A guerra da Coreia e os EUA

Ao final da segunda Guerra, o mundo se torna bipolar: dominado pelos EUA e União Soviética (URSS). Essas duas superpotências, disputavam a hegemonia política, econômica e militar em nível mundial. A guerra entre as Coreias é resultante dessa disputa. A realidade dos fatos: a bipolarização não garantiu o equilíbrio mundial.

Um pouco dessa história: até 1910, a Coreia era dominada pela China, que em guerra com o Japão, perdeu o seu domínio. Assim de 1910 a 1945, o Japão dominou a Coreia. Esse poder acabou com a derrota japonesa na Segunda Guerra. Mais, entre os anos 1950 e 1953, ocorreu a Guerra das Coreias. Ao fim, foi dividida em Coreia do Norte e Sul. A Coreia do Norte dominada pela URSS, a Coreia do Sul sob o domínio dos EUA.

Em 25 de junho de 1950, tropas norte-coreanas invadiram e tomaram a capital sul-coreana, Seul, sob o pretexto de violação territorial. O paralelo 38. Uma reunião emergencial na ONU, decidiu que 15 países enviassem suas tropas. Os EUA - comandados pelo general Douglas MacArthur - e os aliados deveriam expulsar os invasores da Coreia do Sul. Foi o que aconteceu. Vencidos, Seul foi desocupada e Pyongyang, capital da Coreia do Norte, foi ocupada pelos aliados. O objetivo dos norte-coreanos: reunificar via socialismo.

DOIS ENCONTROS E A PROMESSA DE PAZ

Por sua vez, a China - aliada da Coreia do Norte - se envolveu na guerra apoiando os norte-coreanos. E houve um equilíbrio de forças. Os EUA buscaram uma solução diplomática para o conflito. Em 1953 foi assinado o Armistício de Panmunjon, acordo que restabelecia os limites entre as Coreias. Cerca de três milhões e meio de pessoas perderam suas vidas.

A boa notícia é que em 27 de abril de 2018, os presidentes coreanos - Moon Jae-in e Kim Jong -un – se encontraram com a promessa de pôr fim a luta armada entre os dois países e o fim das armas nucleares. Outra coisa, a possibilidade de unificação das Coreias é algo incerto no futuro próximo.

Nesta terça-feira (12), em Singapura, o presidente dos EUA, Donald Trump e Kim Jong-un assinaram uma acordo que promete a desnuclearização da península Coreana.

UM PARALELO ENTRE AS DUAS COREIAS

Enquanto a Coreia do Sul se industrializou e é a 13ª economia mundial, a Coreia do Norte é um país pobre governado pelo ditador Kim. Seus aliados: China e a Rússia. Mais ainda, o governo norte-coreano é uma ameaça mundial e regional ante o seu poderio nuclear. Não é à toa a tensão entre o mundo, os estadunidenses e os norte-coreanos.

NAS QUESTÕES ABAIXO, MARQUE UM X

Lembre-se que ao entregar as respostas das questões abaixo, use letra Maiúscula. Dê uma à outra resposta, deixe espaço de duas (2) linhas. Você pode colocar as respostas no mesmo lado da folha.

1.(INAZ)A Coreia do Norte tem causando preocupação ao mundo inteiro devido aos testes nucleares que foram realizados no mar do Japão. O teste nuclear norte-coreano de 2016, que a Coreia afirmou ter sido um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio, foi o quarto experimento do tipo do país, sendo realizado no dia 6 de janeiro, por volta das 11:30 locais. Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos detectou um abalo sísmico de 5,1 graus na escala de Richter, na região de Pungyye-Ri, onde os norte-coreanos já haviam realizado três detonações nucleares, em 2006, 2009 e 2013. Logo de imediato, autoridades sul-coreanas e chinesas declararam que o tremor claramente teve uma origem artificial, possivelmente provocada por uma explosão nuclear. Disponível em (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/coreia-do-norte-diz-ter-feito-teste-debomba-de-hidrogenio-bem-sucedido.html)

O texto apresenta uma real situação geopolítica que envolve as Coreias desde a sua separação na década de 60. Que consequência política poderão causar esses testes nucleares à comunidade internacional?

a) Aumentará o clima de tensão na região, e a efetivação do embargo econômico à Coreia do sul.

b) O teste põe em risco países Europeu e afetará profundamente os Estados Unidos devido ao alcance dos mísseis.

c) O teste nuclear representa um grande risco, gerando clima de tensão na região, e é a autoafirmação de poder da Coreia do Norte devido aos embargos econômicos e ao isolamento político.

d) A Coreia do Norte não oferece risco com seus testes, pois está buscando estreitar relações com países asiáticos e com os Estados Unidos.

e) A Coreia do Sul não se ressente tanto assim dos testes, mesmo sendo vizinha da Coreia do Norte, por não acreditar que poderia ser atacada pelo norte a qualquer momento.

2.(RS) Os presidentes das Coreia do Sul e do Norte são

(a) Dim Uong-um e Moon Jae-in.

(b) Pyongyang e Liyuan Seul.

(c) Xi Jinping e Peng Liyuan.

(d) Moon Jae-in e Kim Jong-um.

(e) NDA.

3. (RFS) Qual a desculpa usada pelos norte-coreanos para invadir a Coreia do Sul?

(a) A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, influenciadas pela política de boa do presidente Donald Trump, já estão em tratativas para a reunificação das duas Coreias num país socialista.

(b) Violação territorial: o pretexto foi a violação do paralelo 38.

(c) A produção de armas nucleares e o desequilíbrio regional e mundial.

(d) Porque os EUA e os aliados tomaram a capital.

(e) NDA.

4. (RFS) A boa notícia é que em 27 de abril de 2018, os presidentes coreanos se encontraram e fizeram uma promessa

(a) Acabar com a guerra entre os dois países asiáticos.

(b) Respeitar o Armistício de Panmunjon, que restabeleceu os limites entre as Coreias.

(c) A verdade: não existe a possibilidade de reunificação entre as duas Coreias.

(d) Buscar uma solução diplomática para o conflito entre os dois países.

(e) Acabar com luta armada entre os dois países e o fim das armas nucleares.

5.(RFS) Sobre a bipolarização

(a) O mundo se tornou mais seguro.

(b) O mundo bipolar foi dominado, por duas superpotências, e dividido em zonas de influência dos EUA e União Soviética.

(c) A bipolarização beneficiou muitos mais os EUA, que a URSS. O resultado dessa realidade é que os norte-americanos são a única potência mundial atualmente.

(d) A guerra fria e a globalização não são consequências da ordem bipolar.

(e) NDA.

6.(RS) Quais são as diferenças entre as duas Coreias?

(a) As duas alcançaram um grau de desenvolvimento e industrialização igual.

(b) A Coreia do Sul se industrializou e é a décima terceira economia mundial, a Coreia do Norte, é um país pobre governado por um ditador.

(c) Graças ao apoio da China e Rússia, a Coreia do Sul se industrializou.

(d) Graças ao apoio dos EUA, a Coreia do Norte se industrializou e tem uma economia forte.

(e) NDA.

7.(UNIP) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou bipolarizado entre duas superpotências: a ex-União Soviética e os Estados Unidos. Enquanto a primeira liderava o bloco socialista, a outra comandava o bloco:

a) comunista.

b) anarquista.

c) feudal.

d) escravista.

e) capitalista.

8. (Unisinos) A Coreia do Norte é, hoje, um grande ponto de interrogação sobre a capacidade que possui, de fato, de produzir armas atômicas, ou

mesmo de iniciar uma guerra. Sobre seu contexto histórico, é correto afirmar:

a) a Coreia do Norte sempre contou com muito apoio dos EUA, como recursos financeiros massivos e transferência de tecnologia nuclear, para que pudesse fazer frente a uma nova invasão do Japão e da China.

b) a península coreana foi uma vítima na Segunda Guerra Mundial, especialmente do Japão, mas, nos tratados de paz, os aliados lhe impuseram uma divisão de território, no paralelo 38, ficando o norte

sob influência da URSS e o sul sob influência dos EUA. Em julho de 1950, sob o pretexto da violação dos limites territoriais da Coreia do Sul, a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) inicia uma guerra, tentando a reunificação via socialismo.

c) mesmo no contexto da Guerra Fria, EUA e URSS não se envolveram no que ficou conhecido como a Guerra da Coreia (1950-1953).

d) A partir da eleição do presidente Donald Trump, nos EUA, a situação da política internacional relativa à Coreia do Norte passa por uma evidente distensão política. O presidente Trump se dispôs a negociar

uma acordo bilateral sob tutela da ONU.

e) A Coreia do Norte e a Coreia do Sul, influenciadas pela política de boa vontade iniciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, já estão em tratativas para a reunificação das duas Coreias em um só país socialista.

9. (RFS) ''O governo norte-coreano é uma ameaça em nível mundial ante o seu poderio nuclear. Tem mais, não é à toa a tensão entre os estadunidenses e os norte-coreanos. Ante essa realidade, o fato é que a possibilidade de reunificação das duas Coreias pode ocorrer num futuro próximo''. Portanto,

(a) A alternativa é verdadeira. (b) A alternativa é falsa.

10. (RS) ''Ao final da segunda Guerra, o mundo se torna bipolar: dominado pelos EUA e União Soviética (URSS). Essas duas potências, disputavam a hegemonia política, econômica e militar em nível mundial. A guerra entre as Coreias é fruto dessa disputa''. Pode-se concluir que

(a) A alternativa é verdadeira. (b) A alternativa é falsa.

11.(RS)Em que contexto se deu o confronto entre as duas Coreias?

(a) Segunda guerra.

(b) Primeira guerra.

(c) Guerra Fria.

(d) Armistício de Panmunjon.

(e) NDA.

12. (FGV) O conceito de Guerra Fria, aplicado às relações internacionais após 1945, significa basicamente:

a)o conjunto de lutas travadas pelo povo iraniano contra a dinastia Pahlevi.

b)a formação de blocos econômicos rivais: o MCE e o Comecon.

c)as disputas diplomáticas entre árabes e israelenses pela posse da península do Sinai.

d)a rivalidade entre dois blocos antagônicos, liderados pelos EUA e URSS, respectivamente.

e)o conjunto de guerras pela independência nacional ocorridas na Ásia.

13. (RFS) A respeito da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Identifique a alternativa correta.

a) Em 1950, tropas norte-coreanas invadiram e tomar a capital Pyongyang.

b) A Coreia do Sul tem os EUA e a China como aliados.

c)Em 1950, tropas sul-coreanas invadiram e tomaram a capital sul-coreana, Seul, sob o pretexto de violação territorial, ou seja, o paralelo 38.

d) Até 1910, a Coreia era dominada pela China, que em guerra com o Japão, perdeu o seu domínio. Assim de 1910 a 1945, o Japão dominou a Coreia. Esse poder acabou com a derrota japonesa na Segunda Guerra.

e) A realidade dos fatos: a bipolarização é fruto da Guerra Fria, que não garantiu o equilíbrio mundial e trouxe paz as Coreias.

14. (UECE) A divisão da Coreia em duas zonas — ao norte instaurada com apoio soviético e, ao sul, sob a influência norte-americana — marcou um conflito sem confronto direto conhecido como

(a) Guerra das Coreias.

(b) Guerra Fria.

(c) Guerra Oriental

(d) Guerra de Hiroshima.

NÃO DISPONIBILIZO O GABARITO!