DINHEIRO PÚBLICO NA REDE GLOBO... É VERDADE? --- Como era essa questão no Governo de Dilma (2012) e também antes com Lula? --- Merece confiança aquilo que a Folha de São Paulo publicava sobre isso?
William Bonner pergunta: "QUEM BATEU NO MEU QUEIXO?"
Sua colega de bancada no JN pergunta: "QUEM REMEXEU O MEU
QUEIXO?
A Rede Globo de TV (canal fechado ou aberto) pergunta : "QUEM MEXEU
NO MEU QUEIJO?"
Para o jornalismo da Rede Globo a realidade é uma ditadura.
A realidade é dura, hoje em dia, para a Rede Globo.
Desmentir o óbvio, desdizer o que já foi dito, não é uma arte tão
dominada pelos políticos candidatos quanto assim é para a Rede Globo,
useira e vezeira disso.
Mas, apesar da pose, fica difícil negar a realidade.
Leia a seguir esse trecho (curtinho: mas eu volto logo abaixo) do
questionamento que fazia o falecido jornalista Paulo Nogueira (desafeto
de Reinaldo Azevedo), quando questionava a tal "lógica do investimento
técnico" pela qual a Rede Globo em espaço de treze anos havia sido
injetada pelo Governo petista em quase 6 (seis) bilhões de reais
(período 2003-2013):
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Aspas///
Interessa alimentar o monopólio apenas porque ele é monopólio, ou
você pode e deve corrigir situações em que a concorrência é desleal?
Se existe um consenso de que a desconcentração da mídia é essencial
para a democracia, por que o governo, na publicidade, incentiva a
concentração?
(Pergunta): Como este incentivo cego e bilionário cabe dentro da lógica
(?); é essencial para a democracia que não exista monopólio na mídia?
O que aconteceu nos investimentos publicitários governamentais, nestes
dez anos de PT, foi pegar uma situação – a de 2002 – e simplesmente
encampá-la, sem nenhuma crítica.
A virtude da “isenção” ficou a serviço do vício.
Fecha Aspas///
- Trecho do artigo intitulado: "Por que o governo coloca tanto dinheiro na Globo?". (23/04/2013) - Paulo Nogueira
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sobre-os-gastos-de-publicidade-do-governo/
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Voltando, o Tex.
Que tal, caro leitor, perguntarmos aqui... qual a moral do jornalismo da
Globo para afirmar que são pagos unicamente por uma empresa
privada, ou seja, a Rede Globo ou um de seus satélites "globistas"?
Deixo vocês agora com informações numéricas as quais, segundo o site
"Sul 21" (publicadas em 13/09/12), teria como origem o jornalismo da
Folha de São Paulo (ao que parece, todo o conteúdo foi replicado
mediante autorização naquele momento).
Antes, eu pergunto:
- Não seria por essas e outras, afinal, que todos os brasileiros preferem
buscar a informação diretamente pela internet, abandonando quase por
completo a trapaça dos veículos tradicionais de jornalismo?
O título é: "Globo lidera ranking de verbas de publicidade do governo
federal"
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O site Sul 21 ---- https://www.sul21.com.br/noticias/2012/09/globo-lidera-ranking-dos-investimentos-de-publicidade-do-governo-federal/
Da Redação
Atualizado às 16h18min
Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Pauloem cima de dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República revela que, desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), mais de R$ 161 milhões foram investidos em publicidade estatal em emissoras de TV, jornais, revistas, rádios, sites e blogs. As informações mostram que apenas dez veículos concentram 70% do dinheiro repassado a mais de 3 mil veículos de comunicação do país.
Os números não incluem a publicidade das empresas estatais do governo federal. O levantamento mostra que R$ 111 milhões se concentram em dez empresas. A Globo Comunicações e Participações S.A. – que detém a TV Globo e sites de notícias da emissora -, recebeu quase um terço desse valor entre janeiro de 2011 até julho deste ano, totalizando R$ 52 milhões. Em segundo lugar ficou a TV Record, com R$ 24 milhões. A emissora é de propriedade do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, que é tio do ministro da Pesca, o também bispo evangélico Marcelo Crivella (PRB).
A ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, disse à Folha de São Paulo que o critério determinado pelo governo para o repasse das verbas de publicidade é a audiência do veículo. “É inevitável que o maior volume de pagamentos seja dirigido a meios e veículos de maior audiência, que atingem um maior público, como é o caso da televisão”, justificou.
Dentre os três maiores jornais do país, o Estado de São Paulo lidera o ranking, tendo recebido R$ 994 mil em verbas de publicidade entre janeiro de 2011 e julho deste ano. Em segundo lugar ficou O Globo, com R$ 927 mil, e a Folha de São Paulo, com R$ 661 mil. O portal UOL, que pertence ao Grupo Folha, recebeu R$ 893 mil.
Sobre a verba destinada aos veículos de pequeno porte, a ministra Helena Chagas diz que eles fazem parte de política de regionalização do governo.
Confira abaixo a lista completa divulgada pela Secom
TVs
Globo Comunicação e Participações S.A – 50.029.241,00
Rádio e Televisão Record – 23.390.960,00
TV SBT Canal 4 de São Paulo – 19.394.613,00
Rádio e Televisão Bandeirantes – 6.328.810,00
TV Ômega (RedeTV!) – 3.197.261,00
Turner Broadcasting System Latin América – 1.204.555,00
Associação de COM.ED. Roquette Pinto (TVE) – 1.027.887,00
Globo Comunicação e Participações L.T.D.A – 833.803,00
Globosat Programadora – 810.281,00
Fox Latin American Channels Brasil – 728.587,00
Rádios
Rádio Panamericana (Jovem Pan) – 1.396.541,00
Rádio Excelsior – 1.129.999,00
Rádio Globo de São Paulo – 730.475,00
Rádio 99 FM Stereo – 539.143,00
Rádio SP-Um – 498.990,00
Rádio e Televisão Bandeirantes – 498.301,00
Rádio Transamérica Brasília – 419.723,00
Kalua Comunicações e Serv. De Publicidade – 408.788,00
Rádio Eldorado – 379.773,00
Rede Católica de Radiodifusão – 349.394,00
Jornais
Infoglobo Comunicação e Participações – 927.474,00
Estado de S.Paulo – 656.394,00
Empresa Folha da Manhã – 585.051,00
SP Publimetro – 259.275,00
Sempre Editora – 249.444,00
Correio Braziliense – 192.822,00
Empresa Editora A Tarde – 182.985,00
Valor Econômico – 164.017,00
Editora Jornal do Commercio – 159.230,00
Estado de Minas – 152.874,00
Internet
Microsoft Informática – 1.285.962,00
Globo Comunicação e Participações – 952.950,00
Universo Online (UOL) – 892.553,00
Yahoo do Brasil Internet – 712.296,00
Terra Networks Brasil – 651.662,00
Fox Latin American Channels Brasil – 491.821,00
Internet Group do Brasil – 444.632,00
Editora Abril – 352.729,00
O Estado de S.Paulo – 337.686,00
Editora Globo – 137.448,00
Revistas
Editora Abril – 1.296.649,00
Editora Globo – 479.060,00
Três Editorial (Isto É) – 266.201,00
Editora Confiança (CartaCapital) – 118.794,00
Editora Escala – 99.444,00
Editora Brasil 21 – 70.889,00
Elifas Andreato Comunicação Visual – 66.666,00
AS Pedreira – Agência Jornalística – 66.528,00
Padrão Editorial – 55.575,00
Editora Alvinegra (Piauí) – 55.110,00
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sobre-os-gastos-de-publicidade-do-governo/
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Notem que quando Lula assumiu simplesmente continuou fortalecendo
esse esquema vigente desde muito tempo.
Ave, plim-plim-bonus!