie Amores Roubados onde interpretou Antônia, uma jovem burguesa que se envolve com um sedutor e protagoniza um triângulo com ele e sua própria mãe.

O tamanho sucesso da trama fez com que Isis se tornasse a celebridade mais comentada na mídia brasileira em janeiro do mesmo ano.

Também foi destaque no jornal britânico The Guardian em 2014. Nele, foi destacado o sucesso internacional da atriz com sua personagem Suelen na novela Avenida Brasil e titulou a mineira ao posto de atriz mais queridinha dos brasileiros.

Em fevereiro de 2014, Isis é considerada uma das jovens brasileiras mais influentes de 2014, segundo a revista de negócios e economia Forbes.

No ranking, a atriz esteve ao lado do jogador Neymar e da cantora Anitta.

Ainda em 2014, atua na novela Boogie Oogie, substituta de Meu Pedacinho de Chão no papel da hippie Sandra, vivendo um triângulo amoroso com os atores Marco Pigossi e Bianca Bin.

Após Boogie Oogie, ficou 02 anos longe da TV para estudar fora do Brasil e fazer filmes. Retornou às novelas apenas em 2017, dando vida a Ritinha, na novela A Força do Querer.

Ela interpretou uma jovem do Pará, que forma um triângulo amoroso com os personagens dos atores Marco Pigossi e Fiuk.

Observação do escriba: - Outra característica das novelas da Rede Globo é o envolvimento de ATRIZES IDOSAS e principalmente de ATRIZES JOVENS em “calientes” TRIÂNGULOS AMOROSOS, o que vai de encontro às antigas TRADIÇÕES da sociedade brasileira.

Para compor sua personagem, Isis fez aulas de apnéia e aprendeu a dançar carimbó, um ritmo típico paraense.

Ainda no ano de 2017, Isis lançou a comédia romântica Amor.com, obra protagonizada ao lado do ator Gil Coelho, e a fantasia Malasartes e o Duelo com a Morte, cujo projeto foi transformado num compacto de 03 capítulos e exibido pela Rede Globo como especial de fim de ano.

VIDA PESSOAL.

Namorou o ator Marcelo Faria, com quem fazia par romântico em uma novela, entre 2008 e 2009. Poucos meses depois começou a namorar o empresário Mário Bulhões, o relacionamento durou 7 meses.

Entre 2010 e 2011 namorou o empresário Luiz Felipe e depois de noivarem-se, terminaram o namoro.

Também manteve um namoro com o ator Caio Castro, com o qual fez um par romântico, durante alguns meses, e depois namorou o produtor Tom Rezende, terminando em 2013.

Em 31 de janeiro de 2014 a atriz sofreu um acidente de carro, que bateu num barranco e capotou, fazendo com que a atriz fraturasse a coluna cervical, no carro também estavam um amigo e uma prima de Ísis.

Em fevereiro de 2016, começou a namorar o modelo e empresário André Resende. Eles terminaram brevemente em dezembro de 2017, mas reataram no mês seguinte.

Em 2018, Isis anunciou que iria se casar com André e planejava a cerimônia para junho do mesmo ano.

Em abril de 2018, a atriz anunciou estar grávida de seu 1º filho com o noivo André Resende. Dias depois, Isis utilizou sua conta no Instagram para anunciar que estava a espera de um menino.

No dia 10 de Junho de 2018, casaram-se em uma cerimônia com a presença da família e amigos.

FILMOGRAFIA.

TELEVISÃO – Avenida Brasil – Suelen – 2012 – Peço gentilmente que os leitores consultem a Wikipédia.

CINEMA – Por gentileza consultar a Wikipédia.

VIDEOCLIPES – Gentileza consultar a Wikipédia.

PRÊMIOS e INDICAÇÕES – Peço aos leitores a gentileza de consultar a Wikipédia.

Observações do escriba:

1ª – Na Wikipédia estão disponíveis 76 referências sobre a atriz Isis Valverde.

2ª – Com apenas 31 anos de idade a atriz Isis Valverde já “namorou” com: - 1º - Ator Marcelo Faria. 2º - Empresário Mário Bulhões. 3º - Empresário Luiz Felipe. 4º - Ator Caio Castro. 5º - Produtor Tom Rezende. 6º - Modelo e Empresário André Resende.

3ª – O mundo está perdido! Para quem? Para a Rede “Boba” de Televisão! Vocês estão incomodados? Ora bolas! É só não assistir...

4ª – No próximo artigo mais uma novela com outra MARIA CHUTEIRA.

5ª – Cadê o corpo de ELIZA SILVA SAMÚDIO?

CATEGORIAS:

Nascidos em 1987.

Prêmio Contigo! de TV de melhor atriz coadjuvante.

Atores de Minas Gerais.

Naturais de Belo Horizonte.

Naturais de Aiuruoca.

Atrizes de televisão do Brasil.

Atrizes premiadas com o Prêmio Contigo! de TV.

Prêmio Extra de Televisão de melhor atriz coadjuvante.

Prêmio Globo de melhor atriz coadjuvante do ano.

Esta página foi editada pela última vez às 21h35min de 02 de janeiro de 2019.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

Aracaju, sábado, 05 de janeiro de 2019.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Outras Fontes.