Margem de erro

.:.

Margem de erro

Em que sentido as pesquisas eleitorais podem tornar-se decisivas? Se inidôneas, influenciariam justamente os milhões de eleitores que tratam o pleito como se partida de futebol fosse. Explico: Para milhões de brasileiros, a ideia é a de que o voto não pode ser perdido. São os torcedores não fanáticos, sazonais, que apenas simpatizam com a equipe que está bem no campeonato. Assim, os detentores do direito ao sufrágio universal vão às urnas com a seguinte inquietação:

"Eu lá vou perder meu voto, votando em quem está perdendo! Vou votar é no 'time' que está ganhando!".

Seria dessa forma, seduzidos por uma engenharia social e de marketing duvidosa, tendenciosa e adredemente planejada, que institutos de pesquisas influenciam cidadãos incautos?

O voto é um direito obrigatório que possui consequências severas, se tratado como partida de futebol.

Não dê cores ao seu voto, dê sentido. Nunca o exerça com o proselitismo sectário da emoção, ao sair das ruas para as urnas. Não pense egoisticamente, mas em TODOS. Não vote apenas por você, por uma promessa de emprego, por favores eleitorais. O bom político não mudará vidas pontuais. Não ajudará apenas Josés e Marias. O bom político tem a capacidade de nos transformar enquanto nação.

Não acredito que nós, brasileiros e brasileiras, nascemos para sermos escravizados ad aeternum nem que ficaremos perdidos, mais uma vez, manipulados diante da possível e tangível liberdade que nos bate à porta.

Se o que está posto não nos enche de alegria. Se a atual conjuntura nacional não satisfaz aos nossos anseios... Por que não tentar mudar nossos destinos? Só muda de vida quem muda de hábitos – e hábito pode ser entendido na dimensão de sairmos de uma politicagem de favores para uma política de valores.

Não sejamos envolvidos por pesquisas de opiniões, apenas. Não percamos nossos instintos racionais. Num mundo líquido, apressado, tenso, inseguro, insidioso; num mundo de incertezas e disfunções morais... Os mesmos homens que, por meio de "venenos subministrados em doses homeopáticas", atingiram o arrogante estágio de duvidar até da existência de Deus; esses mesmos homens e mulheres, racionais, não se podem curvar a meras pesquisas de intenções. Onde estão a dúvida que nos caracteriza e a inquietude que nos faz dar sentido à vida, por meio dos sonhos que temos?

Fatos recentes, com a recontagem da história nacional, consolidam a ideia de que vivemos num país onde até o passado é imprevisível! Acreditar em números frios e duvidosos, portanto, coloca em xeque toda uma racionalidade histórica e a própria antropologia evolutiva da raça humana. A ação antrópica modifica realidades, constrói ou destrói sonhos na razão direta das nossas decisões.

Sejamos torcedores, mas na dimensão continental do nosso país - todos contra os maus, lutando pelas nossas cores, desejosos e crentes de que tudo pode ser diferente.

Nijair Araújo Pinto – Ten Cel QOBM

Cmt do 4º Grupamento de Bombeiros – Iguatu

.:.

Publicado no Jornal a Praça, em 22/09/2018.

Iguatu-CE

.:.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 27/09/2018
Reeditado em 04/05/2020
Código do texto: T6461315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.