Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Carta Renúncia de Jânio Quadros x Bolsonaro

Carta renúncia do Dr.JANIO DA SILVA QUADROS, divulgada no dia 25 de agosto de 1961.( 1 ).

PARA A NOSSA REFLEXÃO E DECISÃO DE NOSSOS VOTOS.

"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores.

Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.

"Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa de colaboração.

"Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública.
"Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. A mim não falta a coragem da renúncia.

"Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.

O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, para todos e de todos para cada um.
"Somente assim seremos dignos deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria."
Brasília, 25 de agosto de 1961.
Jânio Quadros"
______________________________________________________
REFLEXÃO A.BIGCUORE. O Dr. Jânio Quadros foi eleito com mais de 5 milhões de votos, na eleição do ano de 1.960, deixando o Marechal Teixeira Lott em 2.lugar e o Dr.Ademar de Barros e 3. lugar.

Como Ele não tinha a maioria no Congresso, ele teria que entrar no jogo do "tomalá da cá" da política brasileira e, pelo seu caráter forte e determinado, acabou por NÃO entrar no jogo político dos CORRUPTOS e optou pela renúncia.

Às "forças terríveis" a que alude, presumem-se que sejam as 7 irmãs do petróleo aliadas as elites reacionárias nacionais.
A Carta supra mencionada, pouco esclarece sobre o real motivo que o levou a tomar tal atitude.

O meu receio, em se elegendo, o Dep.Bolsonaro, é como será a governabilidade com ele, tendo em vista que, pelo seu temperamento e formação, vão confrontar com um legislativo fisiológico. Além de enfrentar forte oposição das "esquerdas de iphone", o Sr.Bolsonaro terá que ter INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para, com equilíbrio, angariar apoio das forças do centro para poder aprovar as REFORMAS que o nosso País tanto precisa para avançar.

Que eu me lembro, quase todos os Presidentes eleitos, não tiveram maioria no Congresso, sujeitando-se a velha política do "que é dando que se recebe". Por isso, que defendo uma REFORMA POLÍTICA RADICAL, com a introdução do PARLAMENTARISMO, VOTO DISTRITAL MISTO COMO EXISTENTE NA ALEMANHA e AS CLÁUSULAS DE BARREIRAS MAIS RÍGIDAS, para se evitar os "partidos de aluguel".

Vamos aguardar até domingo, dia 28.10.2018, para saber o que as urnas "falarão".
                           DEUS SALVE O BRASIL!!"
______________________________________________________
Antoni BigCuore*
Data: 02.10.2018
Horas: 20,00 hrs.
Local: SP.Sp.
_____________________________________________________
(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu Blog Bem Viver Brazil - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link filosófico e poético: www.recantodaletras.com.br/autores/antonibigcuore
_______________________________________________________

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 22/10/2018
Reeditado em 24/10/2018
Código do texto: T6483494
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (955822 leituras)
87 áudios (67791 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/19 06:55)
ANTONI BIGCUORE