Tropa de choque
Incrível. Só num país como o nosso existe, em sua mais alta corte de Justiça, o STF, uma tropa de choque, constituída por cinco ministros, com a incumbência de proteger cidadãos comprovadamente criminosos, condenados por outras instâncias da magistratura. Ou contribuindo para que lhes seja dificultada toda possiblidade de detenção, prisão preventiva ou permanência na prisão ainda que tenham sido condenados com provas substanciais. Isso tudo com uma linguagem rebuscada, pastosa, prenhe de citações atribuídas a juristas do início do século 20 e de artificialismos com os quais procuram embasar o que sustentam no sentido de nos convencer.
Impressionante a dificuldade de o STF não conhecer o HC do ex-petista José Palocci, mesmo sabendo que, conforme a intervenção da PGR Raquel Dodge, o “paciente” continuou a delinquir após ser recolhido à prisão. Diga-se de passagem, se Palocci não tivesse se esmerado num expressivo depoimento contra o ex-presidente Lula, o que lhe valeu a expulsão ou afastamento do partido, talvez hoje contasse com o irrestrito e férreo apoio dos petistas. Apesar de todas as cabíveis acusações de que seja merecedor.
Para ficar apenas com mais um exemplo, o mesmo se dá com Geddel Vieira Lima que, por conta do beneplácito de juristas, talvez os mesmos da tropa de choque referida, anda solto pelas ruas, ou em prisão domiciliar, apesar de terem sido encontrados cerca de R$ 50 milhões em espécie num apartamento de parente seu e que a ele pertenceriam. A propósito, Geddel ocupou altos cargos na administração petista (esquerda?) e na emedebista (direita). Joga em qualquer time.
Não somos nem nunca seremos adeptos de qualquer ditadura, militar ou esta em vigor aqui no Brasil - a civil. Assassinatos, torturas, execuções, comandos para-militares, milícias, desaparecimentos e coisas do tipo não nos fascinam. Mas, devemos admitir, tem horas que a gente bambeia. Quando não se vê luz no fim do túnel. Depois de esgotado o desastrado regime militar, o poder foi devolvido aos civis. E o que os civis fizeram do país? Isto que vemos todos os dias. A proteção da criminalidade/bandidagem, que significa a permanência dos altos e irremovíveis índices de corrupção.
Rio, 120418