ARTIGO – Eleições – 2018 (PRL)
 
 
ARTIGO – Eleições – 2018 (PRL)

Reparando bem nos olhos dos postulantes ao mais alto cargo executivo da república, cujos nomes os leitores já sabem de cor e salteado, pelo menos dos cinco mais bem situados nas pesquisas, não sinto aonde foram buscar fundamentos para se candidatar, essa que é a grande verdade, salvante o fato de a constituição ser clara quanto ao direito de o cidadão votar e ser votado.

O que parece não restar dúvida é que alguns falam abertamente em novidades, na melhora nos campos da educação, saúde, segurança, transporte, criação de empregos, inflação, custo de vida, enfim em todos os setores da vida nacional. Resolver de vez com a corrupção, prestigiar a operação Lava-jato, e que os culpados paguem pelos seus erros. Essa cantilena está cansando, minando a paciência de todos, menos daqueles que mesmo vendo a desgraça não acreditam nelas, mas sim nos pecadores. A constituição de 1988 foi a grande tábua de pirulitos por onde desaguou toda a corrupção.

Em cinco candidatos, vemos praticamente três do mesmo partido ou de iguais pensamentos, que coincidem com apenas um. Sim, porque o Doutor Ciro, a Doutora Marina e o Doutor Haddad, queiram ou não os seus defensores, rezam na mesma cartilha do Partido dos Trabalhadores, que permanece sendo uma grande força no cenário político do país. Essas três autoridades, decerto, reunir-se-ão no segundo turno em prol do sucessor do nordestino Lula, que lamentavelmente está recolhido preso e não pode concorrer, falando-se até, aqui do lado de fora, de um possível indulto natalino ao ex-presidente.

Sobram, assim, três dessas personalidades mais fortes, sejam o Capitão Bolsonaro, do PSL, que vem em primeiro lugar nas pesquisas, o Doutor Haddad, do PT, segundo colocado, e o Ex-governador de São Paulo, Doutor Geraldo Alckmin, do PSDB, cuja participação nas enquetes vem sendo ínfima, sem aquele peso que sempre representou em todas as eleições. Três cabeças aparentemente diferentes.

Ao nosso pensar, e não somos donos da verdade, a agressão sofrida pelo deputado Jair Bolsonaro, de maneira grotesca e traiçoeira, por elemento de comportamento duvidoso, abatendo-o de forma quase mortal, a ponto de afastá-lo da campanha política, que vinha de vento em popa (embora seus seguidores a venham carregando nas ruas e nos meios sociais da INTERNET), poderia pesar negativamente no final das contas. E tanto é assim que o próprio candidato tem se mostrado interessado em receber alta do hospital no menor tempo possível.

Isso foi o que deduzimos, mas a pesquisa seguinte mostrou a repercussão de tal crime de modo favorável ao Capitão Bolsonaro, gerando aumento considerável no índice de intenção de votos do povo brasileiro, que passou para trinta por cento, sendo que ganharia pra todos eles no segundo turno, menos para o Ciro Gomes, esse político cearense que já fora ministro da fazenda, deputado, governador e prefeito lá no seu estado, de seca perene e arrasadora. Aliás, isso já faz muito tempo, e ele sempre fala disso para adubar a sua campanha. Algumas declarações e promessas dele não se podem escrever, porquanto são impossíveis de fazê-las, sendo que algumas teriam atingido até o grande herói nacional do momento, que é o Doutor Sérgio Moro, da Vara Federal de Curitiba.

O que são as esquerdas hoje em dia senão os que estão com o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva? Fácil é prever-se que esses votos serão carreados para o ex-prefeito de São Paulo, Doutor Haddad, porquanto até agora não existe hipótese de disputa de segundo turno entre este e o Doutor Ciro nem mesmo em sonho. Os sufrágios dos demais interessados, exceto do Doutor Boulos, que são insignificantes, tenderão a se somar aos do candidato do PSL, eis que a oposição entre o PT e o PSDB vem de longa data, como gato e rato, isso que se via e ouvia em quase todos os lugares. Mas em política tudo pode mudar, pois no fundo todos são amigos particulares, dizem que a inimizade é só partidária.

Ainda não vemos, à luz de nossa inexperiência, fortes indicações de que a disputa seria decidida no primeiro turno, como confiam alguns bolsonaristas, porque muita água vai rolar debaixo da ponte. Os torcedores estão vibrando e isso é bom para a política e para o povo brasileiro.

Quando o povo quer não tem jeito. Há algumas décadas, aqui na vizinha cidade de Jaboatão dos Guararapes, tida como de tendência comunista, revoltada com a situação do país elegeu tal de “Bode Cheiroso” para a vereança do município, com boa expressividade de votos, devidamente orientado por um grande líder.
 
Ansilgus
ATUALIZANDO - 18.09.2018

Impressionante como o  Wiliam Booner, da Rede Globo, vibrou com a subida do Fernando Haddad na pesquisa do IBOPE, requerida pela própria Globo, enquanto o Bolsonaro crescera apenas dois por cento. Pensamos que a emissora cerrou fileiras duma vez em oposição ao candidato do PSL, que poderá sofrer algum revés pela enorme audiência da plim, plim.

Assim não tem graça, pois pode até influir nos resultados, pois neste país manda quem pode e obedece quem tem juízo.
 
ATUALIZANDO - 19.09.2018
 
Temos notado ao longo dessa campanha, cada vez mais polaridada, que muita gente fala em democracia, estado de direito democrático e outras coisas da boca pra fora. Todavia, a candidatura do PSL é autenticamente democrática, pois temos um capitão candidato a presidente sendo secundado por um general na vice-presidência. E ainda falam em posível golpe militar, como se para isso houvesse necessidade de eleições. Durma-se com um barulho desses!
ATUALIZANDO - 19.09.2018
 
Pelo que estamos notando, isso apenas para registrar, porquanto no país existem Leis específicas e extravagantes em sentido contrário, o Partido dos Trabalhadores é mesmo uma potência nacional. Não é que aqui no Recife, Pernambuco, o Lula continua aparecendo livremente em gravações de candidatos até para deputado federal, sem perder de vista senado e presidência da república!!! Será que os Excelentíssimos Senhores Ministros do TSE e mesmo Juízes por esse Brasil a fora não estão vendo essa anomalia?!

Essa ocorrência negativa somente resulta no seguinte: O ex-presdente está tendo mais tempo de TV do que alguns candidatos à presidência. Como pode ocorrer uma excrescência dessas!!!

ATUALIZANDO - 19.09.2018
 
O canal 540 da Globo News está passando matérias a respeito da deficiência do saneamento básico no país, isso desde o começo dos anos 2000 e até de antes. Quais dos candidatos atuais à presidência da república seriam os culpados por essa decepção e desprezo com a saúde pública?

ATUALIZANDO - 20.09.2018
 
Pelo que nos é dado observar, ontem uma competente diretora do IBOPE foi a estrela maior do canal 540, Globo News. Esse instituto faz pesquisas também encomendadas pela Globo, cujo interesse é bastante claro, pois sabendo quem vai na frente pode ensejar as primeiras tratativas com  vistas à programação do governo em termos de divulgação e propaganda durante os próximos quatro anos, porquanto ninguém bate prego sem estopa neste país.

Estão querendo, e até forçando um milagre, qual seja um segundo turno entre o Doutor Haddad contra o Doutor Ciro Gomes, e se brincar essa coisa pode até pegar, embora bastante difícil e improvável.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 18/09/2018
Reeditado em 20/09/2018
Código do texto: T6452686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.