ARTIGO – Estelionato eleitoral – 28.11.2018 (PRL)
 
ARTIGO – Estelionato eleitoral – 28.11.2018 (PRL)
 
O governador de Pernambuco, sentindo que poderia sofrer um revés na eleição passada, prometeu conceder o décimo terceiro salário aos beneficiários do programa “Bolsa família” no estado, assegurando, assim, sua reeleição ainda no primeiro turno. Trata-se do doutor Paulo Câmara, do PSB, partido que se aliou a outras agremiações, inclusive o Partido dos Trabalhadores, exaltando durante toda a campanha o nome do ex-presidente Lula, presidiário em Curitiba, divulgação que fora proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O citado governador é cria do falecido doutor Eduardo Campos, que resultara falecido num desastre aéreo em Santos, em 13.08.2014, quando em plena campanha rumo à presidência da república, candidatura que estava incomodando a muitas lideranças nacionais, que viam nele uma ameaça de ser eleito e derrubar o grupo que comandava a política brasileira. As causas do acidente ainda deixam em dúvidas perante a classe política, mormente àqueles políticos que o apoiavam.

Voltando à promessa do doutor Paulo. Quando garantiu o tal benefício ele estava no exercício do poder, daí entendermos que foi ilegal, assim como um estelionato eleitoral, porquanto para cumprir o compromisso teve de votar uma lei na assembleia legislativa para aumentar a taxação do ICM – Imposto de Circulação de Mercadorias -- de diversos produtos, significando dizer que em benefício próprio, parecendo com peculato, eis que seu salário e demais benefícios são pagos com a arrecadação do erário.

Numa época em que já se paga tanto imposto neste país, cujo governo eleito tem pregado que não elevará ainda mais essa carga pesada, vem uma figura dessa e age contrariamente ao que está pregando a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro, escolhido para comandar os nossos destinos nos próximos quatro anos. Imagine se os demais governadores agirem desse modo, desalinhados com os propósitos do governo central! A nosso pensar trata-se de medida de retaliação, porquanto o que se esperar de quem se junta ao partido que causou os maiores escândalos de que se têm notícias em nosso Brasil?!

Mas os pernambucanos podem esperar novo aumento, desta feita no IPTU, cujo prefeito segue a mesma linha do governador reeleito, tanto que o apoiou e até patrocinou algum evento no particular. De conhecimento público e notório, os imóveis estão sendo desvalorizados nos últimos tempos, daí não se justificando elevações nas taxas desse imposto. Competirá ao povo pernambucano impugnar elevações que não se coadunem com o incremento nem em sua renda e nem nos valores dos imóveis.

Alegar que o Bolsonaro também prometera igual benefício é válido, todavia ele não está aumentando impostos para efetuar o pagamento desse compromisso, claro.
 
Nosso abraço.
 
Silva Gusmão
Foto: INTERNET/GOOGLE
ansilgus
Enviado por ansilgus em 29/11/2018
Código do texto: T6514916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.