Meritocracia e DNA

Tem uma coisa que tá me perturbando. Recentemente li uma pesquisa sobre DNA e QI, aonde uma revista dizia que pessoas pobres com QI alto, geralmente (era uma fração de 3x1 ou 4x1 algo assim) não alçavam uma faculdade ou "não subiam de classe social", comparando com pessoas com QI menor, mas que tinham melhor acesso à educação (ricas).

A pesquisa é essa. Daí o site científico englobou a questão da meritocracia. Porque oras, se a pessoa tem um QI alto ela deve necessariamente alcançar um posto acadêmico ou conseguir mais dinheiro, do que uma com um QI não tão alto (não vou dizer QI baixo porque isso é antipedagógico; seria chamar alguém de burro, e burro e burra, não existe).

Então... meritocracia não tem a ver com você nascer bem dotado. Não é uma questão genética aonde por você ser um gênio ou uma gênia, você vai ser o futuro dono ou dona do Google ou descobrir a teoria da relatividade. Meritocracia tem a ver com ESFORÇO e TRABALHO. Isso quer dizer que quem tem um QI menor, haja visto que dispõem de mais facilidades educacionais, mas que por ter um QI menor, tem de se esforçar muito mais para alcançar certo nível acadêmico do que alguem "melhor dotado".

Meritocracia não tem a ver com DOM, tem a ver com quanto uma pessoa se esforça para conseguir algo com suor do seu trabalho. E claro, ninguém está falando, ao menos eu não estou, que você ter um QI alto mas nascer pobre torna mais fácil sua vida. Pelo contrário. Você provavelmente vai ter que se esforçar muito mais (mesmo) do que alguém que tem mais facilidade para conseguir as coisas. Mas aí vai depender não da sua qualidade intelectual inerente, mas do seu Trabalho e do seu Esforço. E sim, terá de ser colossal.

Não vou citar a revista que fez essa narrativa a partir de uma pesquisa, porque seria preconceito demais falar sobre "QI baixo" e eu não estou afim de entrar em mérito. E outra coisa... QI alto não quer dizer nem de longe que você vai se tornar um gênio acadêmico. O Mark por exemplo, dono do Facebook, nem terminou a faculdade. E se alguém quiser saber, os donos do Google desenvolveram o motor de busca DENTRO de uma UNIVERSIDADE. E Fangio, o maior piloto da história da F-1 era mais pobre que eu, e você.

Um abraço.