Por que pagamos impostos tão altos no Brasil?
Qualquer leitor da Veja ou viciado em Jornal Nacional dirá categoricamente que a corrupção é a origem do problema.
Errado! A corrupção é só parte do problema, na verdade pagamos muitos impostos sobretudo porque o governo tem uma dívida de quase 4 trilhões e paga juros muito altos sobre ela. Consequentemente os políticos mantêm elevada a carga tributária e criam novos impostos, ou não poderiam pagar os juros dessa dívida, chamada de dívida pública
Aqui é possível concluir que a dívida pública, ou dívida do governo, gera corrupção, já que os banqueiros que lucram bilhões com essa dívida financiam a maioria dos políticos.
Se financiam campanhas políticas, obviamente esperam algo em troca. No mínimo a manutenção do sistema da dívida, com endividamento crescente do governo e taxas de juros estratosféricas.
No ano passado o Brasil pagou 400 bilhões de reais só de juros sobre essa dívida e hoje ela beira 4 trilhões de reais.
Como a crise chegou ao país, a economia se retraiu e consequentemente o governo arrecadou menos, como poderíamos manter a farra dos banqueiros? Vendendo tudo - Eletrobras, Petrobras, pré-sal etc. - e fazendo reformas como a trabalhista e a previdenciária.
Temer, Rodrigo Maia, Henrique Meireles, Bolsonaro, Alckmin, Dória e a maioria dos parlamentares são apoiados pelo mercado, por isso defendem essas privatizações e reformas ruins para os pobres e trabalhadores.
O outro setor dominado pelo mercado, a grande mídia, se encarrega de sustentar que a corrupção é a única causa dos nossos problemas, que os políticos são os únicos culpados pela corrupção e que os políticos de esquerda são os mais corruptos.
Alguns chamam isso de jornalismo, eu chamo de defesa dos próprios interesses econômicos e políticos.