A ERA DAS REVOLUÇÕES CIVIS

Quando o povo num ato de poder democrático pressionou e retirou a Presidente Dilma, nunca foi na intenção de colocar Michel Temer, mais a constituição assegurava a linha sucessória a ele. Não há registros em vídeos da população clamando pela posse de Temer, nunca ouvimos ninguém gritando nas ruas para Temer assumir a presidência, a maioria mesmo queria novas eleições.

Então acusar o povo que foram para as ruas de ter colocado Michel Temer no poder, e culpar a população pelo cenário de crise atual dos combustíveis é ter um grau de alienação genética incurável, Temer sempre foi a continuidade de governo, pois um vice-presidente irá sempre comungar das mesmas intenções ideológicas do partido que se aliou, no caso, o PT.

Lembrando que num regime democrático, o povo tem autonomia para em tom de revolta e protesto definir as diretrizes políticas pela força, em atos revolucionários. É sempre o povo que define a história, isso aconteceu nas chamadas "Diretas Já", o povo foi para as ruas em um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984.

A mesma coisa aconteceu com o Impeachment de Fernando Collor em meados de 1991, o governo pressionado e impulsionado pela maciça presença do povo nas ruas, como o movimento dos Caras-pintadas. Nos protestos de 2013 não foram diferentes, a sociedade civil se reuniu em torno de protestos que a principio era contra os aumentos das tarifas de ônibus e cresceu tomando outros objetivos, depois dos escândalos do petrolão etc., pedindo assim a deposição ou o Impeachment da Dilma.

Todas as revoluções da história humana foram promovidas pelo povo civil, desde as revoltas regionais brasileiras como a Inconfidência Mineira, a Revolta de Canudos, a Balaiada, etc., até as revoluções mais emblemáticas como a Revolução Francesa, etc., Todas foram encabeçadas pelo povo em protestos e revoltas, num ato democrático de poder.

Eu já li vários Livros e nunca ouvi falar de uma Revolução promovida pelos políticos para mudança e para dá mais direitos ao povo. Todas as lutas por direito e liberdade que estão na historiografia mundial tem como protagonista o povo que sofreu diretamente pela opressão. E agora, veja o poder dos caminhoneiros, uma verdadeira Revolução Popular com autoridade de parar toda a estrutura econômica do país, poder tal que nenhum partido pode organizar, nem partido de direita e nem de esquerda.

Pois essa reação é autônoma, movida pela indignação pelo um país de patifes engravatados que se corrompe pela cultura da "vantagem sobre o outro". E lembrando uma frase do históriador Eric Hobsbawn; "O oficio do historiador é lembrar o que os outros esquecem".

Lililson
Enviado por Lililson em 27/05/2018
Reeditado em 01/06/2018
Código do texto: T6347582
Classificação de conteúdo: seguro