ARTIGO – A entrevista do Ciro -28.08.2018 (PRL)

ARTIGO – A entrevista do Ciro – 28.08.2018 (PRL)
 
 
Ontem, 27.08, tivemos oportunidade de assistir na Rede Globo de Televisão, canais aberto e fechado, entrevista do candidato presidenciável Doutor Ciro Gomes, atualmente no PDT (Partido Democrático Trabalhista), que já exercera diversos mandatos eletivos, inclusive o de governador do Ceará, deputado federal, ministro da fazenda e outros na sua extensa carreira política.

De início e como sempre, o entrevistado falou de suas origens e dos cargos que ocupou, sempre dando ênfase à governança das terras de José de Alencar (não o antigo ex-vice-presidente, mas o fabuloso poeta, escritor, jurista, dramaturgo e jornalista cearense), como se isso pudesse ser comparado a uma presidência da república, ou seja, exemplificando mal, o mesmo que dirigir um boi e apenas um contra um boiadeiro que maneja uma grande manada... Assim como da água para o vinho.

A maioria do tempo foi gasta com aquela frase de impacto dele: “Vou tirar seu nome do SPC”. São sessenta e três milhões de brasileiros inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito, todos praticamente sem poder fazer compras no fiado, porquanto sujos como mal pagadores. Uma boa sacada, parecendo própria de gente acostumada com o mercado da propaganda, os famosos marqueteiros. Ora, quem não vai querer sair dessa enrascada?! Até um dos entrevistadores lhe perguntara se isso não seria uma compra indireta de votos, que o deixou um pouco embaraçado, mas se saiu com a correção de que iria ajudar a tirar o nome dos cidadãos do SPC. Lembramo-nos daquela música, ao que parece do Bezerra da Silva (que Deus o tenha), um grande e popular sambista brasileiro.


A verdade é que o candidato deu assim como um nó em todos eles, mas isso no Jornal das 10, que passa no canal fechado só para assinantes. Pra todo e qualquer problema ele apresentou sua solução, que parece pegar a todos de surpresa, chegam a ficar de boca aberta pela maneira esperta como ele sai das situações embaraçosas numa rapidez de raciocínio fora do normal. Tem remédio pra tudo! Indagado sobre o grave problema do saneamento básico, que aflige primeiramente os pobres, logo se referiu à retomada da construção civil, que será também prioridade em seu governo, caso eleito, claro. Mas a jornalista insistiu, falou que aquilo não estava em seu programa de governo, que, aliás, ainda é um rascunho, mas ele com a sua esperteza declarou que o saneamento está inserido na construção civil, e por isso não foi tratado separadamente nesse esboço de plano, elaborado às pressas, mas vai ser incorporado item por item para melhor entendimento, mais ou menos isso que entendemos.

Cansou de elogiar o Lula, dizendo que o apoiou por mais de 16 anos, e que ele ao invés de retribuir se juntou ao candidato ao governo de seu Estado, o atual presidente do Senado Federal  Eunício Oliveira,  filiado  ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Ceará. Eleito para a Presidência do Senado em fevereiro de 2017. E naquele rincão brasileiro, como de resto em todo o nordeste, o ex-metalúrgico exerce grande maioria, apesar de ser uma pessoa sem direito de concorrer, em face de estar recolhido preso em regime muito brando de reclusão.

Entendemos essa situação de vítima como mais uma estratégia para conseguir transferência de votos do Lula para si, quando se sabe ou se cogita de que isso poderia ocorrer em favor do Haddad, que está na rabeira dos concorrentes, tanto que nem se pensa em entrevistá-lo, pois não haveria audiência que a justificasse.

Houve momentos em que até nós nos iludimos com tantas promessas, e de nada valeu nossa experiência na matéria, mas nos recompusemos e pensamos sejam tudo conversa fiada para impressionar a gregos e troianos, desavisados ou não, até porque “quem promete, deve”, um dos princípios da contabilidade.

No dia de hoje será a vez do candidato Capitão do Exército Jair Bolsonaro, que não pegou a prática de dar entrevistas, de conversar, sendo por vezes ríspido em seus posicionamentos. Caso queira melhorar, pensamos seria o caso de se abster de responder perguntas alusivas a assuntos pessoais, declarações erroneamente interpretadas por alguns e acertadas por outros. E em todas às vezes que sobre tais assuntos for perguntado responder com um comentário a respeito do que deseja realmente fazer para colocar o país nos trilhos. Por exemplo, a uma indagação sobre se é corrupto, dizer mais ou menos assim: Pretendo autorizar concursos o mais rapidamente para a Polícia Federal, a fim de preencher os claros existentes, possibilitando a que o combate à corrupção se estenda por todo o país, inclusive vigiando melhor as nossas fronteiras, que são rotas de entrada e saída de narcóticos e armamento pesado.

Em suma, queremos dizer que estamos órfãos de gente séria, bem como cansados de incompetentes. Ainda bem que o Doutor Ciro teve coragem de dizer que talvez pudesse recriar aquele famigerado imposto do cheque, que na verdade não era só do cheque, mas de toda movimentação financeira, embora se dizendo em dúvida quanto a sua utilização.
 
Ficamos por aqui. Será que estaria faltando qualidade aos jornalistas ou estão presos a interesses das empresas em que trabalham?!
 
Ansilgus
                                                ATUALIZANDO
 
Ainda há pouco a primeira turma do Supremo Tribunal Federal, em julgamento que teve dois votos a favor e dois contra, a propósito da decisão de aceitar ou não a inclusão do Jair Bolsonaro como RÉU pela segunda vez. Ficou, então, para a próxima terça-feira a decisão final, que vai competir ao Ministro Alexandre de Morais, com o voto de desempate, deixando assim os meios políticos em suspense,

Cremos que isso não vai influir negativamente na campanha do candidato acusado, mas sim causar mais revolta dos seus seguidores quanto a esse sistema jurídico que comanda o nosso país. Também pensamos que ele não deveria comparecer no dia de hoje à Rede Globo, em sinal de protesto contra essa posição do STF que, queiram ou não, pode beneficiar a empresa em foco.    
                                                    ATUALIZANDO

Acabamos de ver a entrevista do Bolsonaro ao Jornal Nacional. Na verdade, esse cidadão deu um nó no Bonner e outro na Renata. saindo-se airosamente do compromisso. Inclusive, repetiu o editorial do Doutor Roberto Marinho, de épocas passadas, quando declarou que apoiou a Revolução de 1964. Pensávamos uma coisa, todavia ocorreu outra completamente diferente. Parabéns, candidato.
 
ATUALIZANDO

Acheamos até graça! O Caítão Bolsonaro arrombou a boca do balão no Jornal das 10, da Globo News, sendo que desta vez não foi tão pressionado como das anteriores. Tudo foi reflexo da sua entrevista no Jornal do Bonner.


Ditado por ansilgus
Fonte da foto: INTERNET/GOOGLE
ansilgus
Enviado por ansilgus em 28/08/2018
Reeditado em 29/08/2018
Código do texto: T6432540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.