Carta democrática de um Positivista Apaixonado

Eu tenho ampla e total fé na democracia. Nossas instituições recentemente podem ter vacilado em algum sentido, principalmente as das instâncias superiores, fazendo papel de legisladoras ao invés de aplicadoras das leis as quais todos e todas nós estamos subjugados, mas mesmo assim nossa democracia respira ares novos e demonstra uma vivacidade que talvez só tenha pares, com republicas mais avançadas que a nossa, como sul coreana ou a suíça.

Não tenham medo, jamais. Confiem nas nossas instituições e nossa Constituição. Ela não é nem de longe a melhor do mundo. Foi mudada e escaldada milhares de vezes. Mas ainda garantem os direitos civis e sim, os diretos humanos. Todos nós ainda somos humanistas, ou será que não? Quando os direitos universais foram abordados pela ONU à primeira vez, foi logo depois do pior conflito da história humana. E por mais que hoje eles tenha essa cara tinhosa, ainda são remembrança nossa de que todos somos pessoas, livres e humanos.

Não titubeiem hora alguma e não temam, hora alguma. Nem peço que revisem suas crenças, apenas as tenham e as defendam no amplo direito em que todos nós estamos inseridos, dentro do seio e do teto da Constituição e da nossa tão mal amada, Republica. Elas, meus amigos e amigas, funcionam, por mais que cambaleante e trepidante que sejam. Não porque elas são órgãos universais, mas antes, porque mulheres e homens resistem e agem, para que as leis sejam respeitadas e para que a democracia, persista.

Não temam auroras ruins, ventos distantes ou pensamentos terríveis. Se algum dia nossos direitos enquanto cidadãos e enquanto pessoas livres de crenças, forem ameaçados, espero que estejamos juntos na batalha para que esses direitos permanecem e que ainda mais, se solidifiquem.

Sei e sempre soube que o brasileiro, seja o nordestino, o sulista, o nortista, o centrista, o caboclo, o negro, o pardo como diz o IBGE, o branco, enfim, sei que nós tememos mudança. Mas como dizia Sócrates, o ser humano é sábio por temer mudança. Ninguém muda do nada ou sem entender porque mudar. Muitas vezes não enxergamos a luz justamente por estarmos acostumados com outras luzes. Cegueira não é só o sair da caverna. Cegueira consiste no fato de sermos humanos e temermos quaisquer tipo de mudança. No fundo, somos animais conservadores, o que não deixa de ser engraçado.

Mas antes de tudo relembrem sempre que antes de quaisquer mudança, a Constituição existe e persiste a Republica apesar de muitos tentarem nos últimos anos, que não. E antes de mudarmos será preciso diálogo, compreensão e apertar de mãos, para que todos nós possamos continuar as nossas vidas, juntos. Acreditem meus amigos e amigas na democracia. Como dizia um velho sábio inglês, "A democracia é o Menos Pior sistema de governo que a humanidade experimenta, de tempos em tempos".

Abraços.